Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desparticionar hd sem formatar. É possível?


juliepac

Posts recomendados

:eek: Olá,

Tenho um hd de 80G particionado em 4. No momento apenas uma das partições está sendo utilizada. Gostaria de remover as partições, isto é, juntá-las à parte que eu estou utilizando.

Mas não quero formatar nem tenho para onde copiar os dados da tal parte usada do hd. Vi no forum que existe um software chamado "partition magic" que é capaz de desparticionar sem danificar os dados. Isso é certo? Posso utilizá-lo sem problema? Alguém tem alguma dica?

Obrigada desde já. :P

Abraços,

Juliana.

:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciar > Configurações > Painel de controle > Ferramentas administrativas > Gerenciamento do computador > Amazenamento > Gerenciamento de disco

Em seguida, botão direito na partição que quer eliminar e excluir.

Pode também excluir ou criar partições usando o CD do Win XP dando boot por ele e avançando até chegar a uma tela que irá lhe perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, obrigada pelas respostas! :P

Quero só confirmar uma coisa :eek:: não vai acontecer nada com os dados que estão na partição que eu quero manter, né?

E mais: as partições que eu "apagar", vão ficar inativas, isto é, não vou poder usar aquele espaço; ou as partições vão ser juntadas à partição principal?

Obrigada novamente!

Bjs.

:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Icefly :lol:, mas o meu problema é exatamente fazer o backup... (_(

Henrique, eu tenho dois hds . Em um está o 'C', no qual tenho o windows e outros programas instalados. Nesse hd não vou mexer e ele nem está particionado.

No outro hd, de 80G, é onde tenho meus dados: músicas, alguns vídeos, textos, fotos... É esse hd que está particionado. Em quatro... Tinha a minha parte do hd, a parte do meu irmão, uma parte em que estava instalado o Linux e mais uma não sei porque. Mas felizmente meu irmão comprou um notebook pra ele e tirou tudo dele daqui. Então, só uma parte desse probre hd está usada, a minha. Queira desparticioná-lo, mas sem ter que formatar, porque tem alguns programas instalados a partir da minha parte do hd... e também é tanto dado pra fazer backup... só queria uma solução mais simples: reintegrar as partes. Viu que bagunça? Mas deu pra entender, né?! Acha que dá pra fazer como você recomendou ou como o grechi recomendou (usando o swissknife)?

Obrigada pela atenção!

Abraço :P,

JU.

:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Icefly :lol:, mas o meu problema é exatamente fazer o backup... (_(

Henrique, eu tenho dois hds . Em um está o 'C', no qual tenho o windows e outros programas instalados. Nesse hd não vou mexer e ele nem está particionado.

No outro hd, de 80G, é onde tenho meus dados: músicas, alguns vídeos, textos, fotos... É esse hd que está particionado. Em quatro... Tinha a minha parte do hd, a parte do meu irmão, uma parte em que estava instalado o Linux e mais uma não sei porque. Mas felizmente meu irmão comprou um notebook pra ele e tirou tudo dele daqui. Então, só uma parte desse probre hd está usada, a minha. Queira desparticioná-lo, mas sem ter que formatar, porque tem alguns programas instalados a partir da minha parte do hd... e também é tanto dado pra fazer backup... só queria uma solução mais simples: reintegrar as partes. Viu que bagunça? Mas deu pra entender, né?! Acha que dá pra fazer como você recomendou ou como o grechi recomendou (usando o swissknife)?

Obrigada pela atenção!

Abraço :P,

JU.

:wub:

Utiliza a opção que indicaram acima via Painel de Controle do Windows e extende a tua partição do Hd para todas as outras, isso vai facilitar e garantir que você não vai perder os dados da tua partição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Partition Magic é o mais indicado para você e é muito fácil de usar onde poderá eliminar as partições que quer e redimensionar a que usa para ocupar todo o HD.

O único probleminha é a partição do Linux que penso eu terá que usar um particionador desse sistema acho que o gparted para apagá-la (não sei se o Partition Magic consegue eliminar a partição com o Linux).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou aproveitar o tópico, hehehe.

Galera, eu exclui a particição que eu queria, agora ficou aquele espaço "Não alocado", existe alguma maneira de "juntar" esse espaço do disco na outra particição. Deu uma fuçada básica no Partition Magic e não achei nada =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar o tópico, hehehe.

Galera, eu exclui a particição que eu queria, agora ficou aquele espaço "Não alocado", existe alguma maneira de "juntar" esse espaço do disco na outra particição. Deu uma fuçada básica no Partition Magic e não achei nada =\

Se você usar o windows, utilize o Gerenciador de discos, lá tem a opção de estender volume e você pode fazer isso numa boa...

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

juliepac, o partition magic é o melhor software para fazer o q você quer, sem dúvida... através dele você, primeiro, irá excluir tdas as partições q estão sem utilização (3 das 4, certo?) depois irá utilizar a opção 'resize' na primeira partição, estendendo ela para todo o espaço livre q sobrou da exclusão das outras 3... é fácil fácil o uso do partition magic... antes, porém, para minimizar o risco de perda de dados, desfragmente bem a partição que você irá manter...

já usei esse recurso várias vezes... certeza, funciona!

Mozts, como disse para a juliepac, procure a opção 'resize' no partition magic, é ela q permite, como o nome diz, redimencionar a partição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá (_(,

Obrigada a todos pela ajuda, mas... :eek: não deu certo. Deu algum erro durante o processo e acabei perdendo tudo do hd. Tudo bem, eu tinha feito backup das coisas mais importantes.

De qualquer maneira, muito obrigada a todos pela ajuda e pela paciência.

Abraços,

JU Pacheco.

:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá (_(,

Obrigada a todos pela ajuda, mas... :eek: não deu certo. Deu algum erro durante o processo e acabei perdendo tudo do hd. Tudo bem, eu tinha feito backup das coisas mais importantes.

De qualquer maneira, muito obrigada a todos pela ajuda e pela paciência.

Abraços,

JU Pacheco.

:wub:

bah, q droga...

mas algo errado foi feito Ju...

sempre uso o pmagic aqui... trabalho com manutençao... nunca tive problemas com ele....

ainda bem q você salvou o "mais importante"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usar o windows, utilize o Gerenciador de discos, lá tem a opção de estender volume e você pode fazer isso numa boa...

Léo

para isso, vá em meu computador, de um click com o botão direito do mouse, e vá em gerenciar. Depois, é só ir em gerenciamento de disco.

lá, irá aparecer as partições do disco. para estender o volume, clique com o botão direito do mouse e procure a opção estender volume;

bah, q droga...

mas algo errado foi feito Ju...

sempre uso o pmagic aqui... trabalho com manutençao... nunca tive problemas com ele....

ainda bem q você salvou o "mais importante"

O importante a ressaltar, é que o pmagic, não é 100% em eficácia... erros costumam acontecer às vezes;

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O importante a ressaltar' date=' é que o pmagic, não é 100% em eficácia... erros costumam acontecer às vezes;

:cool:[/quote']

erros costumam aparecer ou às vezes aparecem? olha a concordância aeeeee... iuahuihauha

de qquer forma, trabalho com manutenção a mais de 13 anos, uso o pmagic a pelo menos 8 e NUNCA tive problema... basta saber utilizar... desfragmentar o sistema antes, por ex, é impressindível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Utilizando o PM-8 criei duas partições adicionais, porém parece que cometi um erro que foi cria-las como primarias. Meu HD ficou com a unidade c: e duas partições unallocateal. Depois utilizei o comando resize e colocar em c: o tamanho maximo, até aqui tudo bem, ao mandar aplicar as alterações (apply) dá erro nº 38 - program is running from that partition. Either rom from a floppy or another partition- Alguem sabe como posso juntar as partições novamente no meu HD. Seja pelo partition ou por outro modo. Valeu obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizando o PM-8 criei duas partições adicionais, porém parece que cometi um erro que foi cria-las como primarias. Meu HD ficou com a unidade c: e duas partições unallocateal. Depois utilizei o comando resize e colocar em c: o tamanho maximo, até aqui tudo bem, ao mandar aplicar as alterações (apply) dá erro nº 38 - program is running from that partition. Either rom from a floppy or another partition- Alguem sabe como posso juntar as partições novamente no meu HD. Seja pelo partition ou por outro modo. Valeu obrigado

Não utilizo o Partition Magic, mas a tradução da mensagem é que o programa está executando na própria partição que será alterada, e também que você deve executá-lo a partir de um disquete ou de outra partição....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não utilizo o Partition Magic, mas a tradução da mensagem é que o programa está executando na própria partição que será alterada, e também que você deve executá-lo a partir de um disquete ou de outra partição....

Valeu leoleonleo, já resolvi. Realmente o erro era em querer particionar a unidade que o programa estava sendo rodado. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Utiliza a opção que indicaram acima via Painel de Controle do Windows e extende a tua partição do Hd para todas as outras, isso vai facilitar e garantir que você não vai perder os dados da tua partição...

como assim estender TUA PARTIÇÃO.... não há nenhuma opção parecida com isso!!! dá pra explicar melhor, por favor???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
como assim estender TUA PARTIÇÃO.... não há nenhuma opção parecida com isso!!! dá pra explicar melhor, por favor???

Desculpe não ter respondido antes, mas acabei não visualizando sua pergunta. O Windows tem um recurso chamado estender volume que permite juntar 2 ou mais partições. Você acessa em Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Gerenciar computador, Armazenamento, Gerenciamento de Disco. O(s) disco(s) que contém as partições a serem juntadas precisam ser do tipo dinâmicos, caso não forem por ali mesmo você consegue fazer a conversão..., depois de converter em disco dinâmico, você clica na partição que você quer somar com outras, usa o botão direito nela, opção estender volume, será mostrada uma tela nas quais estará outras partições disponíveis para serem somadas com a atual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...