Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Influência de memória idêntica ao FSB na performance


Carpa

Posts recomendados

Estou montando um PC novo e comprei um processador Core 2 Quard 9300, com 1333 de FSB (sou leigo e não faço a mínima ideia do que é isso ou pra que serve).

Havia comprado um com kit DDR2 para a futura máquina, que usaria com uma placa mãe Asus P45 (P5Q-E, P5Q Deluxe, etc.) Entretanto, usuários deste fórum me disseram que seria um desperdicio rodar este processador com memória DDR2, pois para ele atingir seu verdadeiro potencial (e também poder overclockar melhor) é necessário um kit DDR 3 de no mínimo 1333 mhz, para trabalhar na mesma velocidade do tal FSB.

Mesmo sendo leigo e não entendendo nada direito, confio muito na opinião do pessoal daqui, então comprei uma placa ASUS P5Q3 Deluxe com suporte a DDR3, coloquei meu antigo kit DDR2 à venda e estou a procura de um kit DDR3.

O problema é que enquanto procurava por memórias DDR3 para minha máquina, encontrei diversos tópicos em fóruns de fabricantes de memória (como a OCZ) cheios de reclamações de usuários dizendo ter problemas de incompatibilidade com vários modelos não só da OCZ, mas de vários outras marcas (inclusive modelos listados no QLV da placa).

A impressão que eu tenho é que DDR3 ainda não é muito bem suportado pelas placas mãe do mercado, principalmente pelas P45. As X38 suportam melhor, mas mesmo assim muita gente reclama de telas azuis e travadas por causa de memória.

Isso tudo me fez considerar seriamente trocar minha placa por uma P5Q-E da vida e manter meu kit Corsair Dominator de 1066 mhz, pois pelo menos eu sei que o PC rodará estável e sem problemas de incompatibilidade.

Entretanto, gostaria de saber o quanto mais ou menos eu perderei em performance se fizer isso. O quanto é realmente importante ter memórias com mhz iguais ao FSB do processador.

PS: Vou usar o PC para jogos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FSB trabalha dessa forma:

1333 x 64 bits / 8 = 10,66 GB/s se você colocar uma memória DDR3 de 1333 em dual channel ficaria assim:

1333 x 128 bits / 8 = 21,32 o dobro da banda disponível entre o chipset e a CPU,e ainda tem o tráfico entre a VGA e a CPU que limitara ainda mais o tráfico de dados entre o chipset e a memória.

Ao meu ver o ideal seria o FSB ter o dobro da velocidade da memória em uso assim ao menos na teoria você teria toda a velocidade de uso de suas memórias.Mas nem esquenta uma memória DDR2 800 em dual com timmings de 4-4-4-12 ja é o suficiente para uma boa performance em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, amigo.

Desculpe a ignorância, mas não entendi direito o que você disse na seguinte frase:

"Ao meu ver o ideal seria o FSB ter o dobro da velocidade da memória em uso assim ao menos na teoria você teria toda a velocidade de uso de suas memórias."

Então quer dizer que na verdade o ideal é que a memória tenha um clock 50% menor que o FSB do processador, ao invés de ser igual ou maior, como me disseram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, amigo.

Desculpe a ignorância, mas não entendi direito o que você disse na seguinte frase:

"Ao meu ver o ideal seria o FSB ter o dobro da velocidade da memória em uso assim ao menos na teoria você teria toda a velocidade de uso de suas memórias."

Então quer dizer que na verdade o ideal é que a memória tenha um clock 50% menor que o FSB do processador, ao invés de ser igual ou maior, como me disseram?

Sim,ideal no ponto de vista da economia já que se você tiver usando um FSB de 1600 com uma memória DDR2 800 a banda de memória entre os dois será idêntica (12,8 GB/s) e se você tiver usando uma memória DDR2 1000 a banda de memória entre a memória e o chipset será maior que a do chipset com a CPU (memória-chipset=16GB/s | chipset-CPU=12GB/s) o que somará uma pequena performance não muito atraente a não ser se as memórias tiverem timmings baixos (4-4-4-12).

Mas hoje em dia o ideal é usar no mínimo DD2 800 com baixa latência e um tRD (performance level) o mais baixo possível pra aumentar a banda de memória um pouco.E com DDR3 será possível explorar todo o seu potencial só com o Nehalem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Jonas Noia, você é meu vizinho aqui de NH,hhehe

Aproveitar o que você disse...

Olhe meu pc da assinatura e me de uma luz de como vai o trafego que você comentou sobre fsb e mem., e cpu chipset, pois estou querendo comprar uma HD4870x2 e quero saber o quanto de performance eu ganharia??

Poderia me ajudar com esse dilema?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei. O brigado pela explicação.

Bom, achei um kit Corsair DDR3 que parece ser estável com minha placa, mas a latencia dele é alta (9). Tem OCZ com latencia 7 pelo mesmo preço, mas ta dando problemas aparentemente.

Já que as duas configurações são praticamente o mesmo preço, o que você acha que compensa mais: P5Q3 Deluxe + 2x 2GB Corsair XMS3 DDR3 1333 mhz (9-9-9-24) ou P5Q Deluxe + 2 x 2GB Corsair Dominator DDR2 1066 mhz (5-5-5-15)?

Lembrando que a DDR2 ainda tem a vantagem de ser mais estável, pelo menos no momento. Já a DDR3, apesar de muitos problemas de incompatibilidade com alguns modulos (o que pode ser resolvido com atualização de BIOS) tem a vantagem de minha placa suportar até 2000 mhz, o que no futuro, quando os preços de DDR3 cairem drasticamente, poderá se tornar bem viável.

Acho que mesmo sem o Nahalen ter uma memória de 2000 mhz deve aumentar a performance, não? Pensando no futuro e tal.

Enfim, se você tivesse no meu lugar o que faria? Lembrando que no final das contas as duas configs vão custar o mesmo pra mim.

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Jonas Noia, você é meu vizinho aqui de NH,hhehe

Aproveitar o que você disse...

Olhe meu pc da assinatura e me de uma luz de como vai o trafego que você comentou sobre fsb e mem., e cpu chipset, pois estou querendo comprar uma HD4870x2 e quero saber o quanto de performance eu ganharia??

Poderia me ajudar com esse dilema?

Abraço!

Uma HD 4870X2 eu não recomendo a ninguém que vá jogar a menos de 1680x1050 preferencialmente a 1920x1200 por ser uma VGA de altíssimo desempenho que só mostra seu valor nessas resoluções.Caso contrário fique com uma HD4870.

Saquei. O brigado pela explicação.

Bom, achei um kit Corsair DDR3 que parece ser estável com minha placa, mas a latencia dele é alta (9). Tem OCZ com latencia 7 pelo mesmo preço, mas ta dando problemas aparentemente.

Já que as duas configurações são praticamente o mesmo preço, o que você acha que compensa mais: P5Q3 Deluxe + 2x 2GB Corsair XMS3 DDR3 1333 mhz (9-9-9-24) ou P5Q Deluxe + 2 x 2GB Corsair Dominator DDR2 1066 mhz (5-5-5-15)?

Lembrando que a DDR2 ainda tem a vantagem de ser mais estável, pelo menos no momento. Já a DDR3, apesar de muitos problemas de incompatibilidade com alguns modulos (o que pode ser resolvido com atualização de BIOS) tem a vantagem de minha placa suportar até 2000 mhz, o que no futuro, quando os preços de DDR3 cairem drasticamente, poderá se tornar bem viável.

Acho que mesmo sem o Nahalen ter uma memória de 2000 mhz deve aumentar a performance, não? Pensando no futuro e tal.

Enfim, se você tivesse no meu lugar o que faria? Lembrando que no final das contas as duas configs vão custar o mesmo pra mim.

Valeu :)

Com a configuração de memórias DDR2 você terá mais desempenho porém com a configuração de DDR3 no futuro você poderá trocar só a MOBO e o CPU por um Nehalem portanto pense bem.

É o que aconteceu comigo eu tinha um E2160 e precisava trocá-lo,as minhas opções eram:E8400 ou Q6600 o 1° sairia mais barato e pra jogos atuais é mais rápido,mas pensei no futuro que é multithreading e em alguns jogos como Supremme Commander e Lost Planet que ja fazem uso de mais de 2 núcleos de processamento e decidi pelo Q6600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, mas latência é tão importante assim? De 1066 mhz pra 1333 mhz até pode fazer sentido não haver diferença ou a DDR2 levar vantagem na performance, mas uma memória de 1600, 1800 ou 2000 mhz ainda será inferior a uma de 1066? Não estou querendo duvidar de você, é que, como leigo, fico abismado em ler isso. Não sabia que influenciava tanto assim o desempenho.

Bom, mas pensando no futuro também, será que não serão lançadas memórias DDR3 com latência menor? No caso, ter a opção de colocar 2000 mhz (máximo que minha placa suporta) com latência de 7 ou 6 não seria uma vantagem?

Não pretendo mexer nesse PC tão cedo também. Máximo que eu poderia fazer seria trocar as memórias quando as DDR3 ficassem baratas como as DDR2. Processador e placa mãe eu pretendo trocar só em uns 3 anos, se Deus quiser.

Valeu pela ajuda, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, mas latência é tão importante assim? De 1066 mhz pra 1333 mhz até pode fazer sentido não haver diferença ou a DDR2 levar vantagem na performance, mas uma memória de 1600, 1800 ou 2000 mhz ainda será inferior a uma de 1066? Não estou querendo duvidar de você, é que, como leigo, fico abismado em ler isso. Não sabia que influenciava tanto assim o desempenho.

Bom, mas pensando no futuro também, será que não serão lançadas memórias DDR3 com latência menor? No caso, ter a opção de colocar 2000 mhz (máximo que minha placa suporta) com latência de 7 ou 6 não seria uma vantagem?

Não pretendo mexer nesse PC tão cedo também. Máximo que eu poderia fazer seria trocar as memórias quando as DDR3 ficassem baratas como as DDR2. Processador e placa mãe eu pretendo trocar só em uns 3 anos, se Deus quiser.

Valeu pela ajuda, amigo.

Se for aquela latência que você falou as DDR2 1066 ganham sim das DDR3 1333 por que é uma latência muito alta só pra DDR3 1600.

Uma DDR3 1600 com aquela latência ganha de uma DDR2 1066 5-5-5-15.

Essa memória é que é realmente rápida pense nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...