Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Téc.Informatica

Topologias de rede

Recommended Posts

Oi?!

criei este tópico para explicar um pouco sobre os diversos tipos de Topologias de rede existentes...

primeiramente... uma topologia de redes na informatica é basicamente o esqueleto da sua rede, como era será fomada...

então, vamos ao que interessa... ^_^

Citarei abaixo 3 tipos de Topologia:

1º Topologia Estrela:

rede_1.jpg

Basicamente tem esse nome porque é formada por um Hub (cuidado com o Broadcast) ou Switch (cuidado com o nº de portas) central que interliga e passa sinais da rede para todos os computadores em sua volta, esse tipo de topologia é ligada por um cabeamento cat 5e ou cat 6 (10/100/100 Mbps) Ethernet.

Um dos pontos negativos dessa rede é que se for ligada para trabalhar em uma grande quantidade de trafego de dados, esses dados acabam se chocando e retornam ao seu remetente para serem enviados novamente... Um exemplo bem simpres para compararmos é este:

"Imagine que existem duas garagens em uma rua de faixa única onde cada garagem esta localizada em cada lado desta rua, e às 10:00 da manhã João e Maria querem sair com seus carros ao mesmo tempo, consequentemente, os dois carros irão se chocar e nenhum dos dois conseguirá chegar ao seu destino no momento, eles terão que esperar um sair para o outro ir atrás!" Isso é a mesma coisa que acontece na Topologia estrela, quando os dados se chocam eles não prosseguem e ai devem esperar o "arquivo" sair para logo em seguia soltar o outro "arquivo" :)

2º Topologia Token Ring

rede_2.jpg

É uma topologia demonstrada em anel, fisicamente ela é igual a topologia estrea, mas não é por esse detalhe que podemos considera-lá como estrela, é porque essa topologia Token Ring é mais rapida, apesar de trabalhar com cat 4 e suportar soment 16/20 Mbps... ai agora você me pergunta, como assim mas rapida? É porque, esse tipo de topologia (Token Ring) não a congestionamento de dados, o remetente envia uma mensagem, ela chega normalmente ao destinatario sem ter nenhuma barreira, diferentemente do tipo estrela, um dos maleficios da topologia Token Ring é que você fic "preso" a uma "ditadura" pois você só consegue trabalhar como tecnologia IBM, sendo assim, você não tem outras opções para escolha, consequentemente, o custo para implementar esse tipo de rede é elevado e atualmente, essa rede é pouca usada.

3º Topologia Barramento:

cap13-3_html_m15073dcd.png

A topologia em barramento atualmente não é mais ulilizada, ela é formada por cabos coaxiais que podem ser escolhidos dependendo do comprimento da sua rede e do numero de Host's que vão ser implementados, exemplo:

-Se for utilizar o cabo coaxial fino RJ-58 A/U (10BASE2) ele só pode ser implementado em uma rede com no maximo 185 metros de comprimento e usando no máximo 30 Host's

- Se for utilizar o cabo coaxial grosso RJ-8 (10BASE5) ele só pode ser implementado em uma rede com no máximo 500 metros de comprimento e usando no máximo 100 Host's.

essa tecnologia é comparada a utilização de HUB pois se o PC1 quer transmitir um sinal ao PC28 todos os PC's vão "absorver" o pacote de dados, mas só o PC destinatario vai lêr o pacote.

Esse tipo de rede também é muito fragil, na época, qualquer esbarrão que se dava no computador, o sinal já caia, pois o conector BNC, também chamado de Conector T se "desprendia" da placa de rede.

4º Topologia Híbrida:

SIOIIrede4.gif

É basicamente a junção das duas topologias onde são conectadas uma a outra por um Bridge (ponte de conexão)

Espero ter ajudado!

estou a disposição para qualquer duvida ou correção do artigo! ^_^

Editado por Téc.Informatica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa!! Citou Token Ring, mas não falou nada sobre a topologia em Barramento :P... embora, seja algo já extinto, Token Ring mais ainda (como discos voadores, poucos viram uma placa de rede token-ring :D).

Parabéns pela iniciativa, mas só complemente isso em seu post :).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Nossa!! Citou Token Ring, mas não falou nada sobre a topologia em Barramento :P... embora, seja algo já extinto, Token Ring mais ainda (como discos voadores, poucos viram uma placa de rede token-ring :D).

    Parabéns pela iniciativa, mas só complemente isso em seu post :).

    :eek: Eita, tinha me esquecido!

    :mellow: mas Ok! tópico reformulado! :)

    Editado por Téc.Informatica

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    muito bom esse tópico,deu uma ideia de como funciona as diversas redes,obrigado!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×