Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena instalar coolers na lateral do gabiente?


Posts recomendados

Estou montando um novo PC com periféricos que necessitam de uma atenção maior para não serem fritados por isso estou querendo montar um bom sistema de refrigeração.

O PC em questão é basicamente:

-Intel Core2Duo E8400

-GeForce 9800 Gx2

-Gabinete Thermaltake SopranoRS VG7000BWS

O gabinete já está montado com um cooler 120x120 na traseira (exaustor) e um Noctua 1200rpm 120x120 na frete (ventilador).

Minha dúvida agora é em relação a usar coolers ou não na lateral do gabinete. A tampa possui duas adaptações (cooler de 80mm, 90mm ou 120mm) um em cima do processador e outro em cima da placa de vídeo.

Vale a pena instalar coolers nessas regiões? Isso não atrapalharia o fluxo contínuo de ar dentro do gabinete?

Caso seja válido utilizar coolers, instalo um apenas ou os dois? De 80, 90 ou 120 mm?

03_sideview_bws_450_400W.gif

Foto do espaço para adaptação dos coolers. No caso o ducto de ar seria retirado para instalação do cooler

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo!

Acho sim uma otima ideia por coolers laterais, isso n atrapalha a circulação de ar, pelo contrário, ajuda! Ao se instalar coolers laterais você impurra um maior volume de ar pra dentro do gabinete, e se você tiver coolers frontais e exaustores traseiros esse volume de ar circula com total perfeição! Pense assim, o ideal pra circulação de ar é: Ar frio entrando pela frente e pelos lados, passando pela placa mãe e esquentando a medida q circula e sobe, sendo assim retirado pelos exaustores (o da fonte mais algum extra q você tiver) traseiros e superiores. Se você põe coolers do lado você ajuda na circulação de ar, mas é importante ter algum frontal tb!

você pode optar por:

-Por um de 120 mm, o q reduziria o barulho.

-Por dois de 90mm aumentando o fluxo de ar sem tanto barulho.

-Por dois de 80 mm, com razoável fluxo de ar, com razoável barulho e sem gastar tanto.

você escolhe, aqui no meu case eu pus 2 x 80 mm, mas acho q se fosse atualmente, colocaria dois de 90 mm, ou de 92 mm, o q encontrar.

No caso o ducto de ar seria retirado para instalação do cooler

Não! você vai por esses coolers laterais em paralelo, nos furos mais a baixo da chapa de acrilico! O duto é importante e ajuda muitooo a baixar as temperaturas de idle e full do processador. Olhe as fotos do meu case modding e faça uma "base" do q estou lhe recomendando!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de colocar em paralelo não é possível pois não tem furos a não ser que eu faça.

E quanto ao duto de ar eu terei que retirar pois ele não coincidiu com a posição do processador na placa-mãe.

Estou pensando em colocar 2 de 92mm um no logar do duto de ar e outro logo abaixo que é onde possui os furos para a instalação do cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se cabe de 12, melhor colocar de 12 logo...

se quiser optar por um local específico, jogando na VGA é muito mais importante do que no processador, no seu caso... esse processador é muito frio... ele chega a 50ºC em full rodando a 4.0ghz...

já a VGA é bem mais quente que o normal porque ela tem 2 GPUs e mais ou menos a mesma refrigeração das placas single chip... então preucupe-se bem mais em refrigeirar a VGA do que o proc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Priorize a vga, to com problema desse, tenho um lateral de 80 e coloquei um dentro de 120 bem na frente das duas vgas, e mesmo assim não ta resolvendo, elas estão chegando em 70º, travando o sistema.

Tenho um exaustor de 120 na traseira e um ventilador de 120 na frente, os dois funcionam em 220v, muito mais rapidos que os de 12v e um fluxo de ar bem maior, não sei quanto a mais mas é muito mais forte, a fonte faz circular muito ar também, o problema é o barulho do conjunto, bem incomodo se o cara não estiver jogando.

Estou pensando em um sistema pra desligar os mesmos quando estiver tudo em low, mas como fazer isso ? eles não são conectados na placa mãe e não tem controle de velocidade, queria que tivesse um programa que controlasse uma interface pra ligar e desligar eles conforme a temperatura, alguém tem uma ideia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se cabe de 12, melhor colocar de 12 logo...

se quiser optar por um local específico, jogando na VGA é muito mais importante do que no processador, no seu caso... esse processador é muito frio... ele chega a 50ºC em full rodando a 4.0ghz...

já a VGA é bem mais quente que o normal porque ela tem 2 GPUs e mais ou menos a mesma refrigeração das placas single chip... então preucupe-se bem mais em refrigeirar a VGA do que o proc...

Estou pensando em colocar os de 92mm na lateral devido ao maior fluxo de ar e também quanto menor a área menor a temperatura do ar ( é como soprar as costas da mão com a boca aberta e depois quase fechada).

Sambaquy também estou preocupado com o calor gerado pela 9800Gx2.. alguns testes dizem que ela chega à 85°C.. preciso dedicar ar especialmente para ela, e como tem sobrando um espaço para o processador.. por que não!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fluxo de ar é bem relativo...

você pode ter um de 12cm rodando a 1200 rpm com um fluxo de ar de 50CFM

e um de 80cm rodando a 4500 rpm e um fluxo de ar de 80CFM... isso quer dizer que o de 80cm é mais eficiente? de modo algum... coloca o de 80cm a 1200 rpm... o fluxo de ar dele cai para 20CFM...

então você tem que levar em consideração não apenas o fluxo de ar, mas tmb a velocidade que o cooler gira para alcançar esse fluxo...

se fosse assim, todo mundo usaria coolers de 4cm a 10.000 rpm... vai soprar um ar gelado... mas quem agenta 100 decibéis na orelha enquanto trabalha? hehe :D

outra coisa a se pensar, é que a dissipação de calor dos componentes se dá pela troca de calor (a grosso modo, o ar frio passa e carrega o ar aquecido do dissipador)... é claro que quanto mais frio o ar, mais ele vai ter capacidade de aquecimento para retirar mais ar quente... no entanto, a vazão de ar tmb conta... é melhor ter uma grande circulação de ar do que uma pequena circulação de ar frio... se o ar não circular, ele pode entrar a 0ºC, vai ficar acumulado lá dentro e vai ficar quente...

se dentro do seu gabinete tiver uma grande corrente de ar a cerca de 3ºC acima da temp ambiente, é bem melhor do que soprar um ar a 15ºC só que como a circulação é baixa, a temperatura média dentro do gabinete é de 30... 32 ºC...

tenta pesar tudo isso... inclusive o ruido produzido pelo cooler a 2.000 rpm...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me deixa intrigado também é a batalha de fluxo de ar dentro do gabinete no caso de eu colocar mais 2 coolers de 120mm na lateral.

Acho que a vazão de exaustão (1 cooler de 120,mm + cooler da fonte) não vai dar conta de 3 coolers de 120mm ventilando causando acúmulo de ar quente no interior do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a vazão de exaustão (1 cooler de 120,mm + cooler da fonte) não vai dar conta de 3 coolers de 120mm ventilando causando acúmulo de ar quente no interior do gabinete.

Você poderia colocar um cooler exaustor na parte de cima do gabinete também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se servir lá vai:

coloque dois de 90 na lateral PORÉM não coloque como ventilador e sim como exaustor (retirar o ar do gabinete) pois se colocas como ventilador o cooler traseiro irá retirar o ar mais próximo q é dos cooler laterais, e o frontal não fará muita diferença.

se colocar como exaustor ele irá "puxar" mais ar, mas de onde? da frente, fazendo circular mais ar no gabinete ok???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a questão do fluxo dentro do gabinete acho que é o menor dos problemas, pois um projeto de um gabinete de uma empresa do porte da Thermaltake não é apenas um desenho... é um projeto de engenharia bem mais complexos do que imaginamos, então se o gabinete tem suporte a esses coolers, pode ter certeza de que isso foi estudado e homologado por profissionais extremamente qualificados.

Sinceramente a refrigeração melhora absurdos com cooler lateral, principalmente em um gabinete com um ótimo espaço como esse, mas eis que surge um enorme e talvez único problema de cooler lateral e esse se chama sujeira... a partir do momento que tu botar cooler na lateral do gabinete pode ter certeza de que terá que desmontá-lo para limpar com muito mais frequência, o que é trabalhoso mas senão sua máquina vira um ninho de poeira e o resultado disso você já sabe, deficiência nos coolers, baixo fluxo de ar e a consequência disso tudo é o aquecimento =) portanto para ter uma eficiência com cooler lateral você terá que limpar sua máquina sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente a refrigeração melhora absurdos com cooler lateral, principalmente em um gabinete com um ótimo espaço como esse, mas eis que surge um enorme e talvez único problema de cooler lateral e esse se chama sujeira... a partir do momento que tu botar cooler na lateral do gabinete pode ter certeza de que terá que desmontá-lo para limpar com muito mais frequência, o que é trabalhoso mas senão sua máquina vira um ninho de poeira e o resultado disso você já sabe, deficiência nos coolers, baixo fluxo de ar e a consequência disso tudo é o aquecimento =) portanto para ter uma eficiência com cooler lateral você terá que limpar sua máquina sempre.

O problema da poeira não poderia sem amenizado usando coolers pequenos, de 80 ou 92mm? Creio que ao escolher o tamanho da ventoinha, deve-se pensar se está se priorizando refrigeração ou silêncio. Eu, pessoalmente, odeio computador barulhento, mesmo que seja o mais bem refrigerado do mundo =P. Filtros de poeira também poderiam ser utilizados para diminuir a poeira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da poeira não poderia sem amenizado usando coolers pequenos, de 80 ou 92mm? Creio que ao escolher o tamanho da ventoinha, deve-se pensar se está se priorizando refrigeração ou silêncio. Eu, pessoalmente, odeio computador barulhento, mesmo que seja o mais bem refrigerado do mundo =P. Filtros de poeira também poderiam ser utilizados para diminuir a poeira...

Cara, os filtros não são uma boa solução, eles nitidamente diminuem a eficiência dos coolers, a questão de limpeza vai ser inevitável e sobre a questão do ruido, você poderia estar utilizando um cooler de 120 da noctua por exemplo, são ótimos e com baixo ruído e bons preços, na faixa dos 50 reais... acho mais interessantes do que utilizar coolers de 80 ou 90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo quanto ao amigo acima, é realmente um fato q você terá q limpar com maior frequencia seus coolers, e isso n varia de acordo com o tamanho dos coolers, você terá q limpar n importa qual seja o cooler, a poeira é real, é chata e incomoda.

Quanto ao barulho, ele cresce inversamente ao tamanho dos coolers, quanto maior o cooler, menor o barulho, quanto menor o cooler, maior o barulho, isso tb é fato.¹

Obs.: Não tô levando em consideração coolers de 40x40 mm, pois estes são exceção de toda regra, inclusive a de eficiência, já q os msms ventilam menos de 8 CFM, fazem pouco barulho, juntam poeira e são... inúteis! :)

Acho que a vazão de exaustão (1 cooler de 120,mm + cooler da fonte) não vai dar conta de 3 coolers de 120mm ventilando causando acúmulo de ar quente no interior do gabinete.

Não q a exaustão seja opcional, mas n se preocupe taaaanto com ela! Dê maior atenção a ventilação e mantenha esses 2 exaustores assim mesmo, o da fonte + um outro abaixo dela. Caso ponha mesmo os coolers laterais, os coloque como ventiladores e não exaustores, se por como exaustor você irá atrapalhar o fluxo de ar do gabinete e irá levar mais ar quente pra a placa mãe.

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, os filtros não são uma boa solução, eles nitidamente diminuem a eficiência dos coolers, a questão de limpeza vai ser inevitável e sobre a questão do ruido, você poderia estar utilizando um cooler de 120 da noctua por exemplo, são ótimos e com baixo ruído e bons preços, na faixa dos 50 reais... acho mais interessantes do que utilizar coolers de 80 ou 90.

Amigo, se for possível coloque duas ventoinhas de 12 na lateral. Vai influencia muito no resfriamento do seu micro. Eu comprei recentemente uma 8800GT(a da assinatura) a temperatura interna do gabinete subiu bastante. Tive que fazer over também no processador pra diminuir o gargalo, o que aumentou a temperatura. O que eu fiz para resolver?

Comprei um cooler melhor pra CPU, só que devido ao tamanho do cooler tive que tirar o duto. Não parece mais o duto lateral é muito importante, então eu serrei o duto para poder caber. No duto há uma ventoinha que joga ar direto no processador. Esse conjunto duto+ ventoinha reduz a temperatura do processador em 5º(e olha que o cooler é de 80mm). Portanto se puder mantê-los vai ser ótimo.

O que fiz para resfriar a VGA?

Fiz uma adaptação na lateral para colocar o cooler de 120mm jogando ar emcima da vga. Resultado: a minha VGA não passa de 65º em full e a temperatura do processador reduziu mais ainda. No seu caso tá fácil porque você já tem a outra entrada lateral.

Sugiro baseado na prática mantenha o cooler frontal e o de exaustão e coloque dois cooler de 120mm na lateral. Procure uma boa relação de ruído e desempenho, fuja de cooler que emitam mais barulho do que 20db.

Com certeza esses coolers irão aumentar o nível de poeira em seu micro. Ao contrário dos demais colegar, acho indispensável o uso do filtro. Aqui em casa eu uso e você não tem noção da quantidade de sujeira que eles retém. Na prática o uso deles não irá interferir na temperatura interna do seu micro.

Segue abaixo o link com a adaptação que fiz do cooler na lateral, o mais bacana é qeu o filtro é externo, logo não preciso abrir o gabinete para limpá-los. Basta tirá-los, limpá-los e encaixá-los:

http://forum.clubedohardware.com.br/posicao-coolers-resfriamento/516012/3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente fiz um upgrade no meu PC e estou com a configuração da minha assinatura.

Ainda não instalei nenhum cooler adicional aos que já vem no Gabinete. Para quem não sabe, este CM-690 vem com um fan 120mm frontal, um 120mm traseiro e um 120mm lateral e tem espaço para 8 fans.

Pretendo colocar mais coolers pra sentir a diferença da temperatura. Ainda há espaço para mais um 120mm lateral, que foi deixar com função de ventilação é claro, jogando ar em cima da CPU. Mais um na base do chassis, com função de exaustão, retirando ar debaixo do gabinete e jogando para dentro. E mais 2 Fans de 120mm ou 140mm na parte superior do gabinete, com função de exaustão também.

Atualmente observando pelo PC Probe e Rivatuner, a temperatura da minha CPU fica em torno dos 33º a 35º e da Motherboard também nessa mesma faixa. Em full ha uma variação de 3º a 4º graus nesses valores.

Já a GPU a temperatura fica em torno dos 46º a 47º graus na média e em full chega aos 50º.

No meu ver, temperaturas até boas e não algo pra se preocupar, porém como ja comentei em algum outro topico, prefiro pecar por excesso de ventilação do que pela falta.

Quero e estou ainda escolhendo os coolers para colocar na lateral do gabinete, acredito que com isso vou diminuir algo na temperatura interna. (A temperatura interna do gabinete pelo Riva tb acusa 40º... achei meio alto esse valor mas..!). Vou então colocar +1 fan de 120mm na base do chassis e +1 fan 120mm no topo do gabinete e +1 80mm na outra lateral. Deixando conforme imagem anexa.

Espero conseguir com esta configuração ter uma maior refrigeração e baixar alguns graus nas temperaturas. Depois até posto novamente aqui com as temperaturas que consegui após a configuração total dos coolers.

Resumindo, eu acredito que vale a pena sim investir em fans e coolers pra aumentar a refrigeração do PC. Fiz um teste também aumentando a rotação de 25% para 50% do fan da minha GPU e a temperatura cai mesmo, e sem fazer barulho.

Nesse meio todo eu num sei é onde vou ligar todas estas fans, ja ta acabando os jumpers da placa-mãe e eu nao queria usar a fonte pra isso.

Perguntas: Alguem tem o mesmo gabinete que o meu e ja usou tudo o que tinha de espaço e teve grandes ganhos na temperatura? Ou sera que minha perspectiva vai ir pro saco!

Tambem não vi ainda relatos de que o fan lateral (80x80x15) que tem função de jogar ar na parte traseira da motherboard/chassis tem algum efeito na baixa da temperatura.

post-313892-13884946893404_thumb.jpg

post-313892-13884946893883_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí cara...

eu tenho esse mesmo gabinete, só que o meu tem janela (um fan lateral a menos)

to com todos os fans instalados, exatamente como no diagrama, inclusive o raríssimo 80 X 15... além desses coloquei mais um de 12cm ali nas baias 5"

no total tem 1 de 8 jogando ar na mobo, 2 de 12 na frente jogando ar pra dentro, um de 12 em baixo jogando ar pra dentro e um de 12 na lateral jogando ar pra dentro... 1 de 12atras tirando ar e 2 de 12 no topo tirando ar quente... tá com tudo que tem direito... todos os fans giram a 1600 rpm, então mesmo com todos eles ligados, não fica cabulosamente barulhento...

bom... as minhas tmps são boas, creio eu...

com o over atual o proc fica em 46ºC em full e a MB 49º em full (com o dissipador passivo original) com a velocidade do cooler em 1600 rpm ( em 2300 rpm faz um barulhão do mal...) e o desempenho não melhora muito...

já a VGA tá sem over e a temp varia de 65 a 70º em full...

isso com temperatura ambiente de 25ºC mais ou menos...

nunca testei sem com menos coolers, mas acredito que faz diferença sim... mas assim, na minha opinião, as suas temperaturas estão ótimas... então não vejo porque colocar mais coolers...

no meu caso eu já tinha todos esses fans no meu antigo gabinete... exceto o de 80X15 então eu coloquei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...