Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
pedrodiniz92

Comprei ontem, mas games já estão bugando!

Recommended Posts

Opa, tudo bem?

Então, comprei meu PC novo ontem:

Mobo: (ASUS Intel) Foxconn 45GMX -> Socket LGA 775, DDR2 667.

CPU: Intel Core2Duo 8400, 3.0 GHz

Vídeo: ECS GeForce 9600 GT

RAM: Markvision 2GB 800MHz

HDD: SATA, 500GB, 32mb de buffer, da Maxtor

Fonte: C3 Tech 430W reais.

Tem dois coolers. O inteiro ta sempre ligado, o do gabinete só quando precisa, smart fan.

A placa de vídeo vem com o jogo "Frontlines: Fuel of war". Testei, pus tudo o que era opção gráfica no máximo e ele rodou lisinho.

O problema é que depois de uns 15 minutos de jogo, deu uma travada por alguns segundos, talvez 10 ou 15 e voltou com um bug:

bugffowvs9.th.png

Após dar esc e sair do jogo (o menu tambem estava bugado), caí no Desktop. Clicar em nada adiantava, mas voltou ao normal depois de uns 5 segundos.

Tentei de novo e de novo, sempre votlando nesse problema. Agora os novos resultados:

screenshot001iw6.th.png

screenshot002jy4.th.png

screenshot003bb3.th.png

Decidi, então, que talvez o problema fosse do game em especial. Instalei "S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl" pra jogar. Mesma coisa. Depois de um tempinho, tudo bugado, mas desse nao consegui tirar screenshots.

Atualizei os drivers da placa de video e tentei os dois jogos de novo, novamente sem sucesso.

Acredito que o problema possa ser na placa mãe (saiu por só 180 reais, mas era ASUS Intel, tinha tudo o que eu precisava, então comprei).

Para todos os outros efeitos: ver vídeos, ouvir música, navegar na net, MSN, o computador não mostra problemas. Alguma ideia?

Estou baixando Call of Duty 4 pra testar, mas temo que o resultado venha a ser o mesmo. Sorte que em 6 meses de garantia.

Obrigado,

Abraços.

Editado por pedrodiniz92

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma causa bem provável é q a fonte esteja "abrindo o bico" qd o pc é mais exigido(principalmente a placa de vídeo).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em quanto tá a temp. da sua PV jogando?

Hmm... boa pegrunta. Temperatura só sei ver da CPU e do sistema completo, na BIOS. Como faço pra ver como está enquanto jogo?

Uma causa bem provável é q a fonte esteja "abrindo o bico" qd o pc é mais exigido(principalmente a placa de vídeo).

É, pode ser. Minha fonte é de 430 (de marca desconhecida), e recomendam 450 pra minha placa de vídeo, mas o vendedor falou que ia rodar suave.

Bom, se ele estivesse errado/mentindo, quem se dá mal é ele, porque tem garantia .

Editado por pedrodiniz92

Compartilhar este post

Link para o post

Faz o download do everest pra saber a temperatura de sua PV.

Pode ser fonte também, ou problema na PV em si.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Faz o download do everest pra saber a temperatura de sua PV.

Pode ser fonte também, ou problema na PV em si.

Hmm, o everest eu já tenho e conheço mas o meu é "trial version", nao mostra a temperatura da placa de vídeo. (_(

Bom, ela tem um dissipador, dizem que dá pra fazer uns OCs poderosos que ela nao esquenta muito:

ecs-9600gt.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

É, pode ser. Minha fonte é de 430 (de marca desconhecida), e recomendam 450 pra minha placa de vídeo, mas o vendedor falou que ia rodar suave.

Bom, se ele estivesse errado/mentindo, quem se dá mal é ele, porque tem garantia .

Amigo, sinto lhe informar, mas sua fonte, na verdade, não é 430w. É bem menos que isso tranqüilamente.

Qto á garantia, fique tranqüilo. A loja que se vire p resolver o problema.

Faça demais testes. Verifique demais possibilidades, inclusive a de temperatura citada pelo outro usuário.

Caso nada resolva. Problema nas mãos da loja.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então faz o download do speed fan.

http://baixaki.ig.com.br/download/SpeedFan.htm

Sua PV tem dissipação térmica passiva? (sem cooler no dissipador)

Acredito que sim

Nesse site diz:

SUMMARY: EliteGroup have chosen to spice up the 9600GT with a passive cooler from Arctic Cooling and also increased clockspeeds.

E também não vi nenhum cooler na placa.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ah, rafa, baixei o speed fan, ele diz as rotações do cooler e temperaturas, nomeando-as como:

Temp1

Temp2

Temp3

HD0

Temp1

Core0

Core1

Core

Ambient

Mas qual é a da placa de video?

Amigo, sinto lhe informar, mas sua fonte, na verdade, não é 430w. É bem menos que isso tranqüilamente.

Qto á garantia, fique tranqüilo. A loja que se vire p resolver o problema.

Faça demais testes. Verifique demais possibilidades, inclusive a de temperatura citada pelo outro usuário.

Caso nada resolva. Problema nas mãos da loja.

Certo :D

Compartilhar este post

Link para o post

Tira uma screen do speed fan. Core deve ser o da PV, core0 e core1 do processador. Abre o everest e o speedfan e compara as temperaturas um com o outro. Não esquece da screen, em!

xD

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tira uma screen do speed fan. Core deve ser o da PV, core0 e core1 do processador. Abre o everest e o speedfan e compara as temperaturas um com o outro. Não esquece da screen, em!

xD

Só pra esclarecer, "Cooler Processador" são as RPM (1 = 1000 RPM)

Vamos às screens:

Rodando o jogo, minimizei pra ver como estava:

55349315hg7.th.png

Idem:

62996023kl5.th.png

Idem:

96220149zv6.th.png

Acabara de fechar o jogo, e gravar um vídeo do jogo com o fraps (consome bastante CPU):

41902912ye2.th.png

Jogo fechado já há algum tempo, temperaturas votlando a abaixar:

10ez9.th.png

É... Só fico chateado porque o vendedor disse que um dos coolers ia começar a trabalhar quando o PC ficasse muito quente. E 61ºC não é bem quente!?

Editado por pedrodiniz92

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, o ideal é monitorar as temperaturas e voltagens durante o jogo, enquanto joga mesmo.

O everest faz isso, porém na versão completa. Ele faz um log com todos os dados de temperatura, voltagens, e algumas outras coisas opcionais, segundo a segundo, então você pode saber a que temperatura estava em cada segundo do tempo em q rodou o jogo.

Q

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Amigo, o ideal é monitorar as temperaturas e voltagens durante o jogo, enquanto joga mesmo.

O everest faz isso, porém na versão completa. Ele faz um log com todos os dados de temperatura, voltagens, e algumas outras coisas opcionais, segundo a segundo, então você pode saber a que temperatura estava em cada segundo do tempo em q rodou o jogo.

Q

Ah!

Bom, vou ver se providencio o Everest Full pra fazer então...

Mas, baseado no que eu já postei, dá pra tirar alguma conclusão?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Hmm, fiz o benchmark de Call of Duty 4 pelo Everest e descobri que meu cooler de gabinete nao está funcionando porcaria nenhuma!

E nisso, minhas outras peças ficaram expostas à altas temperaturas um tempão! Vou querer um pc igualzinho e novo quando levar esse pra loja! (da pra perceber umas mudanças de performance no windows)

Vejam aí os resultados:

callofduty4voltageswj4.th.png

callofduty4fansbx0.th.png

callofduty4statisticsss7.th.png

callofduty4temperaturesps9.th.png

Agora tudo faz sentido! Lembro que eu mesmo fui an BIOS e deixei como 70ºC como Shutdown Temperature. Assim, quando o sistema atingiu 70º (nao atingiria se o cooler estivesse funcionando), ele desligou!

Mas bom, o que pode ser verdade é que o cooler começaria a funcionar só em uma temperatura mais elevada do que 70º (ou nao, porque a opção SMART fan estava desabilitada na BIOS).

Devo tirar a shutdown temperature e torcer pro cooler ligar? Segundo esse site, meu Processador aguenta até 72.4 Celsius.

O fato de ela estar desabilitada significa que o cooler do gabinete nao ia ligar de jeito nenhum?

Devo pedir todas as peças novas quando for à loja na quarta-feira?

---

Bom, habilitei a SMART Fan, desabilitei System Shutdown. *******, mal nao vai fazer.

Vejam aí:

pa050010jw5.th.jpgthpix.gif

pa050011800x600pu6.th.pngthpix.gif

Fiz bem?

Agora é so fazer benchmarks dos games.

então, vocês acham que minhas peças foram danificadas e vale a pena pedir novas? Afinal de contas, me vendeream algo que nao funcionava devidamente.

---edit---

É, nao deu certo. Continua no mesmo erro, o cooler do gabinete (system fan) não funciona de jeito nenhum. O jeito é levar pra loja mesmo.

Editado por pedrodiniz92

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Segundo o programa 'SpeedFan', a performance do meu HD está em 97%. Ontem era 96.

então, quando for na loja aman~ha, peço pra trocar todas as peças?

Vale lembrar que o sistema ficou sob temperatura que o SpeedFan mostrou como "Foguinho" por um tempão.

Liguei pra loja hoje e disseram que nao há nenhum dano às peças, pois a placa mãe se desligaria para evitar tal tipo de coisa.

Devo acreditar?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim , o pc reinicia em caso de tem Alta....mas aqui sua placa mãe é Foxcon ou Asus ?

não entendi essa parte.....

Troca a fonte e coloca uma fonte honesta ...pode queimar tudo ai dentro...

e se seu placa mãe for Foxcon ...pagou qto nesse PC ai ?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Sim , o pc reinicia em caso de tem Alta....mas aqui sua placa mãe é Foxcon ou Asus ?

não entendi essa parte.....

Troca a fonte e coloca uma fonte honesta ...pode queimar tudo ai dentro...

e se seu placa mãe for Foxcon ...pagou qto nesse PC ai ?

Tipo, fabricante é Foxconn, mas tecnologia é Asus. Acredito que seja isso.

então, agora quando jogo CoD4, ele trava de vez, so reiniciando.

E cara, tenho medo que seja fonte mesmo, é uma 430W de marca desconhecida, quando a placa de video pede 450W (na caixa diz que pede 400 com um Core 2 Extreme X6800, mas o meu é um Core 2 Duo E8400). Acho que foi loucura ter comprado.

Ainda bem que está na garantia.

Compartilhar este post

Link para o post

voce foi economizar no que não podia....

Cara , uma máquina dessa ai, mesmo com uma placa mãe mais simples , pede uma fonte REAL de Marca né....Corsair é uma fonte muito boa, a de 450 dava conta ai redondo.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • voce foi economizar no que não podia....

Cara , uma máquina dessa ai, mesmo com uma placa mãe mais simples , pede uma fonte REAL de Marca né....Corsair é uma fonte muito boa, a de 450 dava conta ai redondo.

Hmm, então cara... será que a raiz do problema é a fonte ou a placa mãe? O que posso assegurar é que o problema passa pelo não-funcionamento do cooler do gabinete.

Tipo, to com um pé atrás em relação à placa-mãe tambem, pois ela foi muito barata (180 reais)

É essa aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, to com um pé atrás em relação à placa-mãe tambem, pois ela foi muito barata (180 reais)

Nem sempre o preço diz a qualidade. Eu usei uma PcChips M863G num Sempron por 4 anos, nunca tive problemas. Lembrando que essa placa só faltava ser de papelão pra ser mais barata.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Nem sempre o preço diz a qualidade. Eu usei uma PcChips M863G num Sempron por 4 anos, nunca tive problemas. Lembrando que essa placa só faltava ser de papelão pra ser mais barata.

É... mas no caso da minha fonte, voce acha que o principio vale?

Compartilhar este post

Link para o post
    Hmm, então cara... será que a raiz do problema é a fonte ou a placa mãe? O que posso assegurar é que o problema passa pelo não-funcionamento do cooler do gabinete.

É essa aqui

Amigo, creio q o problema com o cooler do gabinete é mais simples do q parece.

Não deve estar ligado corretamente, ou pode estar desativado via software.

Tem q ver se ele é ligado diretamente na fonte, ou se é conectado na mobo. Caso esteja na mobo, tem q ver se ele está ativado via software(normalmente com algum programa de controle q acompanha a placa-mãe).

Qto à placa-mãe ser barata e, por isso, teoricamente não ser boa, é relativo.

A gigabyte GA-G31M-S2L é bem melhor q essa sua placa-mãe, e ainda é mais barata(cerca de R$145).

Qto à fonte, creio q ela é o primeiro caso a ser analisado(com o perdão do trocadilho, ela pode ser a "FONTE" do problema).

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais