Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema contratual


eurojf

Posts recomendados

Prezados,

Alguém pode entender esta mensagem como off-topic mas peço que leiam e vejam se podem me ajudar.

Tenho um contrato antigo, daqueles com renovação automática, de um software.

Este contrato licencia o software baseado em CPUs.

A pouco tempo troquei de máquina e na nova exiastem 3 itaniuns core 2 duo.

O licenciador do software quer cobrar por 6 (seis) processadores.

Assim sendo fico com a seguinte dúvida: tenho 3 processadores ou 6 ?

Cada CORE pode ser considerado um processador ?

Agradeço sua ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim sendo fico com a seguinte dúvida: tenho 3 processadores ou 6 ?
Depende do contrato. As firmas podem cobrar pelo número de núcleos (cores), por uma fração dos núcleos, por soquetes (processadores), etc.

Entre em contato com o fabricante do software.

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem 3 processadores de dois núcleos cada, como dick trace falou o negocio é falar com a empresa que licensiou o software e ler bem o contrato, mas cpu mesmo você tem apenas três. porém se esse software consegue aproveitar todos os seis núcleos eles podem usar isso como argumento para cobrar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada CORE pode ser considerado um processador ?

Com certeza, cada Core é um processador, que assim como o Rafoel disse, você tem 3 processadores e cada um deles possui 2 núcleos.

CPU = "Unidade Central de Processamento. É a parte do computador que efetua o processamento. Ou um conjunto de chips que executam as instruções dos programas e dos circuitos conectados ao computador"

www.creativehost.com.br/suporte/glossario/c.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas não foi isso que o renato falou... ele falou que cada core é um processador...

cada core pode ser considerado um processador sim, cara...

mas mesmo assim, é bom ler o contrato... para ver qual a terminologia exata!

porque dependendo da época que foi feito o licenciamento, nego não tinha nem noção de que poderiam vir a existir mais cores nos processadores... então de repente você consegue encontrar alguma brexa na terminologia do contrato que te de suporte para contestar a cobrança dos 6 processadores...

apesar deles estarem certos, é possível que, contratualmente falando, você consiga reverter isso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas não foi isso que o renato falou... ele falou que cada core é um processador...

cada core pode ser considerado um processador sim, cara...

Isso depende muito da pessoa. Eu diria que não. Núcleo é núcleo, processador é outra coisa. De qualquer modo, é o contrato que decide, se os caras não definirem bem você simplesmente aponta para o site da Intel e mostra para eles como a Intel define seus produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você puder colocar o contrato aqui seria bom, assim eu poderia le-lo e te dizer como é a tua situação, se deve pagar por 6 ou por 3 licenças.

porque eu imagino que no contrato ele disse CPU querendo dizer PC (Personal Computer) e não unidade de processamento, já que, antigamente não existia computadores com mais de um núcleo, correto??

Penso que a licença seja para limitar o número de máquina e não de processadores =)

* Sim, eu entendo que cada CORE seja um processador, o que existe são núcleos.

Core 2 Duo = 1 processador com 2 núcleos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nosso colega Renato Alvarenga começou a desvendar a coisa, só que há

um pequeno detalhe, haviam as placas com dois processadores, eu mesmo

tive uma Elpina assim, que acabei vendendo por não conseguir o módulo

apic que era necessário ao funcionamento correto dos dois processadores, ela era usada pelo antigo dono com um Pentium II ocupando um dos slots

e o outro vazio, até hoje não entendi, comprar uma placa para duas cpu e

usar uma só.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...