Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configuara VLAN


samuka_sp

Posts recomendados

Pessoal preciso de uja ajuda para montar uma Vlan, gostaria de montar a vlan para ficar mas seguro minha lanhouse e meus micros de casa

vou descrever meu problema e se posivel vocês ....

Tenho um switch Alcatel OmniStack 6024 gerenciado de 24 porta na lanhouse tenho 14 estacoes e 1 sever ligados nele

fora o modem e 2 micro da minha casa

Me veio a ideia de criar duas vlan uma para a lanhouse e outra para minha casa

ate aqui ja consegui configuara de boa deixei na switch da porta 1 ate a 20 como vlan1 e da 21 a 24 como vlan2...

pronto tenho os micro da minha lanhouse nao enchergam o da minha casa vice e versa

agora vem o problema meu modem esta roteado e ligado na porta 20 da vlan1 da lanhouse e os pc da minha casa na conseguem conectar a internet.

gostaria de saber se tem como deixar uma porta do switch para funcionar nas 2 vlans simutaneas da coloco o modem nesta porta e fica com internet nas 2 vlans e continua separado os micro da lanhouse e da minha casa

Se alguma alma caridosa achar o manual do Alcatel OmniStack 6024 posta o link porque ja virei a internet a nao achei o manual....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

você tem que criar Uma Porta de Trunking por onde passará o trafego das duas Vlan,s, e configurar para que uma Vlan enxergue a outra, Sendo que A sua casa enxergará a Lan House, porém a Lan-house Não enxergará sua casa.

isso é Possivel Sim !!! Costumo trabalhar com roteadores Cisco em Laboratórios Na faculdade !!!!!

Qualquer coisa !!! estamos awe !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Gostaria de aproveitar o tópico, pois tenho um problema parecido, que pode auxiliar outros com a mesma dúvida:

8zgvag.gif

Como vocês podem observar, qualquer cliente da "Rede 12" pode alterar o IP de seu computador pessoal e cair na "rede 11". Nesta última, trafegam dados importantes, portanto, é indesejável que isso aconteça.

O que eu gostaria de fazer é:

Isolar as redes 11 e 12 através de VLAN no SWITCH B.

Ou seja, determinar uma porta específica no switch para receber o cabo que vem do transciever da fibra ótica, além disso, fazer com que a "rede 11" saia por determinadas portas do Switch B e a "rede 12" pelas portas restantes.

Contudo, como desconheço desses equipamentos, não sei se qualquer switch com suporte à vlan pode servir de solução à um custo baixo, quais as configurações necessárias teria que realizar no switch e outras recomendações.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...