Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
poletto

Dúvidas com max232/max3232

Recommended Posts

bom, aqui eu tenho um circuito de um cabo t190 de controle da motorola, ele indica um max3232 para fazer a interface serial-ttl, mais não consegui o 3232 então comprei um max232 mesmo, mais fui no datasheet e achei umas diferenças com o tempo de resposta, gostaria de saber se realmente posso por o 232 que vai funcionar, se vai ter que alterar o circuito, algum componente e tal... segue o circuito:

t191uq4.th.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As diferenças principais estão na velocidade e tensão de alimentação.

Enquanto o MAX232 trabalha com 5V e uma taxa máxima de 120Kbps o MAX3232 trabalha de 3 a 5V e 250Kbps. Tudo vai depender da velocidade de comunicação usada na transferência de dados do Celular/PC.

Compartilhar este post

Link para o post

além do que já foi dito o max3232 funciona com capacitores de 100nF apesar do esquema ta como 10nF se não mim engano, mais enfim 100 ou 10 nF o tamanho fisicamente é o mesmo ou usar o MAX232A ou MAX202 ambos funcionam com capacitores de 100nF, se você não tem problemas de espaço pode usar normalmente o max232 com capacitores eletroliticos entre 4,7uF a 10uF/16V em relação a velocidade não se preocupe no seu caso não vai passar de 115Kbps mesmo portanto todo funcionam

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • jaq ele opera em 5v, eu tenho aqui uns capacitores 4,7mf*6,3v, se eu colocar eles aqui funciona???

Compartilhar este post

Link para o post
    jaq ele opera em 5v, eu tenho aqui uns capacitores 4,7mf*6,3v, se eu colocar eles aqui funciona???

Não! O CI é alimentado com 5V mas os capacitores trabalham para elevar/inverter esta tensão para +e- . Portanto Use capacitores de 25V.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • **** *****, agora eu to confuso... 16 ou 25v???? e mais uma coisa, a capacitancia(mf) dos capacitores influencia na velocidade de transmissão de dados????

Compartilhar este post

Link para o post

Poleto é o seguite, esses capacitores apesar de estarem ligados ao chip que é alimentado com 5V eles funcionam como dobradores de tensão para que possar ser produzido 12V e -12V mais só lembrando que a corrente é tão baixa que seria impossivel danificar seu eletrolitico, pode ligar tranquilamente eletrolitico de 16V que ta mais do que dimensionado

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei 25V porque aqui na cidade, capacitores menores que 22uF geralmente só encontramos acima de 25V. São quase todos do mesmo tamanho.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • beleza, mais então a capacitancia deles entre 5 e 10 mf não faz diferença?? aqui tem um outro circuito que ao contrario do meu que usa tudo em multiplos e submultiplos de 10 esse usa tudo com 47, isso faz alguma difrença??? ja vi conversores serial-ttl que usam 4 capacitores de 1mf/50, nesse caso ele usa alimentação direta de 5v

diagramaserialovisfn3.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

nesse caso ai não, pra você ter ideia depois que tiver tudo funcionando, ai troque os capacitores eletroliticos e coloque 100nF ceramico, vai funcionar também, principalmente no seu caso que são dados em baixa velocidade e a distancia entre os equipamentos é pequena

Compartilhar este post

Link para o post
    **** *****, agora eu to confuso... 16 ou 25v???? e mais uma coisa, a capacitancia(mf) dos capacitores influencia na velocidade de transmissão de dados????

Só para esclarecer....

você tá trabalhando com mF ou uF... capacitor de 1mF (1000uF) é uma capacitancia grande para este circuito ... (pergunto):confused:

Compartilhar este post

Link para o post

felipe, quando ele diz mf ta dizendo microfarad (uF) não existe essa de 1mF (1000uF) como você disse, a únidade é o Farad e na sequencia as subunidades uF, nF e pF

Compartilhar este post

Link para o post
    felipe, quando ele diz mf ta dizendo microfarad (uF) não existe essa de 1mF (1000uF) como você disse, a únidade é o Farad e na sequencia as subunidades uF, nF e pF

Esclarecido! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pra converter RS232/TTL, use o MAX232 (ou similar), com 4 capacitores de 10uF x 16V/25V/35V/50V. Funciona normalmente.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

caro moderador é melhor trancar isso, já deu o que tinha de da e ta se tornando repetitivo sem acrescentar nada de novo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais