Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Bom, confirmando aqui as primeiras impressões são boas mas não são perfeitas...

conforme levantado anteriormente aqui no tópico, esse cooler vibra, mas vibra MUITO.

Certamente a medição de 19db foi feita com o cooler rodando sozinho sem estar preso a nada, pois em um gabinete convencional, o ruido resultante da vibração do chassi como um todo será muito maior que os 19db.

ainda não instalei ele no CM690, pois nao tive tempo, mas instalei em um outro gabinete, um wisecase simples, com um furo de 12cm no teto.

o gabinete em questão está usando 2 fans de 8cm ball bearing da coolermaster, o cooler box e esse cooler master de 12cm em um furo feito no teto com uma micro retífica.

o gabinete vibra tanto que ao encostar na mesa é notável a vibração.

testei os 4 coolers que eu comprei desse coolermaster e os 4 apresentam a mesma vibração, logo, não é um problema, é uma característica.

este final de semana vou preparar um teste simples para medir a pressão do ar.

ainda não sei como medir a vibração. Se alguém tiver uma sugestão...

ao colocar a mão é notável a diferença no desempenho, realmente é bem mais forte que o akasa que tem 45CFM.

mas no gabinete, devido à vibração, o akasa é bem mais silencioso, pois não vibra tanto...

de repente em um gabinete mais firme como o CM690 a vibração não seja tão grande... final de semana terei tempo apra testar tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha aqui em casa eles não vibram nem um pouquinho, mas eu tenho o costume de pregar os meus fans de gabinete com "fixa forte ambiente externo" da 3M, basicamente é uma fita de borracha de 1,5mm de grossura e 24mm de largura, com um durex super grudendo nas duas faces, ele é o melhor anti vibração que existe, 1º porque é barato, 2º porque além de cortar a vibração horizontal, do impacto do cooler contra chapa por ser de borracha no meio, também anula a vibração vertical por colar o cooler verticamente... muito bom... eu uso sempre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu corto a fita em 4 tiras mais finas de 5mm de largura e 120mm de altura e passo em volta do lugar onde o fan vai ser colocado, usando os 4 furos dos parafusos como guia, eles vão ficar nas 4 quinas de dentro do quadrado, e ainda passo um pequena tira em baixo do furo formando um triangulo nos 4 pontos do quadrado, coloco fan e depois enrosco os parafusos, e os que ficam no acrílico eu faço um quadrado fino com borracha escolar preta com um furo no meio, para passar os parafusos, e ai aperto bem apertado para isolar bem a vibração, mas mesmo assim...

voce dá sorte com fans, tem sempre aqueles que tem menos RPM, tem daqueles também que o centro é meio solto e vibra mais... e por ai vai... de todos que comprei aqui do R4-L2R-20CK-GP, um deles veio com o centro meio solto, e vibra realmente, mas os outros estão 100% até a rotação está maior :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dae pessoal...

comprei 6 desses, 1 o mes passado p/ testar (e-armazem) e os outros 5 semana passada (SPON)

fiquei meio com receio, pois quando comprei nao achei nenhum topico de review...

+ vamos aos fatos...

PROS:

90CFM, podi até nao ser realmente 90 + q faz MUITO VENTO, isso faz

19dB, sera? nem consegui escutar, hahahahha

custo, muito barato, R$ 14,00 na SPON :aplausos: q é uma loja recomendadissima

CONTRAS:

acho o consumo um pouco exagerado p/ uma FAN

poderia ter uma versao sem LED's, nao é td mundo q é

OBS:

testei o cooler master contra um Noctua NF-P12 1300rpm de 54CFM, ambos ligados a 12v

nao tem nem comparaçao, e olha q o Noctua é um excelente FAN, + tomou pau do Cooler Master

essas sao minhas impressoes...

quando minha camera voltar de viagem (hehhehe) eu vou fazer um video comparativo pra vocês...

minhas 5 crianças abaixo, pois a 6ª já estava instalada, hehehe

dsc01407la1.jpg

g.php?h=507&i=dsc01407la1.jpg

por enquanto é isso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OBS:

testei o cooler master contra um Noctua NF-P12 1300rpm de 54CFM, ambos ligados a 12v

nao tem nem comparaçao, e olha q o Noctua é um excelente FAN, + tomou pau do Cooler Master

Qual dos dois em 12v faz mais barulho (instalado no gabinete)?? Esse fan da Coolermaster realmente vibra muito??

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos dois em 12v faz mais barulho (instalado no gabinete)?? Esse fan da Coolermaster realmente vibra muito??

[]´s

vibração depende, não é todo fan que vai vibrar, é quando voce dá o azar de pegar um com o centro meio solto, e é fácil de se resolver, só colocar uma borracha fina com um buraco no meio nos locais de passar o parafuso, entre o fan e o gabinete e apertar bem apertado... a vibração some...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vibração depende, não é todo fan que vai vibrar, é quando voce dá o azar de pegar um com o centro meio solto, e é fácil de se resolver, só colocar uma borracha fina com um buraco no meio nos locais de passar o parafuso, entre o fan e o gabinete e apertar bem apertado... a vibração some...
Disso eu sei, so perquntei aquilo porque queria uma comparação no quesito vibração entre os dois fans. Que esse fan da coolermaster tem um excelente custo/benefício, isso eu acredito, só acho estranho um fan mundialmente reconhecido por sua qualidade (CFM/dBA) "tomar um pau" de um fan praticamente desconhecido. :rolleyes:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...se não quer comprar um fan thermaltake scythe de 5 anos atras por um criado recentemente
Claro que não, tanto é que se você reler o que eu escrevi com atenção, você verá que em momento algum eu fiz isso. Eu só quis mais um dado da válida comparação que o Yamanaka fez do fan da CM com um fan TOP, só isso!

:conf:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos dois em 12v faz mais barulho (instalado no gabinete)?? Esse fan da Coolermaster realmente vibra muito??

[]´s

até agora nao tive nenhum tipo de problema com a FAN, e olha q estou com 4 instalados no gabinete e 2 no cooler do CPU em modo Push-Pull :)

ela é MUITO SILENCIOSA, no gabinete nao apresentou nenhuma vibraçao, nem queima de LED's.

ambas as FAN's ligadas a 12v

abaixo a Noctua usada p/ teste

dsc01649yw9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um camarada reclamou do consumo de energia destes fans... disse que seria legal uma versão sem leds... bom, se é possível remove-los o problema ta resolvido.

Mas será que esse fan sem os leds consome menos energia a ponto de ser uma vantagem remove-los?

é uma questão interessante pra quem ta com a fonte no limite.

Se alguem remover os leds, tenta postar umas fotos aqui... valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que isso ajuda ?

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_189&products_id=3375

Pinos de silicone anti-vibração.

Não sei se seriam compatíveis para colocar este cooler no IceAge 120...

Edit: Valeu pela dica dos leds Pistolão. Agora meu problema é encontrar tudo que eu quero (Ice Age, fan cooelrmaster 120mm, leds, etc) no mesmo site para economizar no frete heh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que isso ajuda ?

http://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_189&products_id=3375

Pinos de silicone anti-vibração.

Pelo o que eu andei lendo, isso ajuda sim a reduzir a vibração dos fans, só que esses pinos só são compatíveis com fans de "cantos abertos", ou seja, fans em que o lugar de por o parafuso não é revestido de plastico.

Ex de fan de cantos abertos:

my.php?image=antecopen7oz.jpgantecopen7oz.th.jpg

qual o consumo desses fans?
4.2w!! :eek:
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dae pessoal...

comprei 6 desses, 1 o mes passado p/ testar (e-armazem) e os outros 5 semana passada (SPON)

fiquei meio com receio, pois quando comprei nao achei nenhum topico de review...

+ vamos aos fatos...

Opa, to querendo comprar um cooler desses, só nao tinha ainda por causa da greve dos correios... e pasmem, venho aqui e encontro um parente distante, tb sou Yamanaka hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, to querendo comprar um cooler desses, só nao tinha ainda por causa da greve dos correios... e pasmem, venho aqui e encontro um parente distante, tb sou Yamanaka hehe...

hehehehhe

falae parente...

td certo por ai?

então cara...

compensa muito compra na SPON, é rápido e de confiança

so comprei o meu primeiro no E-Armazem porque sou de ctba e fui buscar na loja

+ é isso ai...

o FAN é uma turbina mesmo

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!