Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação, Sistema Operacional e Drivers do Vaio AR


tcastanheira

Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente comprei um Vaio AR, que infelizmente, veio com o Windows Vista.

Nunca achei que esse sistema operacional pudesse ser tão ruim. Dá pau toda hora, o tempo todo. Então vai a primeira pergunta:

1o) Posso formata-lo e instalar o Windows XP 64 sem problemas?? Alguém já fez isso?

Sem problemas quer dizer: sem eu perder nenhuma função do computador (como controles de audio, entrada para cartoes, iLink, leitor do Blu-ray etc.) Um amigo que mexe com informática disse que não é todos os pcs destes novos que aceitam o XP. Achei meio estranho pela lei do "quem pode mais, pode menos".

Bem caso a resposta seja afirmativa, encontramos o problemas dos drivers. A sony fez esta economia porca e não veio acompanhando no pc um misero cd com os drivers.

2o) Alguém sabe aonde eu baixo todos os drives para o Vaio AR?

O meu é o Vaio AR730. Teoricamente a configuração dele é muito boa, mas a performance deixa a desejar e não posso culpar outra coisa a não ser "a coisa'' do Windos Vista.

Agradeço a ajuda dos colegas do Fórum.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca tive problema algum com o Vista... muito mais estável e seguro que o XP.

Você pode formatá-lo sim. Mas não se esqueça do problema de o note não reconhecer o HD SATA (tem um tópico fixo explicando tudo isso).

Rode o EVEREST, CPU-Z e/ou SANDRA (acho que é esse o nome) para descobrir quais são os fabricantes dos componentes do seu note (wi-fi, bluetooth, etc.) e procure os drivers para o XP antes de formatá-lo.

Assim você se previne de qualquer problema antes de formatar o note.

Com a lista dos componentes na mão é só procurar pelo Google e site dos fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É algo descabível você não poder formatar o próprio computador.

Alepta, você é a primeira pessoa que eu vejo que gosta do Vista. O sistema é tão avacalhado que nem consegue instalar a suíte da Adobe. Sempre o Windows vem com uma mensagem "o windows installer encontrou um problema e será fechado". E o Firefox (que nunca deu problema no pc antigo) no Vaio fica direto "sem resposta". Fora o pau que dá tela azul que dá direto e depois apaga o computador.

Outro problema. Eu mexo é com edição de áudio e vídeo. O Windows Vista come memoria demais, ando preferindo o XP por ser mais leve e promíscuo. Não faço questão de ser bonitinho e cheio de efeitos. Só quero que rode meus programas.

Resumindo: lixo. Mas a minhas decepção maior é a Sony não fornecer os drivers. Isso é uma falta de respeito.

Alguém aí tem um Vaio que já foi formatado e ficou tudo beleza?? Se eu entrar em contato com a Sony eu não consigo os drivers?

Também gostaria de uma resposta objetiva: "sim, roda o XP 64" ou "não roda, vai ter que aguentar o Vista".

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Cara,

Eu também gosto do Vista (e muito). Acho que é mais falta inabilidade sua do que a qualidade do Vista. Na minha opinião é esse Vaio que é tosco... Equipamentozinho mequetrefe...

Faz o seguinte, além do cd de recovery, faz o backup dos seus arquivos pessoas (a formatação vai apagar tudo, é sempre bom avisar), porque o Recovery não restaura este tipo de arquivos, só sistema e drivers.

Outra coisa, sugiro gravar todos os drivers para Vista e XP (tanto x64, quanto x86) em uma mídia regravável de DVD. Assim poderá ter sempre as últimas versões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...