Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

Opa, valeu faller. Eu dei uma olhada em datasheets de pré amplificadores. E eles tem uma sensibilidade de entrada e uma de saida. Se esse limite é estourado pode haver danificação no CI. E como a maioria das fontes de audios que vou sar ja é pré amplificada (MP3, MP4, Celular, Computador), não sei se é necessáio um pré amplificador. Dai para controlar o volume apenas um potenciometro duplo nas entradas. Quanto a fonte eu pensei também nos diodos dai eu iria colocar um trafo de 12V que com o pico e a queda dos diodos fica aproximadamente 15V.

Que que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso dai.. Até porque usando a lógica, monte o amplificador. Teste com suas fontes de sinal de áudio altas, como você diz, e sinta se é necessário amplificá-las mais. Se for, parta para um pré amplificador. Também acho que não vai ser necessário..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe por enterromper seu assunto. mais preciso de ajuda.

estou com transformador que tem na sua saida 35V e queria reduzi-la para 20V será que algum de vocês poderia me ajudar. desde de já acradesço pela atenção.

Se você quer uma fonte de 20V coloque um regulador de tansão.

Se você quer modificar o trafo sugiro comprar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edu.

Onde tu conseguiu este dissipador? eu estou procurando e não encontro...

Olha, eu cotei o preço do TDA1554 com um vendedor no mercadolivre e saiu 20 reais mais 5 de frete pois é por carta. Só que o outro vendedor queria apenas 8,80 mais 15 reais de frete pois é PAC.

Da para confiar em qual? qual o preço normal deste TDA?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que eu consigo aqui pela minha cidade é com duas lojas de eletronicoas que tem aqui. Dissipadorres, pots, caixinhas p/ circuitos, placas, proto, tudo! Nunca uso mercado livre por isso nãio sei te informar.

Faller, vou juntar o esquema da conte com o do ampli e por um pot duplo ali. tem kit mesmo entre 1k e 50k ;] dps eu posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica!

Vou montar este circuito também...

Vou comprar um daqueles cooler para AMD, Duron e proc. desse genero...

Não tem problema de ligar 1X22W e 2X11W né? É que eu vi no datasheet e eles não mostravam este exemplo... mas acho que nao deve ter problemas...

como eu faço para calcular quanta capacitância eu tenho que ter na fonte? Tem alguma formula pra isso ou é mais ou menos geral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Smarley2, uma forma bem grossa de calcular o capacitor de filtro, porém eficiente, é multiplicar por 1000uF, a corrente fornecida pela fonte..., EX: se a fonte fornecer 2A, coloque um cap de 2000uF, com a tensão 35% superior a do trafo, se valor da tensão der uma tensão não comercial de cap, escolha um cap com a tensão acima do cálculo... EX: fonte 12V X 35%= 16,2V, pode colocar 16V?, pode mas está no limite!, ideal colocar 25V... OK?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smarley2, uma forma bem grossa de calcular o capacitor de filtro, porém eficiente, é multiplicar por 1000uF, a corrente fornecida pela fonte..., EX: se a fonte fornecer 2A, coloque um cap de 2000uF, com a tensão 35% superior a do trafo, se valor da tensão der uma tensão não comercial de cap, escolha um cap com a tensão acima do cálculo... EX: fonte 12V X 35%= 16,2V, pode colocar 16V?, pode mas está no limite!, ideal colocar 25V... OK?...

Ok. Eu só perguntei isso porque vi uns projetos na net que usavam 10000uF ou 20000uF na fonte, por isso que eu resolvi perguntar.

Mas se for o caso de quanto mais melhor, então n teria de problema de eu colocar um de 10000uF pois quero fazer uma coisa boa, que funcione bem.

Quanto você está usando edu.?

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, e eu vi uma placa com 2 de 10000uF, se bem que o ampli era de 90W, mas mesmo assim é era demais...

Me diz uma coisa.

Ali no esquema, tem IN1(pino 1),IN2(pino 2),IN3(pino 16),IN4(pino 17) e SIGNAL GROUND(pino 3).

Onde eu devo ligar estes pinos? Onde eu deveria ligar a malha(terra), e os 2 fios do estéreo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pino 1 e 2 vão ligados um no outro e no capacitor que vai na entrada de audio 1. O pino 16 e 17 vão ligados um no outro e no capacitor que vai na entrada de audio 2. O negativo das entradas vão no GND.

Ata, agora que eu entendi... Naquele primeiro esquema ele é feito para 4 entradas, e na real como só temos duas devemos ligar as entradas como no esquema em ponte.

Tem algum problema em ligar 1 tweeter e uma corneta, de 8ohms cada, uma em cada saída ali?

Mas as saída quando colocarmos 1 altofalantes só, necessita do capacitor certo??

E da para ligar esta saída depois do capacitor de 1000uF, direto em um tweeter e a outra em uma corneta??

Ou teria que colocar capacitores especiais ali?? Eles podem ser de 25V né?

Aquele capacitor serve para filtrar a frequência?? Eu não entendi o motivo dele estar ali.

Eu queria deixar passar só as faixas certo, de grave, médio e agudo, para ficar um som bem limpo. É possível isso?

O sub é de 4ohms, então ele vai como esta na ligação em ponte ali mesmo, 10 e 12 nele. Importa em qual ligar o positivo e o negativo ou não?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas eu acho que algumas podem ser úteis para você caso não saiba respondê-las.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei te informar sobre autoalantes, tweeters e subwolfers (se você for na parte de audio do forum deve conseguir). E se você leu todo este topico vai ver que não precisa de um capacitor na saida ;]

Cara, eu li todo tópico. Só que você não entendeu ali minha pergunta.

Eu não irei fazer duas ponte, como você fará.

Eu irei faz 1 ponte, e usar 2 saídas normal, serão 3, no total.

O que o cabteixeira falou foi o seguinte:

Foi então que entrou em utilização os amplificadores com saída configurada em ponte (BTL):

EEOL_2007SEP05_ACC_EMS_NT_04.jpg

Assim, você tem uma melhor transferência de energia (a corrente circula nos dois sentidos pela carga) e não precisa mais usar aqueles capacitores eletrolíticos gigantes acoplando a saída...

Ele estava se referindo apenas quando utilizamos ponte H, ou saída em Bridge. Então eu acho que deve ser necessário os capacitores quando a saída não estiver em ponte.

Outra solução seria de eu fazer duas ponte, e ter duas saída de 20W em 4ohms, ai eu ligaria a corneta e o tweeter em paralelo, 8/2=4ohms, o que daria os 4ohms. Assim eu acho que seria mais aproveitada a potencia do que se eu ligar elas direto, 8ohms, em uma saída de 11W(2ohms), como a potência e resistência são diretamente proporcionais, isso me daria apenas 2,75W em 8ohms.

Vocês não acham que seria melhor eu fazer duas pontes e ligar em paralelo os 8ohms de cada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma olhada na tabela cara!

Obrigado!

Em som de carro, ja vi ligarem 2 cornetas em um capacitos 47uFx100V.

O que for ligado no capacitor, pega as frequencias dele para cima, certo? por ex. um cap. de 50uF irá pegar de 400hertz até 10000hertz

E para eu ligar o sub, como eu faço? ligo em bridge sem o capacitor mesmo?

Porque tu acha que não da para ligar a corneta e o tweeter em bridge?

obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que for ligado no capacitor, pega as frequencias dele para cima, certo? por ex. um cap. de 50uF irá pegar de 400hertz até 10000hertz

sim, mas 10000Hz é apenas mais uma da frequencia de corte, ele iria de 400hz até os 20000hz

E para eu ligar o sub, como eu faço? ligo em bridge sem o capacitor mesmo?

ou você liga direto ou através da bobina,que por exemplo a 5.0mH em 4 ohms, dai ele iria pegar de 125hz até os 20hz

Porque tu acha que não da para ligar a corneta e o tweeter em bridge?

Dá sim, mas não sei quanto a possibilidade de colocar um capacitor ,alguem mais experiente poderia nos dizer, mas creio eu que teria que ser usado capacitor eletrolitico despolarizado ou capacitor de poliester

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao capacitor, quando se esta em ponte não se coloca. Pois se usa um quando o ampli é normal, para fazer ocm que o movimento do papelão no alto-falante seja para os dois lados, aumentando a qualidade do som. Quando é em ponte essa mesma configuração já faz isso, dispensando o capacitor.

Ta ai o esquema do ampli com todas as informações. Espero que alguem mais esperiente que ja tenha me ajudado: faller, cabteixeira, soship, possa dar uma conferidinha nos calculos!

amplificador2x22wrg0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...