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    • Gabriel Torres

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recch

Problemas de aquecimento note HP

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Pessoal,

tenho um note HP DV6253cl. Recentemente tive que enviar-lo para os EUA por defeitos técnicos. O note parou de funcionar completamente, suspeito que foi algum problema com o cooler.

Conversando com alguns amigos sobre o problema vi que mais pessoas que têm notes da HP tiveram o mesmo tipo de problema. Uma dessas pessoas me disse que a serie DV6000 da hp está com problemas de aquecimento e que eu devia comprar um cooler externo.

Minha pergunta é: esse problema realmente existe? E se existe, qual cooler externo de comprar (nda muito caro).

Achei esse modelo aqui em BH:

http://www.oficinadosbits.com.br/products/Products.asp?codigo=5388

É bom? O preço é nessa faixa mesmo?

Agradeço desde já.

Abraços.

Editado por recch
coloquei o link errado!

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Em primeiro lugar, seja bem-vindo ao fórum!

Mas poxa... eu honestamente não entendo essa "forma de pensamento" do consumidor brasileiro.

Veja bem, você paga - e caro - por um equipamento de última geração, e o MÍNIMO que pode se esperar dele é que funcione.

Se não está funcionando como deveria, apresentando falhas e deixando de cumprir o básico, então não se deve ficar procurando soluções para resolver um problema que, em definitivo, não é seu; você sofre as consequências, mas ainda assim isso não é um problema seu, e sim do fabricante.

É o fabricante que tem a obrigação de resolver os problemas que os equipamentos deles apresentam, e não o consumidor.

Eu acho o fim da picada um notebook precisar de um cooler externo para funcionar... quando se compra um notebook, a ideia principal é a portabilidade, e ter que ficar carregando acessórios grandes (como é o caso desses coolers) não deveria sequer ser cogitado, ainda que a pessoa use o notebook a maior parte do tempo em casa.

Se a portabilidade não é importante a ponto de alguém não se incomodar em usar um cooler externo para fazer um notebook funcionar, então compra um desktop de uma vez - será bem mais barato e mais potente.

Imagina a situação: você compra um carro 0 Km, o motor começa a dar defeito depois de poucos meses de uso. Daí, para resolver o problema, você compra outro motor para ele (pagando do seu bolso) e passa a levar esse motor no porta-malas... tudo porque a empresa fabricante do carro não é capaz de diagnosticar e resolver o problema. Existe isso?

É preciso cobrar das empresas a solução imediata de problemas... porque se não fizer isso, elas vão perdendo o respeito pelo consumidor e lançam qualquer porcaria no mercado, deixando que o consumidor se vire para fazer funcionar.

Se ao menos fosse uma coisa besta e que fosse simples resolver sem custos adicionais, ainda seria tolerável... mas gastar do próprio bolso e comprometer a portabilidade do notebook para resolver um problema que por obrigação deve ser resolvido pela empresa, aí já é ser condescendente demais.

Só pra constar: você conferiu se esse modelo do seu HP não está constando entre os modelos sujeitos a recall, conforme relata um dos posts fixos deste fórum?

(OBS.: que fique claro que não estou alterado e nem 'dando bronca', apenas estou falando de uma realidade que, a meu ver, deveria mudar entre os consumidores. Nos EUA e na Europa os consumidores são mais respeitados, e isso se deve exclusivamente porque eles fazem valer os direitos deles. Já não é hora da gente fazer o mesmo? Até porque, é muito mais suado para nós comprarmos um equipamento desses, do que para eles)

Valeu

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  • Autor do tópico
  • Fala W0LVER1NE_MG.

    Concordo plenamente com você, e foi exatamente por isso que enviei meu note para os EUA para concerto. Esse comportamento de "não reclamar" existe não só para produtos, mas tb para todo o setor de serviços no Brasil (o que é ainda pior, na minha opinião).

    Mas, o problema é que não quero correr o risco de ficar mais 2 meses sem meu note, estou tentando me precaver. Eu imagino, que caso exista mesmo o problema que mencionei ele foi resolvido, pois o produto ainda estava na garantia. O maior problema é que meu note é importado, foi comprado nos EUA. Ae fica mais difícil reclamar.

    Ainda não vi se meu note está no recall porque não estou com ele aqui para conferir as especificações. Assim que ele chegar vou verificar isso.

    Mas ainda fica o meu problema. Existe esse problema generalizado para o modelo que mencionei (DV6253cl)? Se existe, qual cooler externo devo comprar? :confused:

    Abs!

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    cara... antes de mais nada verifique se sua bios está (ou foi) atualizada. Ela deixa o cooler ligado por mais tempo e deixa o note MUITO mais frio.

    O meu é um DV6449us, antes a temperatura do processador não baixava de 50C e hj, usando internet e msn (além do que o windows usa sozinho) ele fica proximo dos 40C.

    A ultima versão que saiu pro meu modelo é a F.3F.

    Se o programa de atualizaçao estiver ligado ele deveria ter informado sobre a atualizacao! No meu avisou.

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  • Autor do tópico
  • beleza paulohnb, vou conferir isso assim que tiver com o note aqui em casa.

    Obrigado.

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    A ideia inicial é sempre optar pelo recall, se for o caso.

    Essa atualização da BIOS nada mais é do que um remendo desenvolvido pela HP (e por outras, também) para tentar contornar um problema de defeito de fabricação.

    Esse remendo irá apenas adiar o problema ('empurrar com a barriga', quem sabe para que só venha a apresentar problema depois de vencida a garantia), pois só o que ela faz é aumentar a rotação da ventoinha, para que a ventilação seja melhor. Isso acarretará as seguintes desvantagens:

    - maior desgaste da ventoinha, diminuindo a vida útil dela

    - maior nível de ruído

    - maior consumo de energia (bateria vai durar menos)

    - maior acúmulo de poeira dentro do notebook

    Ou seja: deve ser encarado apenas como último recurso, pois é uma solução porca (famosa gambiarra) que vai comprometer o funcionamento e a durabilidade do seu equipamento.

    Eu, caso tivesse um HP desses, jamais aceitaria... reunia as provas (que estão aos montes pelos sites) e entrava na justiça. Mas tem quem aceite, e inclusive tem quem seja obrigado a aceitar (ou porque violou os lacres de garantia, ou porque comprou o note sem nota fiscal), então para esses seria válido essa atualização da BIOS, e talvez quem saiba o uso do programa RightMark para fazer undervolt e com isso diminuir as temperaturas atingidas pelo mesmo.

    Valeu

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  • Autor do tópico
  • Bom pessoal, obrigado pelas indicações.

    Meu notebook chegou e está funcionando numa boa. No envoice diz que foi trocada minha placa mãe e o meu sistema de refrigeração.

    Vou testar aqui se está tudo certo e não vou atualizar a bios ainda.

    Ah, meu note não faz parte dos que foram chamados para o recall.

    Essa foi a primeira vez que postei aqui no CdoH. Estou muito satisfeito com a recepção :aplausos:, agradeço aos amigos que me ajudaram, bastante por sinal.

    Abraços

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