Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Particionar o HD para Linux e Xp


patarisonha

Posts recomendados

Oi pessoal,

É o seguinte: tenho um HD de 80Gb e vou formatá-lo.

Quero particionar o HD para rodar tanto com Windows Xp como com o Linux (Ubuntu) mas tenho muitas dúvidas sobre como fazer isso... :confused:

1) como particionar?

2) quantas partições devo fazer? apenas uma para cada sistema operacional?

3) qual sistema de arquivos devo usar?

Acrescento que sou bastante iniciante...

Desde já, agradeço!

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, de um modo geral que todo mundo costuma fazer:

1 partição NTFS de 10gb ou 15gb pra o Windows (depende quantos programas vai instalar nessa partição)

1 partição ext3 de 10gb para o Ubuntu

1 partição swap de 512mb que também serve para o Ubuntu (essa partição funciona como a memória virtual para Ubuntu)

1 partição com o restante para arquivos, instalação de jogos, etc

Lembrando que , os novos Kernel 2.6.XX, como o do Ubuntu 7.10 já possuem suporte para escrita, leitura e exexução de arquivos em partições NTFS...Ou seja, você poderá usar a sua partição NTFS de arquivos tanto para o Windows quanto para o Ubuntu...

E lembrando que para fazer corretamente a instalação do Windows e qualquer outra distro Linux em Dual-Boot, deve-se primeiro instalar o Windows, e apenas depois fazer a instalação da Distro, que no caso é o Ubuntu...

ah, e o melhor seria você criar as partições para ext3 e swap para o Ubuntu dentro do próprio particionador da instalação do Windows, mas sem formatá-las para NTFS claro, deixe-as sem formatação...dae quando você for instalar o Ubuntu e pedir o modo de criar as partições, use o selecionador MANUAL e apenas selecione e formate as 2 partições (/ext3 e swap) que fica tudo mais fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fui tentar formatar a máquina via Cd de Instalação do xp... Mas acontece que logo depois da mensagem "Verificando Hardware", aparece uma tela preta.

Pesquisando em alguns sites, descobri que é bastante comum que isso aconteça (a famosa tela preta), e que é recomendável utilizar o windows 98 para a formatação.

Mas... Eu não tenho Win98 aqui. Preciso de ajuda para formatar de alguma outra maneira.

Tenho o Cd do Win2000, será que adianta alguma coisa?

Valeu :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito estranho...

conheço também essa tela preta, mas ela geralmente some após algum tempo e então aparece a tela do particionador...você esperou bastante tempo pra ver se vai adiante dessa tela?

Mas, se você usar qualquer outro Windows para formatar, você ainda terá que acessar a tela de instalação do WinXP pra fazer a instalação do mesmo...claro que, a não ser que ele fica nessa tela preta por causa das atuais partições, mas desconheço esse erro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faz o seguinte cara, usa o proprio CD do ubuntu então pra formatar...

você poderia instalar o ubuntu primeiro depois instalar o windows, mas ai você teria que recuperar o grub e daria mais problema pra você, então faz assim, boota com o cd do ubuntu entra no terminal e:

sudo su

depois:

cfdisk

o cfdisk é um particionador do linux bem fácil de usar...

remova todas as partições que estiverem criadas e deixe sem nenhuma, depois boota pelo CD do XP, ai vai tudo funcionar...

qualquer duvida dê uma olhada nesse tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=478461

ou poste aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a dúvida, gostaria de saber como faço pra instalar o Ubuntu tb. no meu caso o windows tá instalado e não quero formata-lo, duas partições estão prontas para o Linux(uma Swap) o que eu tenho dúvida é com relação se no momento de instalar do Cd para o Hd aparece alguma opção escolhendo onde devo instalar o Linux pra ele não instalar por cima do Windows ou algo parecido que possa corrompe-lo.

Resumindo quero instalar seguramente o Linux no pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...