Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Windows é melhor para games? XP, Vista, Seven ou 8? 32 ou 64 bits?


pablomconexx

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Olá.

Adquiri um laptop HP DV6812nr, com as seguintes configurações:

CPU 2.00 GHz AMD Turion 64 X2 Dual-Core Mobile Technology TL-60

Memory 3GB

Video Graphics NVIDIA GeForce Go 7150M

Video Memory 128mb dedicados + 1071mb compartilhados

Hard Drive 250 GB (5400 rpm sata)

OS: Windows Vista Home Premium

Bom, minha pergunta é a seguinte:

Minha placa de vídeo utiliza memória compartilhada, assim, estou imaginado que utilizando o windows XP a máquina terá mais memória para processamento geral e de vídeo.

O sistema operacional, no geral, funciona muito bem. Entretanto, estou tentando rodar alguns jogos e parece que falta um pouquinho para ficar ideal.

Battlefield 2, por exemplo, rodo no medium, sendo que um amigo meu tem um laptop semelhante, com 1gb a menos de ram, menos memória de vídeo, e coloca as configs iguais às minhas (ele usa XP).

Assassin's Creed (muito pesado, eu sei) roda no mínimo, mas em algumas áreas do mapa fica extremamente lento, bem como o Test Drive Unlimited.

Em geral, parece que falta um pouquinho só de alguma coisa (memória de vídeo, acho) pra ficar ideal. Vocês acham que o XP pode dar esse empurrãozinho??

Desde já grato por sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vocês são rápidos por aqui. :)

Então, eu sei que a placa não é para jogos, mas não sou um jogador assíduo. Só jogo nas férias, mesmo assim basicamente só em rede.

Também não ligo muito para qualidade, realmente jogos não são minha prioridade.

A questão é a que eu disse... até o assassin's creed tá rodando, em algumas partes dá pra jogar perfeitamente. Já em outras, cai demais os FPS.

Será que o XP vai melhorar alguma coisa, ou não vai fazer diferença?

Um amigo tem um laptop da ACER, com Pentium D (acho que é isso), 1.8GHz, 2GB RAM, placa ATI Xpress 1300 (256mb shared) e roda BF2 no XP com as mesmas configurações de vídeo. Daí surgiu minha dúvida.. será que minha máquina também nào vai ficar melhor no XP?

Valeu.

Editado:

Esqueci de comentar. Alguns reviews dizem que do XP para o Vista, existe uma diferença de 10FPS em alguns jogos. Se aqui também desse essa diferença esses jogos que citei iam rodar tranqüilo aqui, creio. O que pensam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editado:

Esqueci de comentar. Alguns reviews dizem que do XP para o Vista, existe uma diferença de 10FPS em alguns jogos. Se aqui também desse essa diferença esses jogos que citei iam rodar tranqüilo aqui, creio. O que pensam?

Isso pode ter acontecido em reviews antigos, porque hj com um hardware bom o xp fica pra trás

Performance em jogos Vista SP1 x XP SP3 http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2302500,00.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ter acontecido em reviews antigos, porque hj com um hardware bom o xp fica pra trás

Performance em jogos Vista SP1 x XP SP3 http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2302500,00.asp

De acordo com esse teste, com detalhe gráfico alto o Vista é no máximo igual. Fora que o teste abrange pouquíssimos jogos.

Pra mim o Vista não acrescenta nada e até mesmo seu visual bonitinho não é uma grande vantagem depois que se acostuma com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabem o que realmente vai fazer pessoas migrarem ro vista, e consequentemente fazendo ele vingar?

Se o GTA IV requerer o uso do DX10 (e não tendo versão pro XP) como Haleo, eu acho.

Anos atrás, quando lançaram o GTA3 e você, muita gente comprou PV off-board, de todos os tipos, mas o que mais saiu foi GF4MX.

Depois com o GTA SA, deu aquele bafafa que ele só vinha em DVD, e o que aconteceu? todo mundo colocou DVD-ROM ou RW no PC.

coincidência???

Se o GTAIV requerer o vista, vai ter uma onda de migração sem precedentes.

Torço para que saia pra XP 32bits também, mas ele deverá rquerer SP3. : (

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava lendo alguns tópicos sobre o desempenho em games no xp e no vista q estavam "queimando" o vista pelo fato de não possuir os drives para melhor desempenho dos jogos..

só q fui olhar as datas e são to´picos antigos!

as vezes já até tem e eu não sei

parace q o vista tem mais recursos

a "vantagem" do Dx10 etc...

atualmente,qual é o melhor SO para games quando utilizamos 4Gb de ram??

Na minha opinião o xp é melhor para games do que o vista, pois a velocidade rende bem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dando minha opinião tambem

eu concordo com o guijorge

eu instalei o vista ultimate para rodar o halo

mais só rodei ele no minimo!! e os games que eu era acostumado jogar no Xp tive que rodar quase td no medio e ainda travando, lagando , eu estava com ultimo driver de video

não vai de vista não

ele dá trabalho pra axar driver, vai ter game que não vai rodar

o xp 64 é bem mais rápido mais se eu não me engano ele só tem em inglês

eu tenho uma maquina boaa msmoo aqui mais pra min ainda não dá pra usar o vista para game , vamos ver o Windows seven né

eu uso o xp mesmo...

mas isso é conselho né

qualquer coisa instala o xp e o vista ué

mas o que conta mesmo é a placa de video!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom Dia amigos do CdH!

Minha duvida é a seguinte.

Tenho o PC

X2 [email protected]

4GB DDR2 800 DUAL CHANNEL

8600GT XXX ZALMAN Proc.-680@750 Mem.-800@850

ECS A780GM-A 1.1

No momento,eu utilizo o Vista 64BIT,por causa dos meus 4GB de Memoria.

porém,em alguns jogos como os da Serie "Need For Speed" eu percebo varios "gargalos" ao decorrer do jogo...

Quando eu tinha somento 2GB de memoria e utilizava o XP32,eles não davam problemas nele,e somente no VISTA64.

porém,eu estou ciente da limitação dos S.O. 32BIT em relação a memoria,e se eu instalar o XP,ele ira utilizar 3.25gb de minha memoria.

Como sou bem xato para jogos,e gosto de uma certa "perfeição" se posso dizer assim,estou pensando em instalar o XP32 SÓ para jogos,mais nada,só para JOGOS mesmo,e utilizar o Vista64 para uso normal,como MSN,internet e outras coisas...

Nessa caso,qual a opinião de vocês??

Vale a pena perder esses 750MB da memoria para instalar o XP só para Jogos??

valeu,abraço ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa caso,qual a opinião de vocês??

Vale a pena perder esses 750MB da memoria para instalar o XP só para Jogos??

valeu,abraço ;D

vai depender do jogo, vai valer a pena só se o jogo não da slowdown no XP, ou se ele não é compatível com o Vista.

mas alguns joo é melhor no vista, tem que ver por esse lado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia amigos do CdH!

Minha duvida é a seguinte.

Tenho o PC

X2 [email protected]

4GB DDR2 800 DUAL CHANNEL

8600GT XXX ZALMAN Proc.-680@750 Mem.-800@850

ECS A780GM-A 1.1

No momento,eu utilizo o Vista 64BIT,por causa dos meus 4GB de Memoria.

porém,em alguns jogos como os da Serie "Need For Speed" eu percebo varios "gargalos" ao decorrer do jogo...

Quando eu tinha somento 2GB de memoria e utilizava o XP32,eles não davam problemas nele,e somente no VISTA64.

porém,eu estou ciente da limitação dos S.O. 32BIT em relação a memoria,e se eu instalar o XP,ele ira utilizar 3.25gb de minha memoria.

Como sou bem xato para jogos,e gosto de uma certa "perfeição" se posso dizer assim,estou pensando em instalar o XP32 SÓ para jogos,mais nada,só para JOGOS mesmo,e utilizar o Vista64 para uso normal,como MSN,internet e outras coisas...

Nessa caso,qual a opinião de vocês??

Vale a pena perder esses 750MB da memoria para instalar o XP só para Jogos??

valeu,abraço ;D

Bom, aí é você que deve responder para si próprio... porque utilizar o Vista 64? :)

De qualquer forma, agora que você já tem 4gb de ram, já era. você só fará uso deles se utilizar um S.O. de 64 bits.

Mas usando o XP para jogos, você não perderá nada. Quantidade maior que 2gb, não faz diferença nele, em jogos. Aliás, para o usuário comum não faz diferença em nada.

Se você tá tendo problemas com alguns jogos no Vista 64, vale muito a pena instalar o XP sim. Resta saber se você terá paciência pra ficar trocando de S.O. toda hora que for jogar um certo jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em desconheço algum jogo que rode melhor no Vista que no XP, ainda mais se tratando de Vista 64. Tenho testado todos os lançamentos recentes e praticamente todos rodam melhor no XP. Comparando as versões do DX, bem... eu pelo menos posso viver muito bem sem o DX10. Se eu com a configuração abaixo noto queda no desempenho é por que ela realmente existe, só não admite quem não quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em desconheço algum jogo que rode melhor no Vista que no XP, ainda mais se tratando de Vista 64. Tenho testado todos os lançamentos recentes e praticamente todos rodam melhor no XP. Comparando as versões do DX, bem... eu pelo menos posso viver muito bem sem o DX10. Se eu com a configuração abaixo noto queda no desempenho é por que ela realmente existe, só não admite quem não quer.

Não é questao de admitir... existem testes feitos por sites especializados que ja foram postados nesse tópico que mostram exatamente o contrario... o Vista com o SP1 é mais rápido que o XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia amigos do CdH!

Minha duvida é a seguinte.

Tenho o PC

X2 [email protected]

4GB DDR2 800 DUAL CHANNEL

8600GT XXX ZALMAN Proc.-680@750 Mem.-800@850

ECS A780GM-A 1.1

No momento,eu utilizo o Vista 64BIT,por causa dos meus 4GB de Memoria.

porém,em alguns jogos como os da Serie "Need For Speed" eu percebo varios "gargalos" ao decorrer do jogo...

Quando eu tinha somento 2GB de memoria e utilizava o XP32,eles não davam problemas nele,e somente no VISTA64.

porém,eu estou ciente da limitação dos S.O. 32BIT em relação a memoria,e se eu instalar o XP,ele ira utilizar 3.25gb de minha memoria.

Como sou bem xato para jogos,e gosto de uma certa "perfeição" se posso dizer assim,estou pensando em instalar o XP32 SÓ para jogos,mais nada,só para JOGOS mesmo,e utilizar o Vista64 para uso normal,como MSN,internet e outras coisas...

Nessa caso,qual a opinião de vocês??

Vale a pena perder esses 750MB da memoria para instalar o XP só para Jogos??

valeu,abraço ;D

Meu caro amigo, analisando a constante mudança de tecnologia e os avanços da mesma da para se chegar a seguinte conclusão...

O XP está ja começando a sair fora de mercado no seguinte aspecto...Os games, aplicativos e programas em geral hoje em dia já são fabricados se pensando no vista e no futuro Windows 7 que já possui até uma versão BETA...Ou seja o futuro é isso mesmo, o que é passado fica para trás e o novo vem e substitui...Isso em qualquer área ou ramo...

O Vista 64 dá suporte para 4Gb de RAM ou mais que hoje em dia não é desperdício não...Alguns disseram que o XP roda tranquilamente todos os jogos que o Vista 64 roda com 2Gb de RAM, mas não é bem assim para todos os jogos, e ainda mais para os que serão lançados futuramente...Um exemplo é Stronghold que pede no mínimo 2Gb de RAM...Ou seja como rodá-lo tranquilamente no XP ? Isso sem contar as futuras novidades que com certeza começarão a exigir de 2Gb de RAM para mais...

E ainda que o Vista 64 é um dos S.O mais seguros existentes e gráficamente muito mais bacana também...Fora o Directx 10 que daqui a um tempo será exigência para rodar alguns jogos...Um exemplo em Crysis Wars alguns servidores de jogo você só joga se possuir o Directx 10 senão nem entra no servidor...dae você tem uma noção que essa troca do XP pelo Vista já começou a um tempo...

Aqui uso o Vista Ultimate 64 e estou muito satisfeito, apesar da incompatibilidade com alguns programas, ele é muito bom e rápido com certeza, mas saiba de uma coisa não adianta usar o Vista Ultimate 64 com uma máquina porca...Tem que ser uma máquina razoavel para rodá-lo com todos os seus extras que possui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em desconheço algum jogo que rode melhor no Vista que no XP, ainda mais se tratando de Vista 64. Tenho testado todos os lançamentos recentes e praticamente todos rodam melhor no XP. Comparando as versões do DX, bem... eu pelo menos posso viver muito bem sem o DX10. Se eu com a configuração abaixo noto queda no desempenho é por que ela realmente existe, só não admite quem não quer.

Agora você está sendo teimoso e xiita.

aqui no meu, não foi uma coisa "Minha nossa como os jogos ganharam fps!", mas no Vista x64 eles não dão travadas que dão no XP

ps: eu não posso usar o DX10 na maior parte dos jogo porque minha VGA não é grande coisa pra isso, mas alguns elementos eu uso (como os patches que só pegam no DX 10 mas acrescentam coisas no jogo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem como o amigo comentou acima. Eu sei que perdi alguns frames em alguns jogos (uns 10 em Witcher) porque só tenho 2GB de RAM, mas o que gostei de perder foi:

- generic host process for Win32 encontrou um problema e será fechado (me desconectava direto da internet e só reiniciando pra reconectar)

- tela azul (não tive NENHUMA em mais de 4 meses de Vista)

- jogo travando com uma tela preta e só Reset pra resolver (o Vista volta pro Desktop com as opções "continuar tentando, encerrar ou depurar?")

Sem mencionar que o Vista tem um suporte excelente à PhsyX ;) no XP tentei usar com a 8800 e travou o SO (novidade...)

Ah sim, Mass Effect travava na primeira cutscene no XP, e tá rodando BEM³³³ mais rápido no Vista. E mais bonito. E menos serrilhado. O mesmo se aplica a vários outros jogos, principalmente os que se beneficiaram, direta ou indiretamente, da PhsyX.

Em termos de compatibilidade, tudo lançado de 2003 pra cá funciona 100%. E acreditem, Visual Basic 6 e Delphi 6, lá de 2000/01, rodam normal desde que instalei o SP1.

Enfim, do Vista eu só troco pro Windows 7 SP1 agora :P (ainda mais que pretendo colocar mais 2GB de RAM até março)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive varias telas azuis no vista. Coisa que nunca tinha acontecido no XP.

Coincidência ou não a maioria aconteceu enquanto eu jogava Stalker Clear Sky. Nas outras vezes acredito que tenha sido porque tinha overclockado meu processador pra 3.6ghz. Desci pra 3.4ghz e parei de jogar stalker e nunca mais tive problemas.

Quanto a performance nos jogos não notei nem perda e nem ganho. Pra mim tá igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é questao de admitir... existem testes feitos por sites especializados que ja foram postados nesse tópico que mostram exatamente o contrario... o Vista com o SP1 é mais rápido que o XP.

Eu ainda prefiro os meus próprios testes para esse tipo de escolha. Aqui nenhum nem outro apresenta problemas, apenas noto a obesidade do Vista no uso diário e ainda prefiro dar um click apenas em vez de dois ou três para aquilo que costumo fazer com frequência. Não dá pra negar que muitos drivers já são melhores em qualidade imagem, principalmente os da nVidia, porém acho que isso deve-se a um desleixo com o XP que já começa a se acentuar. Pra mim o Vista ainda é o maior erro da MS depois do Millenium.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o note da assinatura, rodei o XP por 1 ano e acabei conseguindo a midia original do VISTA 64Bits, acabei instalando só por curiosidade junto com o SP1 para 64Bits e para minha surpresa, o Vista 64Bits ficou mais rápido, mais estável e muuuuuito melhor para jogos lembrando que peguei a última versão do driver que também é 64Bits da minha X1100 que muitos consideram um lixo, sinceramente eu também acho mais com os meus testes em cima dos jogos, GTA SA, FLAT OUT2, Tomb Raider 6 'The angels of Darknees', etc, esta placa teve um rendimento bem melhor do que no s.o. XP, então, minha opinião é VISTA X64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É....cada um fala uma coisa... E na boa, tem muita gente aí que não sabe o que diz.

O Vista melhorou muito. Isso quer dizer que não existe mais essa de que um S.O. é muito melhor do que o outro.

Alexandre, com certeza o ganho aí foi muito mais por causa da instalação de um novo S.O. do que por causa da troca de S.O.. Provavelmente seu Windows XP tava todo "zicado", digamos assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

opa..

enfim.. montei um pc mais "Moderninho" pra poder rodar os novos games...

a princípio, não iria mais jogar no pc.. mas meu play 2 já encheu o saco.. hehe

então, havia montado uma máquina apenas pra assistir filmes e acessar a net:

Asus M2N-VM DVI

1gb DDR2-800

Athlon 64x2 5200

mas, acabei não resistindo e comprei uma 4870 da sapphire (ai meu bolso:wacko:)

e junto mais um pente de 2gb ... totallizando 3gb...

como ainda não havia testado o Windows Vista, achei uma boa oportunidade, já que estava mt ansioso pra ver o Crysis rodando na minha frente...

Alegria e descepção de mãos dadas...

Realmente o Crysis é lindo.. e to adorando a história... e a 4870, se mostra uma placa q valeu o investimento...

o que me deixou triste foi o casamento do crysis com o processador e o namoro do vista com minhas memos...

ai ai, q dor de cabeça..

pra rodar o crysis no max, falta processador.. então tive que fazer um Overclock pra 3,1ghz, mas mesmo assim, não foi suficiente...

quando eu aumento a resolução pra 1280x1024 (to jogando em 1024x768) não vejo perca de performance..(ultra high)... mantendo uma média de 22fps

ai diminiu 4 itens que eu IMAGINEI q estivesse mais ligado ao processador para HIGH (volumetric nao sei o que; fisica; e outros dois q nao lembro agora).

houve um aumento pra 27fps em media.. mas mesmo assim, não estou satisfeito!!!!

Tembém percebo que minha memória vai toda... as vezes dou alt+tab e vejo que tenho menos de 100mb livres.. e arquivo de paginação com mais ou menos 700mb...

O que estou procurando..

vocês estão jogando no Vista?

qual o desempenho de vocês?? (isso em todos os games, não so no crysis)

quando inicio o vista.. logo vejo um consumo de pouco mais de 1gb de ram..

mesmo setando para AJUSTAR PARA OBTER UM MELHOR DESEMPENHO e deixando o vista "igual" o W98

o que posso desabilitar no vista pra deixa-lo ULTRA rápido.. não me importo com as frescuradas do visual..

sei q o XP tem um consumo menor de recursos.. mas daqui pra frente vários games vão usar directx 10 com maior frequencia.. e não adianta ficar parado no XP

Creio q a quantidade de memória se quse o max suportado pelo vista, acho q são 3,4gb... então, comprar mais um pente esta descartado...

Tb sei q dual-channel não tem nada a ver, está mais do que provado q a diferença é de 1 fps..

Nossa.. é tanta coisa que passa na cabeça... se tivesse apenas como transferir os pensamentos pro pc, seria algo mt últil... (bem q poderia se tornar realidade ehehe)

então.. ACHO que é isso..

obrigado a todos..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o problema do proc. não vai ser só com Crysis..

Ele vai gargalar sempre sua Vga...

E dual channel, melhora sim o desempenho.

Quanto ao vista, se estiver com o SP1 já bonitinho, dizem os testes que o desempenho é similar ao XP. (Os usuarios de Vista podem ajudar bastante nisso).

Agora uma opinião pessoal:

Uso XP, e ainda não vi NENHUMA diferença drástica em jogos com DX10, que me faça mudar de OS.

Joguei Crysis, GoW, Company of heroes, nos 2 sistemas, e é quase imperceptivel a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...