Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Devita Master

Hd não mostra tamanho total

Recommended Posts

Galera é o seguinte,

Tenho um Hd de 500Gb Particionado : C - 100Gb (Win Vista 64x) e D - 400Gb (arquivos, musicas, etc...)

Porém quando abro o Meu computador ele mostra apenas C - 97,6Gb e D - 368Gb.

Estão perdidos ai pelo menos 35Gb que o Win não mostra. Alguém sabe dizer se isso é normal no Win vista, ou se foi algum problema na hora de particionar o hd??

Tem ai o print: hdce6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh, amigo, é uma pergunta muito boa! Parece que o SO, reserva um setor, só p/ ele no sistema. Sendo assim, você vê o espaço total, bem menor.

Outra teoria, é que quando fabricam um HD, é que essas trilhas, ficam ocultas. Mas esses números que o SO mostra, não são reais. Já ouvi falar, sobre isso! :)

Compartilhar este post

Link para o post

isso acontece por causa do sistema binário. o meu de 250gb só aparece 232gb. clique no botão direito do mouse em cima das unidades c e d e veja a capacidade em bytes.

da uma olhada nessa tabela

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito Wyvern21.

Para completar a tabela, os hds de 500Gb no sistema binário possuem 465 e uns quebrados...

Aqui com raid de 2 desses eu tenho 931Gb..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isto. Aqui, mostra 239.... ;) Algo em torno de 240 GB. Mas diz que o tamanho total é de 222 GB.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • isso acontece por causa do sistema binário. o meu de 250gb só aparece 232gb. clique no botão direito do mouse em cima das unidades c e d e veja a capacidade em bytes.

da uma olhada nessa tabela

valeu cara, duvida sanada!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade eles não usam base 1024 para dizer quantos GB tem, eles usam base 1000.

500.000.000.000 (quinhentos bilhões de bytes)

/1024

/1024

/1024

= 465,66 (Gigabytes em base 1024)

entendeu? ta certinho

Compartilhar este post

Link para o post
    na verdade eles não usam base 1024 para dizer quantos GB tem, eles usam base 1000.

500.000.000.000 (quinhentos bilhões de bytes)

/1024

/1024

/1024

= 465,66 (Gigabytes em base 1024)

entendeu? ta certinho

Resumindo, é pura propaganda enganosa dos fabricantes de HDs dizerem que tem 500 gb... :P

Compartilhar este post

Link para o post
    Resumindo, é pura propaganda enganosa dos fabricantes de HDs dizerem que tem 500 gb... :P

Na verdade não é enganosa, eles realmente vendem 500GB (essa é a grafia para a base 1000)

Para a base 1024 (o padrão quando mostra no windows por ex) a grafia é GiB (Gibibyte)

1 Gibibyte = 2^30 bytes = 1,073,741,824 bytes = 1024 Mebibytes

1 Gigabyte = 10^9 bytes = 1,000,000,000 bytes = ~953 Mebibytes (os Megabytes que todos falam (MB))

Todos, sem excessões, falam e escrevem errado, mas se convencionou assim e agora é quase impossível mudar isso.

Editado por Raimar Lunardi

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado... porque teóricamente não é...

Se você clicar em propriedades de algum HD/partição que você tenha, aparece o tenho em bytes e em Gigabytes, cada um calculado em uma base diferente ... =P

Compartilhar este post

Link para o post

olha:

eu tenho uma partição com 266.375.659.520 bytes

isso é igual a 266,37 * 10 elevado à 9 (nona potência) (266,37 * 10^9)

ou seja, essa partição tem os seus 266 GIGABYTES. (sistema de base 1000)

mas

em sistema de base 1024:

266.375.659.520 bytes = /1024 /1024 /1024 = 248,08GiB (gibibyte que todos chamam de Gigabyte (GB))

ou seja, em SI tenho 266GB naquela partição, e no Prefixo binário eu tenho 248GiB, as duas coisas estão corretas, mas o padrão mundial é o SI.

lembrem-se de que Kilo, Mega, Giga ... é no sistema SI

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giga dê uma olhada na tabela "Prefixos do SI"

e os bytes seguem outro sistema, o "Prefixo binário"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prefixos_bin%C3%A1rios

Compartilhar este post

Link para o post

exatamente. o pc trabalha na base binária (0 e 1) e 2^10 = 1024. ele não trabalha com valores de base decimal, por isso a discrepância nos valores de capacidade do hd. acho que as empresas deveriam anunciar os valores na base binária, que é realmente o que temos disponível, mas acho muito difícil isso ocorrer.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Mas na BIOS, mostra o tamanho real do HD, porque? Só o sistema, Windows, pelo menos, que mostra esses números doidos... ;)

Compartilhar este post

Link para o post
    Sim! Mas na BIOS, mostra o tamanho real do HD, porque? Só o sistema, Windows, pelo menos, que mostra esses números doidos... ;)

você não leu o que eu disse no meu último post? ou simplesmente não entendeu?

Quando o Devita Master pediu que formatassem com 100GB (ou foi ele mesmo quem sabe?) ele queria o C = 100GiB

Aí quando foi formatado o cara simplesmente colocou lá 100.000MB, como já demonstrei antes (100.000 /1024 = 97,65625 GB) por "coincidência" é o valor que está mostrado na imagem que ele postou no 1° post.

O que a Bios faz é mostrar na base 1000 (não tenho certeza, mas jé que você falou que mostra o "real" deve ser)

Editado por Raimar Lunardi

Compartilhar este post

Link para o post
    exatamente. o pc trabalha na base binária (0 e 1) e 2^10 = 1024. ele não trabalha com valores de base decimal, por isso a discrepância nos valores de capacidade do hd. acho que as empresas deveriam anunciar os valores na base binária, que é realmente o que temos disponível, mas acho muito difícil isso ocorrer.

Ia ficar bem estranho! Uns valores quebrados que iam fazer pouco sentido para o consumidor, que já tá bastante perdido! :lol:

Mais estranho ainda seria colocar em notação científica, 2x10^y :D

Estudando um pouquinho de nada de binários (processamento de dados, programação básica) dá pra entender facilmente.

Não vale a pena mudar isso. Na verdade, se você quer mudar concepções erradas que tal começar pela de Peso? Para começar, peso é medido em NEWTONS, não g/kg, que é medida de massa! Existem tantos erros grotescos desse tipo, Gigabyte X Gibibyte é a menor das minhas preocupações :lol:

Editado por Jack Stone

Compartilhar este post

Link para o post
    Ia ficar bem estranho! Uns valores quebrados que iam fazer pouco sentido para o consumidor, que já tá bastante perdido! :lol:

Mais estranho ainda seria colocar em notação científica, 2x10^y :D

Estudando um pouquinho de nada de binários (processamento de dados, programação básica) dá pra entender facilmente.

Não vale a pena mudar isso. Na verdade, se você quer mudar concepções erradas que tal começar pela de Peso? Para começar, peso é medido em NEWTONS, não g/kg, que é medida de massa! Existem tantos erros grotescos desse tipo, Gigabyte X Gibibyte é a menor das minhas preocupações :lol:

bastava colocar ao lado do valor decimal o valor binário. não é precisa colocar a notação científica e essa mudança não é tão difícil de fazer. não quero mudar concepções erradas (não tenho interesse nenhum em fazer uma reforma mundial de valores), até mesmo porque se considerarmos que eles colocam o valor em base decimal, não está errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é um assunto complicado... Desculpe se postei algo errado ae!

Mas é interessante, estudar sobre! :)

Compartilhar este post

Link para o post
    bastava colocar ao lado do valor decimal o valor binário. não é precisa colocar a notação científica e essa mudança não é tão difícil de fazer. não quero mudar concepções erradas (não tenho interesse nenhum em fazer uma reforma mundial de valores), até mesmo porque se considerarmos que eles colocam o valor em base decimal, não está errado.

O tamanho de fato, né?

Por exemplo: pendrive 10Gb - Espaço real XX. Certo?

É, talvez fosse uma boa ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
    O tamanho de fato, né?

mas já tem um tipo assim...

tem uns que aparece "Espaço Útil XMB" não é?

Compartilhar este post

Link para o post
    O tamanho de fato, né?

tipo isso. colocar nas especificações o espaço que realmente teremos disponível.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • O tamanho de fato, né?

Não só uma boa ideia como deveria ser obrigatório!!

Compartilhar este post

Link para o post
    mas já tem um tipo assim...

tem uns que aparece "Espaço Útil XMB" não é?

Não sei, nunca vi.

Não diria que deve ser obrigatório, porque não é tão importante assim. Os fabricantes não podem usar essa diferença para passar a perna em ninguém.

Mas isso iria gerar algumas dúvidas, pelo menos a princípio. Coisa do tipo "Pera aí, como assim? Para onde foram meus XXMb?". Aí eu quero ver o vendedor explicar para o cara base decimal e base binária :D

Compartilhar este post

Link para o post

Mas todo vendedor, tem que ser qualificado à explicar, sobre o produto. Nâo somente dizer: é bom, é ruim, etc... Explicar, os prós e contras do produto em si. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Também não é assim. O vendedor não precisa ter entendimento técnico, o cara é um vendedor. A não ser que ele seja o responsável pela loja ou por um cargo maior além de vendedor. Um mero vendedor tem que saber apenas o preço das coisas.

Imagina uma loja que vende de tudo, e um simples vendedor tendo que explicar tudo de todo tipo de tecnologia, desde tamanho de HD, SLI, Hybrid Crossfire, Hyper-threading, overclock, resfriamento de hardware, comandos em linux, programação, criação de rede até PFC ativo e picos de tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais