Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

problema com CMOS e BIOS


lucasautomacao

Posts recomendados

Bom dia,

tenho, desde 2001, a seguinte configuração:

Mobo PCChips M810LR (chipset Sis 730) -> artigo no Clube do Hardware sobre ela

256MB PC133

DURON 800MHz

de uns tempos pra cá, quando reinicio (e ligo) o PC, parece uma mensagem dizem que há hum erro da configuração da CMOS...

Aí me dá duas opções: F1 to run setup / F2 to run defaut and continue. Quando aperto F2, o boot ocorre normalmente no HD master, mas a hora, quando abro o windows xp, esta desatualizada (a bios nao esta memorizando a hora, ou seja, toda vez que desligo o pc a hora é desatualizada....)

Já troquei a bateria (CR2032) da MoBo e nao adiantou

mas outro dia fui ligar outro PC, e deu o mesmo problema, então acho q talvez eu esteja ligando os cabos IDE errado....

Uso 2 HDs e 2 drives de CD.

estou fazendo assim:

IDE 0 = disquete

IDE 1 = conector do meio do cabo flat no drive master, e o conector da ponta no HD master.

IDE 2 = conector do meio do cabo flat no drive slave, e o conector da ponta no HD slave.

É assim mesmo, ou ta errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, quando ligamos os periféricos em outra máquina, geralmente temos que entrar no SETUP, colocar para o conhecimento automatico de hardware, para que ele reconha os dispositivos e não exiba a mensagem... você verificou nessa outra máquina se o conhecimento das IDE's, estão todas em AUTO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

É o seguinte velho, essas placa ai da serie m810 é quase normal acontecer isso ai, é defeito de fabricação mesmo, é um mosfet que faz a comutação da alimentação da bios, entre a bateria e a fonte do pc, o numero dele na placa é Q35, o codigo dele nds 352ap, é meio difícil mas você encontra ele para comprar, ou tirar de outra placa, mas não esquenta a cabeça com isso não.Pegue um suporte de dua pilhas pequenas de 1,5volts,+duas pilhas, vai dar 3volts, arrume um pluguezinho femea, tipo igual aquele que esta lá nos dois pinos do cmos para fazer reset, ligue o fio vermelho do suporte da pilha que é o +b nos dois fios do pluguizinho, encaixe ele nos dois pinos do reset que alimenta a bios, o preto que é o negativo do suporte da pilha você liga na carcaça do pc que é a parte negativa também, ai os 3volts da pilha vai estar alimentando diretamente a bios sem passar pelo chaveador que esta com problema, deixa sem a bateria que parece uma moedinha, ai você fixa o suporte da pilha em algum lugar, uma gambiarra que funciona normalmente e vai segurar as configurações do setup, isso vale para qualquer placa mãe padrão desktop que tem jumper de alimentação da bios com bateria de 3volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh amigo, valeu pela ajuda, mas ja ate aposentei essa maquina, chegou a hora dela... slots d memoria quebrando, etc, ja perdi a paciencia d mexer com ela.. agora com com 2 pentes d 256mb pc133 e um duron 800 em funcionamento, mas aposentados, nem sei o q fazer com eles.. rsrs. mas valeu pela ajuda, um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um problema na BIOS do meu pc.

Peguei um virus q corrompeu a Bios e não estou conseguindo restaurar ela.

Minha placa é uma Intel D865PERL .

ja segui os procedimentos q o site da intel passa retirando o jump e tentando restaurar.

mas acredito q eu tenha apenas a atualização da bios e não a bios full.

aguem sabe aonde arrumo a bios full ??? e qual o procedimento q eu devo fazer para restaura-la???

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...