Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Led


Regazzo

Posts recomendados

Bom Dia,

Galera seguinte, eu comprei um compressor de ar de 12 V, aqueles que a gente liga no acendedor do carro.

Peguei uma fonte ATX de 450W, e adaptei na saída de 12 V, uma tomado igual aquela que tem no carro, para ligar o celular, etc...

Até ai tudo beleza....

Coloquei dois Led's de Alto Brilho de 3 V, um azul e um verde, para indicar quando a fonte está ligada (coloquei também um botão) (Led Azul), e quando a tomada de 12V está energizada (coloquei um botão também para ligar e desligar a tomada) (Led Verde).

Tudo funcionando beleza, mas o problema é que quando liguei o compressor, o meu led de 3V "torrou".

Liguei o polo positivo do Led no fio preto da fonte ATX, e o lado negativo no fio Laranja, o qual da 3,3 V.

Liguei esse mesmo fio Preto no positivo da tomada de 12 V, e o amarelo no negativo, dando 12V.

O compressor de ar é varia de 0,5 a 1 ampere.

Não coloquei nenhum resistor ja que a saida é de 3 V, e teoricamente ele suportaria, mas acho que quando liga o compressor, varia a tensão e o Led queima (além da corrente).

Minha dúvida se eu colocar um resistor equivalente, meu problema se resolve???

Ou tenho que colocar mais algum componente, para que quando ligar o compressor o Led não queime.

Obrigado pela ajuda e desculpe pelo longo tópico.

[]'s

Regazzo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz aqui no meu pc você tem que colocar um resistor de 1k (1000ohms) no fio amarelo(+12v) e o negativo do led você liga direto no preto da fonte..você pode comprar o resistor ele custa no máximo 10 centavos ou então tirar de um aparelho velho..aqui estão as cores dele:

1kgu9.jpg

desculpa tá meio ruim o desenho mas fiz com pressa...

qualker coisa diz aí...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jamais ligue um led sem um resistor. Em LED's o mais importante é a corrente e não a tensão. Você pode ligar um led em 5, 10 ou 50 Volts. Isso dai não interessa. O importante é que a corrente do led não ultrapasse cerca de 25 miliamperes, para led´s comuns. Portanto para calcular o resistor faça (Tensão da fonte - Tensão do led)/ 0,025

Ou use o seguinte site: http://www.hebeiltd.com.cn/?p=zz.led.resistor.calculator#series

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...