Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como compartilhar arquivos entre duas redes diferentes?


Neil Peart

Posts recomendados

Ola pessoal!

Tenho um problema antigo para o qual ainda nao arrumei solucao. Espero que alguem aqui consiga me ajudar!

Ao laboratório do qual tomo conta foram cedidos 11 ip´s da rede interna da Universidade, do 143.54.14.40 ao .50. Os 10 primeiros foram alocados aos 10 micros interligados na rede cabeada na Universidade. Todos os micros com XP Professional e se enxergando, tudo perfeito.

O último ip eu coloquei num roteador sem fio, o WRT54-GL, com firmware DD-WRT, ou seja, bastante configuracoes ao meu dispor. Como não consegui mais ip´s como o pessoal do CPD, decidi colocar esse roteador sem fio como servidor DHCP da rede privada 192.168.1.2 a .10. Ou seja, quando alguém chegar com seu notebook nessa sala, automaticamente estará conectado à internet sem fio por meio do WRT54-GL, ou seja, por meio de um ip dessa rede 192.168.1.x.

Mas suponhamos que essa mesma pessoa, além de acesso à internet, também queira acessar os arquivos compartilhados na rede do lab, dos ip´s 143.54.14.x. Seria possível que isso acontecesse? Imagino que o roteador wireless, como junção entre as duas redes, seja capaz de cumprir esse papel. Mas não faço ideia de como colocar isso em prática.

Não sei se consegui deixar o meu problema claro o suficiente; espero que sim... Alguma ideia para me ajudar?? Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que você não coloca todos na mesma rede?

Porque ao meu ver você não precisa de 10 ips válidos para os computadores do laboratório. Pega um ip apenas e distribui a internet para eles através de ips privados assim como é feito pelo wireless.

Você pode até ligar todos os computadores no WRT54-GL, dessa forma os computadores do laboratório e as pessoas que chegar com notebook vão fazer parte da rede 192.168.1.x facilitando bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...