Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

  • Membro VIP
Meu gravador é um (HL-DT-ST DVD-RAM GSA-H50N) da LG, ele lê tudo Mas não grava . tentei com o nero e acusa erro inesperado do gravador.

alguns dias meu filho deixou um mini cd dentro do gravador e minha esposa tentou gravar um dvd com o nero e fazia o maior barulho corri para cancelar o projeto e a gaveta não abria.

Minha pergunta é:

Será que pode ter desrregulado os trimpots, e porrisso ocorre esse erro nas gravações e não nas leituras ?

Olá Amigo!

Olha, os trimpots não se desregulam assim, de um dia pro outro. O processo ocorre devagar e normalmente leva meses. O mais provavel é que a lente tenha sujado ou algum problema mecânico ocorrido. Abra seu gravador, limpe a lente e faça a manutenção das peças do seu gravador seguindo o tutorial da primeira pagina, mas pulando os passos referentes a regulagem de trimpot.

Bom Trabalho!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
aí meu gravador LG H55N Não grava só midias da marca MULTILASER...seria um caso de trimpot??

Pois tenho outro gravador lg aqui antigo sem ser combo que grava e le todos CDS

Olá amigo!

Provavelmente é trimpot mesmo... Caso a regulagem apenas dos trimpots não funcione, tente os outros passos do tutorial.

Bom trabalho!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Muito boa a dica, mais onde fica os tripots do dvd player normal sem ser de um pc.

Perdão amigo, mas nunca abri um DVD player, apenas gravadores de pc, sendo assim não posso te infomar, pois não sei onde ficam no player!

*Contudo penso q os trimpots no player (caso existam) fiquem proximos da lente, sendo isso o mais logico, mas não posso garantir nada.

Boa sorte!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Vinyborges,

Acerca de um mês adquiri, junto com a minha namorada, uma máquina que veio com o gravador da LG GH22NP20. No entanto, o referido gravador vem apresentando alguns problemas no que tange à gravação de DVD's. Utilizando mídias Emtec, alguns filmes, após passarem com sucesso pelo Shrink e/ou Drecypter, conseguem ser gravados no Nero com sucesso, rodando perfeitamente nos DVD Players. Porém a grande maioria acusa erro na verificação de dados, de forma a impossibilitar a leitura dos referidos discos nos DVD Players, somente rodando no próprio PC. Já perdi a conta de quantas mídias EMTEC e ELLCOM já perdi. Observo que, apesar de serem mídias cuja qualidade não é lá essas coisas, são perfeitamente graváveis em outras gravadoras, inclusive em velocidades menores a 4X, coisa que a gravadora atual não permite, somente permitindo a gravação a 4X ou 8X.

Gostaria de saber se teria como me ajudar com esse problema.

Abraços

Ps.: Tenho alguns logs de erros gravados no PC, caso prefira analisá-los

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado Vinyborges,

Acerca de um mês adquiri, junto com a minha namorada, uma máquina que veio com o gravador da LG GH22NP20. No entanto, o referido gravador vem apresentando alguns problemas no que tange à gravação de DVD's. Utilizando mídias Emtec, alguns filmes, após passarem com sucesso pelo Shrink e/ou Drecypter, conseguem ser gravados no Nero com sucesso, rodando perfeitamente nos DVD Players. Porém a grande maioria acusa erro na verificação de dados, de forma a impossibilitar a leitura dos referidos discos nos DVD Players, somente rodando no próprio PC. Já perdi a conta de quantas mídias EMTEC e ELLCOM já perdi. Observo que, apesar de serem mídias cuja qualidade não é lá essas coisas, são perfeitamente graváveis em outras gravadoras, inclusive em velocidades menores a 4X, coisa que a gravadora atual não permite, somente permitindo a gravação a 4X ou 8X.

Gostaria de saber se teria como me ajudar com esse problema.

Abraços

Ps.: Tenho alguns logs de erros gravados no PC, caso prefira analisá-los

Olá amigo!

o seu problema é só com DVD? Ao gravar CDs isso também acontece? Talvez seu problema esteja na configuração do nero, você pode tentar gravar com um outro programa, olhe AQUI. Se o disco for gravado com sucesso por algum outro programa, é por que o seu Nero está com problemas¹. Se mesmo em outro programa o disco não for gravado com sucesso, tente usar esse gravador em outra maquina e repita o processo de gravação com qualquer programa.

Obs¹.: Um erro comum de gravação é causado por um certo detalhe na configuração do Nero, ao gravar um disco a opção "overburning" pode estar ativa, o que garante a você gravar 710Mb em midias de 700Mb, só que a custo de você queimar a mídia, ou ainda gravar com erros que só serão reconhecidos em computadores e não em players. Você pode desativar o "overburning" abrindo o Nero e escolhendo uma gravação de disco qualquer (ex. gravar Cd de audio), quando surgir a tela onde você procura as musicas/arquivos pra gravar clique naquela "setinha" preta, e depois clique em "opções", agora clique na aba "Expert Feautures" e desative toda e qualquer opção desta tela, clique em Ok e pronto!

Aguardo noticias!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caramba meu, excelente seu post!!!!!!!!

Parabéns de verdade!!

Bom, tenho uma duvida, meu leitor de CD/DVD parou de ler apenas os DVD´s, os CD´s ele lê normal.......o que sera isso??

Obrigado amigo!!! :)

*de verdade! rsrsrs

Isso pode ser trimpot desregulado. Siga o tutorial, faça todos os passos! Provavelmente ao final você terá resolvido seu problema.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Vinyborges,

Acerca de um mês adquiri, junto com a minha namorada, uma máquina que veio com o gravador da LG GH22NP20. No entanto, o referido gravador vem apresentando alguns problemas no que tange à gravação de DVD's. Utilizando mídias Emtec, alguns filmes, após passarem com sucesso pelo Shrink e/ou Drecypter, conseguem ser gravados no Nero com sucesso, rodando perfeitamente nos DVD Players. Porém a grande maioria acusa erro na verificação de dados, de forma a impossibilitar a leitura dos referidos discos nos DVD Players, somente rodando no próprio PC. Já perdi a conta de quantas mídias EMTEC e ELLCOM já perdi. Observo que, apesar de serem mídias cuja qualidade não é lá essas coisas, são perfeitamente graváveis em outras gravadoras, inclusive em velocidades menores a 4X, coisa que a gravadora atual não permite, somente permitindo a gravação a 4X ou 8X.

Gostaria de saber se teria como me ajudar com esse problema.

Abraços

Ps.: Tenho alguns logs de erros gravados no PC, caso prefira analisá-los

Olá, John_Dias!

John... As mídias de DVDs e a gravação do mesmo só ocorre em duas velocidades: 4x e 8x. Diferentemente da gravação de CDs que podem ocorrer de 4x até 52x dependendo do drive (gravadora). Tenho certeza de quê o problema se trata especificamente de proteção CSS, que é uma proteção que foi criada para o combate à pirataria. Quando você copia um DVD com essa proteção (não há apenas essa proteção. Existem outras também.), e tenta gravá-lo com o Nero, EasyCD/DVDburner, Alcohol 120%, enfim, você consegue até gravá-los ou em muitas das vezes a gravação trava e você perde a midia; ou, então, quando você coloca a mídia no DVD Player ela até inicia a reprodução mas trava logo em seguida. Enfim, acredito que o problema não seja a gravadora e sim esse bloqueio. Procure sobre Proteção CSS em DVDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Vinyborges.

Sou novo na area, portanto se coloquei errado me desculpe. Seu tutorial é excelente, e ajuda muito, bem tenho uma maquina da ITAUTECK com um combo SONY CRX320E que ficou parada um tempo e agora quando coloco um Cd ou DVD ele faz td o procedimento de reconhecimento mas não aparece os arquivo na janela aberta. Já limpei o canhão optico com alcool isopropilico, pois poderia ser sujeira, e nada, ai resolvi calibrar os trimpots. Para minha supresa existem 03. Tem um do lado esquerdo do cabo flet, outro do lado direito do mesmo cabo, e outro um pouco mais para a direita numa placa verde. Minha duvida é em qual deles mexer. Alguem sabe dizer qual, ou se tem algum tutorial sobre este aparelho. Agradeço se alguem responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola, Vinyborges.

Sou novo na area, portanto se coloquei errado me desculpe. Seu tutorial é excelente, e ajuda muito, bem tenho uma maquina da ITAUTECK com um combo SONY CRX320E que ficou parada um tempo e agora quando coloco um Cd ou DVD ele faz td o procedimento de reconhecimento mas não aparece os arquivo na janela aberta. Já limpei o canhão optico com alcool isopropilico, pois poderia ser sujeira, e nada, ai resolvi calibrar os trimpots. Para minha supresa existem 03. Tem um do lado esquerdo do cabo flet, outro do lado direito do mesmo cabo, e outro um pouco mais para a direita numa placa verde. Minha duvida é em qual deles mexer. Alguem sabe dizer qual, ou se tem algum tutorial sobre este aparelho. Agradeço se alguem responder.

Olá amigo!

Seja bem vindo... ;)

Quanto ao seu problema, você pode tirar algumas fotos e postar aqui? Seria de grande ajuda. Olha só, os trimpots que você deve regular são os que ficam mais proximos da lente, normalmente são 2 ou apenas 1, mas tres eu nunca vi. Provavelmente o terceiro deve estar mais distante da lente, então tente regular os outros dois. Não se esqueça de girar apenas um pouco os trimpots, tentando pra um lado e depois para o outro. Não há outra forma de regulá-los se não testando, então tenha paciência! Esse seu problema eu ja tive... Pelo tempo que o gravador ficou parado ele acaba desregulando o feixe do laser, regular o trimpot muito possivelmente resolverá seu problema!

Estou a disposição...

Bom trabalho ai!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola Vinyborges.

Obrigado pela resposta.

Até posso colocar as fotos, mas não sei como faço isto. você poderia me explicar.

Posso sim, amigo!

Entre aqui, http://register.photobucket.com/?special_track=top_promo_join_now_clicks e crie sua conta, feito isso faça seu login e vá no seu "Album" clicando nesta opção na parte superior da tela e na pagina que for carregada clique em "Choose Files" e escolha as fotos que quiser por aqui, depois clique em Ok, espere terminar o upload e assim que as fotos forem totalmente carregadas passe o mouse sobre elas e copie o "IMG code", colando-os em seguida aqui numa nova resposta.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Ola Vinyborges.

Pelas fotos de meu ultimo post, tem como você me dizer em qual, ou em quais trimpots eu posso mexer?

Obrigado.

Amigo...

Os dois trimpots são os que estão em cima da placa laranja. Tente girá-los pouco a pouco pra a esquerda e vá testando o seu gravador, se nada mudar ou ficar pior, tente girá-los para a direita. Infelizmente este é o único jeito de resolver problemas nos trimpots, ir girando e testando, pouco a pouco...

Abraço!

Me ajudou bastante, abcs!!

Obrigado!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po eu tive dois gravadores. Os dois sofrem/sofreram (pois um já foi pro lixo) que é o seguinte:

1 - Teimosia extrema pra gravar. Eu tento 3x consigo uma. Atualmente nao to conseguindo nenhuma (com midia elgin)

2 - Engasgo na hora da leitura. Ele lê mas de vez quando ele trava e depois volta a leitura....... e ai trava........... e ai volta. As vezes eu tiro e boto o cd de novo e resolve.

3 - O botão ejetor ta meio ruim. As vezes tenho que apertar ele 2x pra sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 - Teimosia extrema pra gravar. Eu tento 3x consigo uma. Atualmente não estou conseguindo nenhuma (com midia elgin)

2 - Engasgo na hora da leitura. Ele lê mas de vez quando ele trava e depois volta a leitura....... e ai trava........... e ai volta. As vezes eu tiro e boto o cd de novo e resolve.

3 - O botão ejetor está meio ruim. As vezes tenho que apertar ele 2x pra sair

Amigo...

Você pode estar com a lente do gravador suja ou ainda desregulada. Quanto ao problema do botão ejetor, você pode tentar limpar os contatos do botão (se o problema for mesmo e exatamente no botão) e/ou pode limpar aquela "correiazinha" de borracha que fica presa no motor da bandeija (se o seu gravador fizer algum barulho quando você apertar o botão pela 1º vez, mas não saindo a bandeija pra fora).

Bom trabalho!

Abraço!

tenho um combo no note dell d600 e o mesmo não reconhece nenhum cd virgem seja ele cdr ou cdrw....modelo HL-DT-ST GDR8081N....o que pode ser ?? em outros pc's os cd's funcionam normalmente no meu só se tiver algo gravado....

Seu problema é só com CD virgem ou com qualquer CD e DVD?

Aguardo respostas!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
só acontece com cd virgem.....basta gravar algo no cd de outro pc que o note reconhece,......

Amigo... Nunca vi isso, normalmente o problema ocorre com qualquer midia, estando a mesma virgem ou gravada! Se só ocorre com as virgem é provavel que isso seja problema de software, mas não tenho certeza... Como eu disse, eu nunca vi isso antes! Já tentou trocar da marca das midias?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só com midias virgem........pensei nisso também....porém em outros pc´s funcionam normal....comprei mais duas midias de marcas diferentes e tambem um cd-rw mas nada....nao sei porque disso.....deixa eu tirar uma duvida...o meu drive pode ser só de leitura de cd e dvd....meio estranho de nao gravar cd.....mas os drivers instalados constam dvd / cd-r/w....nao sei se pode ser por causa do windows que é o xp sp2 em inglês.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá, possuo um gravador da LG, modelo GWA 4161b, porém não tenho certeza se os parafusinhos q estou girando são os trimpots( e sim, os q to girando, giram infinitamente) :wacko: e tipo eu já tentei esse método antes e não obtive resultado, acho q girei demais e desregulei, agora não tenho noção do quanto tenho q girar :(, se puder me confirmar onde ficam os trimpots do meu modelo e me mostrar alguma foto, seria ótimo, obrigada:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...