Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Equipe Clube do Hardware

Seja bem-vindo ao maior time de Folding da América Latina, veja aqui como começar a participar do setor e do projeto   18-08-2013

Olá, seja muito bem-vindo ao setor dedicado a debater o Folding@Home e o time do Clube do Hardware neste projeto.   Não há nenhuma restrição quanto a participação de qualquer pessoa por aqui, você pode pontuar pra ouro time e participar deste setor sem problema algum.   Vou tentar resumir aqui os passos iniciais pra facilitar sua vida, já que o setor é um pouco diferente dos demais e tem MUITA informação distribuída por seus tópicos, além de várias dúvidas básicas serem comuns.   Aqui você encontra um super resumo inicial do projeto. Se quer uma explicação mais completa, veja este tópico. Aqui você pode saber mais ou menos quantos pontos conseguirá obter com sua máquina. Neste tópico, você encontra as soluções de muitos problemas que ocorrem com o F@H, se não encontrar (use a ferramenta de pesquisa dentro do tópico), é aí que você deve fazer sua pergunta. Se você quiser compartilhar conosco fotos do(s) computador(es) que usa pra foldar, poste aqui, por favor. Se você tem peças paradas e toparia doá-las para que juntamente com outras doações possa ser possível montar uma máquina dedicada ao projeto, por favor, comunique-nos aqui neste tópico.   E finalmente, toda segunda-feira criamos um tópico para quantificar o desempenho do time, os progressos realizados, os problemas e outras coisas que aconteceram durante a semana, de forma bem descontraída, é nossa reunião semanal nos "Destaques da semana" e é uma ótima forma de interagir com os integrantes do time.   Abraços e "Keep Folding".
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gabriel Torres

Resistores de graça para rodar várias placas de vídeo no Folding@Home

Recommended Posts

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Resistores de graça para rodar várias placas de vídeo no Folding@Home

"Para colocar um micro com mais de uma placa de vídeo para rodar o cliente GPU do Folding@Home você precisa criar "cargas fantasmas" para tapear a placa de vídeo, fazendo ela pensar que há vários monitores de vídeo instalados."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
http://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Como explicado, algumas disco rígido permitirão que você as marque para fazer parte da área de trabalho estendida mesmo sem um monitor instalado, outras não. Lembrando que ter todas as disco rígido configuradas como uma única área de trabalho é pré-requisito necessário para rodar várias instâncias do Folding@home rodando ao mesmo tempo. Sem esta opção habilitada o Folding só rodará na sua placa de vídeo principal. Como pode ser que você não queira ter ou não tenha vários monitores instalados no micro, você precisará "tapear" a(s) placa(s) de vídeo extra(s) para que ela(s) pense(m) que há um monitor de vídeo instalado nela(s).

Fazer isso é muito fácil e você gastará muito pouco. Você precisará de um adaptador DVI/VGA, que você deve ter sobrando dentro da caixa da placa de vídeo, e de três resistores de 75 ohms (ou seis resistores de 150 ohms, caso você não encontre resistores de 75 ohms à venda).

Como montar o adaptador

Você deverá fazer o seguinte. Olhe bem para o conector VGA do adaptador e você verá que ele é numerado. Você deverá conectar um resistor de 75 ohms (ou dois de 150 ohms em paralelo) entre os pinos 1 e 6, um resitor de 75 ohms (ou dois de 150 ohms em paralelo) entre os pinos 2 e 7, e um resistor de 75 ohms (ou dois de 150 ohms em paralelo) entre os pinos 3 e 8. Note que os resistores que você receberá da gente são de 75 ohms.

Se você usar resistores de 75 ohms, você terá ainda de dobrar os terminais para que eles fiquem mais "grossos" (ver foto). Se você não fizer isso o resistor ficará solto dentro do conector.

Na fotos abaixos você pode ver um dos adaptadores que fizemos para as nossas disco rígido. Usamos dois resistores de 150 ohms em paralelo pois, na época, não encontramos resistores de 75 ohms. Depois disso compramos 1.000 resistores de 75 ohms diretamente do fabricante e é por isso que estamos dando os resistores que sobraram de graça (cada resistor custou apenas R$ 0,02 e saiu mais barato comprar 1.000 resitores do que 30).

Após encaixar os resistores, passe Super Bonder para manter tudo colado. Ou seja, você não precisará usar ferro de solda!

Após ter montado o seu adaptador, basta instalá-lo a um dos conectores DVI da sua placa de vídeo adicional e continuar o nosso tutorial. Agora você conseguirá marcar a placa de vídeo adicional com Área de Trabalho estendida.

post-2-13884948542719_thumb.jpg

post-2-13884948543094_thumb.jpg

post-2-13884948715958_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
    Ótima explicação.... pena que não funciona em placas com dois GPUs, como a minha HD4870X2...

Nem se você simular 4 áreas de trabalho diferentes ?

Compartilhar este post

Link para o post
    Ótima explicação.... pena que não funciona em placas com dois GPUs, como a minha HD4870X2...

Correção: não funciona nas placas com duas GPU's da ATI. As da nVidia funcionam perfeitamente. (Este é um bug conhecido, que já estão tentando corrigir)

É por essas e outras que a 9800 GX2 é considerada a rainha do F@H.

Compartilhar este post

Link para o post
    Nem se você simular 4 áreas de trabalho diferentes ?

Não entendi o que quis dizer XITA... pode me explica, pr fvr?

Correção: não funciona nas placas com duas GPU's da ATI. As da nVidia funcionam perfeitamente. (Este é um bug conhecido, que já estão tentando corrigir)

É por essas e outras que a 9800 GX2 é considerada a rainha do F@H.

Ah tá, não sabia.... valeu

Pelo menos pra alguma coisa ela presta né!? IUAhUIHAiuHA

Compartilhar este post

Link para o post

Se você simular 4 áreas de trabalho distintas, o que seria algo semelhante com o que o Gabriel ensinou a fazer com os resistores, será que não funcionaria ?

Compartilhar este post

Link para o post
    Se você simular 4 áreas de trabalho distintas, o que seria algo semelhante com o que o Gabriel ensinou a fazer com os resistores, será que não funcionaria ?

Vou tentar... mas além disso, tem algo errado aqui... ela tá trabalhando a, no máximo, 60 iter/sec... sabe o q pode estar acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Experimenta instalar o plugue que ensino acima e estender a área de trabalho para ver se dá certo.

As placas da nVidia, pelo menos as que eu testei, aceitam você estender a área de trabalho mesmo sem os adaptadores. Já as placas da ATI necessitam obrigatoriamente que os adaptadores estejam instalados, senão não funciona.

Gabriel.

Compartilhar este post

Link para o post
    Experimenta instalar o plugue que ensino acima e estender a área de trabalho para ver se dá certo.

As placas da nVidia, pelo menos as que eu testei, aceitam você estender a área de trabalho mesmo sem os adaptadores. Já as placas da ATI necessitam obrigatoriamente que os adaptadores estejam instalados, senão não funciona.

Gabriel.

Vou tentar, só não fiz isso até agora porque você foi esplícito em dizer que se não desabilitar o CF não funciona... e na HD4870X2 não tem como desabilitar o CF...

Se obter sucesso, aviso...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
    Vou tentar, só não fiz isso até agora porque você foi esplícito em dizer que se não desabilitar o CF não funciona... e na HD4870X2 não tem como desabilitar o CF...

Se obter sucesso, aviso...

Abraço

Corta no meio uai.. :lol:

Falando sério..

Mas nem pelo driver dá pra mudar alguma coisa ?

Compartilhar este post

Link para o post
    Corta no meio uai.. :lol:

Falando sério..

Mas nem pelo driver dá pra mudar alguma coisa ?

Não dah cara... não existe como desabilitar o CF dela... (_(

Compartilhar este post

Link para o post
    Não dah cara... não existe como desabilitar o CF dela... (_(

Pior que não tem como mesmo...

eu tentei de tudo quanto é jeito...

cara quando que a ATI vai liberar o ajuste de shader para podermos foldar afuuuu, a nvidia ta fazendo um markenting em cima disso....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Oi pessoal,

Só para avisar que o lote de 1.000 resistores que eu comprei já acabou e por isso não temos mais nenhum para doar, por isso removi esta informação do texto acima!

Parabéns pela participação de todos.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este post

Link para o post

Você poderia me informar onde conseguiu comprar os resistores? Se possível informar o fabricante

Compartilhar este post

Link para o post

ô Gabriel Torres,, o tutorial nao esta dando certo aqui

quando vou executar o cliente nvdia,,uma hora ele diz que ta faltando uma .dll la do cuda

outra hora aparece um bocado de erros.. nao sei nem o que fazer:confused:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Você poderia me informar onde conseguiu comprar os resistores? Se possível informar o fabricante

http://www.jameco.com

ô Gabriel Torres,, o tutorial nao esta dando certo aqui

quando vou executar o cliente nvdia,,uma hora ele diz que ta faltando uma .dll la do cuda

outra hora aparece um bocado de erros.. nao sei nem o que fazer:confused:

Meu amigo, você tem que ser mais específico, postando exatamente o que você está fazendo e os erros que estão dando. Não se esqueça de informar qual é o seu sistema operacional, o tutorial acima é para Windows XP.

Compartilhar este post

Link para o post

No passo 19 fala da possibilidade das placas processarem a mesma coisa, se isso acontecer tem algum problema se o "problema continuar",ou seja, as duas ficam fazendo a mesma WU?

Falowwwwwww ae.PANAO.

Compartilhar este post

Link para o post

só pro pessoal ve que funciona :D

to com 2 8600Gt no mesmo pc só pra teste, cada uma rodando um projeto

Edit:

retiro o que disse, a fonte do pc não aguento, so dava unstable machine

Editado por Pedro1995

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Gabriel.

voce sabe informar como faço duas GTX480, ou duas GTX470 ou uma GTX480 e uma GTX470, foldarem juntas?

O GPU 3 já dá suporte a isso?

Pode ser tembém 3 GTX480 juntas.

Agradeço muito se puder me ajudar, pois não consigo fazer duas Fermi trabalharem juntas no Folding de forma alguma.

Acredito que muita gente também tem essa dúvida.

Estou pesquisando bastante e se conseguir alguma coisa, também posto aqui.

Desde já muito grato.

abraços

LostStar

Compartilhar este post

Link para o post

LostStar, o Gabriel está usando as placas pra refazer os testes no momento, assim que ele terminar e começar a testar eu peço pra ele dar um alô por aqui. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, sei que não é o tópico, mas 3 GTX 480 juntas, e principalmente no

GPU3 vão render muitos pontos.

Compartilhar este post

Link para o post

No gpu3, se pode botar a ponte sli, e só botar um argumento -smp que vai rodar, tenta ae :)

Compartilhar este post

Link para o post
    No gpu3, se pode botar a ponte sli, e só botar um argumento -smp que vai rodar, tenta ae :)

Então no GPU3 o folding funciona com o SLI ativado e com processamento SMP?? o loco se for isso 2 GTX480 fazem o que, 15 segundos/ % ??

Compartilhar este post

Link para o post
    LostStar, o Gabriel está usando as placas pra refazer os testes no momento, assim que ele terminar e começar a testar eu peço pra ele dar um alô por aqui. ;)

Oi Evandro, obrigado pela resposta e desculpe pela demora da minha, mas estou com uma filha internada há uma semana e o meio de campo aqui está meio embolado.

Fico aguardando uma resosta do Gabriel então.

Outra coisa, como ele tem bons contatos com o pessoal da EVGA e ela tem o maior time de Folding do mundo, acho que através da própria EVGA ele pode conseguir a solução para este problema. A EVGA também tem interesse nisso.

Fico no aguardo.

abraços

LostStar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais