Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Manutenção e Conserto de Gravadores


Posts recomendados

olá amigo,

Toda vez que tento gravar 1 cd aparece o seguinte erro: TRACK FOLLOWING ERROR. Já testei tudo quanto é tipo de programa, testei outras mídias, outras velocidades, enfim. Só que DVD ele grava sem problema algum, será que tem a ver com os trimpots ou basta limpar o canhão?

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, tenho um gravador igual ao seu do tutorial, até uns dias atras ele fazia tudo direitinho, mas agora quando eu vou gravar um DVD ele tenta começar a gravar mas para depois de algumas tentativas e fala que nao foi possivel, já tentei com varios programas sem sucesso, ja esta com o firmware mais recente tambem, a leitura ele faz normal, só na hora de gravar que ele faz isso, já testei com varias midias também, será que o problema é de regulação mesmo?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP
olá amigo,

Toda vez que tento gravar 1 cd aparece o seguinte erro: TRACK FOLLOWING ERROR. Já testei tudo quanto é tipo de programa, testei outras mídias, outras velocidades, enfim. Só que DVD ele grava sem problema algum, será que tem a ver com os trimpots ou basta limpar o canhão?

Agradeço desde já

Amigo...

Seu problema pode ser causado por diversos motivos, vou listá-los aqui:

-A marca do cd é de qualidade baixa, tente alguma realmente boa.

-Algum cabo (dados ou energia) pode estar folgado ou com problemas, verifique.

-O seu gravador vibra muito ao gravar e isso causa erro na laser, tente gravar com velocidades minimas e verifique o estado das borrachas-suporte que reduzem a vibração interna do gravador.

-O gravador aquece muito durante o processo de gravação, verifique e tente gravar um cd com o gravador fora do gabinete.

-A lente pode estar suja, siga o tutorial deste topico e limpe-a.

-O trilho do canhão pode estar sujo ou com problemas, leia o tutorial deste topico e realize a limpeza.

-Os trimpots podem estar desregulados, novamente leia o tutorial e regule-os.

-O CMOS da placa-mãe está causando problemas de reconhecimento do gravador. Leia o manual da sua placa-mãe e procure instruções de como realizar um "Clear CMOS" ou reset de CMOS.

Depois de efetuar estas verificações, tente gravar um cd, mas use uma midia de boa qualidade, gravando a baixa velocidade. Realize todo o procedimento deste tutorial, isso é importante!!

Volte a este topico e informe se conseguiu resolver o problema.

Abraço!

Bom trabalho!

Que beleza de tutorial, está ótimo!

Assim q tiver tempo vou dar uma limpada no meu...

Abçrs

Obrigado amigo!!

Mas não recomendo abrir o gravador e fazer qualquer alteração se não há problemas. Siga esse tutorial se você notar alguma dificuldade no seu gravador, mas caso tudo esteja certinho, de proferencia não mexa!

Estou a disposição...

Abraço!!

Tenho um dvd-rw LG H55N, ele parece que vai levantar vôo quando roda as mídias. O que poderá ser?

Ele pode estar lendo a velocidades muito altas, procure na net se isso é tipico do gravador, se mais pessoas também notaram isso. Se for normal, bom, não há o que fazer, mas se só você tiver notado isso volte a este topico e me detalhe o problema, ok?

Estou a disposição...

Abraço!

Olá amigo, tenho um gravador igual ao seu do tutorial, até uns dias atras ele fazia tudo direitinho, mas agora quando eu vou gravar um DVD ele tenta começar a gravar mas para depois de algumas tentativas e fala que nao foi possivel, já tentei com varios programas sem sucesso, ja esta com o firmware mais recente também, a leitura ele faz normal, só na hora de gravar que ele faz isso, já testei com varias midias também, será que o problema é de regulação mesmo?

Abraço

Olá amigo!!

Muito provavelmente é sim. O feixe de laser com o tempo perde a sua regulagem, ficando normalmente mais fraco e fazendo com que o leitor/gravador não consiga "enxergar" as trilhas do cd/dvd. O que fazermos através da regulagem dos trimpots é simplesmente aumentar o feixe do laser e compensar essa perda. Isso é o que ocorre normalmente, as vezes o feixe também pode ficar mais forte e no caso teriamos que reduzi-los pra compensar. É isso que os trimpots fazem, regulam a intensidade do feixe de laser. Regule os seu!

Estou a disposição...

Abraço!

...olá estou precisando de uma orientação e das grandesss...como faço para testar um drive de dvd/cd (equipamento) de um notebook toshiba; já retirei o leitor do computador, e agoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ???????????????

na espera obrigado, Glauco...

Olá amigo!

Perdão, mas não tenho nenhum conhecimento quanto a gravadores de dvd pra notebook, infelizmente quanto a isso não posso ajudar, posso te dar alguma orientação caso você precise abrir o gravador pra fazer alguma alteração, mas preciso de fotos! Pesquise na net sobre gravadores de dvd, ok?

Estou a disposição...

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Nossa num acredito q tinha esse tutorial aqui alinhei o do meu PS2 Caixotão no ódio agora q fui axar um tuto.. depois q ja tinha aprendido..

Vou adicionar uma observação que também pode ajudar em alguns reparos, no meu PS2 tijolo tive que fazer a reguladem de proximidade do canhão para com a midia.. da seguinte forma..

existem parafusos ou algum objeto nos pontos que marquei que permitem regular a altura das barras de aço que elevam o canhão e o deixa mais próximo da midia..

essa regulagem foi excencial no alinhamento do meu PS2 que só estava lendo midias de DVD e cd não conseguia nem identificar que eram midias ^^

final6.jpg

w640.png

my.php?image=final6.jpg

reaproveitei a foto do amigo Vinyborges por que não possuo nenhuma agora... que mostre isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nossa num acredito q tinha esse tutorial aqui alinhei o do meu PS2 Caixotão no ódio agora q fui axar um tuto.. depois q ja tinha aprendido..

Vou adicionar uma observação que também pode ajudar em alguns reparos, no meu PS2 tijolo tive que fazer a reguladem de proximidade do canhão para com a midia.. da seguinte forma..

existem parafusos ou algum objeto nos pontos que marquei que permitem regular a altura das barras de aço que elevam o canhão e o deixa mais próximo da midia..

essa regulagem foi excencial no alinhamento do meu PS2 que só estava lendo midias de DVD e cd não conseguia nem identificar que eram midias ^^

Olá amigo!!

Obrigado pela contribuição! Que bom que o tutorial também foi útil ao teu PS2!

Abraço!

-----------

obrigado por colocar este tutorial! foi de grande utilidade pra mim e com certeza vai ser pra muitas pessoas

Olá amigo!

Obrigado!

Espero mesmo que possa ajudar a muitos...

Estou a disposição, qualquer duvida ou contribuição é só mandar!

Abraço!

----------

VAleu!!! Muito Bom!!! Ajudou a resolver o problema do meu gravador

Olá amigo!

Que bom que o tutorial também serviu a você!

Estou a disposição para qualquer duvida ou contribuição...

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com problemas com meu gravador de dvd ( sony aw q170a),ele lê mais não grava nada tipo quando tento copiar um dvd de jogo, por exemplo, ele logo que termina a criação de imagem e que deveria começar a gravação aparece a mensagem de "erro de leitura de disco", já testei com todos os programas conhecidos para gravação de dvd. Será que esse procedimento resolverá meu problema? Desde já muito grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou com problemas com meu gravador de dvd ( sony aw q170a),ele lê mais não grava nada tipo quando tento copiar um dvd de jogo, por exemplo, ele logo que termina a criação de imagem e que deveria começar a gravação aparece a mensagem de "erro de leitura de disco", já testei com todos os programas conhecidos para gravação de dvd. Será que esse procedimento resolverá meu problema? Desde já muito grata.

Olá! Esse tipo de problema é quase sempre causado por trimpots desregulados. Acredito que você consiga efetuar perfeitamente o conserto deste seu problema através dos passos do tutorial. Faça ele!!

Estou a disposição caso tenha alguma duvida ou precise de ajuda...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola amigo se pudesse dar uma olhada no meu topico e me dar a sua opiniao agradeceria muito. o topico é " cd-r/rw sony crx230ee " sem as aspas ok obrigado.

Já postei no seu topico... Aguardo noticias!

Abraço!

-------

Consegui resolver meu problema com esse tutorial show.clap1.gifjump.gif

Valeu!!!!

Opa! Que bom que deu certo!

Qualquer duvida estou a disposição...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, to com o mesmo problema de dificuldades de leitura, so q minha gravadora de DVD so esta com dificuldades na parte de CD, o DVD esta perfeito, pretendo faze ra tal regulagem, só n gostaria de mechar na do DVD, mas tem 2 trimpotes, algusm sabe como identificar qual dos 2 é o do CD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos gostaria de uma dica, tenho um gravador GSA-H55N que não fecha a gaveta, é como se o estado normal dele fosse a gaveta aberta, quando dou o comando para fechar a gaveta, ele fecha mas logo em seguida abre e permanece aberta. Outrossim o leitor não faz o seu percurso nomal de pesquisa, - para frente e para trás- não se mexe, o que poderá ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, to com o mesmo problema de dificuldades de leitura, so q minha gravadora de DVD so esta com dificuldades na parte de CD, o DVD esta perfeito, pretendo faze ra tal regulagem, só n gostaria de mechar na do DVD, mas tem 2 trimpotes, algusm sabe como identificar qual dos 2 é o do CD?

Perdão amigo, mas n sei dizer se os trimpots são separados desta forma...

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa, pode falar!

Abraço!

------------------

Viny, gostaria de saber se este tutorial resolve o problema do erro "logical block address error"

Este erro já deu o que falar e até agora Achei milhares de soluções...

Porém nenhuma definitiva

Amigo, infelizmente não... E eu também não conheço esse erro.

Se puder ajudar em mais alguma coisa, é só falar!

Abraço...

------------------

ola amigo

só por curiosidade eu queria saber o que esses trimpots regulam??

a intensidade do laser???

Olá amigo.

Isso, os trimpots regulam a intensidade do laser... ;)

Abraço!

------------------

Amigos gostaria de uma dica, tenho um gravador GSA-H55N que não fecha a gaveta, é como se o estado normal dele fosse a gaveta aberta, quando dou o comando para fechar a gaveta, ele fecha mas logo em seguida abre e permanece aberta. Outrossim o leitor não faz o seu percurso nomal de pesquisa, - para frente e para trás- não se mexe, o que poderá ser isso?

Olá amigo...

Alguns destes problemas relacionados a bandeja são devidos a problemas no motor da propria e numa chave que controla essa abertura. Quando o motor da bandeja estraga a mesma não abre, e quando a chave do motor da bandeja estraga ou enferruja a mesma abre o tempo todo ou não abre quando a gente aperta o botao. Há ainda um outro caso que é quando a "correiazinha" de borracha está estragada, folgada ou ressecada, fazendo com que a bandeja do gravador/leitor também apresente irregularidades. Isso já foi discutido neste post anteriormente, sugiro que pesquise aqui mesmo, provavelmente você irá ter que fazer uma limpeza na correia de borracha com alcool e irá ter que procurar e limpar a chave do motor da bandeja (procure aqui neste post como fazer).

Estou a disposição, amigo... Qualquer coisa é só falar!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, Vinyborges (e outros que possam me ajudar) muito bom o seu tópico mas gostaria da sua ajuda para decifrar quais são os trimpots do meu Gravador de DVD de mesa Samsung R-150. Segue abaixo a foto que tirei...

DSC00956.jpg

os trimpots são aqueles dois que estão juntinhos? os outros dois separados um em cada canto? ou aqueles dois vermelhinhos do lado direito da lente?

o problema do meu gravador é que simplesmente ele não faz nada, não lê nenhum dvd (original ou gravado), com dados ou sem dados... não lê, não grava. Tá mortinho... será que o ajuste dos trimpots resolve? ou eu teria que trocar a unidade ótica?

Acho estranho porque usei ele acho q umas quatro vezes (não acredito que tenha que trocar a unidade por tão novo - mas a garantia já passou comprei ele há um ano e seis meses). Levei na assistência querem me cobrar R$220,00 pra consertar.

Outra coisa você sabe me dizer se uma nova unidade ótica já vem regulada os trimpots de fábrica é só trocar e pronto... andei fuçando e descobri como faço para trocar a unidade ótica e uma nova custa R$100,00... economizaria R$120,00 o que já seria bastante coisa pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá, Vinyborges (e outros que possam me ajudar) muito bom o seu tópico mas gostaria da sua ajuda para decifrar quais são os trimpots do meu Gravador de DVD de mesa Samsung R-150. Segue abaixo a foto que tirei...

os trimpots são aqueles dois que estão juntinhos? os outros dois separados um em cada canto? ou aqueles dois vermelhinhos do lado direito da lente?

o problema do meu gravador é que simplesmente ele não faz nada, não lê nenhum dvd (original ou gravado), com dados ou sem dados... não lê, não grava. Tá mortinho... será que o ajuste dos trimpots resolve? ou eu teria que trocar a unidade ótica?

Acho estranho porque usei ele acho q umas quatro vezes (não acredito que tenha que trocar a unidade por tão novo - mas a garantia já passou comprei ele há um ano e seis meses). Levei na assistência querem me cobrar R$220,00 pra consertar.

Outra coisa você sabe me dizer se uma nova unidade ótica já vem regulada os trimpots de fábrica é só trocar e pronto... andei fuçando e descobri como faço para trocar a unidade ótica e uma nova custa R$100,00... economizaria R$120,00 o que já seria bastante coisa pra mim.

Olá amigo!

Os trimpots são aqueles "dois juntinhos".

Você pode tentar regular os trimpots antes de tentar algo mais severo como trocar a unidade. Um gravador de dvd está atualmente por uns 80,00 reais, até 100,00 reais é aceitável, acima disso é roubo!!

O gravador já vem totalmente regulado de fabrica, basta você instalar, mas acredito que você vá conseguir perfeitamente resolver o problema do gravador ao realizar o passo-a-passo desse tutoruial. Como você ficou muito tempo sem usar o gravador é possivel sim que ele tenha danificado algum componente ou apenas tenha perdido a calibragem do laser. Você vai conseguir regular o laser através do ajuste dos trimpots, tente seguir o tutorial e depois volte aqui e me diga o que aconteceu. Caso realmente nada mude é sinal que sua gravadora está danificada mesmo, sendo nesse caso o melhor a fazer comprar uma nova e você mesmo instalar.

Estou a disposição, amigo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vinyborges parabens pelo seu excelente tutorial.

Gostaria de salientar que este mesmo tutorial pode ser usado para reparos em unidades de CD/DVD de notebooks, fazendo as devidas adaptações é claro.

Como tudo é menor em relação as unidades para desktop, o cuidado tem que ser redobrado, principalmente com os cabinhos flexíveis que são muito mais finos e frágeis e também com o sistema dos lasers.

Valeu!!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vinyborges parabens pelo seu excelente tutorial.

Gostaria de salientar que este mesmo tutorial pode ser usado para reparos em unidades de CD/DVD de notebooks, fazendo as devidas adaptações é claro.

Como tudo é menor em relação as unidades para desktop, o cuidado tem que ser redobrado, principalmente com os cabinhos flexíveis que são muito mais finos e frágeis e também com o sistema dos lasers.

Valeu!!!

Opa amigo! Muito obrigado!!

Eu ainda não tive a oportunidade de abrir um leitor/gravador de DVD de notebook, mas imagino que as diferenças fisicas sejam de fatos reduzidas a diferença de tamanho e organização interna. Como ainda não tive oportunidade de abrir um gravador de dvd para notebooks eu não posso falar por mim, mas já que você afirma poder seguir os passos do tutorial nestes citados gravadores então o alcance do tutorial está ampliado!

Obrigado pelo ajuda, amigo! Obrigado mesmo...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...