Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações Infraestrutura Rede Gigabit


LordALMMa

Posts recomendados

Pessoal,

possuo uma empresa e vamos substituir nossa infraestrutura atual.

Hoje temos um roteador DI-604, com um switch Encore 1/100 de 16 portas.

Sim, é bem amador para uma empresa, mas na época estávamos com dificuldades e somente isso foi possível... :(

hoje estamos montando um servidor DELL com rede dual gigabit.

este servidor será utilizado localmente e pela internet, com maior parte do tráfego local mas, ainda sim, alto tráfego pela WAN.

logicamente, todo o cabeamento será refeito para atender à nova infra-estrutura :lol:

Preciso de uma configuração que possua um roteador com dual wan (para redundância de conexão) e que o switch seja de 24 portas gigabit.

Por experiência própria e por recomendações aqui no fórum, NADA deve ser D-Link. -_-

Estou aberto a sugestões.

Custo estimado entre 2 e 3 mil (router + switch)

O que vocês indicam que possa me atender?

-----------

Estou estudando a seguinte configuração:

Roteador Linksys RV042 (dual WAN 10/100, 4x LAN 10/100)

Switch 3com Baseline SuperStack 3 - 2824 (24x 10/100/1000 Mbps)

Está boa essa config ou alguém conhece algum problema/falha e/ou gostaria de recomendar outra coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O roteador citado é para pequenas empresas, se realmente o tráfego for alto não garanto que ele suporte bem a carga.

Quanto ao switch, por ser não gerenciável eu acredito que faz pouca diferença entre ser 3Com, Dlink, Encore... porque é não gerenciável. (Agora se for gerenciável, pode ser interessante integrar o roteador com ele... assim o gerenciamento fica mais fácil)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que está realmente muito difícil achar um roteador (mesmo que mais caro, mas sem exageros) que possua uma configuração melhor que isto.

Os que eu consegui encontrar que fossem realmente melhores, saltaram do patamar de aproximadamente 1000, 1500 reais para 8000.

Aí realmente fica difícil...

Alguma recomendação?

--------------

Alguma opinião sobre os roteadores NETGEAR?

Estou dando uma olhada e parece que o modelo FVS336G é melhor que o roteador Linksys que estou olhando, mas está bem difícil fazer um comparativo entre eles... Os dados técnicos estão incompletos.

O da Linksys tem capacidade de roteamento de 200Mbps.

O da NETGEAR somente me informa que:

- 10,000 concurrent sessions

- LAN-to-WAN: 60 Mbps total

Vale lembrar: Eu vou instalar duas conexões de 12Mbps, a principio da mesma empresa (NET), mas futuramente de duas empresas distintas para segurança da conexão.

Importante:

Eu vou usar o roteador basicamente para as duas WANs e para especificar os IP's e para Firewall (WAN -> LAN).

O maior tráfego está interno à rede.

"Basta" um switch melhor ou realmente o roteador vai ter um papel fundamental?

-> Desculpa a pergunta meio (bem) iniciante mas é que agora fiquei na dúvida realmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, se o tráfego maior é interno (como copiar arquivos) o switch basta.

Quanto aos roteadores são similares, o Linksys parece que tem uma performance um pouco maior. (Comparando o NAT-100 Mbps e LAN/WAN-60Mbps)

Agora você pode montar um ótimo roteador com um micro mais antigo e Linux, veja o hardware do NetGear. (Processador 300Mhz, ROM 16MB e RAM 64MB)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...