Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que isso pode não ser problema na fonte ?


Subrep

Posts recomendados

Recentemente comprei uma Seventem ST550PAG Black Edition. Tenho quase certeza que essa fonte está surtando.

No começo foi tudo bem, mas agora, quando deixo o micro desligado por algum tempo, ele teima em não ligar.

Ao pressionar o botão de on/off, acende o LED que indica que ele está ligado, os ventiladores dão uma breve partida (menos de um segundo) e se desligam e nada mais acontece (o led permanece ligado, mas o micro não parte).

Aí faço coisas como tirar/colocar da tomada, tirar/colocar o cabo da fonte, ligar/desligar a fonte e o micro. Até que uma hora sem mais nem menos ele liga. Depois de ligar, posso desligá-lo que ele liga novamente normalmente, mas se deixo desligado por um período maior (tipo um dia), acontece a mesma coisa.

O micro normalmente está ligado num filtro de linha, que não é o culpado, pois já testei com ele direto na tomada e ocorre a mesma coisa.

Como não tenho outra fonte para tirar a dúvida, queria saber se há possibilidade de ser culpa de outro componente ? O que acham ?

Ah, a máquina é a seguinte:

Core 2 Quad Q6600 SLACR 2.4ghz (cooler original)

Placa mãe Intel extreme 975XBX2

4 x 1gb DDR2 800mhz

Geforce 8600GT 256DDR3 (cooler original)

2 x 500gb Sata 2

2 x DVD RW e floppy drive

Gabinete Cooler Master CM 690

7 coolers 120mm e 1 cooler 60mm

E a dita cuja fonte ST550PAG

[]s

subrep

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Subrep,

apenas um chute; verifique se não há muita poeira na motherboard ou na fonte. A poeira acumulada pode absorver umidade quando o micro fica algum tempo desligado e com isso afetar o circuito power-on da motherboard ou da fonte.

O ideal seria fazer uma boa limpeza de ambas com pincel e aspirador depois de usar o micro por algum tempo (porque com o micro quente a poeira estaria seca e mais fácil de limpar). Obs.: tire o cabo de alimentação e espere alguns minutos antes de abrir a fonte!

Se não resolver, pelo menos você. terá um micro limpinho... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é forte indício de mal funcionamento da fonte! É o sistema de partida que pode tá meio "zuado".

Esse tipo de problema pode também não existir com outro hardware, tipo placa mãe.

Valeu pessoal.

Meiraneto, não entendi bem: você acha que também pode ser algo como placa mãe ou acha que não pode ?

Acho que vou encaminhar a fonte para a garantia, mas fogo é ficar semanas sem o micro por causa dessa porcaria da Seventeam. Dureza. Se o conserto não for muito caro acho até que vale mais a pena pagar o conserto aqui mesmo para não ficar sem micro por muito tempo. Sei lá. Esse é o mal de comprar pela web...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também pode ser algo como placa mãe ou acha que não pode ?

Recentemente ocorreu um caso semelhante com uma Corsair em outro fórum e era a motherboard.

Se você. tiver acesso a um multímetro, tente medir a tensão entre o pino/fio verde do conector ATX e um dos pinos/fios pretos; a fonte só fornece as tensões principais se a motherboard mantiver o fio verde com tensão baixa (próxima de zero). Se a tensão no fio verde subir a fonte entende isso como uma ordem de desligar e se auto-desliga.

Edit: é claro que também pode ser problema na fonte; se você. não descobrir outra causa é melhor enviá-la para a garantia.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu pessoal.

Meiraneto, não entendi bem: você acha que também pode ser algo como placa mãe ou acha que não pode ?

Acho que vou encaminhar a fonte para a garantia, mas fogo é ficar semanas sem o micro por causa dessa porcaria da Seventeam. Dureza. Se o conserto não for muito caro acho até que vale mais a pena pagar o conserto aqui mesmo para não ficar sem micro por muito tempo. Sei lá. Esse é o mal de comprar pela web...

[]s

O sinal de Power Good(PG) da fonte pode influenciar da seguinte forma:

- Sem o sinal de PG, a fonte liga, as tensões estarão normais, mas a CPU não inicializa!

- Se a CPU ligar após o RESSET ser pressionado, é sinal de que o PG está sempre ativo ou ativando antes das tensões principais estabilizarem. Vale lembrar aqui que esse sinal de PG só deve ativar após as tensões principais da fonte estarem estabilizadas 100%, prontas para alimentar a carga(placa mãe)!

Não sei explicar a real razão, mas a interação fonte/placa mãe, algumas vezes faz a fonte não responder como esperado!

Teste a fonte fora do PC(desconectada da placa mãe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando:

Outro dia coloquei ele em cima da mesa e abri o gabinete para bater umas fotos para usar no tópico do review do gabinete CM690.

Após fechar e plugar tudo de novo (monitor, mouse, teclado, etc) o problema simplesmente desapareceu.

E o detalhe é que eu nem sequer desconectei qualquer cabo internamente, nada. Apenas abri para fotografar e liguei ele sem nada plugado várias vezes para fotografar com os cooler acesos.

Muito estranho...

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após fechar e plugar tudo de novo (monitor, mouse, teclado, etc) o problema simplesmente desapareceu.

Obrigado por atualizar o tópico, Subrep.

Provavelmente era algum mau contato; o movimento deve ter resolvido o problema. Tente soltar e reconectar as conexões do gabinete para a motherboard e desta para a fonte se o problema retornar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...