Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer após uma demissão


Posts recomendados

Coloquei esse artigo no meu site e gostaria da opinião de vocês:

"Você foi demitido? Antes de entrar em pânico, conheça alguns dos passos a serem seguidos para garantir um sucesso talvez ainda maior em sua carreira...

Não se irrite

Irritar-se e se isolar pode ser a sua primeira reação, mas andar pela empresa para negociar os termos da sua saída pode lhe render um melhor pacote de demissão, ou ao menos um pacote que atenda às suas necessidades imediatas, como dinheiro e a extensão de benefícios.

"O maior erro não é financeiro, mas psicológico", diz Andrew Tignanelli, presidente da consultoria financeira Financial Consulate. “As pessoas entram em pânico. Elas agem sem razão”, completa.

Férias pendentes e horas extras são protegidas por lei em muitos países, e é normalmente apenas uma questão de conversar com o responsável pelos recursos humanos da empresa. Mas você precisa colocar a cabeça no lugar antes, para aumentar as chances de conseguir o melhor.

Pegue os seus arquivos pessoais

Antes mesmo de pensar em encaixotar suas plantas, encontre uma forma de tirar os seus arquivos pessoais da empresa. Dispare alguns poucos e-mails para uma conta pessoal com esses arquivos anexados e exporte a sua lista de contatos.

Dê entrada no seguro-desemprego

Se você trabalha no sistema CLT dê a entrada imediatamente no seguro-desemprego. Fazer isso rapidamente pode ajudá-lo a aliviar a dificuldade financeira durante o período em que procura por um novo emprego.

Por exemplo, suas despesas com saúde subirão com o fim dos benefícios oferecidos pela empresa. Ou se você tem algum empréstimo subsidiado pela companhia, as cobranças aparecerão logo que você sair pela porta do escritório. Isso significa que você pode precisar deste dinheiro.

Busque ajuda profissional

Uma vez que você receberá um dinheiro extra – fundo de garantia, aviso prévio, férias, horas extras, fundo de garantia e outros benefícios que possam fazer parte do pacote estabelecido com a empresa, nada mais justo do que procurar a ajuda de profissionais especializados em três áreas:

São elas consultoria financeira, headhunting e recrutamento, e suporte psicológico. Muitas pessoas subestimam os reais efeitos psicológicos de uma demissão. As pessoas que conseguem enxergar a demissão como uma oportunidade, e não um trauma, são aquelas que saem de cabeça erguida e conseguem algo melhor depois.

Peça referências

Recrutadores concordam que acrescentar referências fortes ao currículo é uma forma de reforçá-lo expressivamente. E uma boa referência significa mais do que apenas o e-mail de contato de alguém que apenas lembre o seu nome.

Dedique um pouco de tempo refazendo contatos com colegas, professores e mentores do passado para atualizá-los sobre os seus objetivos e experiências. Isso não só resultará em um currículo mais forte, como tira você da “toca” e recoloca o seu nome em seus radares profissionais.

Esta também é uma boa desculpa para ligar novamente para o seu headhunter, passando-lhe as atualizações.

Conheça seu novo chefe

Você é seu novo chefe. Você está trabalhando para si mesmo, e o emprego é divulgar um candidato promissor. Da mesma forma como você faria com qualquer outro emprego, estabeleça um espaço profissional na sua casa e horas regulares de trabalho.

Os especialistas recomendam que aqueles em busca de emprego também mantenham um controle do processo de recolocação em sites de relacionamento profissional e buscas de emprego. Mesmo que você tenha contratado um headhunter, os especialistas recomendam que continue fazendo a sua própria busca pelo emprego. Não assuma apenas que aquela pessoa fará isso por você. É você quem está no controle da sua carreira, alerta os especialistas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...