Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando com jogos


Posts recomendados

Pessoal,

O meu PC está tendo um problema já faz uns três dias.

Ele inicia normalmente, roda alguns aplicativos, mas quando eu uso a Internet muito tempo (uso Firefox) ou tento jogar algum jogo ele trava totalmente (GTA ele não roda nem dois minutos, FIFA 07 ele agüenta mais tempo). Não dá pra mexer em mais nada, até o teclado trava (ex: não dá pra mudar o NumLock ou CapsLock).

Testei a memória com um programa do PC (ele é da HP e vem com um assistente de hardware que faz testes) e ele não encontrou o problema.

Limpei o PC, o cooler, tudo e o problema continuou.

O Everest aponta que ele tem 25º no processador e 27/30º na Placa-mãe (isso sem rodar algum aplicativo pesado, como os jogos).

Alguém pode me ajudar?

Minhas configurações:

Intel Pentium D925 3.0 Dual Core

HD de 250GB 7200 rpm SATA 3G

Memória RAM de 1GB - Kingston

Placa de vídeo GeForce 7200/7300 S - 512MB

-ATI RADEON XPRESS 200 com memória dedicada de 64MB; compartilha até 128MB da memória RAM

Cache: 4MB (2x2MB)

Barramento: 800MHz

Chipset: ATI RADEON XPRESS 200

Desde já, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, amigo!

Seu problema pode ser superaquecimento... Mas pra termos certeza, precisamos realizar alguns testes! Vamos lá... Primeiro, baixe e instale o Video Card Stability Test, AQUI!, com ele poderemos testar sua placa de video...

Vamos ao primeiro teste, com o Everest aberto, vá em "Ferramentas" e depois em "Teste de Estabilidade do Sistema", agora marque todas as opções e clique em "Start". No 1º gráfico, deixe marcadas apenas as opções, "CPU" e "Motherboard". Pronto, espere por 30 min ou 1 hora, tire uma print screen da tela e poste aqui pra a gente ver.

*Esse teste valerá pra verificarmos se o seu processador ou se sua placa mãe está superaquecendo!

Agora, o segundo teste. Abra o Video Card Stability Test e o Everest, mas minimize o Everest de maneira q você possa continuar a acompanhar as temperaturas da placa de video pelo tray icon. Na janela do Video Card Stability Test, clique em "Start" e deixe o programa em execução por uns 30 min. Depois disso tire novamente uma print screen da tela e poste aqui.

*Esse teste servirá pra verificarmos se sua placa de video está superaquecendo.

Aguardo respostas!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, tem algo errado aí... Como assim a temperatura do processador é metade da temperatura da placa mãe??? Por favor, veja a temperatura pela bios¹ e confirme esses valores...

*Pra fazer isso, quando o pc estiver ligando aperte a tecla DEL, mas seja rápido! você tem q apertar essa tecla logo quando o pc fizer "bip" ao ligar! Pode apertar várias vezes, até entrar na janela da bios. Agora vá em Temperatures ou Hardware Monitor ou algo assim... procure por uma opção q te mostre os valores das temperaturas. Quando chegar a opção certa, veja se a temperatura da placa mãe está maior ou menor q a do processador e poste aqui o resultado!

Apenas o Firefox estava aberto durante o teste.

Sobre o Teste 2, onde eu vejo no Everest a temperatura da Placa de vídeo?

Sem problemas, paginas da internet são leves, não alteram o resultado. :)

Pra ver a temperatura da placa de video, vá na aba lateral "Computador", depois em "Sensor" e na janela procure por GPU.

Aguardo respostas!

Abraço!

*Obs.: Na limpeza q você disse ter feito, você trocou a pasta termica do processador? Limpou os pentes de memoria RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra ver a temperatura da placa de video, vá na aba lateral "Computador", depois em "Sensor" e na janela procure por GPU.

O meu Everest é versão Trial, não tem o GPU.

*Obs.: Na limpeza q você disse ter feito, você trocou a pasta termica do processador? Limpou os pentes de memoria RAM?

Não troquei a pasta térmica.

Limpei o pente de memória com um pincel de cerdas bem finas.

Vou ver a temperatura pela BIOS e posto aqui.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho q esses valores estão trocados... Acho q o Everest está trocando os valores dos sensores.

Use os valores da bios, são mais confiáveis. Se na bios está indicado q a temperatura é de 41ºC então vamos ficar com este valor... De qualquer forma, teu pc n parece estar superaquecendo.

Use uma borracha branca pra limpar os contatos da memoria RAM, mas só os contatos, ok? Limpe com cuidado e evite tocar nos contatos dourados.

Esse seu travamento pode ser devido a RAM suja, mas tb pode ser devido a algum software... Se a limpeza da RAM n der certo, inicie seu pc em modo de segurança e veja se ele trava.

O segundo teste q eu pedi acima é dispensável, já q pelo q você falou, o pc tb trava em navegadores de internet.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo,

Limpei a memória e fui tentar jogar. Não deu certo, continuou travando.

Agora entrei pelo modo de segurança e, ao tentar rodar o GTA, ele apontou que o aplicativo não encontrou memória necessária.

O que eu faço?

Muito obrigado pela ajuda até agora!

Abração!

Amigo, faça essa mesma limpeza com os contatos da tua placa de video, inicie o sistema normalmente e tente rodar o jogo.

*Esse erro, "aplicativo n encontrou a memoria necessaria", pode ser devido ao fato de você ter iniciado o sistema em modo de segurança e, nesse modo, muitos aplicativos do sistema n são carregados, provavelmente algum aplicativo necessario ao funcionamento do jogo n foi carregado.

-você tem a versão mais recente do driver de video?

-Usa algum programa anti-virus, se sim, qual? Está atualizado?

-Em modo de segurança o pc trava ao utilizar as paginas da net?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-você tem a versão mais recente do driver de video?

Bom, eu instalei a versão mais nova do driver de vídeo e depois disso que começaram os problemas. Então, acabei desinstalando (aliás, ele não aparece como programa, então apenas deletei a pasta onde estão os arquivos instalados).

-Usa algum programa anti-virus, se sim, qual? Está atualizado?

Uso o McAfee e está atualizado. Acabei de scanear o PC e ele não encontrou nenhum vírus.

-Em modo de segurança o pc trava ao utilizar as paginas da net?

Sobre isso, o PC está há um bom tempo ligado na Internet (modo normal) e não travou ainda. Depois tento em modo de segurança.

Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, eu instalei a versão mais nova do driver de vídeo e depois disso que começaram os problemas. Então, acabei desinstalando (aliás, ele não aparece como programa, então apenas deletei a pasta onde estão os arquivos instalados).

Eita, acho q descobri o problema... :)

Quando se remove drivers, você tem q remover do sistema as chaves e os aplicativos q compoem o driver. Se você apenas deleta a pasta ou instala um driver novo por cima, você bagunça o sistema!

Pra consertar isso, faz assim, baixa e instale um programa chamado Driver Cleaner Pro, agora carregue teu pc em modo de segurança, inicie o programa citado, na janela q surgir, marque "select multiple cleaning filters", depois vá em "Cleaning Selection", selecione "nvidia" e clique em "ADD>>"(pra remover o driver da placa off board de video), selecione tb "ATI" e clique em "ADD>>" (pra remover o driver da placa on board de video), agora é só clicar em "Start" e esperar. Dessa forma você irá remover os teus drivers de video, necessitando depois uma re-instalação.

Pra re-instalar é fácil, após remover os drivers pelo Driver Cleaner Pro, inicie o sistema normalmente, vá no site da placa de video e baixe o driver mais recente pra a tua. Instale esse (e apenas esse) driver e tente rodar algum jogo.

*Nunca instale mais do q um driver de video por vez, se quiser trocar, remova o driver atual pelo Driver Cleaner Pro, e depois instale o novo!

*Se sua placa de video for da serie 7xxx (acho q a tua é 7200 ou 7300, certo?) da GForce, o driver mais atual é esse: http://www.nvidia.com.br/object/winxp_175.16_whql_br.html

*O programa Driver Cleaner Pro pode ser baixado por aqui: http://downloads.guru3d.com/download.php?det=745

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Desinstalei os drivers e instalei apenas o driver antigo (que eu já havia instalado faz tempo) e deu certo!

Não sei porque, mas esse driver que você passou (e que ocasionou os problemas) não dá certo. Ele sozinho também travou o pc.

Bem, está tudo certo agora. Nem sei como agradecer!

Muito obrigado mesmo!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo,

Desinstalei os drivers e instalei apenas o driver antigo (que eu já havia instalado faz tempo) e deu certo!

Não sei porque, mas esse driver que você passou (e que ocasionou os problemas) não dá certo. Ele sozinho também travou o pc.

Bem, está tudo certo agora. Nem sei como agradecer!

Muito obrigado mesmo!

Grande abraço!

Ah!

Q otimo q deu tudo certo... ;)

Grande abraço!

Até breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...