Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para laptop: qual resfria melhor? externo ou interno?


limafilho21

Posts recomendados

cara, acho q o melhor sao estas bandejas com cooler em baixo.

mas isso varia muito pra cada modelo de note, tem note q nem rainhura em baixo tem.

interno ou nunca vi, sei la nao mecheria nisso.

tem umas turbinas externas q você prende na saida do cooler, eu sei la, isso ai pode mais atrapalhar que ajudar, vai saber se o cara so teve a ideia pra fazer ou se teve uma engnharia por traz disso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu laptop com certeza tem um cooler interno, mas não queria mexer lá sabendo que posso obter um bom resfriamento por meio de um cooling pad. Meu laptop tem as ranhuras embaixo, o que é bom sinal. Contudo, só preciso saber se o resfriamento do cooling pad é de fato bom ou até melhor do que trocar meu cooler interno. Estou, é claro, de olho em praticidade e economia, mas quero saber se estarei obtendo mesmo essas duas coisas fazendo uso de um cooling pad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cooler no meu laptop está chiando alto faz tempo e desliga quando esquenta demais. Também já fiz testes de temperatura e com certeza os valores estão altos. Coisas simples como rodar vídeos do Youtube esquentam o laptop rapidamente e ele desliga.

Certamente preciso de um outro cooler, porque meu cooler externo improvisado - um ventilador - ajuda muito e o laptop trabalha bem nessas condições, além de comprovadamente baixar as temperaturas de mobo, processador e hd. Só que eu quero um cooler digno!

Resta saber se o mais indicado é trocar meu cooler interno ou se um desses cooling pads (ou outro tipo de cooler externo) dão conta do recado.

Meu laptop é um Satellite da Toshiba com processador de 2 ghz e 240 de ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, alepta, pelas pesquisas de preço que fiz, o cooler interno está uns R$230 e o cooling pad sai por menos da metade do preço.

Carregar o pad junto do note não seria problema pra mim.

Minha única dúvida é se esse tal de cooling pad de fato resfria tão bem quanto o cooler interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leva ele em uma assistencia, manda limpar o cooler, pois o note TEM q funcionar como veio de fábrica, o cooler externo reduz aí6-8 graus mais ou menos, só para dar um apoio!

Minha dica é levar para um técnico e arrumar esse cooler, ficar assim é muito perigoso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

A ideia de limpar o cooler é ótima. Mas é possível que isso não solucione o problema completamente. Afinal, esse laptop já tem 5 anos e esse cooler está bastante gasto. Ficarei contente se alguém me disser que cooler de laptop dura 10 anos e que no meu caso só uma limpezinha basta! Alguém confirmaria isso?

Mas desconfio de que, mesmo após uma limpeza, terei de trocar o cooler ou comprar esse pad.

Queria a solução mais barata e prática. Só não sei se isso será possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas pessoal.

A ideia de limpar o cooler é ótima. Mas é possível que isso não solucione o problema completamente. Afinal, esse laptop já tem 5 anos e esse cooler está bastante gasto. Ficarei contente se alguém me disser que cooler de laptop dura 10 anos e que no meu caso só uma limpezinha basta! Alguém confirmaria isso?

Mas desconfio de que, mesmo após uma limpeza, terei de trocar o cooler ou comprar esse pad.

Queria a solução mais barata e prática. Só não sei se isso será possível.

pelo q eu entendi você tá querendo gastar de graça. já te explico porque..

seu cooler tá fazendo barulho e PARA completamente de vez em quando ou apenas faz barulho mas gira porém nao o bastante para resfriar o notebook?

eu tenho um satelite a-75 q esse é o tendao de aquiles dle.

o meu tmb fazia um chiadinho no cooler, mas ele rodava.

mas o problema tava longe disso. era Pó. apenas pó e nada mais.

dentro tem aquele "radiador" de cobre, na verdade dissipador em forma de aletas. os tosibas sugam o pó q para ali ate a total obstrucao do mesmo.

a partir dai você pode usar o pc em cima de um ventilador de parede de 30cm q nao vai resfriar.

eu tinha q limpar o meu de 3 em 3 meses. as vezes quando eu me enrolava e nao limpava, chegava a desligar de quente no meio de jogos.

sim, ele entope COMPLETAMENTE, chega a ficar da grossura de um dedo de po ali dentro. isso em 6 meses mais ou menos

se seu nb nunca foi aberto (5 anos:eek:) leve em uma especilaizada qualquer de notebooks e laptops e peca para fazerem uma limpeza. vai voltar outro computador te garanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem, a situação do meu laptop estava tão crítica que eu resolvi me aventurar a abrir a máquina e limpar o cooler. Pra minha surpresa, foi muito simples. De fato, como você disse, Bruno, estava cheio de pó.

Resultado: o sistema de refrigeração está bem melhor, mas o cooler ainda ronca alto quando trabalha. Não me parece que o cooler durará muito. Uma troca será necessária mais cedo ou mais tarde.

Não estou convencido de que o cooling pad seja inútil. Soube que ele baixa a temperatura pra bem mais de 8 graus. Preciso conhecer essa tecnologia melhor.

Não sei se vou achar um cooler interno por um preço bom. Mas talvez seja a única saída pro meu laptop ter uma vida mais longa.

Obrigado pela ajuda de todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um favor pra nós, quando você resolver trocar o cooler do note (o q acho mais certo), posta os valores q você encontrou e se é complicado e tal....

Caso coloque um pad fala qual você comprou também.

Muitas pessoas vem aqui e postam problemas e quando solucionam esquecem de dizer como e deixam a galera no breu total.

Abrax!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!

Só deixando meu testemunho pessoal........eu logo que comprei meu primeiro note comprei um cooler externo da Clone... (se não me engano) e devo dizer que fiquei muito satisfeito com os resultados. Ele não resfria o notebook como o cooler interno e não irá substituí-lo! No meu caso, na realização de tarefas básicas ele mantinha o notebook em temperatura estável a ponto de praticamente inutilizar o cooler interno, ou seja, o cooler interno quase não era exigido.

Meu conselho? Se você fez a limpeza e ele continua com o problema reportado, compre um cooler externo (num sei quanto tá hoje mas a 1 ano eu paguei 60 no meu) e o utilize normalmente. Não é complicado carregar o bixo pois é bem compacto e leve e ele até ajuda em ocasiões onde você não tem uma mesa ou apoio parecido pra colocar o note..... é só colocar o bendito sobre o cooler e pronto!!!

Por fim, espera o cooler do teu note quebra de vez. Nesse meio tempo guarda um dinheiro e compra um note novo que acho que vale mais a pena!!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Poxa gente tenho um notebook IS-1412 da Semp Toshiba

2GB de RAM

160GB de HD

Duas CPU

Mais poxa ele fica entre 49 ... 55ºC

Mas no verão ele esquenta bem mais!! Chega a 65ºC e as vezes desliga sozinho!

Se eu coloco na frente do ar condicionado ele refria até 32ºC quando eu tiro em menos de 1 minuto ele chega em 49ºC de novo!!

Poxa me ajudem o que eu faço com essa carcaça :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...