Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo um amplificador de qualidade


edu.

Posts recomendados

  • Membro VIP
Ok!

entendi!

Se o trafo é para 5A, ele irá fornecer os mesmo 5A em qualquer tensão inferior.

obrigado!

Exatamente, e com um problema ai.

Quando você demandar, vamos supor 5 A nos 12 Volts, você estará aproveitando ou retirando como úteis uma potência de 12 x 5 = 60 Watts, correto??? Estará demandando da secundário do transformador 28 x 5 Amperes = 140 Watts. Toma 140 Watts para aproveitar 60 Watts... Eficiência = 60/140 = 42% .. Baixíssima, sem contar que seus transistores de saída da fonte deverão dissipar sob a forma de calor 80 Watts de pura energia colocada fora..

Se você vai fazer uma fonte para alimentar um amplificador de áudio, ou você não usa regulador de tensão ou você parte de uma tensão mais baixa para conseguir os 12 Volts, senão você vai conseguir um amplificador em conjunto com uma estufa...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:P

Postado Originalmente por Rodrigo Lange

Por exemplo tenho na minha sala um 2.1 com dois LM3886 mais sub com um LM12CLK, issso tudo no final gerando cerca de 206w RMS total

Quantos amperes tem seu trafo que tá alimentando tudo isso ai?

quantos volts ele tem?

Esse LM12 é realmente bom nos graves?

Sim!

Problema é axar ele!

Estou usando um trafo toroidal de 20+20/8A que comprei da Toroide do Brasil.

Com isolação magnética e menor perdas por ruido e calor. Isso o deixa com menores dimensões em relação a altura. É claro que depende do dimensionamento dele na caixa! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a fórmula do amigo faller então meu trafo daria (20+20x8=320) Eu poderia diriamos então que para aproximadamente 206W eu tenho um trafo com 320W trabalhando com uma boa margem certo? Levando em conta todas as perdas?

Ou estou confundindo tudo??? Quanto a meu amp. testei em um vizinho que trabalha com sonorização e ele possui um "watimetro" eu acho que é este o nome o amp. com 500mV +ou-16dB na entrada ele forneceu 206W rms total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a fórmula do amigo faller então meu trafo daria (20+20x8=320) Eu poderia diriamos então que para aproximadamente 206W eu tenho um trafo com 320W trabalhando com uma boa margem certo? Levando em conta todas as perdas?

Ou estou confundindo tudo??? Quanto a meu amp. testei em um vizinho que trabalha com sonorização e ele possui um "watimetro" eu acho que é este o nome o amp. com 500mV +ou-16dB na entrada ele forneceu 206W rms total.

Quanto custou este trafo?

Eles vendem por unidades ou tem pedido mínimo?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então meu trafo daria (20+20x8=320) Eu poderia diriamos então que para aproximadamente 206W eu tenho um trafo com 320W trabalhando com uma boa margem certo? Levando em conta todas as perdas?

Isso mesmo.. 206/320 = 64% uma boa eficiência para um amplificador linear com fonte não estabilizada. Como chegaste a conclusão que o amplificador não ofertou mais do que 206 Watts?

- Por limite de distorção harmônica;

- Porque não tinhas mais sinal (nível de excitação)?

Geralmente se mede uma potência de um amplificador estabelecendo um segundo parâmetro, por exemplo.. Tem tantos Watts RMS em 4 ohms com uma distorção de 1%.

Watts isoladamente sem a impedância de carga (no exemplo 4 ohms) e sem um limitante de qualidade do som, nada ou muito pouco diz...

Um amplificador que é capaz de oferecer 100 Watts em 8 ohms com 1% de distorção é bem capaz de oferecer uns 150 Watts em 4 ohms com 10% de distorção.. Entendeste..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aham!

Mas trabalhei criteriosamente com as informações cedidas pelo própio fabricante, procurei não esceder o nivel de sinal na entrada, utilizei um pré de muito boa qualidade que me ofereceu o nível adequado a cada canal, mais ainda um filtro passa baixas, para o sub onde também respeitei o limite para ter uma THD inferior a 0,04% a meia potência, utilizei o toroidal por me oferecer menor ruido e perdas, também dimensionei capacitores não polarizados para filtrar os espúrios de alta frequência, extremamente danosos aos CI's quando à ausência de sinal.

Isso mesmo.. 206/320 = 64% uma boa eficiência para um amplificador linear com fonte não estabilizada. Como chegaste a conclusão que o amplificador não ofertou mais do que 206 Watts?

- Por limite de distorção harmônica;

- Porque não tinhas mais sinal (nível de excitação)?

Estabelecendo uma THD limite e sinal limite em 4ohms.

Quando fiz este amplificador pensei em uma melhor qualidade de som com CI's,

porém já trabalho na construção de um válvulado, consegui um contato de um colecionador de antiguidades que possui um acervo gigantesco com as mais diferentes válvulas, agora só me falta conseguir as chapas de silício grão organizados, pois utilizarei elas para fabricar meus próprios trafos, tendo em vista a alta tensão para alimentação das válvulass e também para casar impedâncias geralmente na entrada e saída do sistema! A qualidade de som é simplesmente ótima!!!

Quanto custou este trafo?

Eles vendem por unidades ou tem pedido mínimo?

Faça cotação para sua região, mas vale lembrar, são bem mais caros que os EI, eles também vendem apenas protótipo, mas quanto mais peças mais baratos eles ficam!

A resposta chega em mais ou menus 4 dias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o ampli agora, mas não consegui fazer ele funcionar...

Montei ele conforme o esquema do datasheet.

Só que apareceu um problema.

Eu coloquei uma chave, entre o pino 14, Vcc e terra.

Quando eu coloco a chave para o Vcc, que seria o mute segundo o datasheet. A tensão da fonte cai para 4V e não passa disso, parece esta dando um curto, e não sai som nenhum.

Quando eu coloco para o terra, a tensão não se altera, mas também não sai som.

Esta tudo ligado certo, mas não sei o que pode estar acontecendo com o ampli.

como seria a ligação correta deste pino 14?

O capacitor que esta na entrada é de 224K, me venderam por 220nF, não sei se é certo.

Mas o que esta confuso mesmo é este negócio de quando eu coloco 13V no pino 14, a tensão cai para 4V.

Tsetei o sinal de audio e está tudo OK.

Peguei um tweeter que tinha aqui, liguei o p2 da placa no som, liguei o negativo do tweeter na malha e fui testando com o positivo. Esta chegando sinal antes e depois do capacitor.

A, troquei o capacitor agora, por um que comprei ontem, que tenho certeza que é 220nF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri o problema...

faltava só ligar o terra ao pino 3.

Só que aconteceu um problema agora...

Quando eu ligo ele, tiro do mudo, a tensão da fonte cai para 9V quando eu tenho um alto falante na saída. E eu medi a corrente e está em cerca de 4,5A sempre.

Eu estou usando um TIP35, e um trafo de 12V 10A. o trafo não esquenta, mas o TIP esqeunta o dissipador dele um pouco.

Estou usando um ponte retificadora para 50A, e ela está esquentando bastante também.

Será que 1 TIP é pouco pra isso?

Será que eu deveria ligar direto da ponte para o ampli? a tensão sairia em torno de 16V, mas iria cair eu acho.

Eu só sei que tem alguma coisa mal dimensionada na minha fonte.

E o sub está dando um pequeno ruído. Como eu posso tirar?

E uma das saída não esta funcionando. Eu liguei ele assim, fiz ponte entre duas, e dexei outras duas livres...

Só que somente a ponte e uma das outras duas esta funcionando.

Será que ele só funciona ou 4, ou 2 saídas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Féra o pino 3 do TDA 1554 é o gnd signal.

Esperimente ligar ele no gnd do pré ou da fonte de sinal que estiver utilizando.

Sem manter contato com o gnd de tua fonte.

Quanto a tua fonte não me paresse haver nada de errado com ela, a não ser com relação ao TIP, este amp. adimite tranqüilamente os 16 volts da tua fonte desde que não exceda 18 volts. Sugiro que elimine o regulador, use a ponte de diodos e muito bem filtrada com cap de 100nf no final.

Quanto a 4 ou 2 ele funciona ou em Quad single-ended ou BTL, pelo que vi não funciona misto.

Em ponte ligue 1 e 2 na entrada "A" e 16 e 17 na entrada "B"

O positivo do falante "A" no pino 6 e negativo no pino 8, positivo falante "B" no pino 12 e negativo pino 10.

Certifique-se de todas as ligações.

Ps:

Com um trafo de 12x10A porque tu escolheu este amplificador para fazer?

Só curiosidade porque na mesma categoria de TDA's existem outros mais potêntes!

Ou até mesmo na linha STK.

Dá uma olhada nesta página caso teu trafo sejá de 12+12/10A

Já montei com ele e confeço que o bichinho é bom! Custa menus de 3,00R$ cada!

Vantagem que pode ser montado em ponte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não estou em casa, quando eu chegar eu vou testar isso. Eu acho que o problema pode ser com o tip pois eu coloquei to resistor de cem ohm na base dele, isso talvez esteja limitando a corrente pois eu não sei ao certo o ganho dele. O ganho deles varia entre 25 e 50, com esse resistor daria 3,5a a 7a. Só que eu acho que o ka317 tem uma resistência interna e esteja diminuindo ainda mais a corrente que passa pelo tip. E talvez por isso esteja baixando a tensão na saída da fonte... Assim que eu testar eu posto aqui. E sobre o funcionamento de apenas uma das duas saídas... Alguém sabe porque acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Féra o pino 3 do TDA 1554 é o gnd signal.

Esperimente ligar ele no gnd do pré ou da fonte de sinal que estiver utilizando.

Sem manter contato com o gnd de tua fonte.

Quanto a tua fonte não me paresse haver nada de errado com ela, a não ser com relação ao TIP, este amp. adimite tranqüilamente os 16 volts da tua fonte desde que não exceda 18 volts. Sugiro que elimine o regulador, use a ponte de diodos e muito bem filtrada com cap de 100nf no final.

Quanto a 4 ou 2 ele funciona ou em Quad single-ended ou BTL, pelo que vi não funciona misto.

Em ponte ligue 1 e 2 na entrada "A" e 16 e 17 na entrada "B"

O positivo do falante "A" no pino 6 e negativo no pino 8, positivo falante "B" no pino 12 e negativo pino 10.

Certifique-se de todas as ligações.

Ps:

Com um trafo de 12x10A porque tu escolheu este amplificador para fazer?

Só curiosidade porque na mesma categoria de TDA's existem outros mais potêntes!

Ou até mesmo na linha STK.

Dá uma olhada nesta página caso teu trafo sejá de 12+12/10A

Já montei com ele e confeço que o bichinho é bom! Custa menus de 3,00R$ cada!

Vantagem que pode ser montado em ponte!

Entendi...

Vou ter que ligar em ponte mesmo então.

Eu pensei que a saída em ponte não tivesse polaridade, vou cuidar isso agora...

O meu trafo não tem derivação central, ele é 0+12V/10A.

Pelo tamanho dos fios acho que não deve ser né, eu estou usando fios 1mm se n me engano...

Sobre a filtragem, eu gostaria saber do que é ideal...

Eu estou usando um cap de 4700uF e um de 100nF antes do TIP e 2 de 4700uF e um de 100nF depois do TIP.

O que eu posso fazer para melhorar??

lembrando que agora eu vou tirar o TIP e deixar direto da ponte para o ampli, pois eu não tenho nenhum resistor de baixo valor para colocar na base do TIP... o menor que tenho lá é de 100ohms se n me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!

Esperimente!

Apenas 1 de 4700 será suficiente, mas se tu preferir coloque os demais em paralelo e por final o de 100nf.

Quanto a polarização dos autos pelo que sei é apenas quanto a polarização das bobinas para funcionar de forma correta para a qual foi projetado.

Pelomenus não conheço alguem que queimou um alto falant ou amp. apenas por inverter + e -!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, tem algum problema em colocar mais que 1 de 100nF??

pois mesmo com 200nF esta dando ruído ainda...

O sub fica fazendo um barulho em baixa freqüência...

No total, se eu for tirar fora o TIP vão ser muitos capacitores mesmo. 3x 4700uF, 14100uF. Vai ser bom quando ele der picos...

Uma coisa que eu achei estranha é ele consumir 4A mesmo sem estar com os falantes ligados...

A primeira coisa que eu vou fazer é tirar o resistor da base do TIP35 e testar. Caso fique bom, eu irei deixar assim, só para não deixa direto do trafo a tensão. Se isso não resolver ai eu tiro fora o TIP e coloco depois dos capacitores.

abraço e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a este zumbido de baixa frequencia existe uma infidade de soluções:

- elimine o maximo possivel de jumps e fios espalhados pela caixa de montágem

- caixa de madeira géra ruido

- falta de aterramento

- fonte de baixa qualidade e/ou mal dimensionada com filtragem errada

- ruido de 60 Hz da rede por falta de isolação magnética no trafo

- o "não" uso de fios blindados para a entrada e saída de áudio

- ruído causado por motores com escovas e/ou similares na mesma rede elétrica

- soldas frias

- etc

- etc

Ps:

A isolação magnética do trafo pode ser feita com uma cinta de cobre ou latão envolvendo o núcleo, lembrando de também aterrar esta cinta.

Qualquer dúvida estamos aih!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pelo que eu medi com multímetro aqui, as saídas deram exatamento o oposto do que tu disse...

6 negativo, 8 positivo

10 positivo, 12 negativo

Onde tu viu que se ligava de outro jeito? o mais correto não é eu medir na própria saída com o multímetro?

Eu não consegui tirar os ruídos dessa porcaria... Quanto maior a tensão que eu deixo, mais ruído fica.

Eu ja ouvi o ruído do cooler que esta na placa, da bem pra ouvir ele, é só segurar o cooler com a mão.

O outro, mais grave que eu nao consegui tirar... Eu nao sei o que melhorar na fonte.

Eu tenho 1 capacitor de 4700uF e um de 220nF(poliester) em paralelo. Ai depois do TIP35 tenho 2 de 4700uF e um de 220nF(poliester).

E mesmo assim da ru'ido.

de repente pode ser porque eu n~ao tenho aterramento aqui...

Eu vi na internet de colocar o secund'ario de um trafo 220/12 em serio com o circuito da fonte, depois de retificado, e com isso diminuiria muito os ru'idos.

Alguem conhece algo sobre essa informa'c~ao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, a solução para os ruídos foi muito simples...

Eu estava com o ampli e a fonte tudo embolado em uma mesa aqui...

Foi só tirar tudo dali, colocar mais orgazinado e separado que todos os barulhos sumiram...

:)

Só que surgiu outro problema...

Um canal não funciona mais direito... Ele está com o som totalmente distorcido...

Neste canal, que é em ponte, estava ligado um tweeter e uma corneta, de 8ohms cada e com capacitores...

Será que pode ter queimado essa saída? pois eu testei, e o som está chegando na entrada que deveria, só que a saída sai tudo totalmente embolado...

O estranho é que isso aconteceu depois que eu mexi nele, depois que eu troquei ele de lugar.

Se tivesse queimado, por pouca impedancia, sairia som ou sairia distorcido assim?

Eu acho que deve ter queimado, pois até a entrada dos pinos esta tudo OK, o som está chegando legal, limpo.

Uma das saídas em ponte, a do sub esta funcionando muito bem tambem quando ligo o tweeter la.

E a outra saída sai um som horrível, uma mistura de gritos e chiados. Não sai nada limpo.

abraço!

Medindo a tensão nas saídas eu tenho entre 1,9 e 2V na que está boa.

E de 0 até 4,5V na que esta ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Féra o pino 3 do TDA 1554 é o gnd signal.

Esperimente ligar ele no gnd do pré ou da fonte de sinal que estiver utilizando.

Sem manter contato com o gnd de tua fonte.

Quanto a tua fonte não me paresse haver nada de errado com ela, a não ser com relação ao TIP, este amp. adimite tranqüilamente os 16 volts da tua fonte desde que não exceda 18 volts. Sugiro que elimine o regulador, use a ponte de diodos e muito bem filtrada com cap de 100nf no final.

Quanto a 4 ou 2 ele funciona ou em Quad single-ended ou BTL, pelo que vi não funciona misto.

Em ponte ligue 1 e 2 na entrada "A" e 16 e 17 na entrada "B"

O positivo do falante "A" no pino 6 e negativo no pino 8, positivo falante "B" no pino 12 e negativo pino 10.

Certifique-se de todas as ligações.

Ps:

Com um trafo de 12x10A porque tu escolheu este amplificador para fazer?

Só curiosidade porque na mesma categoria de TDA's existem outros mais potêntes!

Ou até mesmo na linha STK.

Dá uma olhada nesta página caso teu trafo sejá de 12+12/10A

Já montei com ele e confeço que o bichinho é bom! Custa menus de 3,00R$ cada!

Vantagem que pode ser montado em ponte!

Pois é...

Como o TDA1554 deu problema eu estou entre montar outro com CI ou um com transistores mesmo...

Só que como eu não queria algo muito grande, eu penso que com CI ja seria suficiente...

O problema com o seu TDA2040 é que em ponte diz ali que a saída é de 8ohms, e eu não sei se aguenta 4ohms. Sera que aguenta?

Como eu vou mandar enrrolar um trafo, eu estou a escolha do esquema, se alguem tiver alguma sugestão eu agradeço!

Eu pretendia uns 50~70W para o sub, e 50W para tweeter e corneta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Féra tem muita coisa na net pra fazer..

Veja alguns na linha STK, LM, TDA, HA, etc..

Quanto ao 2040 tem um amp. no quarto da minha sobrinha funcionando em ponte com impedância de 2 ohms, não queimou, o som continua com qualidade, e acredito ter ganho uns Watts a mais nessa jogada, porém esquenta mais, mas como uso cooler em todos meus amps não quer dizer nada.

Uma boa opção para teu sub n especificação seria LM3886, fortinho o bixo, tenho certeza que não vais te arrepender.

Uma boa opção de trafo seria 20+20, atende a uma série de integrados da linha STK e LM, recomendo e muito!!

Montei para um amigo um amp. na configuração 2.1 com sub LM3886 (70W min.) com sub woofer ativo mais STK465 (2x30W min.) e ficou muito bom.

O mais fácil é o seguinte:

Se queres som com qualidade, elimine as cornetas, isso fica bom dentro de mala de carro. Evite usar autofalantes automotivos, a não ser que estes sejam de boa qualidade.

Para o sub tudo bem, de preferência a falantes com borda emborrachada e cone de papelão, te dará um grave mais prolongado sendo dentro de uma caixa dutada.

Para as caixas stereo compre prontas ou monte mais apenas com falantes para médio grave e

tweeter de boa qualidade. Isso te dará uma qualidade bem superior doque usares pares de 6/9" e cornetas.

Qualquer dúvida ou dica é só perguntar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Féra tem muita coisa na net pra fazer..

Veja alguns na linha STK, LM, TDA, HA, etc..

Quanto ao 2040 tem um amp. no quarto da minha sobrinha funcionando em ponte com impedância de 2 ohms, não queimou, o som continua com qualidade, e acredito ter ganho uns Watts a mais nessa jogada, porém esquenta mais, mas como uso cooler em todos meus amps não quer dizer nada.

Uma boa opção para teu sub n especificação seria LM3886, fortinho o bixo, tenho certeza que não vais te arrepender.

Uma boa opção de trafo seria 20+20, atende a uma série de integrados da linha STK e LM, recomendo e muito!!

Montei para um amigo um amp. na configuração 2.1 com sub LM3886 (70W min.) com sub woofer ativo mais STK465 (2x30W min.) e ficou muito bom.

O mais fácil é o seguinte:

Se queres som com qualidade, elimine as cornetas, isso fica bom dentro de mala de carro. Evite usar autofalantes automotivos, a não ser que estes sejam de boa qualidade.

Para o sub tudo bem, de preferência a falantes com borda emborrachada e cone de papelão, te dará um grave mais prolongado sendo dentro de uma caixa dutada.

Para as caixas stereo compre prontas ou monte mais apenas com falantes para médio grave e

tweeter de boa qualidade. Isso te dará uma qualidade bem superior doque usares pares de 6/9" e cornetas.

Qualquer dúvida ou dica é só perguntar!

Aham...

O trafo que eu vou comprar é 28+28V/10A.

No TDA1554 eu liguei todos os falantes em uma saída, e ele funcionou muito bem, apesar da impedância total(2ohms) ser mais baixa que o mínimo(4ohms). Ele só esquentou mais, mas devido ao tamanho do cooler isso não foi problema...

Até ele não apresentar este problema ele era bom, mas agora eu vou montar um com o TDA2050 que tem bem mais potência limpa que ele.

Ja comprei 2 TDA2050 e os componentes necessários...

Vai ser um pro sub, e o outro pros médios e agudos...

Sobre os falantes, essa é a única caixa que tenho a disposição no momento.

No datasheet dos TDA2050 não fala que da para ligá-los em ponte se n me engano...

Como tu fez? somente pegou as duas saídas e usou elas?

Se eu ligar o tweeter, corneta, e sub da 2ohms também...

Se fica bem mais forte, e não embolar o som, talvez eu liguei assim.

Mas para ligar em ponte eu teria que deixar somente uma entrada, certo?

Pois eu ia fazer um TDA para a direita e outro para a esquerda do som.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal preciso de ajuda

tinhamontado um amplificador portatil em uma caixa de madeira

eu usei o ci tda 2003 mas não deu certo pois a qualidade do som ficou muito ruim mesmo a fonte sendo uma bateria selada e com um capacitor de filtro de 10000 micro farads

ja a´te desisti de arrumar

preciso de um circuito de 20 watts rms que funcione em 12 volts e que seja simples de montar pois n tenho muitos conhecientos em eletronica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo novamente, TDA2040, com um trafo de 12+12 com retificação simétrica ele te fornecerá pelomenus 30W em bridge.

Quanto a liga-lo em ponte, tem esquema no próprio datasheeet. Tem até de um esquema de como liga-lo em ponte para sub. mais um amp. para tweeter com controle de banda.

pessoal preciso de ajuda

tinhamontado um amplificador portatil em uma caixa de madeira

eu usei o ci tda 2003 mas não deu certo pois a qualidade do som ficou muito ruim mesmo a fonte sendo uma bateria selada e com um capacitor de filtro de 10000 micro farads

ja a´te desisti de arrumar

preciso de um circuito de 20 watts rms que funcione em 12 volts e que seja simples de montar pois n tenho muitos conhecientos em eletronica

Eu já montei ele e não me deu problema algum!

Verifique a entrada de audio se não excede os 60mV que adimite o tda2003

Se tua fonte de sinal for um DVd ou mesmo um PC use resistores de 82K em série com a entrada!

Para tal configuração de 20W tu pode tentar os CI's da linha STK ou TDA's

STK462 ou TDA1520 todos 20x2 W RMS.

Quanto ao 2040 E 2050 não me paresse haver muita diferença entre os dois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...