Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
plankzao

[Guia] - Como usar o NLite!

Recommended Posts

Caros Amigos ,

Como vi que muitas pessoas tem problemas ao instalar seus HDS Satas por falta de driver de disquete estou fazendo esse tutorial para explicar como juntar esses drives ao cd do windows xp.

1º - O que é o Nlite ?

Nlite é um programa que gerencia o "CD" do windows , no caso o XP ,

podendo adicionar programas , remover , adicionar drivers , tirar tranqueiras para um melhor rendimento , etc.

2º - Qual parte ensinarei?

Ensinarei apenas a adicionar os drivers RAID e SATA no cd do windows.Não tive tempo para mexer nas outras funcionalidades do programa.

Tutorial Nlite!

============================================

1) O que vou precisar?

- 1 CD Virgem

- Espaço no HD (Bom ter uns 2Gb para evitar problemas)

- 1 CD do Windows XP (sp1,sp2,sp3) qualquer

- Drivers da controladora SATA / Drivers da Controladora PCI

2)Instalar Nlite

Nlite site : http://www.nliteos.com/

Download : http://nlite.tcshosting.net/nlite/nLite-1.4.9.1.installer.exe

3)Escolha a Lingua desejada para iniciar o Nlite

nlite01zw3.th.jpg

4) -Coloque o CD do [Windows XP] no Drive de CD ou Emule a Imagem do CD do Windows a partir de um drive virtual

-Procure no CD ou Imagem a pasta I386 de um OK e depois Next

nlite02hq0.th.jpg --------------> nlite03oe6.th.jpg

5) -Ele vai pegar as informações do CD/Imagem e vai "extrair" o CD.Escolha um Diretorio para a Extração.

nlite04zc7.th.jpg --------------> nlite05tc8.th.jpg

6)Clique em Next (Se aparecer essa tela para voce , clique em Next)

nlite06re9.th.jpg

7)Nessa tela voce seleciona o que você vai querer modificar no SO.Como o tutorial e destina aos problemas de Drivers selecionei apenas *Drivers e *Bootable ISO(gera um arquivo de imagem .iso)

nlite07cs3.th.jpg-------------->nlite08lv6.th.jpg

8)Cliquem em Next , e essa tela aparecerá.

Selecione [Multiple Drivers Folders] e procure pelo driver da controladora

obs: Normalmente os drivers vem com o cd da placa-mãe ou da controladora pci

nlite09mi1.th.jpg-------------->nlite10ul1.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • 9)Marque a opção [Textmode driver] ,e selecione o driver que tenha compatibilidade com seu SO no caso o driver do XP.

obs:Faça isso com os drivers que tiver com tenho 2 drivers o SATA e o RAID , coloquei os 2 , e ficou assim

nlite11uq9.th.jpg------------>nlite16rx8.th.jpg

10)Clique em Next,vai aparecer uma mensagem:

"Do you want to start process?" clique em YES.

nlite17ct9.th.jpg

11)Agora ele vai fazer a customização , Depois de acabado ele vai para a parte de Make iso

nlite18kg4.th.jpgnlite19fx6.th.jpg

12)Clique em Next , no Make iso no box Label coloque o nome do cd aquele que aparece no drive quando é acessado pelo meu computador

nlite20ae5.th.jpg------------>nlite21ji9.th.jpg

13)Clique em Make iso /selecione a pasta de destino e GG!

nlite22tw0.th.jpg------------>nlite23fn3.th.jpg

14)Agora é so pegar um programa como o nero e gravar num CD.

nlite24zw4.th.jpg

Testei aqui e funcionou certinho!

Ele da Boot normal , não aperte F6 so deixe rolar que ele carrega automatico,afinal,você adicionou os drivers :P.

Se você prestar atencao naquela faixa cinza que aparecem os drivers sendo carregados

vai aparecer o seu la ^^!

Espero ajudar alguem!

Abraço!

E NAO ESQUECAM DE COMENTAR! ^^!

Editado por plankzao

Compartilhar este post

Link para o post

plankzao, cara show de bola manu, nem sei como agradecer, você foi dez, ficou facim valeu...parabens

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Plankzao

Muito boa sua explicação, mas ficou uma dúvida: o arquivo ISO criado é compactado. Devo descompactar para outra pasta e somente aí criar o CD de boot?

Editado por Libra
    O quote (citação) é desnecessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, mfm.

O arquivo ISO não é um arquivo de compressão de dados (embora contenha vários arquivos dentro), mas sim imagens de CD ou DVD. Basta você abrir o Nero, clicar no ícone "Abrir", selecionar o arquivo ISO, depois clicar no botão para gravar.

Ola Plankzao

Muito boa sua explicação, mas ficou uma dúvida: o arquivo ISO criado é compactado. Devo descompactar para outra pasta e somente aí criar o CD de boot?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Plankzao

Consegui gravarb o CD de boot. Mesmo assim não funcionou. Tô achando muito complicado e vou optar por levar a uma assistência técnica. Valeu a tentativa. Obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post

Plankzao, ainda estou com dúvida para add drives. Não seu onde e nem como localiza-los e identifica-los (arquivos .inf). Preciso de um help!!! :confused:

Obrigada!!! :wub:

Editado por Libra

Compartilhar este post

Link para o post

ótimo, não seria bem o lugar de postar sobre isso, mas os moderadores deveriam deixar mesmo por aqui ... pois é uma dúvida recorrente neste forum ... eu ja devo ter respondido uns 10 caras

sinceros parabéns ao utilíssimo tópico do Pankzao

Compartilhar este post

Link para o post

Bruna, em geral os drivers que vem no disco da MB, estão numa pasta DRIVERS, aí tem subpastas tipo AUDIO, VGA, CHIPSET, USB, MODEM, LAN, RAID, etc....

Infelizmente não é padronizado assim, mas a maioria das grandes empresas fabricantes de MB já se padronizaram então acredito que não terá dificuldades.

Com relação ao tutorial, muito bom, deixo uma sugestão ao pessoal, colem esse tutorial num arquivo doc por exemplo, para tê-lo quando precisar....

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Opa galera desculpa a ausencia aee...

tive que estudar e dei uma viajada mas to de novo

ja ajudo a galera aee...

postem suas duvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Chegou tarde, agora já aprendi por conta mesmo :rolleyes:

Mas valeu mesmo asim, tem gente que não sabe.:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

plankzao..

cara depois q fiz o arquivo em ISO gravei em um cd e não reconheceu como cd do windows xp...

pois o arquivo descompactado nao cabe no cd....

c sabe alguns arquivos q posso tirar pra fica menor o arquivo ou outra maneira

ajuda ae o que devo fazer

valeu mesmo

Editado por AVSOFT

Compartilhar este post

Link para o post

^_^Ótimo tutorial.

Mas uma dica pra testarem as mídias antes de fazer a instalação.

Instale o vmware player e o linux vm e instale o cd feito pelo nlite na maquina virtual.

Dessa forma saberão se deu certo ou não sem precisar fazer a instalação.

Esse tutorial abaixo é para rodar linux mas podem seguí-lo pra instalar o cd modificado do windows. (é o que eu faço)

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/linux-dentro-windows/

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola este tuto. O difícil mesmo é juntar os drivers da nossa máquina para serem auto instaláveis, mas, tudo bem, o importante é que o tutorial já me deu quase tudo, ou, pelo menos, o que é importante: o que fazer e como fazer então... Brigadão, amigo!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Opá!

fico feliz que o tutorial tem ajudado ^^!

Compartilhar este post

Link para o post

olá, sou novo pelo fórum

eu inatlei o Nlite a maquina virtual e td,

porém todos windows q eu editei no Nlite deu algum erro na hora da

instalação, ou na hora de formatar ou na hora de copiar os arquivos,

será que você poderia me ajudar?

e Parabéns pelo tutorial!!!

Compartilhar este post

Link para o post

aí alguem pode me ajudar, eu n consigo localizar o arquivo ".inf" o que eu faço ????:(

Compartilhar este post

Link para o post

Jovem isso foi realmente uma mao na roda pra mim, claro deixo com ajuda do google também que achei seu tuto rsrs... funcionou de boa aqui. Ja tava quase tercerizando meu serviço rsrs..

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Tive problemas na hora de selecionar os drives a serem instalados meu note é um Sony vaio vgn-cs360a, baixei os drives sata no site de suporte que no caso seriam gravados em um disquete, fui incluir na imagem do xp mais quando chega em que especifico a pasta dos drives, não sei quais selecionar baixei os drives aqui http://esupport.sony.com/BR/perl/swu-download.pl?mdl=VGNCS360A&upd_id=4031&os_id=7 quais eu coloco pra adicionar a imagem?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que inventaram o Windows 7, ou seja, automaticamente instala os drivers pra nossa máquina, justamente agora fui me interessar em modificar meu XP... Tô atrasado, eu sei, mas, tô chegando lá... um dia! Brigado pelo tutorial!!

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente, o Windows XP reconhece quase todos os HDs automaticamente. Em geral, só quando instalado com placas-mãe muito antigas ele pede os drivers durante a instalação.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola eu tenho o driver sata aqui mais ta em .exe e quando vou no nLite pra selecionar o driver nao aparece nada pra por, o que eu faço?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais