Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

q isso man, pode troca esse cooler ae do processador porque ele nao ta dando conta nao, por falar nisso, qual a config do seu PC q ate agora você nao passo kkkkkkkkkkk

UAhaUAHUa...Pois é , mais dinheiro .. ¬¬

Minha configuração:

Athlon X2 5200 com o cooler original+ 2Gb DDR2 Kingston + ATI HD4850 + Gigabyte GIGABYTE GA-MA69 + Fonte Cooler Master 460w + HD SATA 250GB + Gravador de DVD IDE

A temperatura do processador influencia muito na placa-mãe??

Qual cooler tu me aconselha ?

De qq forma só vou comprar qd virar o mes, até lá vai ter que ficar assim mesmo.. ehuehuehu ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um pc:k6_2 com temperatura minima de 60graus e esta dando um erro de memoria como esse nome irQl_not_less_or_Equal e fala que e uma erro na memoria e depois pede para reniciar o pc mas eu coloquei um cooler bem perto para refrigera pode ser a memoria que esta danificada ou a temperatura........Muito Obrigado:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse cooler hyper tx2 é o que tem cfm de 41.76?

eu nao entendi a parte do cooler do processador de baixo para cima (placa de video para fonte) no sistema simples... ele fica preso ao processador, certo?

dando de cara pra parede, então, ne? ou voce estaria falando do que esta ao lado dele que fica na ***** do gabinete que tambem nao da pra modificar o angulo dele, apenas a posiçao um pouco mais em cima (perto do processador e fonte) ou uma posiçao abaixo(perto da placa de video)?

o fan frontal eu entendi acima do hd mas este cooler nao to conseguindo enxergar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
UAhaUAHUa...Pois é , mais dinheiro .. ¬¬

Minha configuração:

Athlon X2 5200 com o cooler original+ 2Gb DDR2 Kingston + ATI HD4850 + Gigabyte GIGABYTE GA-MA69 + Fonte Cooler Master 460w + HD SATA 250GB + Gravador de DVD IDE

A temperatura do processador influencia muito na placa-mãe??

Qual cooler tu me aconselha ?

De qq forma só vou comprar qd virar o mes, até lá vai ter que ficar assim mesmo.. ehuehuehu ..

aconselho você comprar este aq:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82594852-cooler-heat-pipe-p-intel-core-2-duo-ou-amd-64-am2-940-939-_JM

50 merreis, mas se você tiver um poquim mais de grana compra um igual o meu, ta uns 80 reais por ae...

o processador nao influencia na temperatura da placa-mãe nao, o que altera a temperatura da placa-mãe seria o conjunto todo, placa de video + processador + memorias, quando todos começam a trabalhar juntos a placa-mãe começa a trabalhar o mesmo tanto q elas, ai ela esquenta tb, falei de um jeito bem fácil de entender em... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tenho um pc:k6_2 com temperatura minima de 60graus e esta dando um erro de memoria como esse nome irQl_not_less_or_Equal e fala que e uma erro na memoria e depois pede para reniciar o pc mas eu coloquei um cooler bem perto para refrigera pode ser a memoria que esta danificada ou a temperatura........Muito Obrigado:)

o problema com seu computador nao seria em relaçao a temperatura, o problema ae e com as memorias, provavelmente algum pente de memoria esta com problema, este erro e originado quando a memoria q o PC precisa usar e superior ao q você tem instalado ae, ou quando alguma memoria da problema.

a temperatura de 60° para o seu K6-2 ta meio alta, porém ele nao acha ruim de ficar nessa temperatura nao kkkkkkkkkkkkkk, mas mesmo assim da uma limpeza geral nele, com certeza ele deve ta empoeirado ou o cooler do processador pode estar precisando de uma lubificaçao, confere ae e me fale depois.

esse cooler hyper tx2 é o que tem cfm de 41.76?

eu nao entendi a parte do cooler do processador de baixo para cima (placa de video para fonte) no sistema simples... ele fica preso ao processador, certo?

dando de cara pra parede, então, ne? ou voce estaria falando do que esta ao lado dele que fica na ***** do gabinete que tambem nao da pra modificar o angulo dele, apenas a posiçao um pouco mais em cima (perto do processador e fonte) ou uma posiçao abaixo(perto da placa de video)?

o fan frontal eu entendi acima do hd mas este cooler nao to conseguindo enxergar

bom, e este cooler sim, este e o que uso inclusive, da uma olhada nesta foto http://www.xbitlabs.com/images/coolers/coolermaster-aquagate-s1/18_htx2.jpg

este cooler e horizontal, então na foto ele esta jogando o ar para traz, quando eu falei para colocar na direçao placa de video - fonte, quero dizer para virar ele para baixo, ou seja, jogar o ar direto para a fonte, puxa o ar debaixo e joga para cima direto na fonte...

como assim nao consegue enxergar? você tem certeza q tem este FAN instalado no seu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aconselho você comprar este aq:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82594852-cooler-heat-pipe-p-intel-core-2-duo-ou-amd-64-am2-940-939-_JM

50 merreis, mas se você tiver um poquim mais de grana compra um igual o meu, ta uns 80 reais por ae...

o processador nao influencia na temperatura da placa-mãe nao, o que altera a temperatura da placa-mãe seria o conjunto todo, placa de video + processador + memorias, quando todos começam a trabalhar juntos a placa-mãe começa a trabalhar o mesmo tanto q elas, ai ela esquenta tb, falei de um jeito bem fácil de entender em... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

uaUAHUAhU... Assim pelo menos eu entendi .. Vou dar um jeito de comprar um igual ao seu .. mal é que eu não estou encontrando aqui no RJ .. De qq forma só vou comprar no começo do mes que vem, até lá acho que aguenta né ?

Depois eu venho postar os resultados ...

Grande abraço e muito obrigado pela ajuda !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a temperatura do meu PC.

Lá vai alguns dados:

- Pentium 4 HT 3.2 GHZ;

- 2 GB RAM;

- Placa de vídeo Nvidia Geforce 8600 GT;

- HD Ide Samsung 80 GB;

- Placa mãe P5VD2-X;

- Fonte de 500W da Goldship;

- Windows Vista 32 bits Ultimate (SO);

- Tenho 1 cooler pro HD;

- Tenho 1 cooler lateral jogando ar para dentro do gabinete;

- Tenho 1 cooler na parte superior jogando ar para dentro do gabinete;

- Tenho um Exaustor traseiro do gabinete retirando o ar quente do gabinete;

- Tenho um cooler na Fonte (Que veio quando comprei o gabinete).

Instalei o Everest Ultimate Edition e fiz o teste de estabilidade do sistema e deu os seguintes resultados (Obs.: A duração do teste foi de 10 minutos, a temperatura na minha cidade na hora do teste estava em 19º C, e o meu gabinete fica ao lado da janela):

Placa Mãe: 28º C (Mín) / 35º C (Máx)

CPU (Processador): 42º C (Mín) / 60º C (Máx)

HD: 31º C (Mín) / 38º C (Máx)

GPU (Placa de vídeo): 54º C (Mín) / 56º C (Máx) - (Na Placa de vídeo eu verifiquei esses valores manualmente, já que o Everest não me dá essa informação no teste. Então essas informações não são em Full)

Estão normais essas temperaturas? Tem algo que eu preciso me preocupar?

(Detalhe: Antes de fazer o teste eu apliquei uma nova pasta térmica a base de prata da Akasa)

Agradeço desde já aos amigos do fórum !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria falar para não ficarem passando que a fonte ajuda tirando ar.

Dá ideia que toda hora é assim.

Essas fontes com alta eficiencia, boas ventoinhas e grandes pouco ajudam para isso.

Muitos usuarios até desinformados vem reclamando aqui que compraram uma Corsair 450VX ou uma Zalman 360B-APS e ela não "puxa ar" quase nada para fora.

É isso.

A ventoinha da fonte é feita para refrigerar a fonte, e não o computador

É isso que dizem...

O que ocorre que que usam disso para fazer outra coisa que é isso.

Nem sempre isso acontece.

Só isso.

Do resto tá muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Queria falar para não ficarem passando que a fonte ajuda tirando ar.

Dá ideia que toda hora é assim.

Essas fontes com alta eficiencia, boas ventoinhas e grandes pouco ajudam para isso.

Muitos usuarios até desinformados vem reclamando aqui que compraram uma Corsair 450VX ou uma Zalman 360B-APS e ela não "puxa ar" quase nada para fora.

É isso.

A ventoinha da fonte é feita para refrigerar a fonte, e não o computador

É isso que dizem...

O que ocorre que que usam disso para fazer outra coisa que é isso.

Nem sempre isso acontece.

Só isso.

Do resto tá muito bom.

hehehhe, boa observaçao man kkkkkkkkk, mas vale lembrar q eu uso nas imagens fontes com 2 coolers ou 1 atrás e os buracos embaixo, mas para completar mesmo o topico poderia colocar o que você disse ai acima, destacado la, se você autorizar e claro kkkkkk.

Pessoal sou novo aqui no fórum e gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a temperatura do meu PC.

Lá vai alguns dados:

- Pentium 4 HT 3.2 GHZ;

- 2 GB RAM;

- Placa de vídeo Nvidia Geforce 8600 GT;

- HD Ide Samsung 80 GB;

- Placa mãe P5VD2-X;

- Fonte de 500W da Goldship;

- Windows Vista 32 bits Ultimate (SO);

- Tenho 1 cooler pro HD;

- Tenho 1 cooler lateral jogando ar para dentro do gabinete;

- Tenho 1 cooler na parte superior jogando ar para dentro do gabinete;

- Tenho um Exaustor traseiro do gabinete retirando o ar quente do gabinete;

- Tenho um cooler na Fonte (Que veio quando comprei o gabinete).

Instalei o Everest Ultimate Edition e fiz o teste de estabilidade do sistema e deu os seguintes resultados (Obs.: A duração do teste foi de 10 minutos, a temperatura na minha cidade na hora do teste estava em 19º C, e o meu gabinete fica ao lado da janela):

Placa Mãe: 28º C (Mín) / 35º C (Máx)

CPU (Processador): 42º C (Mín) / 60º C (Máx)

HD: 31º C (Mín) / 38º C (Máx)

GPU (Placa de vídeo): 54º C (Mín) / 56º C (Máx) - (Na Placa de vídeo eu verifiquei esses valores manualmente, já que o Everest não me dá essa informação no teste. Então essas informações não são em Full)

Estão normais essas temperaturas? Tem algo que eu preciso me preocupar?

(Detalhe: Antes de fazer o teste eu apliquei uma nova pasta térmica a base de prata da Akasa)

Agradeço desde já aos amigos do fórum !!

as temperaturas estão boas, mas o processador esta quente um poquim, nada para ficar preocupado, apenas um detalhe, o cooler q você se refere q fica na parte superior esta jogando ar para dentro certo? mude isso, vire ele ao contrario, para tirar o ar quente de dentro do PC, lembrando q o ar quente e mais leve q o ar frio, então o ar quente tende a subir e o ar frio fica mais abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehhe, boa observaçao man kkkkkkkkk, mas vale lembrar q eu uso nas imagens fontes com 2 coolers ou 1 atrás e os buracos embaixo, mas para completar mesmo o topico poderia colocar o que você disse ai acima, destacado la, se você autorizar e claro kkkkkk.

Claro que colocar isso lá é sem problemas...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah valeu pelas dicas !!

Isso mesmo o cooler que falei na parte superior ele está jogando ar para dentro mas já vou abrir o gabinete e mudar isso. Vou botar ele jogando ar para fora. Pois é o processador achei meio quente mas não sei o que fazer, já botei pasta térmica nova e até já recoloquei mais..rs pois na primeira passada achei que tinha posto pouca quantidade. O cooler que tenho no processador é o original que veio da fábrica, será que devo mudar?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu to em duvida numa coisa:

é melhor colocar o fan frontal, puxando o ar frio pra dentro,ou o fan traseiro(exaustor) que joga ar quente pra fora?

você e todos do forum kkkkkkkkkkkk, por isso fiz todos aqueles desenhos la, mas caso voce seja daqueles q nao gosta de ler vamos la...

apenas 1 FAN frontal puxando o ar frio para dentro do PC ja e suficiente para resfriar a placa-mãe e o processador, alem de ajudar a placa de video a manter a temperatura baixa, a maior vantagem do fan frontal e manter o ar dentro da CPU baixa, e se o ar ta frio o resto das peças tb ficam frias, de grosso modo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudei o cooler na parte superior e melhorou bastante a temperatura da GPU e do HD principalmente. A minha GPU ficava em torno de 54ºC a 56ºC quando o micro ficava parado sem entrar em programa algum, agora a temperatura dela está em 47ºC. O HD estava em torno de 36ºC a 37ºC, e agora está em 33ºC a 34ºC. A temperatura da Placa mãe deu uma pequena subida tá variando entre 34ºC a 40ºC no teste do Everest, mas nada para se alarmar né !! E o processador tá entre 39ºC a 59ºC no teste do Everest. No geral acho que valeu a pena eu mudar o sentido do cooler deu uma boa melhorada nas temperaturas. Eu estava até pensando em comprar um cooler para a placa de vídeo mas como melhorou a temperatura dela acho que é desnecessário né? porque eu comprei ela faz uma semana e olhei que nela já vem um ventilador embaixo dela..rs acho que é isso né !! Minha placa de vídeo é: NVIDIA GEFORCE 8.600 GT 512MB ZOGIS.

No Everest meu processador em 10 min de 100% de uso no teste chegou no máximo 59ºC isso é bom? Posso jogar tranquilo no PC? Ou esse teste do Everest é diferente quando se jogaa temperatura?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu!

eu tinha lido, mais eu ainda fiquei em duvida, mais ja coloquei o o fan na frente e como n tinha prafuso do mesmo tamanho coloquei uns enormes, que não eram da mesma largura,mais prenderam o fan normalmente...:D

enfim, o cooler é um de processador, mais q ta sem dissipadora ai eu coloquei na frente do pc e roda que é uma beleza....é melhor que os de case normais....:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mudei o cooler na parte superior e melhorou bastante a temperatura da GPU e do HD principalmente. A minha GPU ficava em torno de 54ºC a 56ºC quando o micro ficava parado sem entrar em programa algum, agora a temperatura dela está em 47ºC. O HD estava em torno de 36ºC a 37ºC, e agora está em 33ºC a 34ºC. A temperatura da Placa mãe deu uma pequena subida tá variando entre 34ºC a 40ºC no teste do Everest, mas nada para se alarmar né !! E o processador tá entre 39ºC a 59ºC no teste do Everest. No geral acho que valeu a pena eu mudar o sentido do cooler deu uma boa melhorada nas temperaturas. Eu estava até pensando em comprar um cooler para a placa de vídeo mas como melhorou a temperatura dela acho que é desnecessário né? porque eu comprei ela faz uma semana e olhei que nela já vem um ventilador embaixo dela..rs acho que é isso né !! Minha placa de vídeo é: NVIDIA GEFORCE 8.600 GT 512MB ZOGIS.

No Everest meu processador em 10 min de 100% de uso no teste chegou no máximo 59ºC isso é bom? Posso jogar tranquilo no PC? Ou esse teste do Everest é diferente quando se jogaa temperatura?

abraço

melhoro d+++ então hehhehee, so o seu processador que ainda esta quente, voce nao deve ficar preocupado com isso mas deve dar atençao, lembrando q a temperatura maxima recomendada para o processador e 60°, se der pra ti comprar um cooler bom para ele ai ficaria show, a temp. dele vai cair pra uns 45° por ae... no mais e so isso...

valeu!

eu tinha lido, mais eu ainda fiquei em duvida, mais ja coloquei o o fan na frente e como n tinha prafuso do mesmo tamanho coloquei uns enormes, que não eram da mesma largura,mais prenderam o fan normalmente...:D

enfim, o cooler é um de processador, mais q ta sem dissipadora ai eu coloquei na frente do pc e roda que é uma beleza....é melhor que os de case normais....:lol:

uasehasukaeshukaeshasekusea, as veiz uma gambiarra resorve varios problemas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigo.. fiz 2 teste comigo(era o que eu tinha em maos)

1) p4 ht 3.0 prescott com um cooler la que eu sei o nome.. depois posto uma foto da gambiarra.. bom.. com o gabinete totalmente fechado

idle/full

45ºc/~75ºc

com a tampa do lado da cpu aberta

30ºc/~55ºc

esse gabinete ta sem cooler frontal.. já tenho 2 e hoje mesmo se der eu coloco hj, (depois posto fotos)

_______________________________

core 2 duo e6550

fechado (so testei o idle poe enquanto)

~40ºc

aberto

~30ºc

esse gabinete esta com o tubo na lateral pra cpu, cooler fontal e traseiro(depois posto fotos.. acho que deve estar colocado errado.. pois deve ta meio quente..)

ps: so a lateral da cpu é aberta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

Vejam aí

Agora a coisa mudou.

De um novo cooler para processador vou comprar um novo HD para mim e aproveitar e comprar fans.

Vamos lá.

Atrás do meu gabinete tem um fan meio ruim da Satellite de 12cm tirando ar.

Do lado outro fan de 8cm ventilando para dentro.

De frente estre as baias tem outro fan barulhento jogando ar para dentro.

E agora quero colocar outro 2 fans na frente.

E pretendo colocar esses:

http://www.waz.com.br/cooler/vizo_fz8025.php?codprod=92040

O que acham ?

Queria comprar aquele Enermax mas acabou...

Será que compensa esperar ?

Vou colocar chave liga desliga em todos...

Quando eu for jogar eu ligo, quando não desligo.

Agora sem com esses fans de agora e com temperatura ambiente de 24° estou com meu Pentium D assim:

Iddle agora acessando o fórum 39°

Full com o teste do Everest deu 60°

Apenas não me pergunte os db daqui ok :D

E aí pessoal.

O que me falam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal

Vejam aí

Agora a coisa mudou.

De um novo cooler para processador vou comprar um novo HD para mim e aproveitar e comprar fans.

Vamos lá.

Atrás do meu gabinete tem um fan meio ruim da Satellite de 12cm tirando ar.

Do lado outro fan de 8cm ventilando para dentro.

De frente estre as baias tem outro fan barulhento jogando ar para dentro.

E agora quero colocar outro 2 fans na frente.

E pretendo colocar esses:

http://www.waz.com.br/cooler/vizo_fz8025.php?codprod=92040

O que acham ?

Queria comprar aquele Enermax mas acabou...

Será que compensa esperar ?

Vou colocar chave liga desliga em todos...

Quando eu for jogar eu ligo, quando não desligo.

Agora sem com esses fans de agora e com temperatura ambiente de 24° estou com meu Pentium D assim:

Iddle agora acessando o fórum 39°

Full com o teste do Everest deu 60°

Apenas não me pergunte os db daqui ok :D

E aí pessoal.

O que me falam ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

você virou mais um aficsionado por FANs kkkkkkkk

poh man, nao sei a sua config, mas 1 frontal de 120mm e 1 exaustor de 120mm ja ta excelente, coloca mais q isso so vai faze mais barulho à toa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas passa a config completa do seu PC ae, a temp ta ate boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

você virou mais um aficsionado por FANs kkkkkkkk

poh man, nao sei a sua config, mas 1 frontal de 120mm e 1 exaustor de 120mm ja ta excelente, coloca mais q isso so vai faze mais barulho à toa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas passa a config completa do seu PC ae, a temp ta ate boa

7300GT.

P5LD2-SE

Pentium D 3.0

Tem riscos de se eu colocar muitos cooler o ar ficar louco e não melhorar nada na temperatura interna ou até piorar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...