Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carro que segue linha


victorfm

Posts recomendados

Caros amigos, eu estou necessitando construir um carro que se movimenta somente sobre uma linha riscada no chão como nos vídeos:

Estou a procura de projetos. Fiz uma busca aqui no site, mas ainda não encontrei exatamente o que preciso, alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Antes de mais nada, peço desculpas por reavivar um tópico tão antigo. Ninguem pode ajudar o camarada na época, mas eu tenho de fazer um projeto realmente parecido com o que ele pretendia realizar, então acho melhor do que criar um novo tópico. Bem, vamos lá...

Tenho de fazer o projeto de um desses carrinhos, mas com nivel de complexidade bem menor. Estou no primeiro periodo de engenharia elétrica, e tenho uns 2 meses para entregar o carrinho funcionando.

A intenção é que o carrinho siga o percurso, sem curvas acentuadas, somente curvas bem abertas.

Tenho um projeto meio que pronto. Pretendo utilizar dois LDR, um de cada lado, controlando dois motores, um para cada roda. Ao ficar sobre a parte escura da pista, o LDR tem sua resistencia aumentada, o que desligaria o motor do lado oposto, através de um AO, para que o carrinho curvasse e retornasse para o trajeto.

É um projeto bem simples.

Queria saber se alguem tem alguma sugestão, se conhece um outro modo de controlar o carrinho ou se já fez alguma coisa do tipo. Minha ideia inicial era usar um LED como emissor, emitindo para o chão, e um fototransistor como receptor, para controlar o motor, mas a ideia do LDR parece infinitamente mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro RickO

Realmente o uso de um LDR fica mais simples, mas tem que lembrar que nenhum componente é automático. O LDR demora muito mais em relação a um fototransistor para se alterar eletricamente falando.

Eu recomendaria o uso de um led IR + um FotoTransistor.

Sem contar que o LDR é sensivel a todas as gramaturas de cor.

As vezes o mais difícil é sempre o mais certo!

Att. nadasica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nadasica, agradeço a recomendação.

Você tocou num ponto muito importante, o tempo de resposta do componente. Isso é fundamental para o projeto dar certo.

Tentarei modificar o projeto, para usar o fototransistor. De repente eu faço das duas maneiras.

Tinha ido direto para o LDR pela facilidade de encontra-lo. Não sei se encontrarei o fototransistor aqui em Vitória, mas vou procurar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia!

Estamos desenvolvendo um trabalho interdisciplinar que, para a plenitude de seu funcionamento, necessita de certas particularidades.

O objetivo do projeto é fazer com que um carrinho segue faixa, ou seja, precisamos acoplar no veículo um chip da motorola que obtenha uma determinada programação, em C para que ele, por reconhecimento de sensores, se movimente. Projetos desse modo pela LEGO é proibido.

Caso alguem tem o código desenvolvido no programa CodeWarrior em um mic Motorola poderia me encaminhar por email com máxima urgência. Obrigada cris

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra plataforma específica que voce quer eu duvido, mas o RickO terminou o trabalho dele e funcionou, pois vi esse trabalho apresentando em uma feira de Automação aqui em Vitória, e provavelmente foi o trabalho dele... Tenta mandar uma MP pra ele pra ver o dele, e voce adapta a sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai cara, fiz uma cadeira de técnicas digitais na faculdade e fizemos um projeto exatamente como esse. A diferença é que usamos circuitos lógicos mesmo, sem programar, só com nands e tal. Usamos um foto transistor tambem. Tenho aqui algumas coisas que podem ser uteis como um diagrama de estados, que tu pode se basear para fazer o programa e C, se for do teu interesse, me avisa que eu te passo, pois nao tenho agora comigo. Uma coisa a salientar, é que se voce usar só um sensor, o robo andará meio em zigue-zague, que foi como eu fiz, e assim talvez fique um pouco mais simples. Agora se quiser como o robo do primeiro video do inicio do tópico, creio que ele usou dois ou tavez mais sensores.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...