Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ricardo_macae

Modding - Fazendo um Lightsaber

Recommended Posts

Ok, eu gostaria da ajuda de vocês num projeto um tanto quanto... "impar" o motivo pelo qual eu abri o tópico aqui (embora o fórum não tenha uma área própria para esse tipo de projeto "variado") é q não deixa de ser um "Mod" uma "brincadeira" por assim dizer, de se pegar algo, adaptar com as próprias mãos e produzir algo interessante, novo...imagino que aqui vou ter um Feedback bem melhor do que na maioria dos outros lugares... então vamos lá. recebi um pedido de tentar fazer um "Sabre de luz" como aqueles do Guerra nas Estrelas para complementar uma fantasia de Jedi. Algo bem simples, bem barato mas de boa qualidade. Eu não sou conhecedor de Eletronica, solda ou Elétrica... apenas sou criativo e nada mais... tive algumas boas idéias e agora queria a ajuda de vocês para arrematar o projeto... as fotos a seguir são da "base" que estou usando para o projeto... comprei na URUGUAIANA no RIO DE JANEIRO por 7 reais (comparado aos 70-130 do brinquedo original, bom negócio!) As legendas estão em inglês porque antes eu mostrei as fotos num outro fórum que frequento, mas lá, não tive muito avanço.

f_Untitled7m_83902f8.jpg

o motivo de eu escolher esse modelo é que o cabo me pareceu bem feito. é firme e detalhado. Alem de ser baratinho. Tem luz e som... Agora é uma sequencia de fotos mostrando o que eu achei enquanto desmontava e desmembrava o brinquedo.

http://www.imagehosting.com/show.php/1770657_DSC03967.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770661_DSC03969.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770664_DSC03970.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770667_DSC03970.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770670_DSC03973.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770671_DSC03972.JPG.html http://www.imagehosting.com/show.php/1770682_Untitled8.jpg.html Como

podem ver, ele é BEM simples... e agora que já arranquei a lamina (tosca) eu fiquei com uma "lamina" de 11 leds, só falta esta parte, já que não tenho motivo para mexer no resto...

Então, agora, minhas duvidas Já que a peça usa 3 Pilhas AA, quantos leds eu poderei ligar aqui? Usando espelhos ou fibra ótica ou alguma outra coisa, eu posso criar a "Ilusão" de uma luz maior ou mais forte?

E essas são minhas idéias Pretendo envolver os leds com 3 camadas. Primeiro uma mangueira transparente. Depois um cano de acrilico ou PVC cristal. E envolta do cano, uma mangueira transparente para dar mais resistencia a pancadas. A principio a "Lamina" do sabre será feita com um tubo de cerca de 70cm de comprimento e 8cm de circunferencia. Como já tem 11 leds no brinquedo, eu pretendia adicionar +9 e ficar com 20. No cabo, ou pretendo pintar de preto ou envolve-lo com borracha. Talvez a do Guidão de bicicleta. Queria a ajuda de vocês então... qual o preço e onde posso conseguir esse tipo de cano transparente? Acrilico ou PVC cristal... alguem tem alguma ideia barata de como incrementar ou melhorar esse pequeno projeto?

Editado por Ricardo_macae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sinto muito, mas os projetos são bem diferentes... aquele lá se foca muito mais na eletronica do circuito e ainda terminou em discussão sem resultado...

    Eu já tenho o circuito. vou usar o do brinquedo mesmo...

    Eu só quero saber qual a melhor forma de montar a lamina e quantos leds eu posso carregar com 3 Pilhas AA... pretendo usar 20. Solda MUITO simples como pode ser visto nas fotos acima

    A principio quero fazer a lamina assim:

    Led - envolto em - mangueira transparente - envolto em - cilindro de acrilico/POLICARBONATO/PVC cristal - envolto em - Magueira transparente.

    O problema é que o cilindro de acrilico/POLICARBONATO/PVC cristal eu não faço a mínima ideia de quanto custa ou onde achar no rio.

    Isso aqui é muito mais estético do que elétrico.. a parte elétrica e de material são alguns detalhes importantes com os quais peço ajuda... é simples.

    Editado por Ricardo_macae

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigão, acho bem melhor fazer num bastão de acrílico, usando um circuito com bateria acoplada, (9V) um conjunto de leds de alta luminosidade, é o mais simples q tem e barato!

    Hà: se colocar na outra extremidade um inox reflexível colado, aumenta a luminosidade no bastão!

    Editado por Kaarell

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • mas aonde eu consigo um bastão de acrilico no rio? E quanto custaria em média?

    Eu já tenho um circuito pronto com 3 pilhas AA, é tão gastoso assim adaptar o circuito pra aceitar uma bateria 9v? E os Leds, realmente são aqueles bem simples... mas eu já tenho 11 junto com o brinquedo!

    Eu gastei 7 reais no brinquedo, e pelo que eu vi se fosse comprar os Leds separados, ia gastar 11 só com eles... acho que é uma economia muito boa pra jogar fora

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigão, na época quando fiz eu tinha um torninho joinvile TM 175 comprei uma barra de acrílico e deu pra fazer 3 (barras), torneei depois de tornear é só polir bem até chegar na lixa 1000 (d'agua).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • eu entendo que você quer ajudar e agradeço... mas você esta lendo o que eu estou escrevendo ou esta dizendo outras coisas por querer mesmo?!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigão, eu escrevi o que eu fiz! só tentei ajudar, e na época que construimos essa espada a minha classe foi dividida em grupos e fizemos varios progetos nesta espada e inclusive foi proposto por um aluno uma com alta fraquência em uma lâmpada fluorescente só que esse aluno perdeu por ser perigoso! mais o projeto dele foi muito legal! ele simplesmente com uma mão só segurava a lâmpada e ela acendia apenas com a alta frequência passando por seu corpo!!!

    então esse projetinho q fiz foram particpante mais 6 pessoas! Valeu?

    Mais porque as pessoas só pensam o contrario?

    Editado por Kaarell

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bom... Vamos por partes!

    Em primeiro lugar, estes leds estão todos em paralelo, o que gera o inconveniente de não se poder limitar a corrente em cada um deles... A corrente acaba sendo limitada pela corrente máxima fornecida pelas pilhas. Porém, se um ou mais leds queimarem, os que permanecerem acesos tendem a ficar sobrecarregados... Mas como o negócio é descartável mesmo e a durabilidade dos leds não importa tanto, essa parte a gente pula.

    Quanto a lâmina:

    Não sei se você reparou na lâmina original, mas ela não é cilíndrica. Ela é cônica. Se você substituí-la por uma lâmina cilíndrica, você só terá a incidência da luz próximo dos leds... Este é o problema de colocar outra lâmina no lugar.

    A questão de utilizar o bastão de acrílico seria uma boa ideia se não fosse a questão do custo elevado, que foge ao teu objetivo...

    Quanto aos leds:

    A medida que fores acrescentando outros leds, o que tende a acontecer é que as pilhas não vão conseguir mais fornecer corrente suficiente para alimentar todos. Nas fotos eu não pude reparar se os leds são de 5 ou de 3mm, mas o que podes fazer é um teste...

    Solde mais leds, um de cada vez, e vá testando até ver que as pilhas começam a não mais fornecer corrente suficiente para os leds (eles vão começar a diminuir o brilho).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu estou aqui com duvidas e perguntas... quantos leds normais vou conseguir manter com 3 pilhas AA? Onde consigo um bastão de Acrilico? O que é melhor e mais barato? Acrilico? Policarbonato? PVC Cristal?

    Mensagem editada por apresentar tratamento "impróprio" com outro usuário!

    Procure manter um mínimo de cordialidade com os colegas, pois um tópico é composto de opiniões favoráveis e contrárias também. Precisamos estar prontos para ambas ou o tópico perde a razão de existir!

    Editado por Meiraneto

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A questão dos leds, conforme eu disse acima, vai depender do tamanho de cada led. Trocando em miúdos:

    O led de 5mm consome algo em torno dos 20mA, o de 3mm consome um pouco menos. Quando eu digo 5 ou 3mm, estou me referindo ao diâmetro do bulbo do led... Basta você medir e postar o resultado que a gente pode fazer os cálculos...

    Editado por cabteixeira

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • cabteixeira

    desculpa cara o post anterior não era pra ti não!!

    MUITO obrigado. Isso era o que eu queria saber... eu não tenho material de solda em casa, mas a luz dos leds é BEM forte, fiquei até surpreso pra ser sincero.... eu não tenho certeza, mas acho que são de 3mm são bem minusculos.

    Já a lâmina, eu optei por uma cilindrica porque achei q seria mais fácil do que achar uma cônica. O que eu quero é q seja transparente para a luz vazar melhor. o plastico que veio com o brinquedo é muito fosco, quase opaco.

    Eu pensei em na ponta de cima do cilindro prender talvez um pedaço de papel celofane e/ou colar fios de fibra otica to tamanho da lamina inteira, dar assim um visual mais "Uniforme" a luz...

    Meu maior problema é que os Leds atuais cobrem uma area de pouco menos de 30cm (a lamina toda tinha 37) e eu queria expandir a lamina pra 60 ou 70 cm! Pra ficar com um tamanho mais "real"

    Editado por Ricardo_macae

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pelas fotos que você postou, estes leds que vieram no brinquedo são de alto brilho... Realmente, a luz deles é muito forte!

    Na realidade, fica bastante difícil que o efeito luminoso fique uniforme... Vou te pedir um pouco de paciência que eu estou pesquisando alguma solução pra você (tipo qual material podes usar que não seja caro e que seja encontrado aqui no RJ)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Já te agradeço!

    Mas se for ajudar... a necessidade é mais estética do que pratica. eu só quero que o troço não caia aos pedaços. Como vou com ele a um evento, tem muito vai-e-vem e muita gente... não vou usar pra combate nem pra ficar batendo em nada, mas como não tenho noção de preço, posso até analisar algo um pouco mais custoso se for o caso

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olha...

    Eu andei pesquisando e realmente é complicado conseguir um efeito uniforme da luz...

    Conforme eu disse, pra ficar homogênio teria que ser uma lâmina de formato cônico, tipo estas lanternas de sinalização:

    371012.jpg

    A luz é emitida por baixo e o cone fica todo iluminado, por inteiro...

    Agora, o problema é o tipo de material...

    Não consegui achar pela internet nenhuma loja que venda um tarugo de acrílito aqui no RJ...

    Desculpe não poder ajudar mais... Pelo menos eu tentei...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ei que isso... já ajudou bastante.

    Tarugo é uma espécie de polimero plástico? Por que pode não ter na internet, mas nada me impede de sair por ai caçando e, lojas mesmo...

    Vou a algumas lojas de material de festa, ilumnação e construção pra ver se consigo QUALQUER tipo de tubo transparente que sirva. Vou atualizar esse tópico assim que conseguir algum resultado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×