Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador


Tirolez

Posts recomendados

Olá pessoal!

Então, eu preciso fazer um projeto com 3 LEDs, onde o primeiro acende por 5 segundos, depois o segundo acende por 4 segundos, depois o primeiro acende novamente por 5 segundos e por fim o ultimo acende por 3 segundos.

O projeto deve ser feito com contadores...

Alguém tem alguma ideia de fazer isso de uma maneira mais simples? Do jeito que estou fazendo está um pouco grande...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica!

Estou tentando implementá-lo no Multisim, só que estou com um problema: como eu posso fazer para resetá-lo logo que eu ligo a fonte sem que o reset fique fixo? Ele está começando num nível aleatório... Creio que eu precisaria apenas de um pulso rápido para resetálo e depois podê-lo usar normalmente...

Tem também algum jeito de usar menos portas lógicas para acender os LEDs? Eu usaria OR , mas precisariam de muitas, pois seriam 4 estados diferentes...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vez de usar CIs para as portas, sugiro que use diodos 1n4148 nas saídas dos 4017 para acionar os LEDs.

Acho que não é necessário "power on reset" para um circuito simples como este, mas, se quiser, pode experimentar com um capacitor e um resistor ligados em série sendo o capacitor ligado no positivo da fonte e o resistor no negativo. Da ligação entre o capacitor e o resistor sai o reset do CI. Teste com um capacitor de 100nF e um resistor de 1M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...