Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Modem Adsl


felipito

Posts recomendados

Dae galera

Seguinte to com problemas no meu modem USB, queimou um componente porém ele ainda funciona, só que conecta com certa dificuldade, alguém saberia me dizer que bendito componente é esse ou enviar um diagrama da placa do meu modem?!

Modem: Alcatel Speed Touch USB

Defeito tá circulado em vermelho, mas nota-se claramente o "derretido"

Me ajudem ae, valeu!

post-313382-13884946482981_thumb.jpg

post-313382-13884946483561_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos não ficaram muito nítidas...

A placa é toda em SMD, o que dificulta ainda mais de se reconhecer um componente pelo seu aspécto físico...

Tente verificar se no que queimou tem algo escrito na placa... É que os componentes costumam estar identificados na placa, com um código tipo R201 (no caso, a letra R define que o elemento é um resistor, o de número 201 do circuito), C150 (Capacitores), D314 (Diodos), etc, etc... Os números que vem no código neste caso não interessam, apenas a letra.

Estes códigos são serigrafados na própria placa, em tinta branca.

Outro código que interessa pode estar escrito na própria peça... Se tiver algo escrino na peça que queimou (e se der para ler, é claro), poste aqui o código todo (agora sim, deves postar tudo: letras e números)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos não ficaram muito nítidas...

A placa é toda em SMD, o que dificulta ainda mais de se reconhecer um componente pelo seu aspécto físico...

Tente verificar se no que queimou tem algo escrito na placa... É que os componentes costumam estar identificados na placa, com um código tipo R201 (no caso, a letra R define que o elemento é um resistor, o de número 201 do circuito), C150 (Capacitores), D314 (Diodos), etc, etc... Os números que vem no código neste caso não interessam, apenas a letra.

Estes códigos são serigrafados na própria placa, em tinta branca.

Outro código que interessa pode estar escrito na própria peça... Se tiver algo escrino na peça que queimou (e se der para ler, é claro), poste aqui o código todo (agora sim, deves postar tudo: letras e números)

Opa beleza?!

Primeiramente desculpa pelas fotos, é que bati com o celular que estava na mão quando abri o modem.

Os componentes queimados eu consegui descobrir que são capacitores SMD (droga de componentes SMD haha) e o pior é que não há indicação nenhuma na placa "mãe" de que componente é este muito menos valores, resolvi retirar os dois e verificar se havia algo escrito porém não há nada mesmo.

Pesquisei no Google e encontrei no ML capacitores de 33pF SMD muito semelhantes a estes em cor e tamanho. Porém a dúvida permanece...

Que tipo de capacitor é este (especificações)?!

Onde irei achar tal Capacitor SMD?

Já que pelo que vi as eletrônicas dificilmente vendem SMD, somente a Farnell (www.farnell.com.br) que encontrei alguns componentes SMD.

Ajuda ae!

Valeuu!

[Edit]: Tentei medir com o capacímetro, mas como o componente literalmente derreteu, sem sucesso... não mediu nada :S

Teria de conseguir o devido esquema elétrico deste ou outro modem parecido, mas não encontrei também.

Cara, vou te dizer, modem ADSL com componentes SMD é um caso complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você sabe que são capacitores, já tem meio caminho andado...

Agora, resta tentar descobrir o que eles fazem no circuito. Parece, pelas fotos, que eles são ligados em série, e que um deles vai ao GND (aquela trilha que circula a placa eu imagino que seja o GND)...

Tente confirmar (ou não) o que eu disse... Veja como estes caras estão ligados...

Outra coisa: no cabo que sai do modem, qual a função daquele fio azul onde está ligado o capacitor em questão? É ele que conecta na linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você sabe que são capacitores, já tem meio caminho andado...

Agora, resta tentar descobrir o que eles fazem no circuito. Parece, pelas fotos, que eles são ligados em série, e que um deles vai ao GND (aquela trilha que circula a placa eu imagino que seja o GND)...

Tente confirmar (ou não) o que eu disse... Veja como estes caras estão ligados...

Outra coisa: no cabo que sai do modem, qual a função daquele fio azul onde está ligado o capacitor em questão? É ele que conecta na linha?

Ambos os capacitores são ligados em série, e vão direto para aquela trilha (enorme) que circunda a placa, estão ligados assim fio azul > capacitor 1 > capacitor 2 > trilha que circunda a placa...

O fio azul é o que traz o sinal da linha telefônica.

Creio eu que estes capacitores estejam servindo como um filtro anti-ruído e descarregam o ruído nessa trilha enorme.

Porém o duro é que não nenhuma identificação como número, código, letra nestes capacitores nem na placa, ae fico com a pulga atrás da orelha em tentar saber qual o valor de capacitância deles.

Vou bater novas fotos com a cam digital, da parte superior e inferior da placa, ae creio eu que fica mais fácil visualizar.

Mas valeu pelo apoio, acho que mais algumas conversas e resolve-se este problema (tomara hehe)....

Valeu!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou bater novas fotos com a cam digital, da parte superior e inferior da placa, ae creio eu que fica mais fácil visualizar.

Se você tiver um scanner, escaneie a placa...

Dependendo da resolução que usar, dá pra ver até a poeira que tenha no circuito...

P.S.: é só colocar a placa sobre o vidro do scanner, como se ela fosse um documento de papel... Não precisa fechar a tampa. Como os scanners usam sensores CCD, fica tão bom quanto na câmera (ou até melhor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...