Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Windows é melhor para games? XP, Vista, Seven ou 8? 32 ou 64 bits?


pablomconexx

Posts recomendados

DX10 é marketing puro. Não tem motivo pra mudar pro vista. Só mudei porque estava cansado de olhar pro XP. Não me arrependo, mas também não posso recomendar porque não vi diferença significativa.

administração da memoria é bem melhor, tudo fica mais suave(claro q precisa de uma boa maquina para tal)..

e tenho muitos jogos em DX10 q tb rodam em DX9 e vejo bastante diferença na iluminaçao e em outras coisas..mas eu sou detalhista...

prefiro vista do q xp......vocês estão com pensamentos antigos..antes vista realmente era ruim..agora vale sim..na empresa q trabalho tenho até windows server 2008 q achei muito melhor tb

unica coisa q vista me irrita é q ele tem um bug com atalhos..tipo..eu faço um atalho e enfio no menu iniciar...dai eu deleto a pasta do programa aonde foi criado o atalho..o atalho fica um saco de deletar..n da pra clicar com botao direito..é so arrastando na lixeira mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olha, o problema do proc. não vai ser só com Crysis..

Ele vai gargalar sempre sua Vga...

E dual channel, melhora sim o desempenho.

Quanto ao vista, se estiver com o SP1 já bonitinho, dizem os testes que o desempenho é similar ao XP. (Os usuarios de Vista podem ajudar bastante nisso).

Agora uma opinião pessoal:

Uso XP, e ainda não vi NENHUMA diferença drástica em jogos com DX10, que me faça mudar de OS.

Joguei Crysis, GoW, Company of heroes, nos 2 sistemas, e é quase imperceptivel a diferença.

Aqui tem alguns tópicos e sites falando sobre o dual channel..

ate acredito que tenha alguma diferença.. mas sabe.. é que NUNCA percebi o ganho real disto..

é que nem aquela história de quad core vs dual core... exisitir difrença existe.. mas na prática é beeemmm diferença (salvo alguns casos) mas na sua maioria é bem pouca, quando nao o inverso.. (falando em games).

http://www.adrenaline.com.br/forum/showthread.php?t=193083

http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=172265

testes

http://www.tomshardware.com/reviews/PARALLEL-PROCESSING,1705-11.html

MAS

como sou daqueles que só afirma se EU fizer os testes...

final do ano irei adquirir mais um pente de 2gb, para APENAS fazer esses testes...

ahhh, que eu saiba o vista 32bits reconhece apenas 4gb de ram..

porém 512mb ficam reservador para o video ou coisa assim.. no final.. então é como você tivesse apenas 3,5gb de memoria...

em todos os casos... voltando ao assunto..

como vocês estão usando o vista para games?

EDIT:

hj a noite vou formatar o pc e reinstalar o vista... e instalar o SP1...acabei de baixar..

ahhh estou usando o catalyst 8.11, aquele hotfix q saiu um tempo atrás ainda é necessário? ou esse drive mais atual já substitui aquele??

no NFS Undercover.. o jogo é assim BUGADO mesmo? porque o desempenho dele foi pior q o CRYSIS... tem momentos que to jogando a 40fps... e de repente cai pra 3 ~ 4 fps... e daki pouco volta pro normal..

até mesmo no MENU.. quando aperto ESC, acontece isso...

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de Dual Channel, melhora sim o desempenho. Mas todos querem que só de colocar em Dual, o pc fique ultra veloz. O ganho maior é num uso intenso.

Sobre o vista aceitar 4gb de ram, aí vai um trecho retirado do site da microsoft.

"Todas as versões de 32 bits do Windows Vista podem acessar até 4 GB de RAM.

Versões 64 bits:

Windows Vista Home Basic - 8 GB de RAM

Windows Vista Home Premium - 16 GB de RAM

Windows Vista Business - 128 GB de RAM ou mais

Windows Vista Enterprise - 128 GB de RAM ou mais

Windows Vista Ultimate - 128 GB de RAM ou mais"

Edit: Em quandos anos estaremos usando 128GB de ram??? hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A questão de Dual Channel, melhora sim o desempenho. Mas todos querem que só de colocar em Dual, o pc fique ultra veloz. O ganho maior é num uso intenso.

Sobre o vista aceitar 4gb de ram, aí vai um trecho retirado do site da microsoft.

"Todas as versões de 32 bits do Windows Vista podem acessar até 4 GB de RAM.

Versões 64 bits:

Windows Vista Home Basic - 8 GB de RAM

Windows Vista Home Premium - 16 GB de RAM

Windows Vista Business - 128 GB de RAM ou mais

Windows Vista Enterprise - 128 GB de RAM ou mais

Windows Vista Ultimate - 128 GB de RAM ou mais"

Edit: Em quandos anos estaremos usando 128GB de ram??? hehe

ta... mas na versao 32bits...

nao tem aquela historia q 512mb ficam reservados pra video? onde você pode usar apenas 3,5gb??

EDIT: em tempo.. uma pesquisa rápido.. (to no trampo :P)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259665

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no NFS Undercover.. o jogo é assim BUGADO mesmo? porque o desempenho dele foi pior q o CRYSIS... tem momentos que to jogando a 40fps... e de repente cai pra 3 ~ 4 fps... e daki pouco volta pro normal..

até mesmo no MENU.. quando aperto ESC, acontece isso...

valeu

O need é bugado sim... porém, não sei qual é sua versão do game, digamos que a versão tabajara pode ocasionar isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O need é bugado sim... porém, não sei qual é sua versão do game, digamos que a versão tabajara pode ocasionar isso...

digamos q é a versão tabajara...

mas é estranho isso acontecer.. :(

to kse pensando em voltar pro XP

EDIT: baixei uma porrada de tutoriais pra desligar diversas coisas do vista...

vou tentar deixar ele bem leve..

ahhh, a versão HOME BASIC não ficaria mais leve pra jogar?:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta... mas na versao 32bits...

nao tem aquela historia q 512mb ficam reservados pra video? onde você pode usar apenas 3,5gb??

EDIT: em tempo.. uma pesquisa rápido.. (to no trampo :P)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259665

Pelo que li no forum que você passou, não é isso. Tipo, o vista 32bits consegue acessar os 4 gbs de ram, porém ele usa alguns mb para coisas próprias. Todo S.O. consome memória com coisas próprias, então no caso, ele está usando esses 512mb, e não deixando de exergar. Bom, isso foi o que eu entendi.

Edit: Mesmo com o vista 64 bits, você não vai ter disponível os 4 gb. Pelo que eu li, ele consome 1 gb, ou seja, você vai ter disponível somente 3gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

* Pois é, o sistema RESERVA essa memória para os periféricos.. ou seja, NÃO PODEMOS USAR.. PERDEMOS essa quantidade de memoria reservada...

*... aqui mesmo 32bits.. inicio o windows com mais de 1gb sendo usado..

com o visual igual do w98 e sem nenhum programa iniciando junto...

VISTA ULTIMATE...

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas é isso que estou falando, perder, nós sempre vamos perder, isso com qualquer S.O., porque todos sempre vão reservar algum espaço para eles.

Fala sério, 1gb gasto com visual do win98??

sim cara...

tenho em sobra mais ou menos 1,8 / 1,9gb ...

ta osso.. :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é isso que estou falando, perder, nós sempre vamos perder, isso com qualquer S.O., porque todos sempre vão reservar algum espaço para eles.

Saudades do tempo em que eu rodava o XP com 256MB de RAM e deixava as firulas ativadas, via só 32MB de memória disponivel, isso só com Windows + antivirus :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saudades do tempo em que eu rodava o XP com 256MB de RAM e deixava as firulas ativadas, via só 32MB de memória disponivel, isso só com Windows + antivirus :P

olha.. se eu nao consiguir resolver essa ****** vou voltar pra era MS-DOS...

:wub:

O negócio é colocar com visual do win95 ou DOS. heheh

hehhe

vou é colocar álcool + fogo.. só pra ver o que acontece..

só não chutei o gabinete.. porque não uso gabinete :P

e o monitor estraga fácil...(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Depois você coloca os resultados do teste aqui!!! heheh

hehehehe

Mas, voltando ao meu problema:

*Além de deixa-lo com cara de W98, tem mais alguma coisa q possamos expremer dele?

*estou usando o catalyst 8.11, aquele hotfix q saiu um tempo atrás ainda é necessário? ou esse drive mais atual já substitui aquele?? (Crysis)

*a versão HOME BASIC não ficaria mais leve pra jogar?

*No sistema de vocês.. como usam o Vista??

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Se eu fosse você deixaria o vista normal mesmo, esse lance de deixar o visual básico não melhora praticamente nada, pois quem segura a onda do visual mais incrementado, o aero e tal é a tua vga...

*obs.: o home basic é mais leve, porém mais bugado...

Bugado?

e tem gente q ainda paga por isso? meu deus..

mas se fosse pela vga nao ia ter problem... porque é uma 4870..

nao entendi o que você falou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos aos fatos..n é q o home é mais bugado é q tem umas coisas a menos, nada q influencie na tua vida, a nao ser se você usa como estação de um servidor dai tem q ser buss ou ult...realmente deixando vista basico n melhora em nada graficamente...1gb de ram parecendo win98? aqui minha memoria fica em 860MB com tudo ativado menos a barra lateral, e ainda q é um notebook ou seja, possui varios serviços extras q ocupam e muito a memoria...o q seria bom era 3gb de ram...e um processador um pouco melhor...mas n faria nenhuma diferenca gigantesca ok? todo mundo tem problemas em rodar crysis, as pessoas usam 2x 4850 e ainda assim esperavam mais...

então relaxa..n tem o q fazer..a nao ser q você compre 4gb de ram um i7 da intel e faz um triple suruba com 3 placas 4870..hahhaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas eu tenho "praticamente" 4gb de ram.. rsrs

bom.. faltam mais 2 4870... eu poderia por 2x 4870x2...

e um i7 a 7ghz (como mencionaram q seria possível fazer, ou iam tentar fazer hehe) colocar 128gb de ram... vista 64bits...

sera q consigo 30fps estáveis? -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia Galera... (última semana de trabalho... quase de fériassss) ^_^

seguinte.. nesse fds, tirei tempo para me aprofundar sobre o problema que descrevi ali em cima... o desempenho do Vista sobre jogos... pois o consumo de "recursos (leia-se hardware)" era imenso...

Fiz 2 coisas que alavancaram o desempenho do Crysis (que é o que estou jogando); Antes, ficava em média de 25fps... agora, (na mesma parte que havia testado antes...) pulou para uma média de 30 ~ 35 fps, claro que existem partes em q o fps cai para 15 mais pra frente ou quando o cenário é complexo....

acabei de chegar na Mina.. logo após você controlar o tanque...

nossa... to adorando o game, fazia tempo q não me aprofundava tanto em um game.. que eu vivia a historia (hehe, fazia tempo em q eu nao jogava no pc.. isso sim... -_-)

lembrando que se eu não tivesse resolvido isso, eu voltaria ao XP... (_(

mas... enfim.. sem delongas, vamos voltar ao assunto:

1º - Instalei o SP1!

2º - Otimizei o Vista, desabilitando uma penca de coisas inúteis (para mim e grande maioria..)

VOU COPIAR AQUI, O QUE O USUÁRIO DO FORUMPCS POSTOU (MARCOSNPESIC):

CRÉDITOS:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=219476

Windows Vista... o GUIA “completo”!

Antes conhecido como: "Windows Vista mais leve?... sim é possível !"

Última atualização/revisão: 03/02/2008

(Agradeço ao usuário sliJorge pela ajuda nas correções ortográficas)

Introdução

Muitas pessoas estão evitando o Windows Vista, último sistema Operacional da gigante Microsoft pois o acham “pesado” e “incompatível”. E muitas dessas pessoas nunca nem sequer testaram o Sistema Operacional, ou desistiram dele sem tentar “driblar” esses empecilhos.

Através desse artigo eu busco ajudar vocês que pensam em migrar, ou aqueles que já estão com o Vista instalado na máquina a configurar o mesmo de uma forma que ele fique mais leve e rápido na sua máquina.

Este artigo foi escrito para qualquer versão do Windows Vista.

Como esse artigo está dividido...

Este tópico foi criado e modificado várias vezes, para facilitar a leitura eu dividi ele em cinco partes... Eu sugiro que você leia tudo, pois todas as seções estão “interligadas” e existem, por exemplo, dicas de velocidade na seção de Segurança (e vice e versa).

As seções são:

Velocidade (Otimizando o Windows Vista e seus recursos)... começa logo abaixo.

Segurança ... no segundo “post”...

Manutenção ... no terceiro “post”...

Jogos no Windows Vista ...também no terceiro “post”, logo após o final da seção de Manutenção...

Considerações finais ...também no terceiro “post”, logo após o final da seção de Jogos no Windows Vista...

Velocidade

Parte 1/5 do artigo...

Definindo o problema

Porque o Windows Vista é pesado ?

A causa número “1” que faz com que o Vista seja pesado é o alto consumo das memórias. Se com o XP é possível ter um Sistema Operacional “redondo” com 512MB de memória, isso fica bem mais difícil com o VISTA.

Em parte porque ele realmente usa mais memória (tem mais serviços, e serviços mais “pesados”), e por final pois o Windows Vista usa a ideologia de hardware “sub-utilizado” é hardware “desperdiçado”. Quando o Vista “percebe” que você tem memória sobrando, ele usa essa memória para “pré-carregar” aquilo que ele considera que você mais usa... Assim quando você “precisar” daquilo que já está carregado na memória tudo será aberto mais rapidamente.

Infelizmente em máquinas que possuem pouca memória RAM, nos padrões de hoje qualquer coisa abaixo de 1GB, essa atitude do Windows Vista mais “atrapalha” do que ajuda...

Bom... e quando falta memória, o Sistema passa a usar o HD como memória “secundária”... E o HD é muito, mais muito mais lento do que as memórias RAM.

E aqui chegamos no número “2” dos problemas de velocidade do Vista, o uso excessivo do HD, que se deve basicamente a: falta de memória, indexação de arquivos (para agilizar pesquisas), desfragmentamento automático, etc... (Sem contar que o Vista ocupa muito mais espaço em disco que seus antecessores, logo o uso do HD é aumentado também).

Os números “3” e “4” no que diz respeito a velocidade do Vista, seriam o processador e a placa de vídeo... (a gente vai conversar sobre eles mais tarde...)

Antes de começarmos as modificações, vamos gastar um tempo falando sobre as configurações “ideais” para rodar esse Sistema Operacional da Microsoft...

Configurações para rodar o VISTA

Todo o programa ou jogo que a gente usa hoje em dia tem algo chamado “Configurações mínimas”, esse parâmetros são dados pelo fabricante do software e visam unicamente fazer com que o software “rode” no computador do usuário. Alguns programas ainda contam com “Configurações recomendadas”... entre outras.

Infelizmente essas recomendações, pelo menos no caso da Microsoft são bem “genéricas” e não totalmente balanceadas.

Como eu não concordo com a Microsoft, em suas recomendações, eu vou criar duas listas aqui... Uma de “configurações mínimas” (visando fazer com que o Windows Vista rode no computador do usuário de maneira satisfatória) e outra que eu vou dar o nome de “Configuração recomendada” visando tirar “o máximo” de proveito do Sistema Operacional, mas “sem exagerar” em máquinas absurdas...

Configurações Mínimas:

Processador:

AMD socket A (Semprom/Athlon) 2.0Ghz ou superior ( por superior entenda qualquer processador de socket 754/939/AM2/etc... em qualquer frequência)

INTEL socket 478 Pentium 4 2.0Ghz ou superior, Celeron 2.5Ghz ou superior (Desse socket os Pentium 4 “Presscot” e Celeron D estão liberados em qualquer frequência)... e tudo o que vier depois disso (Pentium D, Core Duo, Core 2 Duo, etc...)

Memória: 768MB (Do tipo “DDR 1” ou superior)

HD: Com 40GBs de espaço (para o VISTA) + o espaço que o usuário “necessitar”... Interface IDE 100 ou superior e com pelo menos 7200RPM. (No caso de notebooks, 5400RPM é o mínimo recomendado)

Placa de vídeo: Qualquer uma com pelo menos 16MB de memória. Se o usuário quiser usar o AERO do Windows, e ter aceleração 3D em outras “partes” o mínimo é uma Nvidia GeForce 6200 ou AMD ATI X300. (As on-boards GeForce 6100/6150 e similares da ATI também fazem um bom trabalho aqui). (Placas mais antigas em termos de geração como a Radeon 9800 ou a GeForce 5900 também poderão ser usadas sem problemas)...

DICA:Independente da configuração do seu sistema, se ele não chegar no “minimo” em algum desses pontos, é muito interessante “consertar” isso primeiro. Geralmente o pessoal vai estar defasado em memória... e HD (principalmente nos notebooks). Então é bom ir pensando em upgrade nesses itens primeiro. Aliás, falando em notebooks a adição de memória e o upgrade de HD por um mais veloz faz verdadeiros "milagres" na performance.

Configurações Recomendadas:

Processador: Qualquer um Dual Core ou superior... (A64 X2, Pentium D, Core 2 Duo, etc...)

Memória: 1,5GB (Preferêncialmente do tipo “DDR 2” ou superior)

HD: Com 40GBs de espaço (para o VISTA) + o espaço que o usuário “necessitar”... Interface SATA ... aqui qualquer tecnologia “Nova” ajuda, como os HDs SATA 2 com 16MB de buffer, NCQ, etc...

Placa de vídeo: Nvidia GeForce 6200 ou AMD ATI X300. (As on-boards GeForce 6100/6150 e similares da ATI também fazem um bom trabalho aqui). Se o usuário jogar são recomendadas: Nvidia GeForce 8600 GT ou a similar AMD ATI Radeon X2600 e qualquer coisa superior...(placas de vídeo de gerações mais antigas como a Radeon X1900 ou GeForce 7900 também são recomendadas...)

DICA:Se seu micro já atingiu o “nível mínimo” e você busca melhora-lo para o VISTA, começe a “mirar” nas configurações recomendadas... aonde o seu sistema for “inferior” é que estará a dica de seu upgrade.

Aliás, qualquer um que vá comprar um micro novo hoje em dia deveria buscar algo semelhante as configurações recomendadas...

Indo além...

Depois disso o limite é sua imaginação e seu bolso... Ir além dos 2GBs de memória RAM, comprar um processador com 4 núcleos... aquela nova VGA mostro que saiu... fazer RAID 0... enfim...

Quando você chegar nesse “patamar” a velocidade do Windows Vista já não será mais um problema para você...

DICA:Nunca se esqueça dos componentes de "segurança" do seu micro. Tais quais como a Fonte (que deve atender a necessidade do micro e deve ter qualidade), verifique a ventilação do gabinete (compre coolers extras se necessário), no-breaks, etc... Isso tudo é muito importante!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mãos na massa !

Antes de começar eu sugiro que vocês desliguem o UAC do Vista. Para fazer isso siga os passo:

Entre no Menu Iniciar, entre em Painel de Controles, em seguida entre em “Contas de Usuário e Segurança Familiar”, agora em “Contas de usuário” e então em “Ativar ou desativar o controle de contas do usuário”... nessa tela desmarque a opção “Utilizar o controle de contas de usuário (UAC) para ajudar a proteger o meu computador”... aperte o botão OK. E reinicie a máquina.

Use uma conta de Administrador para poder realizar as mudanças !

OBS: Se você usa o UAC por segurança não esqueça de re-ligar ele (seguindo os mesmos passos acima, mas "marcando" ao invés de "desmarcar") quando tiver terminado de aplicar as mudanças sugeridas ao longo desse artigo...

Agradeço ao usuário MorphewS por lembrar disso!

(Primeira parte)

Obtendo mais velocidade...

Para otimizar a velocidade no Windows VISTA a gente vai desabilitar vários recursos e serviços que eu pessoalmente considero “inúteis”. Quando o recurso a ser desabilitado tratar de algo relacionado a segurança eu aviso (deixando o texto em vermelho) e vou sugerir uma “alternativa mais leve/eficiente” (a sugestão eu deixo em verde)...

Caso você não se sinta a vontade em desabilitar esses recursos (em vermelho), simplesmente me ignore e pule essa parte.

------------------------------------------------------------------------------

Desabilitando o Windows Defender :

O Windows Defender ajuda a proteger o seu computador... Ele possui um mecanismo “anti-spyware” e proteções de partes do Windows (Impedindo que programas se adicionem a inicialização do Windows sem que você de permissão antes, por exemplo). Infelizmente ele é muito pesado e não é uma solução “totalmente eficiente”.

Para desabilitar ele siga os seguintes passos:

Entre no Menu Iniciar, então em Painel de Controles, e escolha a opção “Segurança”... Entre agora em “Windows Defender”

Com o Windows Defender aberto entre no botão “Ferramentas” e então entre em “Opções”...

Em “Verificação automática” desmarque a opção: “Verificar meu computador automáticamente(recomendado)”

Desça a barra de rolagem até você ver o cabeçalho “Opções de proteção em tempo real”

Desmarque a caixa “Usar proteção em tempo real(recomendado)”

Desça a barra de rolagem até você ver o cabeçalho “Opções Avançadas”

Desmarque as 3 caixas de opções...

Desça a barra de rolagem até você ver o cabeçalho “Opções do Administrador”

Desmarque a caixa “Usar o Windows Defender” e também desmarque a opção: “Permitir que todos os Usuários usem o Windows Defender”

Clique no botão “Salvar”. (Reinicie o micro caso seja pedido)

Para substituir o Windows Defender leia a segunda parte desse GUIA, na seção "Segurança" quando eu falo sobre os "Anti-Spywares"

Desativando outros recursos de segurança do Windows que você não vai usar:

Central de Segurança do Windows

A central de segurança só “serve” para te avisar quando alguma coisa que o Windows julgue como necessário para segurança não esteja funcionando como o “Windows deseja”... Como vamos manter o computador seguro de outras formas, o uso da Central é puro desperdício de recursos.

Entre no Menu Iniciar e digite: services.msc

(Se você usa o Menu Iniciar Clássico...entre no Menu Iniciar e então entre em Executar e digite: services.msc

Aperte ENTER

Nessa tela que abriu procure pelo nome “Central de Segurança” e de um duplo clique nela.

Em “Tipo de Inicialização” escolha a opção “Desativado”... clique no Botão Aplicar e então no botão OK. (Reinicie o micro, ou continue aplicando as modificações a seguir, reiniciando mais tarde).

Não esqueça de ler a seção de segurança desse "guia" para aplicar as modificações que substituem as defesas embutidas do Windows...

Desativando o AERO do Windows (No Windows Home Basic ele já se encontra desativado)

O serviço AERO do Windows faz com que as janelas fiquem com bordas transparentes... e o que quando você aperte a tecla “Windows +TAB” um efeito 3D ocorra... Infelizmente esse serviço é extremamente pesado demandando além de memória aceleração 3D por parte de sua placa de vídeo.

Vamos a desativação:

No seu desktop clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Personalizar”... escolha agora a opção “Cor e aparência de janela” ... Na tela que abriu escolha uma das seguintes opções:

Básico do Windows Vista (idêntico ao tema com AERO... só mudando as bordas translúcidas e o efeito Flip3D...);

Ou então “Padrão do Windows” ou “Tema clássico do Windows”... são os temas mais leves... mas tem aparência do Windows 95...

Pessoalmente eu acho que o tema “Básico do Windows Vista” é muito bonito e leve...

Desativando outros recursos do Windows

Alguns recursos instalados do Windows você nunca vai usar... mas eles estão lá instalados e consumindo nossa preciosa memória... Vamos desabilitá-los!

Entre no menu Iniciar, então no Painel de Controles e agora escolha a opção “Programas”... escolha a opção “Ativar ou desativar Recursos do Windows” (aguarde em quanto a lista é preenchida):

O principal item a ser desmarcado aqui é o “Serviço de Indexação” (esse serviço fica varrendo seu HD em procura de novos arquivos... ele faz um “catálogo” para o Windows desses arquivos e isso faz com que suas buscam sejam mais rápidas... Infelizmente esse recurso consome memória e fica usando o disco rígido o tempo todo... E vejam bem... as buscas vão continuar funcionando normalmente sem esse serviço... e do meu ponto de vista, elas continuam rápidas... Portanto desmarque MESMO !

Além disso você ainda pode desmarcar: Jogos (se você não gosta deles), Espaço de Reunião do Windows (se você não sabe o que é ou não usa), Serviços de Impressão (se você não tiver uma impressora), Componentes Opcionais do Tablet PC (se você não sabe o que é ou não usa um Tablet).

Terminado as modificações aperte o botão OK. (Aguarde a aplicação das mudanças e reinicie se for pedido).

Desativando a indexação dos discos também...

Além do serviço de indexação do Windows a gente vai desativar a indexação dos discos!

(A indexação dos discos tem o mesmo propósito do serviço... agilizar pesquisas... mas como as mesmas funcionam bem sem isso... e já que isso fica consumindo recursos preciosos... vamos mandar tudo pra lua!)

Do seu Desktop clique duas vezes no ícone “Meu Computador” (se ele não estiver visível entre no Menu Iniciar e clique no botão “Computador” de lá).

Aqui vão aparecer ícones de todas as suas partições, drivers de CD/DVD, disquetes, etc...

Repita o proscesso descrito a seguir em todos os ícones referentes a partições:

Escolha a opção Propriedades... e nessa nova tela que abriu desmarque a caixa “Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo”. De aplicar (aguarde todo o processo) e então de OK.

OBS: Se o Windows vier com alguma mensagem durante esse processo simplesmente escolha a opção “Ignorar”... isso é normal e você não foi prejudicado de forma alguma OK.

Desabilitando o recurso “Restauração do Sistema”.

O recurso restauração do sistema do Windows vai criando “pontos de restauração do Windows de forma que “caso algum imprevisto ocorra” (vírus/pragas/drivers ruins/erros/etc..) você possa voltar “atrás” resturando o Sistema a um estado anterior no qual ele funcionava!

Dizendo assim parece um recurso interessante... mas ele tem vários “problemas”... Primeiro que é um recurso devorador de memória e devorador de espaço em disco. Segundo que vírus e pragas usam esse recurso para voltar a aterrorizar o usuário mesmo depois de terem sido eliminados (anti-vírus decentes não deixam isso acontecer... mas com proteção decente você nunca vai ter que usar esse recurso mesmo). E para piorar ainda mais TUDO o que foi instalado depois do ponto de restauração estará “não funcional” ou “defasado”... Por exemplo: Programas novos perdem seus registros e atalhos... drivers são totalmente desinstalados (numa mudança mais séria de hardware isso é um grande problema)... O Windows fica uma “caca”... e você só vai conseguir deixar ele redondo de novo se tiver conhecimento e paciência para restaurar tudo “na mão” ... ou então você vai ter que formatar o micro e começar tudo de novo.

A moral da história é que existem meios de se ter “backups” de emergência sem utilizar esse recurso “devorador” e de certa forma “inútil”.

Para desabilitar ele:

Vá no menu Iniciar, entre no Painel de Controles e escolha a opção “Sistema e Manutenção”... escolha agora a opção “Sistema”...

Nessa tela entre na opção (que fica na lateral esquerda) “Proteção do Sistema”...

Agora, nessa tela, você vai ver uma lista com todas as suas partições... simplesmente desmaque TODAS e aperte o botão “APLICAR”... espere pelas modificações e então aperte o botão OK. (Reinicie se for pedido).

Nas dicas de segurança, vou dar uma geral em “como fazer backups” e ter um sistema de “emergência”...

Desabilitando a desfragmentação automática dos Discos

O HD se fragmenta com o tempo... perdendo velocidade... isso é fato. Desfragmentar ele ajuda a melhorar a velocidade do mesmo. Infelizmente o Windows consome recursos preciosos ao deixar essa tarefa “automatizada”... Nós vamos desabilitar isso!

Entre no Menu Iniciar, e então em: "Todos os Programas" (ou "Programas" no menu clássico), entre em "acessórios" e então em "Ferramentas do Sistema"... por fim escolha a opção “Desfragmentador” (Defrag ou dfrgui em alguns)...

Desmarque a opção “Desfragmentar seguindo um agendamento (recomendado)” de OK e feche.

Para não ficar sem o defragmentador faça o seguinte... uma vez a cada 15 dias, entre lá e faça manualmente clicando no botão “Desfragmentar agora”... (se você é dessas pessoas que esquecem crie um atalho no Desktop e jogue esse atalho numa pasta chamada por exemplo de Manutenção)

Quando você tiver tempo, você desfragmenta! (e o Windows não “puxa” recursos durante todo o tempo).

Desativando a Barra Lateral do Windows

A barra lateral do Windows é um novo aplicativo da Microsoft muito interessante. Um dos “diferenciais” da parte estética do Windows Vista que busca trazer vários outros “pequenos” aplicativos chamados “Gadgets” para área de trabalho, dentre eles temos coisas como relógios, calendário, medidor de CPU, mini “slide” de fotos, previsão do tempo, etc... E você ainda pode procurar na Internet por mais deles... com diversas funções.

Mas infelizmente é mais um aplicativo que consome memória e outros recursos. Para vocês terem uma ideia, no meu micro, usando apenas “4 gadgets” (relógio, calendário, previsão do tempo e medidor de CPU) é consumido mais de 40MB de memória:

Além disso muitos gadgets utilizam outros recursos... Por exemplo, o de previsão do tempo tem que acessar a Internet constantemente para “saber” a previsão do tempo... O que mostra slides de fotos fica acessando seu HD para fazer a troca das fotos... e por aí vai.

Se a busca é velocidade... Desabilitar a barra lateral vai ajudar um bocado.

Vamos fazer isso:

As configurações da barra podem ser acessadas pelo ícone dela na barra de tarefas... (perto do relógio) eu circulei em verde para ficar mais fácil de localizar:

Simplesmente clique com o botão direito sobre o ícone e selecione a opção Propriedades. Nessa nova tela que abriu desmarque a opção “Iniciar a barra lateral quando o Windows for iniciado”.

Isso impede que a barra de tarefas inicie com o Windows... (se você quiser, pode fechar ela manualmente agora... clique novamente no ícone com o botão direito do mouse e escolha a opção “Sair”.

Ready Boost

A Microsoft incluíu uma tecnologia interessante no Windows Vista... chamada de Ready Boost. Básicamente ela pode usar uma memória “adicional” no formato de uma memória FLASH (Uma PenDrive por exemplo) para acelerar o Windows Vista.

Essa tecnologia é controversa. Muitas pessoas que a usaram não sentiram diferença nenhuma... em outras a diferença foi bem grande.

Vamos aos fatos: Para usar essa tecnologia de forma benéfica você precisa ter uma memória Flash rápida o bastante. (Por exemplo uma PenDrive da Corsair modelo Voyager). E seu computador só vai se beneficiar desse recurso se ele tiver pouca memória RAM (1GB ou menos) ou HDs lentos (por exemplo os de 5400RPM ou mais fracos... comuns em notebooks).

Além disso a tecnologia precisa de “um tempo” de uso antes de começar a melhorar a velocidade do PC.

Então vamos ao veredito:

Se você tem um computador com menos de 1GB e/ou com HDs lentos você vai querer usar essa tecnologia. Você vai precisar de um PenDrive (ou uma memória Flash) com velocidade boa...

Uma lista de pendrives boas para tal recurso você encontra AQUI! (Em inglês)

Para ativar o recurso, insira a pendrive no PC... Entre no Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone referente a Pendrive (ou a memória FLASH) e selecione a opção “Propriedades”... Vá até a aba “ReadyBoost” e maque a opção “Usar esse dispositivo”. No campo “Espaço reservado para acelerar” selecione toda a capacidade de seu dispositivo.

Agora, se você não se enquadra nas regras acima, ou se não tem uma memória FLASH... você pode ganhar desempenho desabilitando o serviço “Ready Boost”. (Pois eles também “come” recursos da máquina simplesmente por estar habilitado).

Para fazer isso entre no Menu Iniciar e digite: services.msc

(Se você usa o Menu Iniciar Clássico...entre no Menu Iniciar e então entre em Executar e digite: services.msc

Aperte ENTER

Nessa tela que abriu procure pelo nome “ReadyBoost” e de um duplo clique nele.

Em “Tipo de Inicialização” escolha a opção “Desativado”... clique no Botão Aplicar e então no botão OK. (Reinicie o micro, ou continue aplicando as modificações a seguir, reiniciando mais tarde).

Desabilite a Compactação Diferencial Remota

Esse é um recurso de rede que diminui a banda necessária para operações com arquivos... compactando os dados... O “porém” é que esse recurso é ativado por padrão, mesmo quando o usuário nem sequer usar rede. (Uma das coisas que está para ser corrigida no SP1 por sinal)

Sugestão:

Se você não está usando rede desabilite o serviço.

Se você usa rede, mas troca/modifica arquivos eventualmente, desabilite também.

Caso use rede, e faça muitas operações com arquivos (mover/copiar/alterar/criar conteúdo novo na rede) deixe habilitado.

Para desabilitar esse serviço:

Entre no menu Iniciar, então no Painel de Controles e agora escolha a opção “Programas”... escolha a opção “Ativar ou desativar Recursos do Windows” (aguarde em quanto a lista é preenchida):

Na nova janela procure e desmarque a opção ”Compactação Diferencial Remota”.

Desligue a Hibernação do Windows

A não ser que você use a hibernação do Windows, esse recurso é totalmente dispensável... (E ele quando ativo consome muitos recursos do sistema... quem busca velocidade deve evitâ-lo)

Para desativar:

Entre no “Painel de Controle” e então em "Hardware e Sons" e por fim em “Opções de Energia”... Clique então em “Alterar suspensão da atividade do computador” (no menu a esquerda) e então em “Alterar configurações de energia avançadas”, expanda o ítem “Dormir” e então expanda “Hibernar após” insira o valor “zero” (em números) ... para finalizar clique em Aplicar

Bom... agora a hibernação está desativada. Mas mesmo assim o Windows mantém um arquivo no HD (relacionado a hibernação) que ocupa o mesmo espaço em disco que o usuário tem de quantidade de memória.

(Um usuário com 512MB de memória terá perdido 512MB de HD... um usuário com 4GBs de memória terá perdido 4GBs de HD).

Para "pegar" esse espaço de volta é necessário fazer um pequeno truque:

Entrar no Menu Iniciar --> Todos os Programas --> Acessórios --> Prompt de Comando

Agora que você está no CMD (no terminal do DOS) e digite:

powercfg -h off

Aperte ENTER

Isso "some" de vez com o arquivo hiberfil.sys (O dito cujo que ocupava espaço no HD sem que você estivesse usando)... (Se você quiser usar a hibernação depois disso, é só ativa-la no Painel de Controle...)

Configurando os serviços do Windows

A Microsoft configurou o Windows Vista para que o mesmo funcione em modo de “compatibilidade”, ou seja, se um usuário qualquer porventura pode vir a usar um determinado recurso, então “vamos deixar ele habilitado por padrão”.

Essa é a metodologia correta, afinal de contas torna o VISTA bem compatível e cheio de recursos... Mas a gente que “sabe o que usa” e o “que quer no micro” pode dar uma “melhorada” nisso alterando as configurações padrões do Windows Vista para que elas se adequem ao nosso perfil.

Logo mais eu vou dar uma lista de serviços que podem ser desativados, ou colocados em “operação manual” sem maiores “percas” para o usuário.

Muitos serviços eu deixei de fora dessa lista... os motivos são dois: Ou o serviço já vem configurado de fábrica de forma satisfatória, ou o mesmo está ligado a vários outros serviços e a gente necessitaria saber muito mais a fundo “sua ligações”; Afinal de contas “cada caso é um caso”...

Se o usuário desejar se aprofundar nesse tema eu recomendo a leitura deste SITE! (em inglês)

Nesse site você encontra uma lista com todos os serviços, recomendações voltadas a velocidade (tweak) ou estabilidade (safe) e ainda os valores padrões que a Microsoft escolheu... além disso é possível ver os detalhes de cada serviço...

Mas vamos a minha recomendação:

Primeiramente para mexer com serviços siga os passos:

Entre no Menu Iniciar e digite: services.msc

(Se você usa o Menu Iniciar Clássico)Entre no Menu Iniciar entre em Executar e digite: services.msc

Aperte ENTER

Agora estamos no Navegador de Serviços do Windows Vista... Na lista que eu vou passar a seguir minhas recomendações serão de “Desativação” ou operação “Manual” de um dado serviço. Para alterar essa condição de um serviço qualquer basta dar um clique duplo sobre ele...

Nessa nova janela que abriu fique atento ao campo“Tipo de Inicialização”... E então escolha a opção desejada conforme a lista (Desativado ou Manual)... clique no Botão Aplicar quando tiver aplicado a mudança... Quando você tiver terminado todas as mudanças reinicie o micro para que as alterações entrem em vigor.

DICA: Se a alteração de algum serviço causar um problema qualquer no seu PC, basta coloca-lo no manual ou no “padrão” do Windows (a lista dos padrões você encontra AQUI!)

LISTA

Desativados

Backup do Windows (Se você não usa)

Diretiva de Remoção de Cartão Inteligente (Se você não usa, ou não sabe o que é)

Cartão inteligente (Se você não usa, ou não sabeo que é)

Central de Segurança (Se você seguiu as outras dicas de desempenho e segurança do artigo)

Serviço de Notificação de Eventos do Sistema

Serviço de Relatórios de Erro do Windows

Acesso a Dispositivo de Interface Humana (Se você não tem um... pessoas com joysticks ou teclado especiais devem deixar essa entrada no “Manual”)

Fax (se você não usa os serviços de FAX pelo computador)

Horário do Windows (Se desabilitado o Windows não vai atualizar o relógio automaticamente)

Cartão inteligente (Se você não usa ou não sabe o que é)

Controle dos Pais (Se você não usa)

Registro remoto (Desative por motivos de segurança)

Logs e alertas de desempenho

Windows Defender (Se você seguiu o artigo... caso você use o Windows Defender deixe em automático)

Telefonia

Serviço de Entrada de Tablet PC (Só não desative caso você use um Tablet PC)

Firewall do Windows (Só desative caso tenha instalado outro programa firewall!)

Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis (Se você não conecta no micro dispositivos portáteis tais como PenDrivers, players do estilo iPod, etc...)

Superfetch (Só desative caso seu micro tenha 1GB ou menos de memória e/ou você tenha HDs lentos, como os de 5400RPM)

Manual

Agente de Diretiva Ipsec,

Auxiliar NetBIOS TCP/IP

Cliente da Web

Server (Se você usa rede/ compartilha internet deixe em automático)

Gerenciador de Sessão do Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho (se você usa o AERO deixe essa opção em automático, pois o AERO depende deste serviço... agradecimentos ao usuário NitroThunder pelo aviso)

KtmRm para Coordenador de Transações Distribuídas

Serviço Auxiliar de Compatibilidade de Programas

Serviços de terminal

Windows Search (Se você usa os indexadores do Windows deixe em Automático)

Serviço de Diretiva de Diagnóstico

Serviço de transferência inteligente de plano de fundo

Serviços de criptografia

Cliente DNS

Host de dispositivo UpnP

COM+ evento do sistema

Agrupamento de Rede de Mesmo Nível

Auxiliar de IP

Cliente de rastreamento de link distribuído

Detecção do hardware do shell

Experiência com Aplicativo

Logon de rede

Logon Secundário

Iniciador de Serviços do Windows Media Center

------------------------------------------------------------------

Desabilitando funções de REDE que você pode não estar usando:

O Windows Vista consome alguns recursos extras ao estar "pronto" para funcionar em rede... você pode se livrar de alguns deles (ganhando velocidade) se não usar esses recursos...

Vamos dar uma olhada neles, para isso siga os passos:

Entre no "Menu Iniciar", e então em "Painel de Controles", clique na opção "Rede e Internet" e por fim em "Central de Rede e compartilhamento"...

Aqui vemos vários desses recursos vamos a eles:

"Descoberta de Rede" --> Esse recurso faz com que o Vista fique procurando novas redes, se você não usa uma rede você pode desativar esse recurso... (E ele não é essencial para uso de Internet... somente para REDE mesmo)...

"Compartilhamento de Arquivos" --> Essa função disponibiliza pastas e arquivos do seu computador para a rede... (essas pastas e arquivos devem ser indicadas para que esse recurso funcione)... Se você não usa rede, ou se seu computador não compartilha nada de si com a rede (mesmo que ele acesse) você pode desabilitar esse recurso!

"Compartilhamento de Pasta Pública" --> Funciona como o compartilhamento de arquivos, só que em pastas pré definidas pelo Windows Vista... Se você não usa rede, ou se seu computador não compartilha nada de si com a rede (mesmo que ele acesse) você pode desabilitar esse recurso!

"Compatilhamento de Impressoras" --> Se você não compartilha uma impressora em rede, você pode desabilitar esse recurso. (Ele ajuda um bocado já que o Windows Vista vai parar de tentar procurar uma toda vez que você entra no Windows Explorer)... Aliás mesmo que você tenha uma rede, se você não compartilha impressoras, você pode desabilitar!

"Compartilhamento protegido por senha" --> Se você usa alguma das funções acima numa rede protegida (aonde somente usuários com nome de usuário e senha podem acessar os arquivos) você deve deixar esse recursos ativado, caso contrário (se sua rede é doméstica ou de empresa aonde os usuários são confiáveis) ou se você não usa rede, pode desabilitar esse recurso!

"Compartilhamento de mídia" --> Toda a sua biblioteca de músicas e vídeos do Windows Media Player 11 podem ser compartilhadas em rede com esse recurso. Se você tem uma rede e usa esse recurso deixe ativado, caso não use o recurso, ou não tenha uma rede desative!

---------------------------------------------------------------------------------

Desabilitando funções de "Cópia Sombra"...

Um recurso do Vista que faz backups de todos os seus arquivos (inclusive de versões deles) sem intervenção do usuário. É um recurso interessante para micros que precisam de soluções de backups alternativas.

Mas para usuários domésticos (ou os que querem tudo rápido como nós) é um serviço que só atrapalha, pois além de consumir processamento e memória, o serviço usa e abusa dos discos (HDs) podendo consumir mais de 30% do espaço disponível, além de fazer constante uso dos HDs (tornando o sistema mais lento.)

Em especial nas edições "Bussiness" e "Ultimate" do VISTA esses recursos vem ativos. Mas a dica para desativação pode ser usada em qualquer versão do VISTA. (E eu recomendo que seja seguida).

Para desativar:

Entre no menu iniciar e digite: services.msc e aperte ENTER. (Se você usa o Menu Iniciar clássico, ente no menu iniciar, e então em executar, digite: services.msc e aperte ENTER.)

Nessa janela que abriu procure pelo seguinte serviço:

Cópia de Sombra de Volume

Clique duas vezes nele... nessa nova janela que abriu em "tipo de inicialização" escolha "Desativado". Clique em aplicar, depois em OK.

Agora procure pelo serviço:

Provedor de Cópia Sombra de Software da Microsoft

Como antes, clique duas vezes nele... nessa nova janela que abriu em "tipo de inicialização" escolha "Desativado". Clique em aplicar, depois em OK.

Isso desativa o recurso completamente!

---------------------------------------------------------------------------------

Desativando a ferramenta de "Relatórios de Problemas e Soluções" do VISTA.

Essa ferramenta, exclusiva do VISTA, busca auxiliar o usuário com dicas e soluções referentes a compatibilidade de programas, versões de programas, etc...

Infelizmente ela quase nunca traz resultados positivos, normalmente a base de dados é apenas em inglês... e mesmo para os que entendem as "sugestões" dessa ferramenta elas são muito vagas e simples.

Por exemplo, você tenta instalar um jogo antigo no computador com o VISTA... Tenta executa-lo e o mesmo trava... Essa "ferramenta" entra em ação sozinha para te dizer que existe (se existir) um patch para o jogo e que o mesmo pode ser encontrado no site do fabricante.

Ou ainda, como exemplo, se um determinado programa travar demais, essa ferramenta tenta buscar a solução... (normalmente quando a mesma é encontrada diz respeito a uma nova versão do programa, ou de uma questão de incompatibilidade com um outro programa).

Como esses casos acima são raros, e ainda por cima, podem ser resolvidos pelo usuário sem ajuda alguma, eu acho que os recursos dessa ferramenta do VISTA podem ser desativados sem nenhum remorço.

E isso dá um belo "gás" adicional ao PC.

Essa ferramenta consome (e em excesso) muito poder da CPU, vários megabytes de memória e usa uma quantidade absurda de espaço em disco... (E quando ela está em estado ativo, ou seja, criando esses "relatórios" o aumento do consumo dos recursos acima sobe drasticamente. (em especial o do HD)

Então vamos ao que interessa... para desativar:

Entre no Menu Iniciar --> Todos os Programas --> Manutenção --> Relatórios de Problemas e Soluções.

Nessa janela que abriu clique na opção (a esquerda) "Alterar Configurações".

Nessa nova janela clique na opção "Configurações Avançadas"...

E por fim nessa última janela, abaixo de "Para os meus programas, o relatório de problemas é:" escolha a opção "DESATIVADO".

Aperte OK...

E pronto... mais uma carga "morta" do VISTA que foi mandada para o espaço !

(DICA: Depois de fazer essa alteração reinicie o PC e por fim passe uma "Limpeza de Disco" seguida de uma Desfragmentação... pois muitos gigabytes terão ido embora (aliás liberando espaço para você usar como quiser).

Jogos no Windows Vista

Parte 4/5 do artigo...

Esse é um tópico que mais fez as pessoas criticarem ou desistirem do Windows Vista.

Mas as coisas mudaram, é o “fim” do tabu (em 90% dos casos... só o pessoal com SLI/Crossfire que ainda tem uns “poréns”... mas que ainda são contornáveis)... e vamos ao “por que”.

Primeiramente, um dos grandes empecilhos iniciais do Windows Vista em relação a jogos eram os drivers... E não podemos colocar a culpa inteira sobre os ombros da Microsoft, ambas “ATI/AMD” e “NVIDIA” tem um grau bem grande de culpa, por não terem feito um trabalho tão bom e mais rápido...

Hoje em dia isso está muito melhor, tenho visto as duas gigantes do mundo gráfico trabalhando em novas versões de drivers, e junto com a Microsoft que liberou alguns patches exclusivos para os donos dessas placas.

O problema é que a maioria absoluta dos usuários de Windows nem sequer se dá ao trabalho de baixar drivers novos, muitos instalam o que vem no CD junto com a placa e simplesmente esquecem disso.

E para os que se mantêm atualizados, pretendo escrever sobre “algumas outras” dicas que vão melhorar e muito o desempenho em jogos do seu computador.

Primeiramente, é importante ler todo o artigo. Afinal jogos são aplicativos “super-pesados” e a gente precisa garantir que todo o resto esteja OK antes de seguir em frente. Então se você ainda não leu o artigo e aplicou as mudanças sugeridas faça-o.

Para não ser redundante, eu já havia comentado em quão importante é estar com os drivers atualizados certo ? Mas vamos enfatizar de novo! Atualize.

A diferença aqui é que vamos usufluir de drivers BETA também. (Drivers BETAS costumam ser vistos como “drivers em processo de teste”, e que “podem apresentar bugs”... isso não muda com o VISTA... mas como a Microsoft mudou a forma de assinar os drivers para “WHQL” muitos drivers BETAS atuais estão bem estáveis e apenas aguardando a versão final...

Por que esperar com um driver antigo, se já tem coisa comprovadamente melhor ?

OK... Os últimos drivers da Nvidia podem ser encontrados AQUI!

(Escolha a versão condizente com o seu sistema operacional, e quando estiver para efetuar o download, instale a versão “internacional” dos drivers se seu Windows for em Português do Brasil)

Os últimos drivers da ATI/AMD podem ser encontrados AQUI!

( Escolha a versão condizente com o seu sistema operacional, e quando estiver para efetuar o download, escolha a opção pelo “Portuguese” dos drivers se seu Windows for em Português do Brasil.)

OK... esse foi um bom primeiro passo. Mas tem muito mais coisas para fazer-mos.

Eu recomendo que após instalados os novos drivers o usuário imediatamente reinicie a máquina (para que as modificações entrem em efeito) e então entrem no Windows Update (na seção de Segurança tem um passo a passo se você estiver com dúvidas)... Pois com os novos drivers instalados pode ser que existam “Hotfix” exclusivos para sua placa disponibilizados pela Microsoft.(E eles podem melhorar mais o desempenho e corrigir bugs diversos).

Feito isso, (reinicie se for pedido), vamos atualizar o Direct X9 para a ultima versão disponível...

Isso mesmo! O Direct X9 é usado mesmo no VISTA, e ele não é atualizado “sozinho” (nem pelo Windows Update)... E apesar disso quase sempre saem versões novas dele com correções de bugs, e melhoras gerais.

Para baixar diretamente o Link está AQUI!

Desse ponto em diante estamos com: Drivers novos, Windows atualizado e o último DirectX disponível...

Mas não acaba por aí... Usuários da Nvidia, em especial, tem mais alguns “patches” que podem ser aplicados, de uma olhada AQUI!...

(Usuários da ATI/AMD me desculpem... mas eu não achei nada parecido na página do fabricante... se alguém tiver alguma dica, por favor poste!)

Agredimento especial ao usuário sabassp que ajudou com essas dicas acima em outro tópico....

Para finalizar esse parte do artigo, eu ainda tenho mais duas sugestões (que melhoram a velocidade de muitos jogos):

Primeiro configure seus drives, pelo painel de controle da sua placa (Nvidia ou ATI/AMD), nas configurações 3D, para deixar que “o aplicativo 3D decida”.

Isso impede alguns bugs, principalmente alguns voltados a benchmarks (3DMark) por exemplo.

Faça atualizações dos seus jogos! (Sim! Eles também recebem “remendos” de tempos em tempos). E configure a qualidade gráfica de acordo com o poder de sua VGA e PC... (Se você tiver dúvidas... pergunte!)

Alguns jogos perdem mais de 50% de desempenho (isso mesmo!) se a sincronização vertical estiver ligada... Se você desconfiar que seu jogo “ainda está lento”, tente desligar a sincronização vertical. (Geralmente isso pode ser feito de dentro do jogo mesmo, ou pelo painel de controles de sua placa).

Se você ainda quiser jogar com a sincronização vertical ligada, vá até o painel de controle de sua placa, e nas configurações 3D (geralmente sobre “opções avançadas”) ligue a opção “Buffer triplo”.

Isso ajuda bastante!... e você mantém a qualidade... (Porém mantenha desligado a opção se você desligar o sincronismo).

Nesse site: http://www.tweakguides.com/ (em inglês) vocês encontram, entre outras coisas, dicas de como “configurar” seus jogos detalhadamente... (se você ainda está descontente... vai fundo nesse site que existem muitas dicas).

Para finalizar, eu gostaria deixar “gravado” que depois que eu fiz essas coisas “no meu próprio” PC o desempenho em jogos no VISTA é idêntico ao XP. (Alguns jogos mais recentes inclusive rodam melhor no VISTA).

Alguns jogos que eu tenho rodado aqui recentemente no meu VISTA:

(Half-Life 2, Half-Life 2 Episode One, Couter Strike Source, Day of Deafeat Source, Need For Speed Underground2/Most Wanted/Carbon, Age Of Empires 3 + expansão, Oblivion + expansões, Fear, Microsoft Flight Simulator 10 Deluxe, Doom 3 + expansão, Quake 4 + expansão, Far Cry, BatleField 2, GTA San Andreas, Supreme Comander, etc...)

Fora um monte de jogos mais antigos, demos, etc... e TUDO rodou bem...

O único jogo que me deu trabalho foi o Knight of the old Republic 2... e foi resolvido com um pequeno “workaround” disponível no fórum oficial do jogo. Ou seja, será que o VISTA está ruim para jogos mesmo? Eu discordo!

É isso... espero que daqui pra frente a sua jogatina seja muito boa também no Windows Vista. E se você achar que as coisas ainda não ficaram “redondas” poste no fórum detalhadamente... garanto que eu e o pessoal vai ajudar!

-----------------------------------------------------------

Abraços... espero que ajuda bastante... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...