Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar o HD para Linux e Xp


patarisonha

Posts recomendados

Oi pessoal,

É o seguinte: tenho um HD de 80Gb e vou formatá-lo.

Quero particionar o HD para rodar tanto com Windows Xp como com o Linux (Ubuntu) mas tenho muitas dúvidas sobre como fazer isso... :confused:

1) como particionar?

2) quantas partições devo fazer? apenas uma para cada sistema operacional?

3) qual sistema de arquivos devo usar?

Acrescento que sou bastante iniciante...

Desde já, agradeço!

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, de um modo geral que todo mundo costuma fazer:

1 partição NTFS de 10gb ou 15gb pra o Windows (depende quantos programas vai instalar nessa partição)

1 partição ext3 de 10gb para o Ubuntu

1 partição swap de 512mb que também serve para o Ubuntu (essa partição funciona como a memória virtual para Ubuntu)

1 partição com o restante para arquivos, instalação de jogos, etc

Lembrando que , os novos Kernel 2.6.XX, como o do Ubuntu 7.10 já possuem suporte para escrita, leitura e exexução de arquivos em partições NTFS...Ou seja, você poderá usar a sua partição NTFS de arquivos tanto para o Windows quanto para o Ubuntu...

E lembrando que para fazer corretamente a instalação do Windows e qualquer outra distro Linux em Dual-Boot, deve-se primeiro instalar o Windows, e apenas depois fazer a instalação da Distro, que no caso é o Ubuntu...

ah, e o melhor seria você criar as partições para ext3 e swap para o Ubuntu dentro do próprio particionador da instalação do Windows, mas sem formatá-las para NTFS claro, deixe-as sem formatação...dae quando você for instalar o Ubuntu e pedir o modo de criar as partições, use o selecionador MANUAL e apenas selecione e formate as 2 partições (/ext3 e swap) que fica tudo mais fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites