Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

D-Link 500T firmware RUSSO (solução definitiva)


fernandovogt

Posts recomendados

D-Link 500T Firmware RUSSO (solução definitiva)

Depois de me escabelar todos esses anos procurando soluções para esse modem sem muito sucesso, resolvi fazer esse pequeno tutorial a fim de ajudar quem tem esse famoso modem conhecido por seus incontáveis problemas técnicos.

Se você acha que seu 500T está perfeito, então você está enganado... nunca vi um ser vivo que não tivesse todos esses problemas, ou parte deles...

Procurei muito, mas não achei muita coisa escrita em português nem que adiantasse muito com os problemas, falei com o pessoal da própria D-Link e nem eles tem a solução (pelo que me pareceu eles tem consciência dos problemas, mas tem vergonha de assumir).

Muita gente trocou de modem, jogou fora, comprou outro, piso em cima e ateou fogo, mas quem ainda tiver e acredita no potencial do querido 500T como eu, resolvi contribuir com a minha "experiência" (lê-se frustração).

Então quem tiver com problemas:

1-Travamento no software de configuração;

2-Problemas de salvar configurações;

3-Problemas de conexão/desconexão do modem ou então demora excessiva;

4-Problemas com programas (torrent, p2p);

5-Travamentos com protocolo UDP em programas p2p (ex: EMULE);

6-Número de conexões em portas TCP (congelamento/lentidão);

7-Navegação amarrada quando algum programa de compartilhamento estiver aberto;

8-Não atualiza firmware nem com reza braba;

9-Facilidade em corromper firmware ou então "matar" o modem, famoso Death Light's

10-Redirecionamento de portas (virtual server);

11-Demais problemas não relacionados...

estrelando

137026-DSL-500T_front.jpg

No site da D-Link tem o utilitário de atualização de firmware dito como último confiável “oficial”, tudo bem, já é bem melhor que o original de fábrica se não me engano datado de 03/01/2005 (alguma coisa assim). Segue link:

http://www.dlink.com.br/internet/downloads/DSL-%20Modems/D-Link%20ADSL%20configuracoes%20Telemar/DSL-500T/Firmware/ADSL2%20-%20ADSL2+/Utilitario_DSL-500T_V2.00B01T01.TM.20060627.zip

Leia o PDF que vem junto para não se complicar depois.

O bom desse utilitário é que ele atualiza o firmware por meio dele mesmo e obtém mais sucesso que o navegador do modem que é muito problemático (opção de update firmware interno do modem), ainda por cima se tudo der errado ele tem a opção de atualizar a imagem corrompida se tudo mais travar que muitas vezes resolve. E caso nem isso resolver significa que você acaba de "matar" seu modem, isso se caracteriza pelo fato de até comunicação pela placa de rede se tornou inativa, tornando o modem completamente inacessível via software.

O que fazer agora? Põe no lixo e compra outro? Joga na parede gritando palavrões inimagináveis? senta e chora como em legítimo EMO?

Não, nada disso, no site www.abusar.org tem um manual da confecção do cabo de recuperação sendo esta a última esperança do jovem nerd em situação desesperadora. Eu mesmo segui tal guia e fiz o meu com muito sucesso. Vale lembrar que tal operação é de responsabilidade própria e eu não me responsabilizo (nem o autor do tutorial) da sua habilidade tetuda em eletrônica técnica/curioso/metido/fussão na utilização do mesmo. Eu já virei uma espécie de Curandeiro do modem de tantas vezes que ressuscitei ele. Segue link:

http://www.abusar.org/manuais/c_500T.html

Processo de atualização de firmware:

1-Bom então passado todas essas complicações, para começar aconselharia que estivesse com seu modem devidamente atualizado com o utilitário de atualização de firmware da D-Link mencionado antes (não precisa configurar nada, só atualizado datado de 20060627 já é suficiente).

2-Agora baixe este firmware RUSSO e descompacte em algum lugar.

OBS: O Firmware é de autoria russa mas a linguagem de operação dele é em inglês, não vai precisar aprender uma nova língua ou escrever com letras engraçadas.

Se for AnnexA:

http://mcmcc.bat.ru/dlinkt/500T/DLink-500T_V.1.0.02.RU.18012007_MC_AnnexA_DSP62.zip

Se for AnnexB:

http://mcmcc.bat.ru/dlinkt/500T/DLink-500T_V.1.0.02.RU.18012007_MC_AnnexB_DSP62.zip

FAQ: Como descubro que raio de Annex é o meu?

Resposta1: Acesse seu modem e veja na parte de STATUS>DEVICE INFO

Resposta2: Abra seu modem e leia em cima do Chip.

3-Após acesse seu modem no endereço 192.168.254.254 user: TMAR#DLKT20060627 senha: DLKT20060627

Não esqueça de configurar seu IP local como sendo de mesma rede (ex: 192.168.254.1) ou então deixe em "Obter um endereço de IP automaticamente" que o DHCP escolherá um automático.

Depois menu TOOLS>FIRMWARE indique o caminho que você salvou o firmware baixado e clique para atualizar seu firmware.

Tenha paciência e aguarde a finalização do processo que pode demorar um pouquinho, caso você inventar de desligar seu modem ou então a companhia elétrica de sua cidade inventar de desligar a luz, é Firmware corrompido na certa e nos piores casos vá esquentando a solda para confeccionar um cabo de recuperação.

4-Ao final do processo seu modem voltará com uma tela bem diferente da já conhecida e com IP 192.168.1.1 user: Admin senha: Admin

OBS1: sim o "A" é maiúsculo mesmo.

OBS2: Não esqueça novamente de configurar seu IP local para mesma rede (ex: 192.168.1.2), não fazendo isso sua rede não conversa com o modem, ou então deixe em "Obter um endereço de IP automaticamente" que o DHCP escolherá um automático.

5-Após isso pode configurar normalmente seu modem com seu usuário e senha de acesso do provedor e números corretos de VPI e VCI.

Telefonica (Speedy): VPI 8, VCI 35

Telemar (Velox): VPI 0, VCI 33

Brasil Telecom: VPI 0, VCI 35

Brasil Telecom (no RS): VPI 1, VCI 32

O menu é bem diferente, tem muitas outras opções mas no final das contas é tudo a mesma coisa como antes não precisa surtar.

Por fim milagrosamente os problemas acabaram e estou muito satisfeito com os resultados.

Espero ter ajudado.

*LEIA TUDO COM ATENÇÃO, É UM PROCESSO MUITO DELICADO QUE REQUER CALMA E CONCENTRAÇÃO, ISSO EVITA FORTES DORES DE CABEÇA MAIS TARDE.

DEPOIS NÃO DIGA QUE EU NÃO AVISEI.

®Crédidos

user fernandovogt

Fernando Vogt

[email protected]

Obs: sejam bonzinhos nas dúvidas, afinal de contas não sou a sua mãe.

Abraço

“Tem coisas que só a D-Link faz pra você”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...