Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro não liga, fonte ou mobo queimados?


No Quarter

Posts recomendados

Tenho um micro que ficou 5 dias desligado, depois de funcionar normalmente, tenho ele desde 2005. Hoje ele não ligou de jeito algum, o abri e verifiquei que está tudo conectado normalmente. A fonte tem uma tomada para conexão do monitor, e ele está ligando normalmente, ou seja, a fonte não está totalmente comprometida com o problema. Pode ter sido a motherboard que queimou. Não tenho certeza, antes de comprar um substituto preciso saber. Não tenho um multimetro aqui para testar as saidas da fonte. Mas como disse antes, energia para o monitor está saindo.

Se alguém souber de algum teste ou procedimento que eu possa fazer, eu agradeço!

Segue configuração do micro:

Micro da Marca NEO PC

Fonte: Jitek Modelo DR-B300ATX Output: 300W

Mother: Gigabyte 8VM533M-RZ

Celeron 2.26 MHz

HD 40 GB Maxtor

AGP Geforce FX 5500 (recém instalada! Funcionando muito bem! Será que foi ela?)

640 MB RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte tem uma tomada para conexão do monitor, e ele está ligando normalmente, ou seja, a fonte não está totalmente comprometida com o problema.

Isso não diz nada sobre a fonte, os fios passam direto da entrada para essa tomada de saída, não passa pela parte eletrônica da fonte.

Tente ligar a fonte fora do pc, desligue todos os cabos que vão para os componentes, pegue o plug que deveria ser ligado na mobo, nele tem um fio verde e vários fios pretos, "feche um curto" entre esse verde e um dos pretos, o cooler da fonte deverá ligar. Se não ligar a fonte já era, se ligar as suspeitas recaem sobre a mobo.

(http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-nova/612008)

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a ponte, não ligou o cooler! Mantive um plugue de 4 fios ligado na mobo, que saem da fonte, são fios amarelos e dois pretos. O resto das conexões desliguei tudo.

Então deve ser a fonte mesmo!

Vou aproveitar para fazer outra pergunta, tenho uma fonte atx de 24 pinos noutro micro, queria usar ela neste com problema, para testar, ela é de 450 W, algum problema? E para descartar os 4 pinos a mais, como fazer?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar para fazer outra pergunta, tenho uma fonte atx de 24 pinos noutro micro, queria usar ela neste com problema, para testar, ela é de 450 W, algum problema? E para descartar os 4 pinos a mais, como fazer?

Pode sim, seu pc não consome muita energia não.

Simplesmente deixe os 4 pinos de fora do conector. Alguns são desmontáveis e os 4 pinos podem ser retirados.

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...