Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Windows é melhor para games? XP, Vista, Seven ou 8? 32 ou 64 bits?


pablomconexx

Posts recomendados

  • Membro VIP

1) Como está o sistema atualmente? Está melhor para jogos do q o win xp pro x64?

2) Eu vou comprar uma 9600GT, q é directx10. Eu sou obrigado a instalar o vista para poder usar o directx 10?

3) Os jogos atualmente estão usando os recursos do directx 10? Será q vale a pena eu instalar o vista pra usar o directx 10 ou o win xp pro x64 rodando o directx9 da conta do recado?

1) Eu particularmente acho o Vista64 mais estável que o XP 64, porém só recomendo o uso se você tiver no mínimo 3GB de RAM, apesar de você conseguir rodá-lo satisfatoriamente com 2GB, mas não faria sentido você utilizar o 64 com 2GB, visto que a diferença de desempenho não vai ser considerável, quando comparado ao Vista32. Sobre estar melhor para jogos, depende do jogo, por exemplo alguns jogos antigos nem se quer instalam no Vista, nem utilizando o recurso de compatibilidade.

2) Sim, se você for comprar a 9600GT, você vai ter que instalar o Vista para utilizar todos os recursos do DirectX10 oferece, mas só se você for jogar algum jogo que tenha suporte ao DirectX10, porque se você for utilizar somente jogos DirectX9.0C, não vai adiantar você ter uma placa DirectX10 e nem utilizar o Vista.

3) Sim, geralmente os jogos atuais vem com um executável para DirectX10 e um para DirectX9.0c. E se você tiver hardware com suporte a Directx10, e algum jogo com suporte a Dx10, que é o caso da 9600GT, vai valer a pena sim instalar o Vista para jogar-lo, pois se você for utilizar o Xp Pro64, você não vai rodar o jogo a qualidade que ele permite. Mas também não é porque você vai instalar o vista 64 que você vai conseguir rodar tudo no full, visto que depende da placa de vídeo. Mas a 9600GT dá conta do recado na maioria dos casos, alguns jogos dependendo da resolução utilizada você vai conseguir rodar até com tudo no High.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda marcos. Como eu tenho somente 2GB de RAM então nem vale a pena eu migrar do xp x64 para o vista x64 né? Outra dúvida: tipo existem uns jogos atuais (por exemplo o turok) q não tem os dois executáveis (um para directx 9 e um para directx 10), então quer dizer q ele roda somente directx 9? Estou perguntando isso porque seria uam razão para não migrar, visto que eu vi somente esses dois excutáveis no jogo Lost Planet.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem jogos que não possuem 2 executáveis, sendo 1 pra DX9 e outro para DX10...mas sim, o jogo reconhece qual a versão DX instalada e usa os recursos de tal.

Por exemplo, Gears of War é assim...quando você roda ele em DX10, abre uma opção para usar os recursos DX10, que na minha opinião, até agora não serve pra nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera.

Eu queria saber d vocês se vale a pena instalar o vista pra rodar jogos com o directx 10...se alguém pudesse postar algumas imagens comparativas eu agradeceria.

Minha configuração é essa:

Asus M2N-E SLI

AMD Athlon 64 X2 4200+

Kingston 1Gb DDR2-800MHz ( Pretendo,em breve, por + 1Gb )

Foxconn GeForce 8600 GT

HD Seagate 250Gb SATA-II

valeu!!!

Sinceramente acho que nada justifica a troca p/ Vista ainda, só vão surgir jogos em que o directx 10 vá realmente fazer uma notória diferença no final do ano p/ frente....alem disso em se tratando de jogos no Vista 2Gb é pouco, é meio que requisito minimo, p/ rodar jogos legal no Vista é bom ter 4Gb pelo menos....cara fica no XP mesmo que você vai rodar os jogos do mesmo jeito e com muito mais desenvoltura na sua maquina!!!

valeu,obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente acho que nada justifica a troca p/ Vista ainda, só vão surgir jogos em que o directx 10 vá realmente fazer uma notória diferença no final do ano p/ frente....alem disso em se tratando de jogos no Vista 2Gb é pouco, é meio que requisito minimo, p/ rodar jogos legal no Vista é bom ter 4Gb pelo menos....cara fica no XP mesmo que você vai rodar os jogos do mesmo jeito e com muito mais desenvoltura na sua maquina!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem jogos que não possuem 2 executáveis, sendo 1 pra DX9 e outro para DX10...mas sim, o jogo reconhece qual a versão DX instalada e usa os recursos de tal.

Por exemplo, Gears of War é assim...quando você roda ele em DX10, abre uma opção para usar os recursos DX10, que na minha opinião, até agora não serve pra nada...

No Dx10 o GoW tem a opção de habilitar Anti-Aliasing, no Dx9 nao, isso é uma diferença BEM grande....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, meu sistema é o da assinatura, eu utilizo Vista Ultimate 32bits e não tenho do que reclamar até o momento. Agora, queria saber se adicionando + 2GB de RAM ao sistema, traria algum aumento de performance. (Alguns game que jogo chegam a lotar 90% da quantidade atual de RAM)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro instale o Windows XP, dae já com ele instalado, se preferir, eu aconselho, crie outras partições usando o Norton Partition Magic, agora sim, com o XP ja instalado obvio, instale o Vista.... eu fiz da seguinte maneira o meu (recomendadiiiiiiiiiiiissimo):

no HD de 320GB

C: Win XP (40GB)

D: Jogos (240GB)

E: Win Vista ( 40GB)

quando eu entro no winvista o C: vira Vista e o E: win XP

dessa maneira facilita tudo, pois por exemplo quando eu vou instalar um jogo DX10 eu vou e instalo em d:\jogos\nome do jogo isso eu faço no winvista, mas vamos supor que eu queira jogar esse jogo tambem no XP e ele nao rode direto, simpes, instalo de novo, na mesma pasta, só q usando o XP assim nao gasto nenhum KB a mais de espaço

Bruno,

Montei meu micro faz uma semana, e ainda não tive tempo de deixá-lo do jeito que eu quero.

Achei muito interessante o que você fez, mas surgiram dúvidas:

As partições "D:" e "E:" ficaram como secundárias?

Tanto o Xp quanto o Vista conseguem acessar tranquilamente o "D:" ??

Valeuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que atitude mais ridícula! Nem pelo driver dá pra habilitar AA? Isso é o fim da picada.

Usa o NHancer para habilitar. Eu usava assim quando ainda utilizava o XP.

Eu tô com o Vista Ultimate X64 tem 3 semanas e estou muito satisfeito. Tanto em jogos, qto nas aplicações diárias (programação e internet). Os drivers para 64bits estão tão bons quanto para 32.

A tendência natural é de que SO de 64 bits vá prevalecer. Todos os processadores já vem com instrução de 64bits, acrescentando o fato das memórias hj custarem preço de banana.

O próximo Windonws, o seven, já será exclusivo 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Castilhogil, no meu PC eu tenho XP32, XP64, Vista 64 e Mandriva 64. Fiz o teste de performance do game F.E.A.R no XP 32 e no Vista 64 e o desempenho do jogo no Vista 64 ficou uns 20% ( se não me falha a memória ) abaixo do XP32. Com base nesta xperiência garanto que o XP32 é melhor nesse departamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Castilhogil, no meu PC eu tenho XP32, XP64, Vista 64 e Mandriva 64. Fiz o teste de performance do game F.E.A.R no XP 32 e no Vista 64 e o desempenho do jogo no Vista 64 ficou uns 20% ( se não me falha a memória ) abaixo do XP32. Com base nesta xperiência garanto que o XP32 é melhor nesse departamento.

O fear foi um game concebido em um momento que pouco se falava do Vista.

Um teste mais ambientado deveria ser feito englobando também games mais atuais que se beneficiam de um SO trabalhando com palavra de 64bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

Montei meu micro faz uma semana, e ainda não tive tempo de deixá-lo do jeito que eu quero.

Achei muito interessante o que você fez, mas surgiram dúvidas:

As partições "D:" e "E:" ficaram como secundárias?

Tanto o Xp quanto o Vista conseguem acessar tranquilamente o "D:" ??

Valeuu

como assim secundárias ?

e ambas acessam qualquer partição, sem problemas (inclusive eu vivo passando arquivos de um SO pro outro, exemplo: estou la no msn e recebo uma foto no Win Vista, a pasta que uso pra rmazenar eses arquivos é a padrão: Meus Arquivos Recebidos dentro de meus documentos... dae vou pro XP e quero ver esa foto, ou passar ela pra outro lugar, só acessar "Meus Arquivos Recebidos" do meus documentos do Vista.. molezinha

eu uso esse esquema desde a época do Dual boot de 98 + XP, é muito bom, recomendadíssimo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como assim secundárias ?

Bruno,

Desculpe a minha inexperiência, mas como nunca usei um PC com dual bot (dois SO) eu estou na dúvida na hora de particionar o HD em três.

A primeira partição "C:" Windows 32x, fica como primária

A segunda partição "D" Arquivos, fica como extendida.

A partição "E" Windows Vista, fica como extendida.

Seria assim???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vista tinha desempenho mais fraco que o XP em jogos mesmo. Mas essa ultima versao do forceware 175.16 ja deixou a coisa equilibrada...

Respondendo a pergunta...

voce tem um processador bom? (bom = dual-core mid pra cima)

voce tem pelo menos 2Gb de RAM?

Sim?

Va de Vista 64 e seja feliz...

Nao?

Fique com o XP e seja feliz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae galera, gostaria de tirar essa duvida, eu li outro topicos, ams queria ter certeza sobre o meu pc, qual seria melhor, Vista 64 ou Xp 32? Considerando desempenho em jogos xD estou em duvida porque a unica vantagem real q eu eprcebo é o DX10, mas n seis e vale a pena... Tai o meu pc:

Intel Pentium 4 ht 3.0ghz

1.5gb RAM DDR 400mhz

ATI Radeon HD 3850

e aí? q q vocês axam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Acabei de trocar a minha máquina e ainda estou em dúvida sobre qual Vista colocar pois nunca usei o sistema operacional.

Minha máquina:

Core 2 Extreme QX9650

ASUS P5KPL

2x2 Gb RAM Kingston DDR2800

GeForce 8500 GT Fatality

3 HDs de 250 Gb

Pelo que eu li aqui a melhor coisa a fazer é um dual boot. Já coloquei o XP 32 em um HD e estou satisfeito com o sistema, funciona bem e roda tudo. Mas gostaria de testar o Vista em outro HD para ver se terei mais desempenho em jogos como NFS Pro Street, Dirt e Rainbow Six Las Vegas 2.

O que vocês recomendam? Caso seja instalar o Vista, qual versão? Home Premium ou Ultimate?

Agradeço desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como assim secundárias ?

e ambas acessam qualquer partição, sem problemas (inclusive eu vivo passando arquivos de um SO pro outro, exemplo: estou la no msn e recebo uma foto no Win Vista, a pasta que uso pra rmazenar eses arquivos é a padrão: Meus Arquivos Recebidos dentro de meus documentos... dae vou pro XP e quero ver esa foto, ou passar ela pra outro lugar, só acessar "Meus Arquivos Recebidos" do meus documentos do Vista.. molezinha

isso vale tambem para que usa um sistema de raid 0 (2 hd's ou mais formam 1 hd ) juntos com outros tipos de hd's. voce pode ter uns 3 sistemas (xp, vista, 2003 server) em varios tipos de hd's (sata, ide, raid 0) e todos os windows tem acesso a todas as partiçoes ou seja voce aproveita os espaços ate o talo.

e quanto a dual boot - prefiro instalar 1 sistema em cada hd separadamente e usar o boot da bios, assim eu nao tenho ligação direta um dependendo do outro.

e quanto a usar o sistem em 64 so vi uma diferença... o trabalho que deu pra instalar tudo e notar que nao tive um desempenho a altura do trabalho gasto. por enquanto o xp 32 da conta e quando começa a sair aplicativos e jogos em grande quantidade e variedade 100% 64 aí vale a pena... eu acho... :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

E aí pessoal,

Seguinte, estou comprando um notebook com a configuração abaixo e pretendo rodar alguns jogos pesados de vez em quando. Sendo assim, qual seria a melhor opção de SO? Vista ou XP? De 64bits ou 32 bits?

Vocês que jogam muito, costumam usar qual?

Porque pelo que andei pesquisando, somente o Vista de 64 bits reconhece 4gb de RAM. Mas se eu usar um xp fica muito mais leve?

Também a questão de 32 bits, o processador suporta 64 bits, então ele trabalharia na metade do desempenho se eu colocasse um SO de 32 bits?

Configuração:

Core 2 Duo T8300 2.4 Ghz

4096 MB de Ram DDR2 800Mhz

HD 200 GB 7200 RPM

Geforce 8600GT 512MB dedicados (c/ memórias DDR2 800mhz)

Gravador de DVD e CD com Dual Layer

Fingerprint – Leitor de Digital

Rede 10/100/1000 Gigabit

4USB / FireWIRE

Webcam 2megapixel

WI-FI 802.11 A/B/G/N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Gostaria de contar com a experiencia dos amigos.

Estou tendo dificuldades em escolher um sistema operacional para minha maquina nova!

Ja experimentei o Vista 32 e não gostei!

Qual dos dois? Vista 64 ou XP 64 ???

Vou usar ésta maquina exclusivamente para jogos.

Minha maquina ficou assim:

Asus M2N32-SLI Deluxe

AMD Athlon 64 X2 6400 3.2GHz 2MB AM2 DUAL CORE

XFX 9800GX2 640

4GB 800MHZ DDR2 KINGSTON

HD 250 GB SEAGATE SATA2 32MB BUFFER 7200 RPM

Gravador DVD Samsung Sata2

Fonte CoolerMaster RealPowerPro 750W Cooler Master Max 900W

Por favor, preciso de opiniões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo se você nao gostou do vista 32 gostarah ainda menos o vista 64.

Hj em dia, uso o xp 32 bits no meu desktop p/ jogos e o vista 32 no notebook p/ aplicacoes mais leves. porém, poderia hj tranquilamente usar o vista 32 sp1 no desktop p/ jogos, q nao teria nenhum problema, principalmente no seu caso q possui 4gb de ram. O maximo q eu consegui usar foram 2.2gb em enemy territory quake wars dentro do vista. Somente no vista você poderah usar o recurso do dx10 q funcionarah muito bem na sua placa de video q é uma monstra. Como minha preferência é rodar os jogos em dx9 nao faco questao do vista e seu dx10. porém hj em dia, pode-se instalar o vista tranquilamente com o sp1 q ele esta bem compativel e estavel. Recomendo o Home Premium p/ o usuario domestico, eu particularmente nao notei diferencas dele para o ultimate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...