Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
patrickmaxxcc

[Resolvido]Joystick(?) do controle do PS2..Como fazer a ligação?

Recommended Posts

Olá...Recentemente desmontei um controle desses de Playstation e retirei o Joistick(O Analogico) do circuito, e estava pensando em ligar 2 motores DC ou seja... eu vou com o stikck pra frente o motor gira para um lado e vice-versa...é semelhante a um potenciometro mas nunca mexi com um potenciometro....Logo abaixo ah um anexo com algumas fotos...é uma coisa tão simples mas nao sei como ligá-los...Eu dei nomes para cada "pino" que sai do tal "POTENCIOMETRO" para facilitar a explicação...123,abc...Onde eu ligo o negativo e o positivo?

Agradeço antecipadamente, Obrigado^_^.

post-371934-13884947632242_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
...é semelhante a um potenciometro...

Este joystick é composto de dois potenciômetros, sendo um para cada eixo.

eu vou com o stikck pra frente o motor gira para um lado e vice-versa.

Como você vai alimentar este circuito? Se puder ser com fonte de alimentação simétrica, é bem fácil. Se for alimentar com bateria, complica um pouco, pois você teria que utilizar uma ponte H ou um terra suspenso pro motor.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Este joystick é composto de dois potenciômetros, sendo um para cada eixo.

Como você vai alimentar este circuito? Se puder ser com fonte de alimentação simétrica, é bem fácil. Se for alimentar com bateria, complica um pouco, pois você teria que utilizar uma ponte H ou um terra suspenso pro motor.

Então, é o seguinte...eu vou usar uma bateria 9v...e como nunca mexi com potenciometros...e sei muitissima pouca coisa sobre eletronica... então exemplo (Eu ligo positivo no ponto 1 e negativo no 2, positivo no 1 e negativo no 3, positivo no 2 negativo no 3, positivo no 3 negativo no 2, positivo no 3 negativo no 1, ou nenhuma dessas maneiras??) ou do mesmo jeito eu vou ter que usar o tal Terra suspenso..ou a "ponte H" se nao nao tem jeito se nao escolher esses 2 modos?

Agradeço a resposta

----------------------

Detalhes adicionais:

Procurei por ponte H no google...então isso serve para girar o motor tanto para um lado como para o outro imediatamente e nao como fazemos manualmente invertendo os polos da alimentação..?

Editado por patrickmaxxcc

Compartilhar este post

Link para o post

O potenciômetro não pode controlar o motor direto...

Se você ligar o motor nos terminais do potenciômetro, o potenciômetro vai "torrar".

Editado por cabteixeira

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • O potenciômetro não pode controlar o motor direto...

Se você ligar o motor nos terminais do potenciômetro, o potenciômetro vai "torrar".

ah claro... então...eu vou ter que ligar a tal ponte H né? preciso montar uma ou isso já vende pronto?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • existem prontas, são bem práticas e suportam uma potência bem alta.

Hmm valeu...ok o tópico já esta resolvido...obrigado por todos me ajudarem..

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais