Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema para amperímetro digital??


Posts recomendados

boa tarde pra todos , gostaria de saber se algum amigo poderia me ajudar ,estou procurando um circuito + - simples para montar um amperimetro digital , conheço alguns sensores de corrente , acs750 /zxct1009f por exemplo agora preciso do circuito para ligar em algum mostrador . obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal!

Amigo Gabriel...o circuito que voce passou é bacana!

Até eu me interessei em talves monta-lo.

Agora...voce sabe dizer como conectar o equipamento que voce quer medir a corrente que esta sendo consumida no circuito?

No IN eu conecto o aparelho que quero medir e que seja alimentado pelo 5VCC?

E no OUT?

Putz...desculpe a ignorância...mas fiquei meio perdido no esquema...se puder me dar um help...te agradeço.

Abração a todos.

R.Costa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, seguinte: Onde está escrito IN existem duas conexões: + e -, e é aqui que você vai ligar a fonte de alimentação daquilo que você quer medir o consumo, e onde está escrito OUT, liga-se o aparelho/circuito em questão.

Mais tarde alguém outro te dá uma explicação melhor que a minha...

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Gabriel, e a todos bem eu fabrico carregadores de bateria e transformadores p/maquinas de solda e alta corrente ja a muito tempo ,e gostaria de dar uma modificada nos carregadores deixando os mesmos mais modernos substituindo o amperimetro analógico por um digital as grandezas são: de 0 a 10 A / 0 A 30 A / 0 A 60 A , por inquanto este circuito que o Gabriel passou me resolve os pequenos carregadores , outra informação a verificação da corrente será feita na corrente alternada antes da retificaçaõ .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, do jeito que voce falou, voce precisa de um amperímetro AC, e não DC.

É bem mais complexo do que fazer em DC.

Minha sugestão, faça o medidor direto na corrente de carga da bateria, usando um SHUNT de baixa resistência, e faça a realimentação do ciscuito do seu carregador APÓS o shunt. Dessa maneira o comportamento de seu circuito não muda, e voce pode usar um circuito simples de tensão DC mesmo.

Por exemplo, um shunt de 0,05 ohms terá uma queda de tensão de cerca de 3 volts quando passar 60 ampéres, assim fica bem fácil voce usar um circuito simples de voltimetro digital', e mudando apenas a tensão de referência para poder mostrar de 0 a 60 quando a tensão de entrada vai de 0 a 3 volts, ok ?

Um abraço.

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Obrigado Gabriel, e a todos bem eu fabrico carregadores de bateria e transformadores p/maquinas de solda e alta corrente ja a muito tempo ,e gostaria de dar uma modificada nos carregadores deixando os mesmos mais modernos substituindo o amperimetro analógico por um digital as grandezas são: de 0 a 10 A / 0 A 30 A / 0 A 60 A , por inquanto este circuito que o Gabriel passou me resolve os pequenos carregadores , outra informação a verificação da corrente será feita na corrente alternada antes da retificaçaõ .

referente ao amperimetro para medir até 60 amp se ainda você estiver interessado eu tenho como fazer ok

estamos aqui para ajuda

pesquisa// helioatibaia escreveu

grato atodos por este maravilhoso forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

fla pessoa,

beleza?

Não sou muito novo nem antigo no fórum, apenas tenho poucas participações ou melhor, nenhuma :D.

Mas eu gostria de saber se nesse esquema que está no tópico, tipo eu preciso de um aperímetro para 100A para colocar na minha fonte de bancada, você teria algum esqueminha? E se eu colocasse um resistor de 0.001 ohm e adicionasse mais 1 display no circuito eu teria um amperímetro para até 100A?

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Bom, o que tenho para lhe sugerir seria isto:

ICL7107_ampere_meter.jpg

Dê uma olhada e veja se atende às suas necessidades.

Abraços...

Caro amigo Gabriel, você já testou esse esquema? Em correntes menores que 1 ampere ele aparece os decimais? Tipo: "0,025" ? Pelo que vi tem 4 dígitos.

Ele é para corrente DC né? queria acoplar um amperímetro em minha fonte de bancada que vai de 0 - 30V e com 7A.

Dá certo?

Ola gente,

Desculpe reviver esse topico super antigo mas estou com algumas duvidas.

Pra confirmar os materiais utilizados:

-8 capacitores

-3 Diodos

-2 Anodos common de 7 segmentos

-ICL7107

-8 Resistores

O que seria o 7660?

Obrigado,

7660 é um circuito integrado, o mesmo que ICL7660

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah obrigado chacalgbi

Seriam esses todos os componentes necessarios então ne?

-8 capacitores

-3 Diodos

-2 Anodos common de 7 segmentos

-ICL7107

-8 Resistores

- Circuito Integrado ICL7660

Vou comprar os componentes hoje mesmo

Valeeu

Cara, assim que você montar poe aqui as considerações. Tb quero fazer um desses.

Qualquer dúvida você posta ai que a gente vai vendo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, assim que você montar poe aqui as considerações. Tb quero fazer um desses.

Qualquer dúvida você posta ai que a gente vai vendo..

Pode deixar cara, hoje mesmo ja comeco a montar. Creio que nao seja complicado

Estou com algumas duvidas ja heheheh.

Nos capacitores nao esta especificado a polaridade deles. Somente os capacitores do 7660 estão com as suas polaridades indicadas.

Outra duvida e a ligacao do pino 36 do ICL7107 com o resistor de 10k. Aquela seta seria um jump?

Edit: A pinagem do display de 7 segmentos esta meio confusa.

De acordo com o datasheet http://elcodis.com/parts/764891/MAN6910.html

A parte de cima do display contem os pinos do 1 ao 9 e a parte de baixo do 10 ao 18 de acordo com o datasheet

Seria isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com algumas duvidas ja heheheh.

Nos capacitores nao esta especificado a polaridade deles. Somente os capacitores do 7660 estão com as suas polaridades indicadas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esses capacitores que você está se referindo não têm polaridade. Os únicos capacitores polarizados são os que estão ligados ao 7660 porque eles são eletrolíticos. Esses sim. Esses você tem que obedecer a polaridade deles conforme o esquema. Os outros não.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com algumas duvidas ja heheheh.

Nos capacitores nao esta especificado a polaridade deles. Somente os capacitores do 7660 estão com as suas polaridades indicadas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esses capacitores que você está se referindo não têm polaridade. Os únicos capacitores polarizados são os que estão ligados ao 7660 porque eles são eletrolíticos. Esses sim. Esses você tem que obedecer a polaridade deles conforme o esquema. Os outros não.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito obrigado !

E a ligacao do pino 36 do ICL7107 com o resistor de 10k. Aquela seta seria um jump?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado !

E a ligacao do pino 36 do ICL7107 com o resistor de 10k. Aquela seta seria um jump?

Não!!!! Aquilo não é um jump.

A ligação do pino 36 do ICL7107 não vai a um resistor comum e sim a um potenciômetro. Aquele sinal é justamente o terminal de ajuste do potenciometro. Recomendo usar um potenciômetro multivoltas de 10 k.

A propósito... Tu não conheces o simbolo de um resistor variável conhecido com o nome de potenciômetro? Pois aquele é o simbolo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida 1: Os capacitores que não tem polaridade são todos cerâmicos, com valor menor que 1uF, portanto eles não tem polaridade. Qualquer lado é lado!

Dúvida 2: Não é um jump, ali é um potenciometro de 10K (Resistor Variável). O potenciometro tem 3 terminais, um terminal de um lado você liga nos pinos 35 e 32. O terminal do outro lado você liga numa resistência de 15K e depois ao +5V. E o terminal do meio você liga no pino 36.

Dúvida 3: Quanto ao display, a maioria tem 10 pinos (Displays de um só dígito). Displays de 2 dígitos eu acho que tem 20 pinos. O seu é assim? Então seria: 7 terminais para um display, 7 terminais para outro display, mais 2 terminais, um para cada ponto no display. Nos displays normais tem 2 comuns (um em cima e um em baixo, normalmente são os terminais centrais) eles podem ser anodo ou catodo, depende do display. Nesse caso são anodos comuns. Então vão ser 7 + 7 + 2 + 4 = 20 terminais.

Quantos terminais tem o que você comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...