Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MSI - K9A2 Platinum & 790FX-GD70


Heberton(AMD)

Posts recomendados

-Este tópico era portanto literalmente voltado a K9A2 Platinum, como eu e o johanners feliz proprietário da nova 790FX-GD70, tá me fazendo inveja e combinamos de juntar as 2 placas no mesmo tópico, já que uma é baseada na outra, com mínimas diferenças!

Eis que ela (GD-70) e ele (johanners) fazem parte deste tópico!

Portanto, agora vocês tem informações não só da K9A2 Platinum assim como tb da 790FX-GD70!

Início:

Olá galera, venho aqui esclarecer especificações dessa placa-mãe, dúvidas, recomendações e coisas do tipo referente a esta Placa-Mãe de bom custoxbenefício.

Especificações:

-Socket: AM2/AM2+ (Pronta para CPUs AM3, a partir da BIOS 1.6)

-Processadores Suportados: Sempron, Athlon, Athlon X2/FX, Phenom X3/X4, Phenom II X3/X4

-Memórias Suportadas: Máximo de 8GB (DDR2-533/667/800/1066*) *(Apenas em processadores Phenom e os novos Athlon Codinome Kuma)

-Chipset Ponte Norte: AMD 790FX

-Chipset Ponte Sul: SB600

-HyperTransport 3.0* de até 5200MT/s ou 2600MHz *(Apenas para processadores que tem HyperTransport 3.0, caso não tenha o mesmo usará o 2.0(2000MT/s ou 1000MHz) ou 1.0(1600MT/s ou 800MHz)

-CrossFireX: Suporte para CrossFireX de 4 vias ou CrossFire de 2 vias.

-Slots: *2 PCI-Express x16 2.0 - Cor Azul

aaaaa:*2 PCI-Express x8 2.0 - Cor Azul claro

aaaaa:*Quando utilizado os 4 slots, automaticamente as pistas operaram em x16/ x0/ x16/ x0 ou x8/ x8/ x8/ x8, ou seja em modo CrossFire utilize os slots azuis de x16, em modo CrossFireX que utilizará as 4 pistas, as placas funcionarão em x8!

aaaaa:*1 PCI-Express x1

aaaaa:*2 PCI

-Portas IDE: 1 controlada pelo Chip SB600

-Portas SATA: 6; de 1 a 4 controladas pelo Chip SB600, de 5 a 6 pelo Chip extra Promise T3,

sendo essas 2 últimas com suporte a tecnologia SAS

-Portas eSATA: 2 soldadas no painel traseiro controladas pelo Chip Promise T3

-Portas Firewire: 2; soldada no painel traseiro e 1 disponível para conectar no espelho que acompanha a placa ou conectar no adaptador do gabinete. São controladas pelo Chip VIA VT6308P (Taxa de trasnferência de 400 MB/s)

-Funções RAID: 0, 1 e 0+1 pelo Chip SB600 nas portas 1, 2, 3, 4. E 0, 1 e 0+1 pelo Chipe Promise T3 nas portas 5 e 6 e nas 2 portas eSATA

-Chip de Áudio: Realtek ALC888/ALC888T de 8 canais e HD Audio 7.1

-Chip de Rede: Realtek 8111B conectado ao barramento PCI-Express (10/100/1000 MB/s)

-Conectores Internos: 1 ATX 24 Pinos, 1 ATX de 4 Pinos 12V para CPU, 1 ATX 4 Pinos auxiliar, 4 Conectores para FANs de 3 Pinos, 1 SPDIF, 1 Serial, 1 Floppy, 1 VOIP card header

Conectores do Back Panel: Conectores PS/2 para Mouse e Teclado, Firewire, SPDIF-Digital, 2 eSATA, 4 USB, 1 Lan, Conectores de Áudio.

Fotos

Corpo da Placa-Mãe:

k9a2platinumlh6.jpg

Back Panel e seus Conectores:

backpanelk9a2platzv4.jpg

Outros:

*A placa mãe é dotada de um cooler passivo que toca nos Chipsets ponte norte e sul e tb nos VRMs (Reguladores de tensão do processador). Tal cooler é denominado pela MSI de Circu-Pipe!

Suporte:

A MSI disponibiliza 2 programas para suporte e atualizações de Drivers e BIOS entre outros... que são eles:

-MSI LiveUpdate 3

-Dual Core Center

Dimensão:

30.5 cm (A); 24.5 cm (L); Formato ATX

Acessórios:

1 Cabo IDE, 4 Cabos SATA, 2 Cabos adaptadores 4 Pinos para SATA, 1 Espelho traseiro com 2 portas USB e 1 porta Firewire, No site diz que vem um cabo eSATA para SATA (Na minha não veio)

Outros Fatores:

-Certas placas de vídeo podem não encaixar no primeiro slot PCI-Express, devido a inclinação do duto de cobre do cooler da placa mãe está um pouco alto, fazendo assim com que algumas placas de vídeo grandes, não possam ser instaladas nesse slot... um exemplo é a HD3870.

A minha HD4870 toca nesse duto e até empurra-o um pouco para baixo, mas encaixa e funciona normalmente!

-Muitos relatam que não conseguem fazer RAID pelo Chip Promise T3 nas portas 5 e 6, já tentei e tb não consegui, se você conseguiu poste aqui pra gente e diga como o fez!

Links:

-Link para a placa!

-Download BIOS MS-7376 (Versão 1.8)

Lojas:

-Plug Informática: R$: 799,00

-Boa Dica: Várias lojas com vários preços de várias placas-mães, inclusive a K9A2 Platinum

-King Net: R$: 699,99

Bom é isso, aqueles que quiserem perguntar algo sobre a mobo, a vontade... estarei aqui para ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Olá tenho uma MSI K9A2 Platinum como descrito na minha assinatura!

Quando a vi me apaixonei à primeira vista!

Bom, mas acho que isso aqui não interessa!

hehe, podemos vir a tornar esse tópico oficial com a ajuda de vocês é claro!

mas para isso, perguntem e perguntem e me recomendem testes de overclock que irei fazer...

meu processador tb descrito na assinatura é o 6000+

e irei postar aqui quando eu fizer o primeiro over a partir do Overdrive da AMD!

velho você consegui usar o raid das portas promise t3 aquelas duas vermelhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Diego, recentemente também comprei essa placa e até mesmo por um bom preço. Mas, ao chegar em casa para montar a máquina, qual foi a minha decpção? A minha placa de vídeo (ATI RANDEON 3870 DIAMOND VIPER 512) não conseguia se encaixar no primeiro slot PCIEX por causa da canaleta que sai do dissipador de calor (Heat-Pipe) da Ponte-Sul. Essa canaleta faz uma curva para cima justamente onde a extensão da placa de vídeo passa. Uma tremenda mancada da MSI. Tudo bem então! Ela tem 4 PCIEX! Então, fui para o segundo slot, e também não poderia encaixá-la ali. Pois, a extensão da Placa de Vídeo ficava em cima das portas SATA. E como eu estava usando um sistema RAID 0 com 4 HDS de 80 GB, conclusão, não deu. Tudo bem! Vamos para o terceiro slot. Consegui neste. Mas, se quissesse fazer uma ponte ATI CROSSFIRE, não conseguiria, pois, além desses dois slots estarem inutilizados, o quarto slot também não poderia receber outra placa como esta, pois, obstruiria as conexões de Disket e as portas USB. Enfim, tive que me contentar com o terceiro slot mesmo.

Se alguém possui uma Placa de Vídeo dessas modernas que tem uma extensão além do slot PCIEX, é bom pensar antes de comprar essa placa.

Em breve vou mandar um email com fotos para São Paulo (MSI) para que eles possam enviar para a fábrica da MSI internacional falando desses detalhes.

Agora me pergunto: como um desenhista ou projetista de uma Placa-Mãe tão renomada como a MSI faz uma besteira dessas? Será que ele não viu que as novas placas de vídeo estão com uma extensão além do slot PCI EX? É lamentável que um projetista faça isto! Mas, é verdade!

Minha Configuração: K9A2 PLATIUM, PHENOM 9850 QUAD CORE, ATI DIAMOND VIPER 3870/512, 4 GB KINGSTOM, FONTE COOLER MASTER 650 WATTS, 4 HDS SANSUMG 80 GB EM RAID 0, Gabinete Action Game da Clone, 2 DVD'S LG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho uma K9A2 Platinum com um CFx de 4870+4850, utilizando os slots 1 e 3 (PCIe 16x) e elas encaixam numa boa... a primeira, como bigbeto falou, meio que "pega" no heat-pipe, mas encaixa sim... uma excelente placa, estou usando um 9850BE, em 15X (tava rodando ele a 3GHz no XP, mas no Vista dá BSOD, tava, faz o diabo... fazer o que, ainda não achei o motivo... o clock base ficou em 205MHz, dando um up nas memos, sb, nb e proc... uso todos os satas... o layout dela é meio estranho pra algumas coisas, tipo no meu caso perdi o pcie 1x por causa da 4870, mas é contornável.... vale o preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá galera!!

Tenho uma placa dessas, e tambem compartilhei do problema com a placa de video, mas encaixa sim, como o amigo IVCARLOS falou, so pega um pouquinho na curva, mas encaixa e funciona na boa.

Bom, mas se me permitirem vou ao ponto, pois gostaria de saber se algum de vocês tiveram problemas de compatibilidade com as memorias?

Tenho dois pentes de memoria Patriot Viper de 2GB cada, 1066MHZ, mas que não rodam nem a pau acima de 800MHZ, ja tentei de tudo, mas não rodam se não for em 800MHZ ...

Como já troquei as memorias com o fornecedor e ja testei em outro maquina e rodou, pergunto se algum dos amigos teve algum problema desse tipo, ou se conhecem alguma maneira de resolve-lo??

Valeu!!

Config da maquina:

MB MSI K9A2 PLATINUM

PHENOM 9850 BE

ATI RADEON HD 3850 512MB

4GB PATRIOT VIPER 1066MHZ (2X2GB)

500GB MAXTOR SATA 2

FONTE SATELLITE 1000W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

ele bebeu. como é q tu vai colocar sli numa placa com chipset ati?

voltando ao assunto: desde q nasceu essa é a minha grande preferida de design, a única com espaço de sobra pra um quad-xfire de verdade. porém, com a ascensão definitiva de placas x2, isso cai por terra. só uma coisa, fizeram umrespin dela com aquele southbridge novo no fim ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele bebeu. como é q tu vai colocar sli numa placa com chipset ati?

voltando ao assunto: desde q nasceu essa é a minha grande preferida de design, a única com espaço de sobra pra um quad-xfire de verdade. porém, com a ascensão definitiva de placas x2, isso cai por terra. só uma coisa, fizeram umrespin dela com aquele southbridge novo no fim ou não?

Que eu saiba não johanners, e a MSI ainda não se pronunciou sobre isso!

Talvez, talvez ela venha como K9A3 Platinum ai já será o SB750 embutido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba não johanners, e a MSI ainda não se pronunciou sobre isso!

Talvez, talvez ela venha como K9A3 Platinum ai já será o SB750 embutido!

Aí praticamente estaria decidida a minha próxima MB (muuuito adiante ainda infelizmente), uma vez q viria até com raid5 habilitável (tudo de bom)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí praticamente estaria decidida a minha próxima MB (muuuito adiante ainda infelizmente), uma vez q viria até com raid5 habilitável (tudo de bom)

Concordo seria uma ótima e maravilhosa placa mãe. mantendo as características físicas trocando o chip ponte sul, adicionar suporte ao RAID 5 e outros 10 por exemplo e JBOD, ou é pedir demais?

Eu queria que eles fizessem uma coisa pra tornar essa K9A2 Platinum impecável, aperfeiçoar a BIOS na área de overclock!

Falta configuração de PCI-E pra sincronizar com o FSB ou não, falta alterar tensão do SB, adicionar overvolts em pequenas quantidades e não em elevações pré-definidas pela mobo!

Isso facilitaria o overclock nessa mobo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se bem q pra mim, linux user, essas fakeraid q vem nos chipsets são tecnicamente inúteis... a menos q eu queira sofrer demais pra fazer elas funcionarem por um aumento de performance insignificante ante a raid por software do SO... ;)

agora imagina ela com, digamos, 4 hd4890x2, ou quem sabe as supostíssimas 4970x2? agora, imagina uma máquina dessas pra fazer f@h, ou o q eu e o xita pensaríamos, com o gromacs compiladinho redondo pra fazer as nossas simulações pessoais nelas, rodando 8 sistemas por vez...

cara, eu penso nisso, penso no meu doutorado... e penso, ai, como era dura a vida! :D

ah, e a única pergunta q não quer calar pra mim: porque diabos que SÓ a msi teve CÉREBRO pra dispor das pci-e 16x daquela forma? tudo bem, entendo ela ser a primeira, mas q eu saiba ela não patenteou, logo, porque não copiaram ô *******? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora imagina ela com, digamos, 4 hd4890x2
... seria bem interessante, a não ser pelo fato de que o 'X' do CrossfireX Significar 4 pontas, ou seja, o máximo a ser utilizado são 4 GPU's ... no caso de placas com o Chipset 790FX (tipo a K9A2 Platinum) pode-se ligar 4x 4870, o que não seria muito diferente de 2x 4870X2 .... pode atentar para esse detalhe se você reparar na quantidade de conectores Crossfire existe nas placas ( na 4870 tem 2 e na 4870X2 tem apenas 1 ) como ligar mais que duas 4870x2 nesse caso ??

... amigos 4x 4870 acho ser investimento de risco, porque pra upgrade posterior complica ... pra temperatura tambem não deve ser muito interessante ...

por essas e outras que prefiro o 790X, este tem apenas 2x PCIx 16 ... o que possibilita a ligação de 'apenas' duas 4870X2, formando o mesmo crossfireX ... e tenho dito !

------------------------------------------------------------------------

se bem q pra mim, linux user, essas fakeraid q vem nos chipsets são tecnicamente inúteis...
ah que ótimo saber que é Linux User .. he he ...

sim esses fake raids são mesmo inuteis no caso do pinguin, que 'ignora' a maquiagem do raid onboard e controla diretamente os discos, mas você teria condições de me informar se o ganho de performance usando o tal do DmRaid é tão baixo assim ??

porque tenho o Fedora 10 nesse Disco de 80GB, mas todos os meus arquivos estão no arranjo que 'enganou' o windows e como sabe não consigo acessar, tsc, isso é mesmo complicado, não se acha quase nada no mundo open source que suporte decentemente os SB600/SB700 da vida, ainda assim, depois teria ativar o NTFS-3g ... nossa vida é complicada. no windows o ganho de performance é bom, mas to pensando em backupear tudo e desfazer o raid (triste história)-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz muito tempo q eu vi um teste, na época em q tentamos entender porque q a raid do chipset não funcionava no master do cluster. o ganho é mísero, não valia a pena. Acho q "fake raid" no google talvez te permita achar algo. ;)

Qto ao hnúmero de gpus, sim, todo mundo sabe q só se pode colocar ainda até 4 gpus em xfire... mas, afinal de contas, isso é só pra vídeo, né? quero dizer, e se eu quisesse colocar mais duas pra aplicações de gpgpu exclusivamente, afinal de contas daria pra fazer ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faz muito tempo q eu vi um teste, na época em q tentamos entender porque q a raid do chipset não funcionava no master do cluster. o ganho é mísero, não valia a pena. Acho q "fake raid" no google talvez te permita achar algo. ;)

Qto ao hnúmero de gpus, sim, todo mundo sabe q só se pode colocar ainda até 4 gpus em xfire... mas, afinal de contas, isso é só pra vídeo, né? quero dizer, e se eu quisesse colocar mais duas pra aplicações de gpgpu exclusivamente, afinal de contas daria pra fazer ou não?

Acho que sim johanners, pois quando a AMD lançou a HD3870X2 ela disse que era possível usar 16 monitores em uma única plataforma ou seja 16 monitores seria 4x4; 4 placas com 4 saídas de vídeo, sendo 2 saídas para cada chip! já que a X2 são 2 chips!

acho que é possível sim colocar 4 X2 nos 4 slots e usálas em não modo crossfire, assim você teria 4 VGAs independentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é pensando bem pode até ser possivel .... mas será se daria pra funcionar 2x CrossfireX ?? complicado hein

... mas convenhamos que F@H, Stream e Havok não tem o merecido suporte da AMD, logo, não acho que seria vantagem 4x 4870X2 ! -_-

mas vocês tão cheios de grana né ... ?? podem fazer os testes que eu deixo ! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é pensando bem pode até ser possivel .... mas será se daria pra funcionar 2x CrossfireX ?? complicado hein

... mas convenhamos que F@H, Stream e Havok não tem o merecido suporte da AMD, logo, não acho que seria vantagem 4x 4870X2 ! -_-

mas vocês tão cheios de grana né ... ?? podem fazer os testes que eu deixo ! ^_^

não na da pra usar 2x crossfirex isso ainda é impossível, o que é possivelé colocar as 4 placas e usar sem ser modo crossfire como eu disse!

ou seja coloca as 4 placa lá e nào ligar a ponte entre elas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, o q em tese tornaria talvez quem sabe possível de montar um sistema com 8 gpus disponíveis pra cálculo.

Então, quando vão me liberar o gamess e o gromacs pra gpu, na forma de código de alta performance pra eu compilar? :D

Pai nosso, no dia em q chegarmos a isso, vamos ter q mudar totalmente o q é o "mínimo" a ser feito num doutorado... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, o q em tese tornaria talvez quem sabe possível de montar um sistema com 8 gpus disponíveis pra cálculo.

Então, quando vão me liberar o gamess e o gromacs pra gpu, na forma de código de alta performance pra eu compilar? :D

Pai nosso, no dia em q chegarmos a isso, vamos ter q mudar totalmente o q é o "mínimo" a ser feito num doutorado... :D

Sabe que eu não sei, mas espero que logo logo!

Sim johanners o que achou do tópico sobre a placa! da pra melhorar algo, faltou algo!

Quero fazer algo bem bacana e de fácil explicação sobre essa mobo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha tchê, nem tem muito o q dizer. o único detalhe dela seria o southbridge, mas ela é tão "ruim" q é uma das 3 prediletas até do xtremesystems pros phenom (briga com uma asus e ACHO q com uma da gigabyte, mais ninguém no páreo). com suporte pra phenom 2 garantido, pci-e com o espaçamento perfeito, ddr2 não caras demais, opções boas de oc, refrigeração decente e relativamente silenciosa, bonita... sério, das placas top é a minha predileta desde o dia em q nasceu. Aquilo q a gente falou, pra bater ela só se lançarem uma com o southbridge novo, ou seja, só a filha dela ganha dela.

Eu quero uma dessas com phenom am3 quad de 95W em cima. Tuuuuuuuuudo de bom! :D

isso, é claro, se e somente se a amd não voltar com as 4x4 da vida... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...