Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você trocaria o windows pelo linux?


Micreiro

Você trocaria o windows pelo linux?  

  1. 1. Você trocaria o windows pelo linux?



Posts recomendados

A utilização do Linux, por enquanto , é muito pouco amigável, ele é mais para uso corporativo, se fosse para usar em empresa, com certeza Linux é certo. mas usar em casa, o windows continua sendo a opção mais adequada, pela sua facilidade de operação e compatibilidade com hardwares e programas, bem como a facilidade de instalação de ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Locky@15 Mai. 2002, 19:34

A utilização do Linux, por enquanto , é muito pouco amigável, ele é mais para uso corporativo, se fosse para usar em empresa, com certeza Linux é certo. mas usar em casa, o windows continua sendo a opção mais adequada, pela sua facilidade de operação e compatibilidade com hardwares e programas, bem como a facilidade de instalação de ambos.

faço minhas as palavras acima.

o dia q eu conseguir instalar os drives do modem e da placa de som,eu dou uma resposta definitiva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou tentando utilizar o Linux. Instalei o MDK 8.2 junto com o Win 2000 para aprender um pouco mais sobre este SO.

Estou apanhando para conseguir conectar na Internet com o Speedy PPPoE e também não estou conseguindo instalar os drivers de som (onboard).

Mas eu chego lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já estou realizando a troca... não fiz ainda porque ainda não sei praticamente nada de linux.... instalei aqui, consegui instalar meu winmodem (lucent) e apanhei para instalar o som onboard, porém ainda não consegui configurar para utilizar mais de 1 par de caixas de som... bem... para os que ainda não conseguiram instalar modem e som, não é difícil não....

para os que querem instalar o modem, vá ao cadê e digite lucent linux.... vai encontrar apenas 4 páginas se não me engano, entre na penútlima.... explica não só para o lucent, mas também para pctell e motorola... quanto ao som.... bem... eu fui no altavista e mandei procurar por "cmi8738 linux". Vão surgir várias páginas explicativas... porém dessa forma não consegui, então simplesmente utilizei o comando "sndconfig"... encontrou minha onboard e configurou... pena que não posso usá-la em seus 6 canais (por enquanto)....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho o 98, XP, mandrake e slackware no meu micro... também estou aprendendo... e acho que sempre usarei os dois tipos de sistemas... por enquanto o XP é meu SO principal... mas até o final do ano quero deixar o Slck no topo... linux é muito mais sistema... mês que vem começo a estudar C++... e aí eu vou querer "fazer meu próprio linux"... com o windows eu nunca poderei fazer isso... só se um dia a Microsoft liberar geral e o Windows deixar de ser um sistema proprietário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto vou ficando com o XP mesmo.  Não conheço nada de linux ainda e pelo que eu vejo, todo mundo que instala tem vários problemas de reconhecimento de hardware.  Quando ele estiver mais bem desenvolvido com certeza vou preferir-lo ao Windows.  Pelo menos é FREE, e não precisarei mais usar SO's p.i.r.a.t.a.s.

Torço para que dê certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:69

Linux é um sistema muito bom, mas a migração para ele é um processo lento, tenho ele instalado na máquina em dual boot, estou aprendendo sobre o sistema.

Quando estiver muito interrado sobre o linux, vou começar a usá-lo como SO principal, mas vou continuar com os dois SO instalados na minha máquin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para ambiente corporativo, falando no dia de hoje, eu teria meu pescoço cortado se fizesse isso, pelos seguintes motivos:

Menos de 20% da população brasileira possui computadores, logo se windows já é difícil fazer com que a maioria use-o corretamente (digo dar cliques no mouse), imagina no LInux onde um comando começa numa linha e termina 2 abaixo....

Não tem aplicativos suficientes e a maioria dos desenvolvedores de software não vão embarcar nesta, pois não se tem a certeza de ganhar dinheiro. Parte-se do princípio que não haverá renda vinda do suporte, que  garante a vida de muitas empresas, já que o sistema operacional é free logo a incerteza de que o software comercialmente será viável ou nãol. Nunca haverá investimento no escuro.

Como profissional de TI, empresarialmente falando Linux não vai virar enquanto uma companhia grande não bancá-lo, talvez se IBM encampasse e corrigisse seus bugs e desse um suporte decente, talvez.... Ela tentou com OS2, mas alguém lembra do OS2???? Acho que muitos já viram aquela propaganda do jornal Estadão, onde um cachorro pequeno late, mas a pessoa só se preucupa quando um maior late mais alto e forte.

Para usuário home, hobista vale a pena testar apenas.... Como na informática tudo é volátil.....

Ruim por ruim, ficamos com a Microsoft, pelo menos dá para ganhar dinheiro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

blzamano,

Quanto a companhias grandes usando Linux, há várias, Americaonline, Pentagono  ( EUA ) , Amazon.com, UOL, e outras.

O Linux para empresas é uma barbada, coisa muito boa. O fato de usuários não saberem usar não importa, porque o servidor pode ser Linux e os clientes Windows.

Quanto aos bugs, a quais você se refere? O Linux quase não possui bugs, e não precisa de IBM para corrigi-los, já que, como o código é aberto, há mais de 100 mil desenvolvedores trabalhando na sua otimização ( mais do que o staff de  qualquer empresa privada).

Quanto a não ter aplicativos suficientes, também não é verdade, o Linux tem tudo que se precisa.

A maioria da Companhias grandes tem versões de Linux e/ou desenvolvem produtos para ele, como HP/Compaq, Sun, Oracle, etc.

Concordo com você que para uso doméstico o melhor é Windows. Para uso em empresas, Linux continua sendo uma opção muito boa. Entre as vantages , pode-se numerar:

1- Código aberto, a empresa não fica refém da Microsoft quando quer saber a estrutura de alguma rotina ou alterá-la.

2-Estabilidade comprovadamente superior à plataforma Microsoft.

3-Menor vulnerabilidade a vírus.

4-Sem custo de licença.

Tem outras vantages, mas tem também desvantagens.

Repito que o uso do Linux a meu ver é melhor para servidores de uso corporativo, uso em casa é Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera,

comecei usar linux em 96 e 97 e uso ate hoje e não sinto muita falta do windows. Bom, quanto o modem pc-tel, ele funciona normalemente no linux, só precisa configurar. Outra questao que foi colocada é em relação ao Corel e ao Photoshop. Existem programas gráficos para ele tão bom quanto ou superior. Existe Corel para plataforma Unix/Linux, photoshop eu não sei se tem, mas grande parte das distribuições vem com o Gimp que é muito semelhante e na minha opnião é ainda melhor.

Quanto a jogos ele pode rodar sim... de uma olhada em http://lhl.linuxgames.com/ que tem diversas dicas para rodar jogos do windows no linux.

já no site: www.linuxgames.com você encontra diversos games de linux.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu uso o RedHat 7.1 e to mais do q satisfeito... é claro q tenho q ter junto o Windows porque vários programas q eu uso num tem similares (porque será ??  ???  :((  ) no linux ! Sem falar nos jogos...  88-)

O linux é muito (muito muito muito) mais estável q qualquer Windows. E olha q meu micro é velhinho eim...

falou

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por blzamano@22 Jun. 2002, 11:49

Como profissional de TI, empresarialmente falando Linux não vai virar enquanto uma companhia grande não bancá-lo, talvez se IBM encampasse e corrigisse seus bugs e desse um suporte decente, talvez.... Ela tentou com OS2, mas alguém lembra do OS2????

Realmente foi uma pena a IBM ter parado com o OS2.

Uso ele no trabalho e NUNCA VÍ UM SISTEMA TÃO BOM NA MINHA VIDA.

O PC é um SID pentium 200mmx tudo onboard c/ 32MB ram.

Rodo 7 aplicativos simultâneamente (4 destes em intranet a nível nacional) o tempo todo e não dá N-A-D-A.

Trabalho com o micro 7 horas seguidas isso por que quando chego o micro já tá ligado há 4 horas!!

Mininu não chia nem engasga (e nem poderia pois simplesmente não posso ficar rebutando)....

É coisa de louco esse OS2!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o techlinux 2.0 que é cosiderado um dos mais fáceis de se lidar.

Ele não reconheceu o modem (lucent winmodem) e não reconhecia direito a VGA (TNT2 AGP 32MB) e o monitor (Troni 15").

Não conseguí dar jeito no monitor e no video. O modem nem tentei...

O meu resumo sobre o Linux: enquanto alguma viva alma não tornar esse sistema I-N-T-U-I-T-I-V-O ele não vai pra frente...

Intuitivo pois amigável a interface é. Não tem nada a ver dizer que não, é praticamente igual ao windows pô.

O problema é só esse: a intuitividade.

O windows você bota na mão dum leigo mas ele consegui se virar um mínimo, pois o sistema dá uma ideia do que fazer. Mas no Linux não. É outra cara. É complicado. O sistema não interaje com você não te dá um aidéia do que fazer.

E por favor, não me venha usuários avançados aqui, conhecedores de linguagens de programacao e tudo mais dizer que não né!

Tenha dó! Quem conhece linguagens de programacao tudo bem! Mas pra quem não conhece ( como no meu caso) é muito complicado.

Ouço dizerem que o Conectiva 7 já tá bem próximo de ser usado por leigos sem dar vontade de correr da frente do PC. Espero que sim! Eu aposto no Linux! Mas tem que alguém ou grupo de desenvolvedores tornar o sistema intuitivo. Daí o Linux começa a dar o ar da  sua graça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

varias respostas...

pro cara que disse: "quando fizerem photoshop e corel pra linux eu mudo", então já pode mudar, porque existe corel para linux e a versão atual do "The Gimp" no linux é quase uma cópia do photoshop...

pros que tem duvidas em relação a modem: se você tiver um MODEM de verdade ele funcionará no linux, o problema que que a maioria das pessoas tem um WinModem que é na verdade um modem via software, ou seja o software é que converte o sinal, já no Modem de verdade, ele próprio converte o sinal (os modems de verdade são muito raros, custam caro porém tem desempenho muito melhor). mas para quem realmente não tem R$ para comprar um modem de verdade (deve tá na faixa de uns R$180) procure um winmodem da lucent ou alguma outra marca que possua instalação para linux...

e para finalizar, o linux conectiva 7.3 (que a distribuição que considero melhor por causa da compatibilidade...) é bem completo; tão intuitivo e bonito quanto um windows xp; suporta o idioma portugues do brasil; você não precisa usar telas de terminal (a menos que você queira), o sistema trabalha normalmente através de interface gráfica (inclusive tem mais de uma...); é muito raro travar; você tem muito mais "controle" sobre o sistema; existem muito poucos virus de linux, ou seja, dificilmente você ira ouvir alguem com linux dizer que tá com virus... (eu nunca ví);e por aí vai

quanto ao cara que falou do techlinux: desinsta-le esta #####, é a pior distribuição de linux que já ví, consome muito os recursos do sistema, trava pra ######, e por aí vai... parece até windows heheheeh... quanto ao que você disse do techlinux ser mais fácil é besteira, porque o que você vai usar mesmo que é a interface grafica (geralmente kde ou gnome), é igual para todos (com raras excessões)...

pro cara que falo de jogos: os melhores jogos tem versão para linux, quake, simcity, etc... e existem muitos exclusivos de linux...

eu só não me livro de vez da minha partição windows por causa do flash, e por causa de alguns arquivos de trabalho que meus clientes me passam em formatos que só consigo abrir no windows (sou webdesigner)...

[]´s

Rodrigo S. Barreiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

        Bom pelo q um camarada (Tecnet) falou o melhor é LINUX, até me empolguei e descolei um CD p/ instalar, mas antes de instalar, consultei vários manos e acabei desistindo, sabe os motivos:

   Vantagens: conhecimento q você ganhará e "facilidade" p/ alterar seu sistema (em partes) porque nele você tem o prompt e de lá mesmo posso fazer programinhas em C;

   Desvantagens: um trampo dos infernos p/ instalar, configurar drivers, achar programas bons e funcionais q substitua os do ambiente Windows;

Para não ficar um tempo c/ meu micro parado prefiro continuar c/ o Windows, falou !!

Té + !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...