Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Influência de memória idêntica ao FSB na performance


Carpa

Posts recomendados

Estou montando um PC novo e comprei um processador Core 2 Quard 9300, com 1333 de FSB (sou leigo e não faço a mínima ideia do que é isso ou pra que serve).

Havia comprado um com kit DDR2 para a futura máquina, que usaria com uma placa mãe Asus P45 (P5Q-E, P5Q Deluxe, etc.) Entretanto, usuários deste fórum me disseram que seria um desperdicio rodar este processador com memória DDR2, pois para ele atingir seu verdadeiro potencial (e também poder overclockar melhor) é necessário um kit DDR 3 de no mínimo 1333 mhz, para trabalhar na mesma velocidade do tal FSB.

Mesmo sendo leigo e não entendendo nada direito, confio muito na opinião do pessoal daqui, então comprei uma placa ASUS P5Q3 Deluxe com suporte a DDR3, coloquei meu antigo kit DDR2 à venda e estou a procura de um kit DDR3.

O problema é que enquanto procurava por memórias DDR3 para minha máquina, encontrei diversos tópicos em fóruns de fabricantes de memória (como a OCZ) cheios de reclamações de usuários dizendo ter problemas de incompatibilidade com vários modelos não só da OCZ, mas de vários outras marcas (inclusive modelos listados no QLV da placa).

A impressão que eu tenho é que DDR3 ainda não é muito bem suportado pelas placas mãe do mercado, principalmente pelas P45. As X38 suportam melhor, mas mesmo assim muita gente reclama de telas azuis e travadas por causa de memória.

Isso tudo me fez considerar seriamente trocar minha placa por uma P5Q-E da vida e manter meu kit Corsair Dominator de 1066 mhz, pois pelo menos eu sei que o PC rodará estável e sem problemas de incompatibilidade.

Entretanto, gostaria de saber o quanto mais ou menos eu perderei em performance se fizer isso. O quanto é realmente importante ter memórias com mhz iguais ao FSB do processador.

PS: Vou usar o PC para jogos.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FSB trabalha dessa forma: