Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Regazzo

Dúvida Led

Recommended Posts

Bom Dia,

Galera seguinte, eu comprei um compressor de ar de 12 V, aqueles que a gente liga no acendedor do carro.

Peguei uma fonte ATX de 450W, e adaptei na saída de 12 V, uma tomado igual aquela que tem no carro, para ligar o celular, etc...

Até ai tudo beleza....

Coloquei dois Led's de Alto Brilho de 3 V, um azul e um verde, para indicar quando a fonte está ligada (coloquei também um botão) (Led Azul), e quando a tomada de 12V está energizada (coloquei um botão também para ligar e desligar a tomada) (Led Verde).

Tudo funcionando beleza, mas o problema é que quando liguei o compressor, o meu led de 3V "torrou".

Liguei o polo positivo do Led no fio preto da fonte ATX, e o lado negativo no fio Laranja, o qual da 3,3 V.

Liguei esse mesmo fio Preto no positivo da tomada de 12 V, e o amarelo no negativo, dando 12V.

O compressor de ar é varia de 0,5 a 1 ampere.

Não coloquei nenhum resistor ja que a saida é de 3 V, e teoricamente ele suportaria, mas acho que quando liga o compressor, varia a tensão e o Led queima (além da corrente).

Minha dúvida se eu colocar um resistor equivalente, meu problema se resolve???

Ou tenho que colocar mais algum componente, para que quando ligar o compressor o Led não queime.

Obrigado pela ajuda e desculpe pelo longo tópico.

[]'s

Regazzo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu fiz aqui no meu pc você tem que colocar um resistor de 1k (1000ohms) no fio amarelo(+12v) e o negativo do led você liga direto no preto da fonte..você pode comprar o resistor ele custa no máximo 10 centavos ou então tirar de um aparelho velho..aqui estão as cores dele:

1kgu9.jpg

desculpa tá meio ruim o desenho mas fiz com pressa...

qualker coisa diz aí...

Falou

Editado por TEYLOR

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei o polo positivo do Led no fio preto da fonte ATX, e o lado negativo no fio Laranja, o qual da 3,3 V.

Regazzo

Mas, seria o contrário, positivo do LED no fio laranja e negativo do LED no fio preto.

Experimente ligar um diodo retificador, como o 1N4004, em antiparalelo com o LED.

Compartilhar este post

Link para o post

Jamais ligue um led sem um resistor. Em LED's o mais importante é a corrente e não a tensão. Você pode ligar um led em 5, 10 ou 50 Volts. Isso dai não interessa. O importante é que a corrente do led não ultrapasse cerca de 25 miliamperes, para led´s comuns. Portanto para calcular o resistor faça (Tensão da fonte - Tensão do led)/ 0,025

Ou use o seguinte site: http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator#series

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais