Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Windows XP pelo PENDRIVE


Corage

Posts recomendados

Bom galera , a instalação do xp pelo pendrive é bem simples, não é um bicho de 7 cabeças rs, você só prescisará dos arquivos para fazer o processo e um CD de instalação do windows .

Esse tutorial foi desenvolvido para quem não possui driver de CD/DVD externo USB e só tem

como opção a instalação do Windows XP pelo PenDrive.

O que você vai precisar:

- Um computador com um Windows instalado;

- CD Windows XP ou imagem para emular;

- PenDrive de 2GB ou mais (eu consegui fazer com um PenDrive de 1GB)

- Os seguintes arquivos: WinXPUSB_v1.rar

Disponível no HD virtual da comunidade ASUS Eee PC – UMPC

http://www.4shared.com/dir/4935255/b1ba011e/s

1ª fase – Criando um PenDrive bootável com o Windows XP

- Extraia o arquivo WinXPUSB_v1.rar em uma pasta qualquer;

- Certifique-se de que seu PenDrive e CD/imagem dos Windows estejam inseridos no

computador;

- Dentro do diretório WinXPUSB_v1, dê um duplo clique no arquivo “Instalar.cmd”;

- A seguinte janela se abrirá;

- Pressione qualquer tecla;

- A seguinte janela se abrirá;

- Marque as opções como a janela acima;

- Seu PenDrive deve ser automaticamente identificado;

- Clique em “Start” - LEMBRE-SE QUE TODOS OS SEUS DADOS DO PENDRIVE SERÃO

PERDIDOS;

- Confirme todas as telas que surgirem;

- Após a conclusão da formatação clique no botão “Close”;

- A janela do DOS que estava ao fundo ficará como na figura abaixo;

- Agora é só selecionar as opções digitando os números na ordem e seguindo as instruções;

- Confirme todas as telas;

- Após o termino do processo você terá um PenDrive bootável com a instalação do Windows

XP.

* O processo acontecerá da forma:

Será copiado o setor boot para o PenDrive, a unidade do XP é selecionado, o PenDrive aonde

foi copiado o setor de boot será selecionado depois será criado uma unidade temporária “T:”

(se por acaso houver em seu computador uma unidade de rede “T:” mapeada é necessário

desconectar-la). Após formatar a unidade temporária o conteúdo do CD/imagem do Windows

XP é copiado para ela (é necessário ter espaço livre em disco) e logo em seguida para o

PenDrive.

- . - . - . -

2ª fase – Instalando o Windows XP

- Espete seu PenDrive bootável numa porta USB, ligue o seu Notebook ou PC e fique

pressionando e soltando a tecla “F2” ou "Del" para entrar na tela de configuração da BIOS;

- Vá até a opção “Boot”, selecione “Hard Disk Drives” e na opção 1st “Drive” selecione seu

PenDrive. Após a conclusão da instalação REVERTA ESSA MUDANÇA;

- Pressione “Esc” no teclado vá até a opção “Exit” e selecione a opção “Exit & Save Chages”

aperte “Enter” no teclado e selecione “[OK]”;

- No menu de inicialização você tem duas opções, selecione a opção “TXT mode Setup

Windows XP,....”;

- Daqui para frente é como se fosse uma instalação normal do Windows XP. Na janela de

instalação do Windows XP delete todas as partições existentes e depois crie uma nova partição

usando NTFS.;

- Quando a parte de texto da instalação se completar, ele irá reiniciar em modo gráfico;

- Espere o término da instalação do modo gráfico terminar, antes de remover seu pendrive da

porta USB.

Obs.: Você provavelmente receberá a seguinte mensagem na inicialização:

“Selecione o sistema operacional a ser iniciado:

1) Microsoft Windows XP Professional

2) USB Repair NOT to Start Microsoft Windows XP Professional”

- Para resolver simplesmente edite o arquivo "c:\boot.ini" e remova a linha do USB boot, ou mude o timeout de 30s

para algo mais rápido tipo "0" Segundos .

Espero ter ajudado galera valeu :cool: .

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

OBJETIVO: Instalar o Windows XP SP2 utilizando um pendrive com BOOT.

REQUISITOS: Pen de 2GB ou maior, 2 maquinas (maquina alvo -placa-mãe precisa ter SUPORTE PARA BOOT VIA USB- e maquina que irá preparar o PENBOOT), os programas: USB_PREP8, PeToUSB e Bootsect.exe (Disponivel em: http://rapidshare.com/files/86087932/Pendrive_XP.rar )

Leiam com Atenção por que esse não é um Processo SIMPLES, mas mesmo eu que não de nivel avançado pude fazer.

1)) Extrair os programas em uma pasta a sua escolha. a minha foi C:\Penboot

2)) Copie o Executavel PeToUSB dentro do diretório USB_prep8.

3)) Dentro do diretório USB_prep8, dê um duplo click no arquivo executável usb_prep8.cmd. --- OBS: CERTIFIQUE-SE QUE SEU PENDRIVE ESTEJA PLUGADO E FUNCIONANDO NORMALMENTE!

4)) Abrirá uma tela de PRONPT DE COMANDO, Presssione Enter pra continuar

5)) Na tela seguinte mantenha as informações padroes e click em START (isso irá formatar seu PEN --- NAO FECHE ESSA JANELA, MESMO DEPOIS DE CONLUIDO!)

6)) Depois da formatação ser concluida abra uma janela de PRONPT (iniciar>>Executar>>[cmd]>>ENTER

7)) Usando comando CD de DOS encontre a pasta onde você extraio o bootsect.exe (o meu ficou assim > c:\penboot\bootsect\bootsect\bootsect.exe)

8)) Execute o comando: "c:\penboot\bootsect\bootsect\bootsect.exe /nt52 E:" Onde E: é o Driver referente ao PENDRIVE. (Se tudo estiver correto você receberá a seguinte mensagem: "bootcode was sucessfully updated on all targeted volumes.")

9)) NÃO FECHE a janela usb_prep8. Agora você pode fechar este prompt de comando e a janela do PeToUSB (A primeira PRONPT)

10)) Assim que fechar a PeToUSB abrirá uma janela com algumas opções... as opções 1 e 3 devem ser configuradas.

11)) Pressione 1 e ENTER - Um gerenciador de diretórios irá abrir para você localizar os seus arquivos do Windows XP setup (geralmente o seu drive de cd-rom).

12)) Digite 3 e pressione ENTER. Entre com a letra de sua porta USB onde você "espetou" o pendrive.

13)) Digite 4 para iniciar o processo de cópia.

14)) Um script irá perguntar se você quer formatar o T: que é um driver virtual para onde você estará copiando o instalador do windows. Responda Sim/Yes

15)) Terminada a Formatação precione ENTER para iniciar a copia dos arquivos para T: --- OBS: isso leva algum tempo, são cerca de 6000 arquivos.

16)) Terminada a Copia um Script perguntará se você quer copiar os arquivos de T: para o pendrive. Responda Sim/Yes --- OBS: Isso leva mais tempo que o primeiro =X

17)) Terminada a Copia para o Pendrive o Sistema perguntará se você que tornar aquele driver preferencial. Responda Sim/Yes

18)) Uma Janela aparecerá perguntando se deseja Desmontar -unmount- o drive T: virtual. Responda SIM

19)) e agora

20)) se auto acabou-se a si mesmo. você é portador de um novo brilhante e muito util PenBOOT com Disco de Instalação do WINDOWS XP e sem DISCO (CD) de instalação =]

Se alguma Coisa DER ERRADO tente novamente desde o inicio, e se ainda assim nao funcionar Venda TUDU e VIRE HIP!

Esse TUT foi feito nao por mim e sim por CADELÃO um fiel ADMINISTRADOR de SocialCLub

Agradecimentos sinceros e a ele e às pessoas que com ele trabalham.

Me ajudaram muito e espero que ajude v6 também!

até+ ^_^ ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem um outra maneira de instalar o xp e com fotos : deêm um aolhada paa queles que querem mesmo instalar o sistema operacional dessa maneira é bem fácil:

instalando o Windows usando um pendrive

http://tecnologia.uol.com.br/album/20090113_windowsnolinux_album.jhtm?abrefoto=1

abraços amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
OBJETIVO: Instalar o Windows XP SP2 utilizando um pendrive com BOOT.

REQUISITOS: Pen de 2GB ou maior, 2 maquinas (maquina alvo -placa-mãe precisa ter SUPORTE PARA BOOT VIA USB- e maquina que irá preparar o PENBOOT), os programas: USB_PREP8, PeToUSB e Bootsect.exe (Disponivel em: http://rapidshare.com/files/86087932/Pendrive_XP.rar )

Leiam com Atenção por que esse não é um Processo SIMPLES, mas mesmo eu que não de nivel avançado pude fazer.

1)) Extrair os programas em uma pasta a sua escolha. a minha foi C:\Penboot

2)) Copie o Executavel PeToUSB dentro do diretório USB_prep8.

3)) Dentro do diretório USB_prep8, dê um duplo click no arquivo executável usb_prep8.cmd. --- OBS: CERTIFIQUE-SE QUE SEU PENDRIVE ESTEJA PLUGADO E FUNCIONANDO NORMALMENTE!

4)) Abrirá uma tela de PRONPT DE COMANDO, Presssione Enter pra continuar

5)) Na tela seguinte mantenha as informações padroes e click em START (isso irá formatar seu PEN --- NAO FECHE ESSA JANELA, MESMO DEPOIS DE CONLUIDO!)

6)) Depois da formatação ser concluida abra uma janela de PRONPT (iniciar>>Executar>>[cmd]>>ENTER

7)) Usando comando CD de DOS encontre a pasta onde você extraio o bootsect.exe (o meu ficou assim > c:\penboot\bootsect\bootsect\bootsect.exe)

8)) Execute o comando: "c:\penboot\bootsect\bootsect\bootsect.exe /nt52 E:" Onde E: é o Driver referente ao PENDRIVE. (Se tudo estiver correto você receberá a seguinte mensagem: "bootcode was sucessfully updated on all targeted volumes.")

9)) NÃO FECHE a janela usb_prep8. Agora você pode fechar este prompt de comando e a janela do PeToUSB (A primeira PRONPT)

10)) Assim que fechar a PeToUSB abrirá uma janela com algumas opções... as opções 1 e 3 devem ser configuradas.

11)) Pressione 1 e ENTER - Um gerenciador de diretórios irá abrir para você localizar os seus arquivos do Windows XP setup (geralmente o seu drive de cd-rom).

12)) Digite 3 e pressione ENTER. Entre com a letra de sua porta USB onde você "espetou" o pendrive.

13)) Digite 4 para iniciar o processo de cópia.

14)) Um script irá perguntar se você quer formatar o T: que é um driver virtual para onde você estará copiando o instalador do windows. Responda Sim/Yes

15)) Terminada a Formatação precione ENTER para iniciar a copia dos arquivos para T: --- OBS: isso leva algum tempo, são cerca de 6000 arquivos.

16)) Terminada a Copia um Script perguntará se você quer copiar os arquivos de T: para o pendrive. Responda Sim/Yes --- OBS: Isso leva mais tempo que o primeiro =X

17)) Terminada a Copia para o Pendrive o Sistema perguntará se você que tornar aquele driver preferencial. Responda Sim/Yes

18)) Uma Janela aparecerá perguntando se deseja Desmontar -unmount- o drive T: virtual. Responda SIM

19)) e agora

20)) se auto acabou-se a si mesmo. você é portador de um novo brilhante e muito util PenBOOT com Disco de Instalação do WINDOWS XP e sem DISCO (CD) de instalação =]

Se alguma Coisa DER ERRADO tente novamente desde o inicio, e se ainda assim nao funcionar Venda TUDU e VIRE HIP!

Esse TUT foi feito nao por mim e sim por CADELÃO um fiel ADMINISTRADOR de SocialCLub

Agradecimentos sinceros e a ele e às pessoas que com ele trabalham.

Me ajudaram muito e espero que ajude v6 também!

até+ ^_^ ^_^

valeo muito comsegui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

não posso confirmar se é ou não mais rápido a instalação via USB 2.0, no entanto, vale lembrar que a MIDIA COMPACT DISK (CD) não é lá muito confiavel, um mero problema fisico (como um arranhão ou ainda a temperatura ambiente) pode prejudicar e inutilizar essa midia.

eu tenho por custume manter os CD importantes gravados em IMAGENS no hd e as uso com um soft que monta as imagens num disco virtual, é uma boa dica!

a midia USB 2.0, apesar da velocidade de transferencia, tende a não ser mais rapida que a IDE ou a tecnologia do SATA, no entanto é sem duvidas mais confiavel que uma midia comum alem, é claro, de ser muito util para computadores portateis e maquinas com indisponibilidade de leitor de CD/DVDs.

esse metodo Não substitui a instalação tradicional via COMPACT DISK, mas auxilia em alguns casos em que essas midias estiverem indisponivel, não é um metodo, é um meio para atingir o objetivo.

um nao funciona? use o outro.

se houverem outros metodos eu posto aqui.

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Bom galera , a instalação do xp pelo pendrive é bem simples, não é um bicho de 7 cabeças rs, você só prescisará dos arquivos para fazer o processo e um CD de instalação do windows .

Esse tutorial foi desenvolvido para quem não possui driver de CD/DVD externo USB e só tem

como opção a instalação do Windows XP pelo PenDrive.

O que você vai precisar:

- Um computador com um Windows instalado;

- CD Windows XP ou imagem para emular;

- PenDrive de 2GB ou mais (eu consegui fazer com um PenDrive de 1GB)

- Os seguintes arquivos: WinXPUSB_v1.rar

Disponível no HD virtual da comunidade ASUS Eee PC – UMPC

http://www.4shared.com/dir/4935255/b1ba011e/s

1ª fase – Criando um PenDrive bootável com o Windows XP

- Extraia o arquivo WinXPUSB_v1.rar em uma pasta qualquer;

- Certifique-se de que seu PenDrive e CD/imagem dos Windows estejam inseridos no

computador;

- Dentro do diretório WinXPUSB_v1, dê um duplo clique no arquivo “Instalar.cmd”;

- A seguinte janela se abrirá;

- Pressione qualquer tecla;

- A seguinte janela se abrirá;

- Marque as opções como a janela acima;

- Seu PenDrive deve ser automaticamente identificado;

- Clique em “Start” - LEMBRE-SE QUE TODOS OS SEUS DADOS DO PENDRIVE SERÃO

PERDIDOS;

- Confirme todas as telas que surgirem;

- Após a conclusão da formatação clique no botão “Close”;

- A janela do DOS que estava ao fundo ficará como na figura abaixo;

- Agora é só selecionar as opções digitando os números na ordem e seguindo as instruções;

- Confirme todas as telas;

- Após o termino do processo você terá um PenDrive bootável com a instalação do Windows

XP.

* O processo acontecerá da forma:

Será copiado o setor boot para o PenDrive, a unidade do XP é selecionado, o PenDrive aonde

foi copiado o setor de boot será selecionado depois será criado uma unidade temporária “T:”

(se por acaso houver em seu computador uma unidade de rede “T:” mapeada é necessário

desconectar-la). Após formatar a unidade temporária o conteúdo do CD/imagem do Windows

XP é copiado para ela (é necessário ter espaço livre em disco) e logo em seguida para o

PenDrive.

- . - . - . -

2ª fase – Instalando o Windows XP

- Espete seu PenDrive bootável numa porta USB, ligue o seu Notebook ou PC e fique

pressionando e soltando a tecla “F2” ou "Del" para entrar na tela de configuração da BIOS;

- Vá até a opção “Boot”, selecione “Hard Disk Drives” e na opção 1st “Drive” selecione seu

PenDrive. Após a conclusão da instalação REVERTA ESSA MUDANÇA;

- Pressione “Esc” no teclado vá até a opção “Exit” e selecione a opção “Exit & Save Chages”

aperte “Enter” no teclado e selecione “[OK]”;

- No menu de inicialização você tem duas opções, selecione a opção “TXT mode Setup

Windows XP,....”;

- Daqui para frente é como se fosse uma instalação normal do Windows XP. Na janela de

instalação do Windows XP delete todas as partições existentes e depois crie uma nova partição

usando NTFS.;

- Quando a parte de texto da instalação se completar, ele irá reiniciar em modo gráfico;

- Espere o término da instalação do modo gráfico terminar, antes de remover seu pendrive da

porta USB.

Obs.: Você provavelmente receberá a seguinte mensagem na inicialização:

“Selecione o sistema operacional a ser iniciado:

1) Microsoft Windows XP Professional

2) USB Repair NOT to Start Microsoft Windows XP Professional”

- Para resolver simplesmente edite o arquivo "c:\boot.ini" e remova a linha do USB boot, ou mude o timeout de 30s

para algo mais rápido tipo "0" Segundos .

Espero ter ajudado galera valeu :cool: .

[email protected]

Consegui copiar os arquivos para o pendrive

agora vou formatar o pc e vê se deu tudo certo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Pendrive USB 2.0 é mais rápido que o CD?

pois se for compensa mesmo pra quem tem CD rom... :)

Quem dera... Eu tentei instalar o XP uma vez pelo pendrive, meu deus só pra carregar o instalador foi uma eternidade e na falta de paciência eu cancelei...

O CD ainda é muito mais rápido, mesmo tendo problemas com arranhões.

Para ter uma ideia, pega 600Mb de qualquer arquivo e copie para um pendrive numa porta USB 2.0 e depois faça o contrário, e tire suas próprias conclusões... E detalhe, o modo de leitura de dados é mais rápido do que o de gravação....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

beleza?bem, funciona perfeitamente. Mas não consigo instalar o office 2007 nele. Dizdurante a instalação que o windows installer não pode atualizar alguns arquivos do windows e não continua a instalação.

jã tentei atualizar o windows mas continua na mesma!!

baixei varias atualizações e continua dando problema.

o que faço??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O problema com o SETUP do OFFICE 2007 é que ele usa uma ferramenta da Microsoft que a versão do seu WINDOWS não tem, o nome do software é: Windows Installer. O WINDOWS UPDATE pode resolver esse problema e a instalação do OFFICE (tal como do WINDOWS LIVE MESSENGER) provavelmente nao apresentarão mais problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz como nosso colega nishiya falou .. deu tudo certo .. so que quando vou comecar a instalar da um erro de .inf algo assim .. nao me lembro agora .. ser que é porque estou usando um Win XP editado .. que ja vem com IE8 instalado e SP3 ?

Nao da erro na montagem em si .. so na hora que vai instalar mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Fiz como nosso colega nishiya falou .. deu tudo certo .. so que quando vou comecar a instalar da um erro de .inf algo assim .. nao me lembro agora .. ser que é porque estou usando um Win XP editado .. que ja vem com IE8 instalado e SP3 ?

Nao da erro na montagem em si .. so na hora que vai instalar mesmo !

é assim... eu nao tentei fazer usando um pacote editado do windows... suspeito que seja bem mais fácil... mas o fato é que a instalação criada por esses arquivos que eu citei na verdade já é editada... uma parte do processo de instalação simplesmente é pulado e é "setado" algumas informações automaticas como por exemplo o fuso horario que fica pra amsterdã....

é provavel que seja necessario o uso de um CD original ( ou copia de um original - que alias eu nao aconselho por causa do TRADE MARK ). isso vai sem duvidas criar um instalador funcional. a versão que eu usei (e ainda uso sempre que preciso) é Windows XP SP2 Oficial.

não acho que as copias criem problemas.

alias sugiro que sempre guardem uma imagem dos seus CDs de Instalação em especial do OS. já que a Midia (CD) comum costuma criar bons problemas por causa de falhas fisicas como arranhoes e umidade.

isso não ajuda mas sem duvidas informa.

até+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera... Eu tentei instalar o XP uma vez pelo pendrive, meu deus só pra carregar o instalador foi uma eternidade e na falta de paciência eu cancelei...

O CD ainda é muito mais rápido, mesmo tendo problemas com arranhões.

Para ter uma ideia, pega 600Mb de qualquer arquivo e copie para um pendrive numa porta USB 2.0 e depois faça o contrário, e tire suas próprias conclusões... E detalhe, o modo de leitura de dados é mais rápido do que o de gravação....

suspeito que isso seja um equivoco.

a tecnica SMARTCOPY criada jundo com os pens agiliza infinitamente a instalação via USB, não é tão lento como você diz... por experiencia propria tentei usar uma tecnica mais simples para fazer o mesmo processo e de fato levou muito tempo para dar o "load" no programa de instalação... um tempo tão grande que desisti antes de começar e procurei uma tecnica melhor.

confirmo, sem sombra de duvidas que esse é um bom metodo... e funcional enquantos os arquivos estiverem disponiveis para download.

Olá pessoal, fiz todos os passos citados no tópico mas no entanto quando chega na hora da instalação, só é reconhecido o pendrive e não reconhece o hd.

espero um esclarecimento.

Obrigado!

meu pc é Netbook Acer Aspire One Aoa150-Bw Rosa

provavelmente é um problema logico na BIOS... certifique-se de que todas as unidades estejam conectadas e configurada na bios... outra coisa é que o processo, na primeira vez que é feito, pode parecer um pouco complicado, mas funciona. perceba que um dos requisitos é uma segunda maquina que você vai usar para preparar o pen.

tente novamente... se tudo mais der errado sugiro que leia as informações passadas por outros membros... alguns deles mandaram outras sujestoes para solucionar problemas com esses.

só uma duvida: se a minha placa mãe não tiver a opicao de dar boot pelo USB da certo esse tipo de formatacao?

sinto muito mas é impossivel instalar por esse metodo se a placa mãe nao der suporte ao boot via midia removivel e pens.

Queria Tornar Sabido por todos que este é o unico topico que mantenho nesta premiada comunidade então por mais que eu demore (e algumas, se nao todas as vezes, a solução já tenha sido encontrada pelo poster) eu irei responder para tornar essas duvidas sanadas para os posteriores membros que quiserem utilizar esse conhecimento.

sei que todos entendem.

Até+

Senhores... Uma noticia nova, para fins de teste, tentei fazer a instalação utilizando um CD do Windows Xp Professional Editado (que já vem com Internet Explorer 9 e Windows Midia Player 10, nao satisfeito vem com alguns outros programas como nero, corel, formatfactore, entre outros), com esse pacote a criação dos arquivos de boot do pen drive são feitos normalmente, mas no momento da instalação um prompt de comando do sistema de instalação me avisa que um arquivo (hal.dll) ou está ausente ou está corrompido, tentei fazer a mesma instalação via midia CD e tive sucesso. logo Pacotes EDITADOS do windows podem, talvez, gerar algum problema...

ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom Fiz todo o Procedimento, Um pouco demorado, porém Eficaz.

Só que você esqueceu de Mensionar um pequeno detalhe que se o cara estiver sem paciencia ja, ele vai da Outro format c:

hehe

Modificar o Boot.ini

Dica: Apague a Ultima Linha do Boot.ini ja dentro do Windows XP!

Pronto usufrua e sinta-se como si tivesse conquistado o Mundo

HAHAHAHHA

valeu ai!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Bom Fiz todo o Procedimento, Um pouco demorado, porém Eficaz.

Só que você esqueceu de Mensionar um pequeno detalhe que se o cara estiver sem paciencia ja, ele vai da Outro format c:

hehe

Modificar o Boot.ini

Dica: Apague a Ultima Linha do Boot.ini ja dentro do Windows XP!

Pronto usufrua e sinta-se como si tivesse conquistado o Mundo

HAHAHAHHA

valeu ai!

No caso do usuário possui um PC com drive estragado, netbook, notebook estragado e precisando instalar novamente o SO é prefirivel usar o método citado que esperar verba pra arrumar o drive ou comprar um externo.

Eu usei o método, é um pouco demorado, mais nada que assistir um filme enquanto ocorre o procedimento nao resolva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...