Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual cooler utilizar para Athlon64 3000+?


fabiobcm

Posts recomendados

Olá, sou novo por aqui e estou postando pela primeira vez.

Estou com o seguinte problema: tenho um computador a dois anos com o processador Athlon 64 3000+ com o cooler original (box), fazem alguns meses que o cooler começou a fazer um barulho excessivo, mas o computador não apresentava aumento de temperatura. De um mês pra cá ele começo a mostrar um aviso no boot de que o cooler da CPU estava com baixa velocidade, na primeira vez me assustei, mas reiniciei com a tampa aberta e tudo ocorreu normalmente. Os avisos se tornaram mais frequentes e resolvi desmontar o computador inteiro e proceder numa limpeza geral. O cooler realmente estava muito empoeirado. Montei o computador limpando o cooler com um cotonete, mas o problema persiste.

Toda vez que eu ligo vem o aviso de baixa rotação, entro no setup e observo que ele inicia a 800 rpm e vai aumentando para no máximo 1300 rpm, e não passa disso mesmo com uso intenso do processador. A temperatura do processador oscila em torno de 40º, as vezes 45º, a temperatura da MB fica em 36º em média. Só uso o computador com a tampa do gabinete aberta e com um ventilador auxiliando a refrigeração e morrendo de medo de danificar a máquina!

Quero trocar o cooler, só que não sei qual comprar

Quero algo um pouco melhor do que esse cooler original, mas que não seja muito caro, que não ultrapasse uns 80 ou 100 reais. Alguém pode me dar alguma dica?

Muito obrigado

Config.: Athlon 64 3000+ (1,8Ghz); Asus A8N-SLI, 512Mb RAM (1 pente), Radeon X300, HD Maxtor 80Gb SATA, Fonte Maxxtro 450W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, te aconselho comprar um Búfalo, ótimo custo benefício, eu não uso ele porque estou fazendo meu water cooler mas se fosse comprar um, compraria ele! todos aconselham ele pelo custo/benefício, e pelo qeu pode ver do "bicho" ele inspira confiança, dá uma olhada no link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72158852-cooler-heat-pipe-amd-64-dual-core-socket-754-939-940-am2-nf-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salsicha, eu agradeço a resposta tão rápida, mas vi que a rotação máxima é de 1800 rpm e o dissipador de alumínio, sendo que o recomendado é de cobre. Outro ponto é que ele é meio grande e acho que vai prejudicar a ventilação da máquina como um todo Será mesmo uma boa escolha? Você pode me indicar outras opções, mesmo que um pouco mais caras?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara se você reparar bem ele só tem as aletas de aluminio o block da CPU é de cobre com heatpipes de cobre, a transferencia dele é ótima, e outra esse cooler box ta mais que bom pro seu processador, eu tenho um X2 5200 e uso o cooler box dele com pasta térmica da akasa a 455 e ele não costuma passar dos 65º num dia ameno (25º + ou -).

quanto a ele ser grande realmente ele é um pouco exagerado, 14cm! mas o custo/ benefício é ótimo, andei pesquisando e realmete ele é muto bom não posso te dar dica de um outro cooler pois so conheço a performance deste e eu me limito a falar apenas daquilo que conheço...

Abç....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o Buffalo e deu tudo certo. Minha temperatura na CPU varia entre 30 e 32 e na MB fica em torno de 30; e a velocidade oscila entre 600 e 700rpm. Obrigado pela ajuda.

A única coisa que me incomoda, é que a ventoinha fica virada pra placa de vídeo, aquecendo-a. Mas vou esperar para ver se tenho algum problema.

Obrigado novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...