Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Strobo de leds - dúvida sobre quantidades


-X2-

Posts recomendados

Estou pensando em montar um efeito de luz tipo strobo só que ao invés de utilizar lampadas próprias para isso (xenon?) que usam alta tensão para o que o disparo ocorra vou montar um circuito assim:

1.Um NE555 funcionado como oscilador em uma frequencia em torno de 3Hz à 10Hz (não sei qual frequencia fica com um efeito mais legal) ajustado atravaz de um potenciometro -> Fácil.

2. os leds vão ligados em grupos de 5 em série com um resistor vou utilizar uma fonte de 18V daí fica:

leds de alto brilho usam 2,9V x 5 = 14,5

18V - 14,5 = 3,5V no resistor

3,5V = R x 20mA

Valor do resistor = 175 ohms -> valor comercial = 180R

Para melhor segurança, usar um reistor de 220 Ohms (15,9mA nos leds)

Dissipação P = 20mA x 3.5V = 0,07W ??? menos que 1/8W???

Certo?

2. O 555 excita um transistor de alta potência montado em darlington BD135 + 2N3055 ou um TIP147..sei lá... que vai acionar os leds...Mais aí que é a dúvida:

Quantos leds eu vou precisar???

Estava pensando em utilizar aqueles que são transparentes (são estes que são de alto brilho?) porque fica fácil para mim comprar eles pela internet. Será que uns 60 dão conta?? vou usar em coisa pequenas como festas de 15 anos ..etc.. um lugares fechados com no máximo 10 metros x 15 metros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se ligar um NPN dessa forma,a tensão do emissor vai ser menor que a tensão de base e não vai acender 5 LEDs brancos com 12V. na verdade, bem menos porque o 555 não manda 12V pra saída e menos ainda 0,6V do transistor.

Só aproveitando o desenho, ligue um FET assim:

strob.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
desenhei um circuito "prototipo" sem os valores ainda, seria algo assim:

strobofh5.th.pngthpix.gif

Será que usar leds azuis fica bom?? não seria melhor os brancos?

Faça uma só modificação nesse seu circuito.

Se deixares assim os led's não irão acender pois o CI vai largar no máximo a tensão de 12 Volts na base do transistor. Como seu emissor vai estar 0,6 Volts abaixo, no emissor se teria 11,4 Volts, insuficiente para romper a barreira dos led's..

Ligue os led's direto na tensão mais alta e, via resitor no coletor do transistor, seu emissor no terra. Ai sim você terá a maior tensão sobre os led's uma vez que o trransistor estará em saturação, com 0,2 Volts entre coletor e base, ou cortado..

Lembrando que cada série de led's vai gastar cerca de 0,020 Amperes, você poderá colocar ai tranquilamente 50 ramos de 5 led's em cada transistor de potência. Se colocares um TIP122, por exemplo, se poderia colocar ai até uns 200 a 250 ramos de 5 led's, o que se trata de um absurdo pois daria um total de 1.000 led's.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi entendi, ligar o transistor ao contrario (com o emisor no terra e o coletor nos leds)

Mexi nas coisas que tinha aqui escondidas e achei um trafo de 15+15 por 2A, portanto teoricamente poderia ligar 100 leds, após a retificação ficaria 15 x 1,44 = 21,6V com carga iria cair para ~18V Certo?

Eu não achei o meu TIP122, mas achei o IRF630 da modificação que o colega soschip fez no circuito, vou usar ele, mas uma dúvida... qual seria o valor do resistor que devo utilizar para ligar o gate do FET no 555?

E quantos leds devem ser usados para que se obtenha um efeito igual ao um strobo de verdade?

Mais uma coisinha (rsrsrsrsrrs xD) o calculo da dissipação que fiz tá certo?

Dissipação P = 20mA x 3.5V = 0,07W ??? menos que 1/8W???

Obrigado a atenção que todos estão dando ao meu circuitinho :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá X2

Há muito pouco tempo dimensionei um pequeno circuito semelhante ao seu.

Procue por Strobo de Leds na busca que deve aparecer.

Quanto ao efeito semelhante ao Xenon Strobe utilizado usualmente nas pistas não busque (ainda) resultados semelhantes.... levando em conta custo/benefício imediato.

O circuito que montei foi para efeitos de aprendizagem.

Quanto aos leds de alto brilho, neste caso são ineficientes. A opção viável atual seria utilizar emiters de 1w ou 3w, porém o custo ainda é alto e requerem uma regulagem de tensão bem dimensionada.

Mas.... a pesquisa e os testes sempre nos revelam agradáveis surpresas.

Espero poder ajudar.

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não achei o meu TIP122, mas achei o IRF630 da modificação que o colega soschip fez no circuito, vou usar ele, mas uma dúvida... qual seria o valor do resistor que devo utilizar para ligar o gate do FET no 555?

O FET é mais fácil ainda de polarizar porque a gate é de alta impedância e é controlado por tensão e não por corrente como o TIP122.

Um resistor entre 10K e 100K funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...