Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trifasico paga mais???


RED ICE

Posts recomendados

Nossa eu realmente nao entendi nada!!

Que historia é essa de 4 fases defasadas de 90 graus?????

Eu vou tentar explicar mais ou menso como funciona apesar de que muito ja foi dito. Nas usinas hidro-eletricas a energia é gerada com maquinas sincronas trifasicas. Ou seja cada maquina por si propria ja gera as 3 fases defasadas de 120 graus (nao existe nenhuuma fase a mais ou a menos que isso). O por que isso acontece nao cabe aqui explicar mas é por causa de um campo girante formado pelas 3 fases. Ou seja sao tres sinas que saem com as seguintes funçoes: A*cos(t), A*cos(t+120) e A*(cost - 120). Eu digo A pois varia de cada usina a tensão que sai dela. Mas isso nao importa .. o que chea dentro da cidade sao linhas de 13.8kv que sao trasnformados em 127kv. Essas 3 linhas sao distribuidas de forma a ficarem equilibradas pois como a corrente que é requerida de cada uma representa um torque na maquina sincrna, se uma das linhas puxar muito mais corrente que as outras, a maquia começa a tremer e pode ser danificada. Por isso essas fases sao distribuidas de forma uniforme pela cidade. O que chega na casa das pessoas sao 3 fios. 2 fases e um neutro que é por onde volta a corrente. Como ja foi explicado a tensão gerada por essas duas senoides se voce colocar uma carga entre as duas linhas é 220 por causa da relaçao fasorial entre elas. Caso na sua casa esteja chegando as 3 fases e o neutro isso nao faz diferença nenhuma pois voce continua so conseguindo gerar 220 que é quando voce coloca uma carga entre 2 linhas. O unico motivo para se usar as 3 fases deria para dar uma balanceada na corrente entre elas variando a dupla de fases que voce usa. ou mesmo quando voce usa elas por si só. Mas isso nao aumenta em nada o consumo. Pouquissimo provavel que a fiaçao da sua casa seja o responsavel por esse consumo. Se os fios forem muito finos e tiverem uma resitencia grande eles nao so vão limitar a corrente como vão derreter se passar uma corrent muito grande por eles. Ou seja você iria tomar banho frio. O seu problema com certeza é em algum equipamento na sua casa e isso eu tenho 100% de certeza. Isso ou estão roubando energia de você :) hehe. Podem ter feito um gato.

Mas o melhor é olhar na sua conta de luz o que é taxa fixa e o que é variavel que você paga. Se o fixo for grande. O motivo é você estar sendo servido pro trifasico, se for o variavel é algum equipamento.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Olá, estou montando uma oficina com um motor 3cv, inversor de solda e mais algumas máquinas e estou em dúvida se vale a pena a instalação de rede trifásica, ou continuar com a monofásica (valor de R$ 7.000,00, porém um vizinho tambem quer colocar, então sairia pela metade do preço), dizem que a luz trifásica é muito mais barata que a monofásica, isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os motores trifasicos consomem menos energia que os monofásicos. A razão é simples: não existem motores monofásicos. O capacitor deles é para simular a terceira fase. Sobre o custo, vão te cobrar um consumo mínimo, dependendo da potência que peça para instalar esse consumo mínimo pode chegar a 100kWh por mês, nada demais. Já tive instalação trifásica mas por não ter escolha (tinha uma máquina de 5cv) nem comparei os custos.

adicionado 1 minuto depois

Não entendi essa tarifa de R$7.000,00. Só tive que colocar uma caixa de entrada compatível com a potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Não entendi essa tarifa de R$7.000,00. Só tive que colocar uma caixa de entrada compatível com a potência.

Provavelmente a concessionária está cobrando fio e transformador a mais para formar as outras fases. 

Isso acontece em locais onde só tem o trafo simples na rua. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...