Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Alpha_X

Limitar a conexão de computadores da rede

Recommended Posts

Situação:

- Tenho internet 3mbs da Net Vírtua, roteada por um WBR-1310 (sei que é uma m... nem comentem a respeito) e eu uso a internet em no máximo 3 computadores.

Problema:

- Quando eu quero jogar algum jogo online, e tem gente usando muita banda nos outros computadores (principalmente de upload, já que esta é de apenas 500kbs) fica impossivel, muito lag, etc.

Necessidade:

- Eu queria um programa que pudesse limitar a banda que os outros computadores usam, seja por IP, nome, ou como for. Mas sem instalar nada nos outros computadores, até posso instalar algum service que não seja detectável, mas nada de programas como NetLimiter e outros que eu tenha que limitar diretamente nos outros pcs. Poderia ser também algum programa que limitase a banda distribuida pelo roteador, já que tenho acesso a este e ele não oferece essa opção.

Já procurei de tudo, mas não consegui, então peço que se alguem puder ajudar seria muito grato.

valeu. abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é exatamente o que você quer mas talvez ajude.

Há um recurso no Windows XP, chamado "Agendador de pacotes QoS", que reserva 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo é necessário estar logado como Administrador e executar os seguintes passos: Vá em Iniciar / Executar e digite gpedit.msc e pressione OK. Após isso, vá em Configuração do computador / Modelos Administrativos / Rede e selecione na janela da esquerda Agendador de pacotes QoS. Na janela da direita, dê duplo - clique em Limite de reserva de banda. Depois, vá na aba Configuração e selecione Ativado. Na linha Limitar % da banda, digite 0 (zero). Clique em Aplicar e em OK. Agora vá ao Painel de Controle / Conexões de Rede, clique com o botão direito na conexão existente e selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS.

Se já estiver habilitado, deixe-o assim. O último passo é reiniciar o computador. Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja um real benefício.

Espero ter ajudado.

(conteúdo extraido da Apostila "100 dicas para XP")

Editado por Xonas
complemento de informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O QoS do Windows não tem nada a ver.

Você precisa de um programa para limitar a velocidade de download e upload de um pc. Pode ser o NetLimiter

Outra solução seria usar o QoS do roteador, mas não sei se o teu modelo tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...aproveitando o topico, gostaria de saber também como limitar a banda de 2 PCs, mas aqui esta um pouco diferente.

A banda aqui é Speedy 2MB, mas estamos compartilhando entre 4 Casas, sendo que na minha residencia tem 2 PCs, onde os 2 fazem o uso da mesmo internet. A minha duvida é de como eu limitarei a banda entre esses 2 PCs da mesmo residencia sem afetar a conexao dos outros usuarios.

So complementando a conexao é via wireless, onde o roteador fica a +ou- 500metros de casa.

>>Da antena que recebe o sinal, vai um cabo para o Hub e do Hub saem 2 cabos, onde o primeiro vai para o PC nº1 e o segundo para o PC nº2.

Espero ter sido claro na minha pergunta!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O QoS do Windows não tem nada a ver...
(...)Outra solução seria usar o QoS do roteador, mas não sei se o teu modelo tem.

Qual a diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • o Netlimiter nao me ajuda, porque tenho que estar no outro pc pra por limite.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Qual a diferença?

    As configurações de QoS no Windows interferem no QoS do roteador? Acho que não. Se for configurar o QoS do roteador para dar prioridade para o meu pc, o do Windows não poderá fazer nada.

    QoS do roteador redireciona os pacotes para os pcs na rede.

    QoS do Windows redireciona a banda para os programas que estão usando a internet.

    Ficou claro?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    (...) Ficou claro?

    Ainda não.

    O QoS do Windows não tem nada a ver...
    (...)Outra solução seria usar o QoS do roteador, mas não sei se o teu modelo tem.

    Talvez eu não tenha formulado a pergunta direito ou não fui interpretado corretamente.

    Qual a diferença entre os QoS em questão?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Estou com um problema semelhante: eu compartilho meu vírtua 200k(super rápido) por um switch e, portanto, clonei meu mac pra poder usar a internet no outro pc (fiz isso hoje). Porém, o pc de onde eu clonei o mac (que é onde o modem estava ligado antes do switch) "suga" toda a conexão. Quando tem alguém fazendo um download minúsculo nele, a internet no outro pc fica inutilizável e isso não acontecia quando eu compartilhava minha brturbo com a mesma velocidade. Queria saber se há alguma solução para distribuir a banda de forma adequada.

    Acho que meu switch não tem configuração de QoS e o QoS do windows não adianta pra esse caso.

    Editado por sidharta

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Lord Enigma,

    Como eu disse, o QoS do Windows só serve para distribuir a banda da internet entre os programas que estão utilizando a mesma, num único pc.

    Já o QoS do roteador limita a banda entre os PCs da rede que ele está roteando. Exatamente o que o Alpha_X precisa, pois nao tem acesso aos outros computadores.

    Minha intenção foi corrigir o que o colega Xonas disse.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Exatamente ghoster4, mas eu acho que o meu roteador não permite configurar QoS.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    (...)Como eu disse, o QoS do Windows só serve para distribuir a banda da internet entre os programas que estão utilizando a mesma, num único pc.

    Já o QoS do roteador limita a banda entre os PCs da rede que ele está roteando(...)

    Essa teoria que você falou eu já tinha entendido. O quê eu ainda não consegui entender é como e onde você chegou na teoria que existem dos tipos de QoS.

    Sabemos que o QoS é Qualidade do Serviço, e que esta técnica tem por finalidade manter a qualidade de serviços como VoIP, Emails, VideoConferências, enfim, qualquer serviço que seja necessário uma requisição prioritária na rede.

    Na realidade o usuário compartilha banda com os demais, concorrendo seus dados com as transmissões dos outros. Esses dados são empacotados e encaminhados da melhor forma, conforme as rotas e banda disponíveis.

    Em um eventual congestionamento, os pacotes são descartados sem nenhum critério.

    Nesse caso não se têm garantias de que o serviço será efetuado com sucesso. Entretanto, essas aplicações como voz sobre IP, p2p e videoconferência necessitam de tais garantias.

    Em roteadores específicos e sistemas mais complexos, configuramos o QoS para o balenceamento necessário conforme nossas necessidades mas, não seria o caso pois os roteadores usados pela maioria dos usuários não permite isso, apenas habilitando ou não esse feature.

    Nesses roteadores e na plataforma Windows, o padrão de QoS utilizado é o "IntServ Serviços Integrados", tecnicamente e basicamente , nessa feature, qualquer roteador nesse sistema, o IntServ, e qualquer aplicação que exija um determinado nível de garantias de envio dos pacotes seja responsável por fazer reservas individuais na banda da rede que se está utilizando.

    Quêm utiliza um roteador que não tenha essa função, não há por quê ficar triste uma vez que pode-se configurar o agendador de pacotes QoS em sua própria máquina e o roteador sem a função irá priorizar esses pacotes na hora do roteamento pois, a principal finalidade dos roteadores é gerenciar as rotas dos pacotes e dar prioridade para o envio de pacotes utilizando QoS nativo da máquina ou configurado via soft externo ou interno em algúns roteadores que disponibilizam essa função.

    (...)Exatamente o que o Alpha_X precisa, pois nao tem acesso aos outros computadores(...)

    Partindo desta premissa, o colega Alpha_X não precisa ter acesso as máquinas dos outros, basta configurar a dele.

    (...)Minha intenção foi corrigir o que o colega Xonas disse.

    Veremos o que ele disse:

    Não é exatamente o que você quer mas talvez ajude.

    Há um recurso no Windows XP, chamado "Agendador de pacotes QoS", que reserva 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo é necessário estar logado como Administrador e executar os seguintes passos(...)

    O agendador é instalado junto com o windows e carregado quando se configura uma rede para justamente quando se usar um roteador sem essa função, podermos configurar as máquina de acordo com as necessidades.

    Uma única ressalva é que não se deve desabilitá-lo, e sim configurá-lo com a porcentagem de banda que você quer priorizar na rede.

    Vendo por esse prisma, a dica de nosso colega está correta para amenizar a situação do colega Alpha_X, basta apenas configurar o agendador corretamente.

    Espero ter esclarecido e ajudado.

    Abraços,

    Editado por Lord Enigm@
    delay na rede.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Então por que existem roteadores com QoS?! Pra bonito?

    Enfim, não vou mais discutir isso aqui. Minha percepção não mudará. Já que o roteador em questão não tem QoS..

    Uma solução seria montar um servidor com duas placas de rede, o chamado Coyote. Se você tem grana, procure mais sobre isto.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×