Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partição de hd


Visitante

Posts recomendados

Gostaria de saber qual o comando q faz a partição de hd´s via DOS e qual o procedimento para FAZER e REMOVER uma partição

estou precisando dessa informação urgentemente

desculpem mas eu ainda sou leigo nesse assunto

desde já eu agradeço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro você terá q criar um disket de boot

depois você inicia a sua máquina com o disket boot, quando o boot terminar de carregar você entra no "fdisk".

Lá você vai ver todas as opções disponiveis para você mexer com a sua partição, como remover, criar uma nova, essas coisas...

Qualquer coisa manda um e-mail  :::)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Romulo Carvalho@13 Mai. 2002, 17:47

como criar o diskete de boot:

entre no painl de controle, vá em adicionar ou remover programas,

clique em criar disco de inicialização e espere até criar o diskete de boot depois vai no setup e coloca pra dar boo no diskete

ok, mas é logo após a inicialização do boot com o disk q eu faço o fdisk?

é porque eu nunca usei fdisk, só vi uma pessoa usando mas não deu pra pegar as etapas..

no meu caso eu preciso particionar um hd (de 20gb) e "desparticionar" outro hd (de 4gb)

qual são as etapas a serem seguidas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o negócio é o seguinte:

coloca o disco de boot no drive de disquete,

liga o pc,

aí vai aparecer pra você escolher iniciar com ou sem suporte ao cd-rom,

escolhe com suporte(se escolher sem sup.também dá,mas por via as duvidas ,sei lá o q você vai fazer,escolhe com suporte)

aí vai demorar meia hora...

aí vai aparecer a tela do msdos,

aí digite fdisk e dê enter,

aí responda sim  para as duas perguntas q aparecerem,

´pronto,você pode criar,excluir,mandar pra china,fazer o q quiser com o seu hd...

é só ler bem o q está escrito nas opções(não vai querer q eu coloque um passo a passo,né?)

belê?qualquer dúvida,fala...

depois de fazer  ou desfazer as partições,vai pedir pra reiniciar,aí é só apertar alt+ctrl+del.

Não se esqueça q isso só vale se seu pc ainda tiver espaço pra usar em partições,se você fizer isso algo com uma partição q contem dados você vai perder tudo.

caso esse seja seu caso,lá vai o conselho de sempre=partition magic 7.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você excluir uma partição:

você já está no fdisk beleza...

Vai ter uma opção para você excluir partições(se não me engano é 3) e um numero do lado, digita esse numero na caixinha lá em baixo que está por padrão 1.

Ai você vai entrar no modo para você excluir a partição, você vai dizer qual partição você quer excluir, caso você tenha mais de uma. Coloque o rótulo do hd, caso tenha, e mande pro pau a partição....

Por cima é isso ai, não lembro de cabeça passo a passo...

Para criar...

Volte a janela inicial do fdisk, e vai ter a opção para você criar partição, vai lá....

Na proxima janela, você escolhe "criar partição primária do DOS"

se não me engano ele vai começar a fazer uma varredura no hd, procurando erros, quando ele terminar ela vai perguntar se você quer utilizar todo o espaço disponivel para criar essa partição primária do DOS, ai você diz que sim!!!!!

Ele vai fazer essa verificação novamente (se não me engano, huahauhauhauha), depois disso mano, é só seguir o que ele diz, é super fácil....

Se quiser escreve,beleza!!

falou... hauhauhauhauahuhauh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marciohp@15 Mai. 2002, 09:25

ok, mas tipo... eu corro perigo de perder arquivos quando eu faço uma partição?

se você ainda tiver espaço livre para particionar(exemplo:você tem um hd de 20 gb,e só está  usando uma parte dele,o resto está sem partição,você pode usar o resto para fazer outra (s)parição(s)mas se você estiver com o hd inteiro em uso,e quiser mudar alguma coisa,vai perder tudo.para não perder tudo,use um particionador de terceiros(part.mag.7)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, mas o q eu acho interessante é q eu tenho um hd de 4gb, consegui particionar ele i tem outro aqui de 9gb aqui no meu serviço, esse eu não consegui particionar, testei todas as opções do fdisk e não consegui...

o q está acontecendo?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Marciohp,

Na opção 4 da primeira tela do fdisk você pode ver se quantas partições você criou ou qual você quer apagar. No caso de aparecer só uma, é sinal de que realmente você pulou alguma etapa.

Após você escolher o tamanho da segunda  partição que você está criando, você tem que ativar a partição primária.

você vai precisar formatar as particões Após todos estes passos  

, você vai precisar reiniciar a máquina ainda com o disco de boot e quando o prompt A:\> aparecer de novo, digite "FORMAT C:"  (sem aspas) e tecle Enter . Aí pode ir ao banheiro, tomar café ou o que você quiser fazer, pois vai demorar um pouquinho.

Depois repita o mesmo processo com a outra partição só que trocando o "C:" pela letra referente a segunda partição.

Se você não formatar , não poderá usar as partições ou instalar o seu sistema operacional.

Caso você queira, mando pra você em PTV ou por e-mail. Responda pelo messenger.

silvana G Melo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Cara,

se você estiver usando o S.O. Windows XP a melhor coisa a fazer é inicializar a partir do cd e prestar atenção na parte onde é selecionada a partição onde será feita a instalação. Nessa parte existem opões para fazer o que quiser com o hd.

É muito fácil assim. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...