Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor de baterias (iniciante)


edu.

Posts recomendados

outro circuito faz assi pra 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 v

so estão 2 comparadores mas tem de por os outros

coloca 12v em V IN e ajusta para acender o led de 12 v o de cima

e está feito

se mudar v in entre 1 e 12 v os ledes vão acendendo

este circuito precisa alimentacao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu ja disse to com um projeto, até agora eu consegui 4 circuitos, e vou tenta acerta eles, quando eu consegui v c todos estão certos eu tento ve outros. Eu vou postar o circuito e vou faze um comentario/pergunta, c pude me ajude por favor!!

medirtensao11nd4.th.png

Essi aqui eu ja fiz, montei e testei. Eli funciona e acende os leds em aproximadamente 6v 10v e 13v.

medirtensao21gu2.th.png

Essi aqui eu creiu q funcione, mas não sei c us valores dos resistores estão certos. C tive errado corrigam plz. É pra acender em 6,1v 8,2v 12v 13v.

medirtensao31wp6.th.png

Essi aqui é pra acender em 6v 8v 10v e 12v.

medirtensao41io8.th.png

Essi aqui eu tenho muitas duvidas. Eu ligaria a entrada 9 nu + pra ligar os leds em sequencia e não individual? E colocaria 12v nu + e ajustaria o potenciometro pra acender todos us leds?

Quem puder me ajudar a concluir os circuitos ajude por favor! (não precisa mais postar outros modelos de circuitos por enquanto)

Algum desses circuitos precisa de alimentação sem ser a que vai vir de onde eu vou testar? (o primeiro eu sei que não e creio que os outros também não mas se sim poste ai)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os 2 primeiros estão igual

eu mudei ja n tinha visto ;]

v ali c u 2 tá certo plz

o 4 precisa alimentacao e se muda a alimentaçao nao vai funcionar

vai mudar a V no pino 5 sin

a tensão de leds vai variar e da problema.

ah, entendi, eli precisa de uma alimentação fixa pra pode medir as outras tensões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

certo

o 2 circuito nao funciona

tá, intão o 4 precisa de alimentação, dai n vou usa.

O 1 e o 3 funcinam e ja foram concluidos.

O 2 n funciona? pode me ajudar em como fazelo funcionar? Até onde eu sei só u valor dos resistores estão meio incertos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O 2 n funciona? pode me ajudar em como fazelo funcionar? Até onde eu sei só u valor dos resistores estão meio incertos...

Vamos ver porque não funciona!

1) você mudou todo o projeto original e não prestou atenção nas notas que coloquei sobre os valores.

2) Você inverteu as entradas inversoras (-) com não inversoras (+)

3) você colocou resistores de 1K e 1R fazendo um divisor por 1000 ao invés de um divisor por 2 . Coloque 2 de 10K como no desenho original.

4) Você colocou valores dos zeners muito altos, sendo que se você coloca 1 zener de 13V, sua saída só vai acender com 26V, ou seja, a saída só acende com uma tensão o dobro do zener, porque o valor de comparação é a metade.

Seu desenho: medirtensao21gu2.png

Desenho original:

monibat-1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá, intão o 4 precisa de alimentação, dai n vou usa.

O 1 e o 3 funcinam e ja foram concluidos.

O 2 n funciona? pode me ajudar em como fazelo funcionar? Até onde eu sei só u valor dos resistores estão meio incertos...

mais 1 para 6 8 10 12v

pode escolher ondeligar as entradas + e vai funciona sem alimentacao de 6 a 12 v

usa o pot para ajustar os 12v e depois funciona volt a volt

basta muda os pinos + dos comparador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essi segundo ai eu n to me dandu muito bem, dps a gent fla deli. Mas u meu eu achei q dava certo, porque tipo assim. O divisor de tensão por 1000 faz com q a entrada - esteja ligada com Vcc em uma divisão que faz ela ter uma valor bem baixo de tensão. E os zeners polarizam o + com o valor deles, dai quando Vcc for 13 vai acende o ultimo led porque vai polariza u + com 13v e u - com alguns mili volts. Dai u + vai c maior que o - e vai toka u Vcc pra saida.

Uma duvida: Eu posso coloca um zener(+-4v) ali nu pino 4 dai vai c u suficiente pra alimenta u CI, e vai faze com q a tensão q vai pro led seja sempre a mesma facilitandu na escolha dos resistores pra faze a corrente pro led?

Espero que você tenha me intendido, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu, não tente adaptar nada que você não tenha pleno conhecimento sobre o funcionamento, teórica e prática... o resultado pode ser apenas o circuito não funcionar, até mesmo ele acabar por explodir (vi N555 explodirem no mesmo dia, e um 16F84A pegou fogo devido ao enorme ruído gerado por uma chave de liga e desliga).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo intão eu vou tenta n varia muit, hehe

vou usa essi aqui como base:

monibat-1.gif

Mas eu posso trocar o valor dos zeners para us leds acenderem em diferentes valor de tensão certo?

Ex. Bota um zener de 12v pra acende com 24v?

Posso bota um zener no Vcc pra protege u CI de tensões maiores?

C deh td isso q eu falei vai fik assim:

medirtensao21hu0.png

A minha maior duvida é c eu posso bota um zener pra protege Vcc du CI, dai a tensão q vai pros leds e sempre a mesma e eu posso coloca um resistor sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se já conseguiu o circuito que necessita,mas eu tenho este que achei uma vez na internet mas não me lembro a onde.:lol:

Não sei se funciona pois não montei,mas parece fácil de montar.

monitordebateria12vic0.png

cara essi circuito eu postei ali em cima, eli funciona sim, só tem q arruma u led q tá invertido. xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C deh td isso q eu falei vai fik assim:

medirtensao21hu0.png

A minha maior duvida é c eu posso bota um zener pra protege Vcc du CI, dai a tensão q vai pros leds e sempre a mesma e eu posso coloca um resistor sem medo.

Essi aqui funciona?

minha duvida é nu zener du Vcc du CI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não. você não pode regular O VCC do CI com uma tensão menor do que as que vai comparar nas entradas...

Esse CI é para até 36V, muito superior do que qualquer bateria fornece. Portanto não prcisa de zener para o VCC do CI.

Agora se faz questão de regular, use reguladors do tipo 78xx. Só que se usar 7812, a entrada VCC tem que ser maior que 15V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. você não pode regular O VCC do CI com uma tensão menor do que as que vai comparar nas entradas...

Esse CI é para até 36V, muito superior do que qualquer bateria fornece. Portanto não prcisa de zener para o VCC do CI.

Agora se faz questão de regular, use reguladors do tipo 78xx. Só que se usar 7812, a entrada VCC tem que ser maior que 15V.

Ta crto intão, eu so vou muda u valor dos resistores dus leds, pra aumenta u valor pra n queima us leds e valeu por dize q u ci é nu maximo 36V. Hehe, eu vou arruma u esquema, faze as vias e posto ai, dai dou por encerrado esse circuito, valeu ;D

Ctiverem mais algum circuito que tenha essa finalidade, porém que não precisa de alimentação, postem ai! ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, u esquema ta ai:

medirtensao21av2.png

Mas eu to com problemas no eagle pra coloca u GNd e u Vcc nu CI, eli identifica as portas de um jeito diferente du q você posto ou du datasheet. :(

EDIT: as portas tão iguais, mas eu n consigo por Vcc ou GND, porque so aparece us triangulos e nd q apareça 4 ou 11 pra Vcc e GND.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O esquema é isso mesmo.

Aí tem que ver com quem trabalha com eagle. Eu trabalho com proteus.

Mas a alimentação do CI já deve fazer parte, apenas fica invisível no esquema, ou seja, o EAGLE já sabe que deve ligar os pinos 4 e 11 na alimentação.

Espere alguém que trabalhe com eagle postar para te explicar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a alimentação do CI já deve fazer parte, apenas fica invisível no esquema, ou seja, o EAGLE já sabe que deve ligar os pinos 4 e 11 na alimentação.

Cara, quando eu pasos pra placa da erro q falta alimentação no CI =/

Quem tive mais algum circuito ai pode posta! ;]

eu vou cria um topico com o problema do eagle!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...