Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que tipo de resistor é esse?


andré skt

Posts recomendados

  • Membro VIP

Amigo Dark__Hyoga,

Com todo respeito, veja o que diz as regras do forum:

- Não AFIRME sobre informações técnicas que...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/30-eletr%C3%B4nica/

A faixa dourada significa tolerância de 5% , portanto não é de precisão.

http://www.elbest.eng.br/tabelas/tabres1.htm

tabela_resistores.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma caixa amplificada q foi ligada em 220 e a tensão estava 110

e ela queimou ai eu levei ela em um tecnico e ele me falou q tinha queimado a saida

so q ele me cobrou muito caro então não deixei ele consertar

ai com a ajuda de um amigo identificamos alguns componentes q estavam abertos então trocamos estes componentes e a caixa funcionou só

q ela esta muito baixa e xiando posso aumentar o volume no maximo q continua a mesma altura

os componentes q estavam ruins são estes marcados na 1ª foto

os pomponentes marcados na foto jã são os q eu coloquei

seria dois transistores um TIP41C e o outro TIP42C e dois resistores de 1k

os resistores usados antes eram iguais a estes q estão marcados na 2ª foto só q de 800ohm

só q eu não achei os resistores de 800ohm e me disseram q eu podia colocar de 1 k então coloquei o de 1 k mesmo q são estes na primeira foto, seria esse o problema ou pode ter mais componentes ruins? agradeço a todos q puderem me ajudar!!!!

post-465574-13884949620184_thumb.jpg

post-465574-13884949620897_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito difícil dizer se pode ou não ser o problema relacionado com o valor desses resistores ou não sem ter o esquema em mãos...

O que podes fazer é trocar os tais resistores por um valor mais próximo do original... No caso, sendo o original de 800 ohms, sugiro colocar 820 ohms.

Agora, quanto ao problema, tem certeza que foram apenas os transistores de saída que queimaram? Verificou os drivers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

drivers não seria e analizamos todos os componentes desta placa e os unicos q encontramos q estavam ruins foram os transistores e os resistores

e eu acho q não tem mais nada nela q pode ter queimado pois só tem essa placa e ja olhamos todos os componentes no mais é 1 transformador e um alto-falante de 8 ou 10 polegadas não tem mais nada nela

e outra coisa q esta acontecendo é q ela ta dando mal contato quando coloco a mão no botão de volume da um barulho bem alto no alto-falante

vou colocar os resistores com o valor aproximado do original pra ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoalmente não gosto de trocar componentes por outros de outro valor, mesmo que próximos. Acredito que isso só deve ser feito em último caso. Tente usar alguma associação para chegar ao valor de 800 ohms.

Como você testou os CIs?

Se você já testou todos os resistores, eu apostaria em um CI ou transistor com problema.

Potenciometros dão esse tipo de mal contato às vezes... troque o pot também para resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera q ele nao esquentou a ponto do vermelho se parecer com preto nao??

Concordo novamente... Era exatamente isso que eu havia pensado quando o Jorge perguntou pela primeira vez das cores do resistor, principalmente se considerarmos que os resistores queimam quando a potência dissipada (e consequentemente a temperatura) sobe muito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu particularmente nunca vi um resistor de 800r,porém sim de 820 valor comercial,sera q ele nao esquentou a ponto do vermelho se parecer com preto nao??com certeza a mais problemas nessa placa

olha eu não sei pode ter acontecido isso mesmo

mas as cores q eu identifiquei foram essas cinza preto marrom e ouro

mas ja comprei os de 820 mais tarde vou colocar eles ai posto aqui se deu certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... já vi casos onde existiam componentes "parcialmente" queimados... nos testes mostravam estar bons, mas na verdade estavam danificados...

Tambem tem a chance do técnico em que você levou ser picareta e ter trocado algo para que você não ache o defeito e tenha que levar nele novamente para realizar o conserto...

já viu a placa por baixo??? pode ter alguma trilha danificada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...