Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 HDs de 1TB quase cheios recolhecendo só 32MB


franklintsu

Posts recomendados

Bom dia á todos!!!

Os 2 hd são da Sansumg HD103UI cada um de 1TB

o que aconteceu foi o seguinte tirei o cabo sata e o de força dos 3 hds que tenho aqui, pra instalar o xp no hd Ide da minhã irmã instalei e coloquei o hd de volta no pc dela, depois fui conectar os cabos de volta no meu e quando olhei no meu computador o os 2 hds estavam mostrando zerados, quando clicava ele pedia pra formatar, resolvi formatar ai ele começou a recolhecer só 32MB, com um programa chamado partition recovery ele recolhece:

Primary Unknown: 31,4MB

Unallocated Partition: 7,84GB

Estou tentando recuperar alguma coisa mais ta difícil:(

Desde já muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, os cabos estão ligados exatamente da mesma forma que antes???...

Nossa pelo menos pra mim, se tudo está correto, não tem explicação...

A não ser que quando você ligou o outro HD ele mexeu nas configs da BIOS e quando você ligou de volta ele não pegou novamante as configs que estavam antes de você mexer...

Agarda um pouco ai, de repente alguem que já passou por isso te dá uma luz....

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazem poucos dias eu vi isso numa K8vx-se.

O que resolveu foi um clear CMOS. Depois liguei ele só com o drive de dvd. Entrei na bios, e salvei sem nenhum hd.

Desliguei, pluguei o hd de 500 gb que estava lá antes, e ele voltou normal.

E foi essa mesma história, ligar um hd IDE pra formatar, e depois o hd sata não aparecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Normalmente fica perto da bateria da mobo, ou da ROM da BIOS. Normalmente vem escrito no PCB "Clear CMOS", "Clear RTC", "CLR CMOS", etc.

E como o amigo disse acima, seria interessante se você soubesse se os HD's estavam ou não em RAID, porque se for usar RAID depois de arrumar vai ter que habilitar o RAID na bios e depois usar o utilitário RAID para montar a matriz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente fica perto da bateria da mobo, ou da ROM da BIOS. Normalmente vem escrito no PCB "Clear CMOS", "Clear RTC", "CLR CMOS", etc.

E como o amigo disse acima, seria interessante se você soubesse se os HD's estavam ou não em RAID, porque se for usar RAID depois de arrumar vai ter que habilitar o RAID na bios e depois usar o utilitário RAID para montar a matriz.

Como faço pra ver esta Raid?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço pra ver esta Raid?

Se estiverem em RAID, você tem dois hds mas enxerga um só. E na forma de uma matriz de dados (Array).

Mas com dois hds só dá pra fazer RAID 0, sem espelhamento, e não tem proteção de dados.

Então, acho muito pouco provável que alguém iria criar um RAID 0 em dois discos de 1 tb cada, num pc doméstico. Pra quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com dois HD's pode-se fazer dois tipos de RAID, o RAID 0 e o RAID 1.

O RAID 0 conhecido como stripping, e serve para aumentar a taxa de transferência dos dados dividindo-os entre os HD's. Neste modo você tem 2TB de espaço, o setup e o SO vão reconhecer apenas a matriz, não dois HD's.

O RAID 1 é conhecido como mirroning, e serve para criar uma cópia fiel do primeiro disco via hardware, que passa a funcionar automaticamente se o primeiro disco falhar. Neste modo você tem 1TB de espaço "apenas". De novo, o SO vai reconhecer apenas uma matriz de 1TB, é normal.

O grande lance é que alguns chipsets permitem esse recurso, o RAID, e por você informar que a máquina problema possui dois HD's de 1TB (e que presumimos idênticos) foi alertado muito espertamente para a possibilidade da máquina estar em RAID e no programa que gerencia a matriz RAID (que fica na CMOS) ter perdido a configuração do arranjo, sendo então necessário que você habilite o programa no setup (Normamente na parte Advanced Chipset Features) e identifique no programa (em alguns BIOS é apertar F9 quando estiver carregando o POST para entrar no programa) qual é cada HD na matriz, e que portas SATA você os conectou.

Mas como você tentou formatar o (os?) HD, aparentemente os dados foram perdidos e você agora vai ter que tentar fazer o computador reconhecer corretamente seu hardware.

Como?

O primeiro e mais óbvio passo é dar um clear CMOS, já mencionado anteriormente como fazer. Eu recomendo tentar colocando apenas um HDD e logo após o clear CMOS, ver se ele é reconhecido no setup. Em caso afirmativo, tente bootar... se não bootar, pode ser que você está com um HD sem SO (porque você formatou) ou uma metade da matriz RAID 0. Se achar que for o segundo caso, coloque o segundo HD com os passos acima, veja se reconhece indepentemente do RAID, verifique quais portas SATA estão. Nenhum dos HD's boota mesmo? Então monta a matriz RAID 0. Continua sem bootar? Então seu format fez ***** e você vai ter que reinstalar o SO, veja se vai querer o modo RAID ou não, nesse ponto você tem liberdade total visto que não tem nenhum dado para cuidar. Uma nota é que se for fazer RAID, você precisa de drivers especiais, normalmente fornecidos no CD da placa-mãe, para carregar na instalação do Windows (quando aparece pressione F6 para instalar dispositivos RAID).

Este post é uma sintése do que foi dito e uma provável solução para o problema, além de uma clarificação de uma informação incompleta sobre arranjos RAID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...